Ruína

Oiee pessoas \0/
Hoje trago a resenha do livro lido em 2018, e eu não poderia ter tido leitura melhor! Ruína é o primeiro de três livros, por Amy Tintera, e o único publicado - até agora - pela Galera Record. Adiando que senti falta de um mapa, e não seria uma má ideia para os próximos livros, né?

Título: Ruína
Autora: Amy Tintera
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 308
Edição: 1
Lançamento: 2017
Série: Ruined #1
Sinopse: Na nova série de Amy Tintera, autora de "Reboot" e "Rebelde", Emmelina Flores é uma jovem que não tem poderes como os outros habitantes de Ruína. Além disso, seus pais foram assassinados, seu lar destruído e sua irmã, Olívia, levada por seus inimigos. Impulsada por seu desejo de vingança, ela parte numa perigosa jornada para o reino inimigo de Lera, onde espera encontrar Olívia, colocando em ação um plano arriscado e ambicioso, que envolve se casar com o primeiro na sucessão ao trono, se passando por outra pessoa. Mas talvez o príncipe não seja quem ela imaginou que seria e o coração de Emmelina se ceder. Mas com a sua vida - e a da irmã - em jogo, qualquer momento de dúvida pode ser arriscado demais.

Resenha

Emmelina Flores faz parte da monarquia do reino de Ruína, onde as pessoas possuem poderes. Quando seus pais foram assassinados pelos reis vizinhos, e sua irmã levada pelos mesmos, ela teve sua coroa negada por ser “inútil”, ou seja, não possuir nenhum poder. Desejando vingança, Emm cria um plano para trazer a irmã de volta e vingar a morte e destruição não apenas de sua família, mas também de seu reino. Ela conta com a ajuda de seus melhores amigos, Aren e Damian, os únicos que confiavam na princesa inútil, e se infiltra no meio do inimigo.

Ninguém temia Emmelina Flores, a inútil filha da rainha mais poderosa que Ruína já conhecera. Mas eles temeriam. – página 12

Visando casar-se com o príncipe Casimir (o próximo na linha de sucessão de Lera, um dos reinos responsáveis pelo massacre em Ruína) Emm mata a princesa Mary, que era a pretendente arranjada do príncipe, e toma seu lugar, indo para o palácio de Lera e casando-se com ele. Emm sabia que era só uma questão de tempo (literalmente) até poder matar toda a família real e conseguir sua irmã de volta, mas ela não contava com um fator – que o leitor já imagina antes mesmo de começar a ler o livro, mas que surpreende ainda assim – Cas não era aquilo que ela imaginava que seria. Ele era melhor, muito melhor.

Na primeira vez que peguei Ruína, eu não estava muito animada para lê-lo. Algo na sinopse me lembrou a série A seleção (entre outros livros), então eu meio que imaginava que ia ser parecido. Não é. Ruína me surpreendeu e me envolveu de maneira que eu não conseguia parar de ler, e não parei até finalmente terminar o livro – o que, infelizmente, teve que acontecer. Eu torcia muito para que fosse livro único, assim não teria que esperar as continuações serem lançadas, mas agora fico feliz que seja.

Amy Tintera tem uma escrita maravilhosamente leve e suave, e divertida em alguns momentos. Ela sabe muito bem como escrever cenas de ação e fazer o leitor achar que está vendo um filme, e também sabe fazer com que nos apaixonemos pelos personagens – e depois soframos suas perdas e mortes. Diferente de muitos autores, que optam por deixar as partes mais tensas e tristes das histórias no final, Amy conseguiu equilibrar tudo ao longo da história, então não espere bombas só nas ultimas páginas, – é bom estar pronto durante o livro todo. – pois elas estão bem divididas aqui.

Gostei muito de Emm, apesar de ter achado que ela seria uma vilã no estilo Adelina Amouteru (de Jovens de Elite) e ter pegado ranço no começo. A autora soube construí-la com maestria, mostrando que, apesar de querer vingar sua família e se mostrar uma garota forte e má, Emm era apenas uma garota que havia perdido muito e queria recuperar o que pudesse. Ela era uma menina solitária e contava com apenas duas pessoas, duas únicas pessoas que acreditavam em sua capacidade de fazer alguma coisa. O restante de seu povo achava que ela era apenas um desperdício, e que deveria ter sido ela a princesa levada pelo inimigo. Emm é uma personagem apaixonante, assim como Cas,  ~ suspiros ~ que me conquistou já no início. Ele se mostrou tímido e um tanto quieto demais (não era bem o que eu esperava de um príncipe) no começo, mas quando a autora foi aprofundando o personagem, não pude evitar – eu me apaixonei!

“Você já se perguntou – falou ele, olhando para o chão – se talvez nós é que sejamos os perigosos, e não os habitantes de Ruína?”. Galo fez uma pausa antes de responder: “O tempo todo.” – página 139

Eu tinha algumas suspeitas em mente do que poderia acontecer na história, sabia que em algum momento, alguém descobriria que Emm não era a princesa que dizia ser, e aí as coisas dariam errado. Mas a autora, mais uma vez, conseguiu me surpreender. A história seguiu um rumo que eu não imaginava que seguiria, e aí foi uma emoção atrás da outra (e ainda não era nem a metade do livro direito), e quando eu fui perceber o livro já tinha acabado. Dizer que estou ansiosa pela continuação é pouco. Eu PRECISO ler Avenged (Vingado) e preciso saber o que vai acontecer com Emm, Cas e os outros personagens (destaque para Aren e Galo, melhor amigo e soldado de Cas), apesar de imaginar algumas cenas na minha cabeça.

Ruína se mostrou muito mais do que eu imaginava, e mais do que a sinopse promete. Não é um romance bonitinho com cenários de guerra no fundo, é uma história sobre guerras (e não dá para saber direito quem está certo ou errado) onde um romance acontece, e, além disso, temos também questões familiares sendo discutidas, além de amizade e tolerância. Só achei a parte da fantasia (os poderes e tudo o mais) um pouco perdida no meio de tudo, mas entendo.
Então... Que venha Avenged! – e eu agora sou #Casemma #Esimir – ficou feio, mas o que vale é a intenção.

23 comentários

  1. Heiii, tudo bem?
    Amoo tudo que a Galera publica, ainda mais esses de fantasia, que adoro.
    Mas acredita que nunca tinha ouvido falar de "Ruína"?! Primeira resenha que leio e to boba com o tanto que a história é legal e eu nem sabia do lançamento.
    Com certeza um livro que quero e espero que tenha um mapa sim, sempre faz falta.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Não tive curiosidade em ler A Seleção, então esse livro acaba entrando no mesmo quesito, ainda mais por se tratar de série. Mas confesso que sua empolgação quanto a leitura é contagiante e me deixa com a pulguinha atrás da orelha rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que vejo uma resenha sua da Galera Record eu sofro um pouquinho, meus livros não chegam nunca. ): Essa foi uma solicitaçao que fiz porque queria ler algo forte e com pouco romance, pelo jeito acertei, ne? Gostei de saber que o foco é a guerra e ai o romance acaba acontecendo. Espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Achei seus comentários a respeito da obra simplesmente maravilhosos e estou extremamente arrependida de não ter solicitado esse também :(
    Gostei bastante do enredo e creio que a leitura tenha tudo para me agradar <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu ia solicitar esse livro,mas fiquei com o pé atras,agora lendo sua resenha mesmo positiva percebo que eu não iria gostar, historias que tem guerra e coisas assim no meio geralmente não me prendem.mas espero que vc goste da continuação e nos traga resenhas positivas tbm

    Bruna
    http://www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto é disso, romances que acontecem em meio ao caos, quando o livro usa o romance logo como ponto principal, eu já deixo pra lá.
    Mas pude perceber que existem muitas outras questões nessa história né? Acho interessantíssimo, adorei a resenha.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Uau, essa protagonista é bem corajosa e determinada, hein?! Matar a princesa e tomar seu lugar! Ainda não conhecia esse livro mas depois da sua resenha já fiquei com muita vontade de ler ele.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Uau não conhecia esse livro! Adorei a premissa e por ter elementos de época, deve ser uma aventura maravilhosa de acompanhar e que cumpre bem o papel. Muito bom quando nos surpreendemos positivamente com as leituras.
    Com certeza entra pra lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Tu já leu 6 livros em 2018???? uaaaaauuuuuuuuuu
    Eu ainda não conhecia esse aui e acho que não tem muito a ver com meu perfil literário, mas ainda assim fiquei curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii.
    Muito bom quando não esperamos muito e um livro nos surpreende.
    Não conhecia Ruína, mas as questões nele abordada como família e amizade já me atraíram, e o fato da trama tomar rumos que não se imagina também faz a diferença.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Adorei a resenha, ainda não li, mas quero muito. Até anotei no Skoob aqui, adoro narrativas assim. Fico feliz por ter gostado da leitura, adorei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dryh!
    Não conhecia ainda esse livro, gostei bastante da premissa, parece um daqueles livros que combinam bem um romance e aventura de forma equilibrada. Já está na minha lista.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Quando eu comecei a ler a resenha, tive a mesma sensação que você: de já ter visto a história em algum lugar. Por isso, se não fosse a sua postagem, eu também adiaria essa leitura. Para mim, o único ponto negativo é que as continuações ainda não foram lançadas, então eu tenho que esperar para saber o que vai acontecer.
    Apesar da trama de uma pessoa querer vingar a sua família e acabar se apaixonando no caminho ser clichê, eu gosto. Isso porque nos mostra que nem tudo é preto no branco, sabe? As vezes nós temos muita convicção de alguma coisa, mas depois percebemos o quanto estávamos errados. O Cass parece ser o típico personagem que eu gosto e acredito que também pegarei ranço, no começo, com a Emm. Porém, quero ver se a história me prenderá e eu gostarei tanto assim dela, como ocorreu com você! ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Apesar de ser um gênero que não me atrai logo de cara, ao ler a sua resenha confesso ter me interessado sim por este livro, principalmente por ser um livro sobre a guerra e o amor e, não ao contrário, nessa ordem. Sem dúvidas, o colocarei na minha lista de desejados! Adorei a indicação, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha você realmente favoritou o livro, haha.
    Eu não curti muito a tematica da historia dele então acho que não me aventuraria na leitura, mas vi que ele tem inúmeros pontos positivos que me agradam como uma boa construção das cenas de ação, acho isso fundamental e quando bem escrita leva o leitor a sentir que realmente esta assistindo aquela cena.

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?
    Não curti a capa, achei meio sem graça, então não me interessou muito já por aí. A narrativa não me chamou atenção também, mas gostei da forma como as cenas são descritas, gosto de me sentir no local também. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Quase entendi que não haveria continuação, e também estava interessada em não ser uma série, mas lendo a resenha gostei tanto da premissa que não ligo mais se é uma trilogia, ou saga rsrs
    Lembra um pouquinho mesmo de A Seleção e A Rainha Vermelha, por isso só já fico curiosa, tanto para fazer comparação quanto por ser um estilo que eu gosto.
    Dica anotada! Adorei conhecer a obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Dryh

    Em uma parte da sua resenha da entender que é livro único, quase comemorei! Hahahahha
    Eu gostei muito da proposta desse livro assim que as resenhas começaram a sair. Uma pena que a parte da fantasia ficou meio perdida, eu ja não gosto do gênero, quando essa parte fica sem propósito, então, fico fula da vida! A
    hahahahahhaha
    Vou colocar aqui no skoob pranão esquecer. Quero saber como descobrem a real identidade dela!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Não conhecia a obra, mas confesso que não curto muito essas leituras que contém guerra, de uma maneira geral mexem muito comigo.Mas a premissa é um tanto instigante e vendo você falar bem do livro da até aquela vontade de sair correndo para uma livraria rsrs. Espero poder fazer a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  20. Oie

    Eu estava desavisada sobre a obra! É muito difícil uma obra mexer comigo e até mesmo me fazer chorar. Só é triste saber que a maior parte do livro a fantasia se perde. Logo, Eu. Fã de fantasia. Nesse ponto eu me desconectaria do livro e não continuaria a leitura. Pois o gênero em si já é complicado para nós aprendermos sobre o mundo, os personagens... Ainda sim eu dari auma chance!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Achei muito legal você salientar que não é apenas mais um livro de romance com guerra ao fundo, que nem muitos outros que ficamos conhecendo, além de ser muito mais do que a sinopse nos vende. Eu gosto muito de livros desse gênero e acho que seria uma ótima leitura para mim também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Dryh,
    Menina, que resenha instigador a essa. Confesso que no início achei também que seria estilo A Seleção, mas fui lendo e me perdendo a essas partes da história que você relatou. Estou super curiosa para saber tudo o que se passa no enredo e claro, conhecer mais Emm e Cas. Saber que a história mantém um ritmo agradável, tbm me anima.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Quando comecei a ler a premissa também pensei em A seleção na hora e confesso que curti muito saber o quanto são diferentes as histórias e o quanto esta te prendeu e te conquistou!Já quero saber como a autora andou te surpreendendo ao decorrer do livro e qual foi o desfecho da história! Espero que a editora coloque um mapa no próximo volume rs
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...