Clube da Luta

Titulo: Clube da luta
Autor: Chuck Palahniuck
Editora: Leya
Páginas: 110
Edição: E-book

Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. 


Resenha
“Sabe aquele velho ditado que diz que a gente destrói quem mais ama? Bom, o inverso também é verdadeiro.”
Nosso protagonista sem nome é coordenador de campanhas e vive viajando a negócios no lugar de seu patrão. Por conta da insônia e de outros problemas que o atormentavam, e da recomendação de um médico, freqüenta diversos tipos de grupos de apoio de várias doenças diferentes (cânceres, parasitas...). Lá ele pode chorar com outras pessoas e se sentir livre, ou como diria o próprio personagem, “de férias”, mesmo que não tivesse nenhuma daquelas doenças e fosse o único fingindo. As coisas saem dos trilhos quando Marla Singer, outra mentirosa, aparece e rouba do protagonista todos os grupos de apoio.

Ele então conhece Tyler Durden, projetista de filmes e garçom num hotel, que lhe propõe criar um clube de luta, onde homens lutam até cansar para criarem cicatrizes e para perderem o medo de lutar. A primeira regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta. A segunda regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta.
“Você não se sente tão vivo em nenhum outro lugar como no clube da luta.”
Desde que conheceu Tyler e passou a andar com ele, o protagonista mudou, se tornou uma cópia e admirador do outro, que costumava criar missões para contaminar pratos no hotel onde trabalhava, e explodir coisas. Ele perdeu sua personalidade para se tornar um Tyler 2. Tyler é uma lenda, aonde quer que ele vá, as pessoas o deixam comer de graça e sentar no ônibus. Ele é o cara que todo mundo queria ser. Além do Clube da luta, Tyler também inventou o Projeto de Ações Violentas, cuja regra é não fazer perguntas e confiar em Tyler.
“Meu desejo neste momento é morrer. Não sou nada neste mundo comparado a Tyler.” 
Quando peguei esse livro, imaginei que o foco principal seriam as lutas, mas elas são apenas mais uma característica do personagem principal. O livro não é tão violento quanto eu pensei que seria, mesmo que tenha algumas explosões aqui e socos e pontapés lá. Não imaginava do que o livro trataria, mas se chutasse, critica á sociedade e ao sistema seria a ultima coisa em que eu pensaria.

A narração é bem confusa, assim como a mente do personagem principal sem nome, que é o narrador. Algumas coisas vão se acertando e fazendo sentido mais tarde, e quando você fecha o livro acaba soltando um “Oh, agora eu entendi!”. Ainda não cheguei a ver o filme, mas pelo o que percebi através de outras resenhas, é que é bem diferente, e já mostra no inicio o que o autor só deixou para o final.
Vi bastantes criticas positivas de Clube da luta, mas não encontrei nada nele que eu gostasse, mas admiro a inteligência dos personagens e a vontade de mudar, somente por isso não darei nota mínima.


Esse foi o ultimo livro da II Maratona Sou Doideira, e enquanto o lia,  só conseguia pensar na musica Balaclava, da banda Arctic Monkeys.


MilkMilks
Dryh Meira

5 comentários

  1. Saudações literárias, estou pensando em comprar esse livro só que depois da sua resenha estou com um pé atrás rsrs, acho que vou deixar esse livro sendo o ultimo da fila de aquisições.

    Gostei muito da resenha, parabéns pelo blog :)

    http://www.livreando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' pode ser que você goste, Rafael, vi bastante blogueiros elogiando o livro :)

      Excluir
  2. Acho que não gostaria de ler esse livro. Primeiro por não ser um dos meus estilos preferidos e também parece ser meio confuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem confuso mesmo Monica, antes eu tivesse optado pelo filme :/

      Excluir
  3. Sabia que o nome não me era estranho! Assisti ao filme mas não sabia que havia sido baseado em um livro!
    Quero ler esse livro para ver como é e depois assistir ao filme novamente!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...