Os Romanov

Olá a todos,

Depois da minha tentativa de mergulhar na literatura russa em 2017, começo 2018 com um relato interessantíssimo do fim dos Romanov.

Título: Os Romanov
Autor: Robert K. Massie
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 269
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: No centenário da Revolução Russa, Os Romanov – O fim da dinastia se debruça sobre os momentos finais da família imperial russa. Escrito à maneira de uma história de detetives por Robert K. Massie, historiador e ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura, autor dos sucessos Catarina, a Grande, e Nicolau e Alexandra, o livro recria o sinistro massacre que pôs fim à vida do último czar e de seus familiares, revela a culpa e a dissimulação de Lênin e de seus comparsas e relata em detalhes dramáticos e cheios de suspense as tentativas para descobrir a verdade na Rússia pós-comunista. O livro mostra o papel fundamental de cientistas, investigadores forenses, políticos e outras figuras importantes na descoberta da verdade por trás da morte dos Romanov e responde a uma série de perguntas que cercam esse evento trágico e memorável, especialmente após a exumação, em 1991, de nove esqueletos encontrados numa cova rasa na Sibéria, próximo ao infame porão onde os 11 membros da família foram assassinados setenta e três anos antes.

Resenha

A nobreza russa sempre me despertou certo interesse, nos romances russos (como Anna Kariênina, já resenhado) temos aquelas descrições perfeitas de ouro, riqueza e domínio. Os Romanov vai explorar o fim dessa dinastia, morta pelos bolcheviques. Em ritmo de uma investigação forense, Robert Massie mostra todas as possibilidades e dados possíveis sobre o 'fuzilamento' da família. Além do Czar Nicolau II, sua esposa Czarina Alexandra e o cinco filhos também morreram, além do médico da família e mais três criados que acompanhavam o exílio.

Diferente de outros livros sobre a dinastia Romanov, este tratará exclusivamente do assassinato da família, começando a partir da descoberta dos ossos dos integrantes da família, que foram enterrados em um poço - de difícil descoberta. O processo de pesquisa e apuração é detalhado no livro, trazendo mais profundidade para o texto.

O fuzilamento da família Romanov foi um tanto curioso, já que eles acreditavam que iriam tirar uma foto e foram encaminhados juntos a um quarto, porém foram todos pegos de surpresa. Muitos dados e detalhes só conseguiram ser descobertos após o fim da União Soviética, já que foi um evento 'crucial' para os bolcheviques.

O texto de Robert Massie apresenta todos os possíveis pontos de vista para o evento, algo raro e bem-vindo em livros do tipo. A segunda parte do livro, intitulada de Anna Anderson (uma possível impostora), demonstra esta afirmação; são depoimentos de pessoas que diziam ser integrantes desaparecidos da família Romanov, são inúmeros relatos de fuga, repatriação e até mesmo resgates realizados por outros países.

Alguns atribuem a este tipo de livro uma leitura cansativa ou monótona, mas afirmo o contrário, é uma experiência dinâmica e 'interessante'. Conhecer nos meros detalhes os últimos momentos de uma dinastia que marcou a Europa-Ásia é incrível, ainda mais baseando-se em diversos relatos e possibilidades, quase uma investigação.

Editado pela Rocco, Os Romanov conta com ótima diagramação e arte de capa, além de algumas fotos da família no meio do livro.
Recomendo a leitura de Os Romanov para os leitores dos clássicos russos, com certeza será uma excelente leitura. Com um texto aprofundado e cheio de possibilidades, Robert Massie conduz uma investigação detalhada sobre o trágico evento que deu fim a dinastia 7, e isto é feito com maestria.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...