Mestre das Chamas

Oiee pessoas \0/
Se tem um gênero que eu gosto muito, mas não leio tanto, é thriller. Não sei o motivo, acho que talvez eu goste mais de histórias onde eu sei que o final vai ser feliz, do que as que possam me surpreender com um final triste. De qualquer maneira, é um gênero que me chama muito a atenção, e quando vi a capa (e li a sinopse) de Mestre das Chamas, soube que precisava conhecer.

Título: Mestre das chamas
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 592
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas. Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto. O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus.
Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera. Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança.

Resenha

Ninguém sabe ao certo como a pandemia das Escamas de Dragão começou, tudo o que sabem é que, se listras douradas e pretas aparecem no seu corpo, você está infectado. E se está infectado, pegar fogo e morrer queimado é só uma questão de tempo.
Harper é uma enfermeira escolar que acabou se tornando voluntária num hospital que trata os infectados pela doença...Ou melhor, os abriga até que entrem em combustão, já que ninguém sabe como curar a tal doença. Quando o hospital pega fogo e Harper encontra as temidas listras em seu corpo, parece que tudo está perdido, principalmente porque Jakob, seu marido, está determinado a matá-la (e a si mesmo) para evitar que contaminem outras pessoas. Mas Harper está grávida, e não vai deixar que ninguém machuque seu bebê.

O mundo inteiro pode se incendiar à nossa volta. – disse Jakob -  Eu vou te abraçar até o fim. Você não vai ter como fugir de mim. – página 38

Salva pelo Bombeiro (que não é um bombeiro de verdade, mas se veste como um) Harper vai parar numa espécie de comunidade dos infectados, onde todos ajudam a todos e vivem em harmonia. O mais estranho é que lá ninguém entra em combustão, ninguém está em pânico esperando a morte iminente, e ninguém vê a doença como uma doença. Lá, por mais incrível que pareça as pessoas conseguem controlar o “dom” de maneira a atingirem a felicidade plena, o que chamam de entrar n’o Brilho.

De início Harper fica receosa a respeito da Colônia Wyndham, até porque o pessoal de lá mais parece fazer parte de um culto maluco do que qualquer outra coisa, mas em momentos como aquele (com o mundo inteiro literalmente voltando às cinzas), não era de se espantar que as pessoas recorressem à fé em pessoas que acreditavam ser puras e perfeitas. E além do mais, o próprio Bombeiro fazia parte daquela comunidade -  ele morava um pouco afastado do restante da população, mas pode-se dizer que morava junto à colônia. – então ela tinha mais motivos ainda para ficar ali.

Eu estava bastante animada para ler este livro. Não é novidade que livros apocalípticos me chamam a atenção, e com este não foi diferente. Ainda mais porque eu tinha achado a premissa bem original, e estava curiosa para ler alguma coisa do Joe Hill (cheguei a ler outro livro dele alguns anos atrás, mas desconsidero porque era praticamente uma criança e achei muito forte...haha’). Confesso que achei a escrita do autor um pouco cansativa, tanto que eu precisei fazer várias pausas ao longo da leitura, para que não ficasse maçante demais. Mas a história é realmente muito original!

Demorei para gostar dos personagens principais (Harper e John, o tal Bombeiro – não entendi porque, muitas vezes, o autor o chamava de Bombeiro, se já sabíamos sua identidade e ele nem era um bombeiro de verdade, mas ok), mas não nego que são personagens bem construídos e desenvolvidos, e Harper, especialmente, é muito corajosa e determinada. A maneira como ela não abaixa a cabeça para ninguém e mantém-se firme até nos momentos em que a maioria das pessoas cairia me fez querer aplaudi-la, e numa determinada parte do livro eu realmente cheguei a achar que ela era a única personagem pela qual valia torcer. John não é tão ruim, mas para um cara que consegue controlar as chamas e se autodenomina “Bombeiro” – com letra maiúscula – achei que ele podia ser mais badass.

Todo dia é 11 de setembro. Como é possível viver quando todo dia é 11 de setembro? – página 38

O final me deixou com raiva de início, mas como uma boa leitora sofredora (quem nunca?) superei meus dramas e admiti que o autor foi um mestre no desfecho. Demorei para finalmente chegar lá (parecia que o livro não acabava nunca, de tanta coisa que acontecia – sério, parecia que eu tinha visto um filme ou duas temporadas de uma série), mas quando cheguei, quis mais!
Além de abordar um iminente fim do mundo, Mestre das chamas também aborda outras coisas que, apesar de eu ter achado muito interessante, me irritaram a ponto de eu querer jogar o livro pela janela – o fanatismo religioso, a intolerância, violência, amizade e o amor familiar.

Gostei bastante de Mestre das chamas, e mal posso esperar para vê-lo nas telonas. Se o roteiro for pelo menos um pouco parecido com a história escrita pelo Sr. Hill, vamos nos tremer todos nas cenas de ação e torcer muito nas outras cenas. Apesar de ter sido um livro um pouco cansativo em diversos momentos, é uma história incrível e muito bem desenvolvida, e tenho certeza de que quem gosta de uma boa história “apocalíptica” vai adorar. Outra coisa que gostei foi da mudança do título na tradução (o original é The Fireman – O Bombeiro, que, convenhamos, daria a entender que era um livro erótico, caso a capa não fosse essa), e a capa também ficou muito bonita e pertinente com a história. Inclusive me fez duvidar se esse Mestre das Chamas seria mesmo O Bombeiro. – quem leu o livro talvez entenda meu dilema. – E a editora fez um bom trabalho na diagramação interna do livro, apesar de ter arranhado um pouco na revisão.

Num geral, foi um livro que me rendeu uma boa leitura e uma boa história, e estou animada para conhecer outras histórias do autor. Mestre das chamas não é bem um livro de terror, mas a maioria das cenas de ação são bem pesadas, algumas inclusive de embrulhar o estômago, então tenha em mente que vai se irritar, vai sentir nojo, seu coração vai se apertar e você vai querer entrar no livro e consertar tudo... Mas vale a pena.

A luz que produzimos juntos revela tudo que já foi perdido para a escuridão. – página 118


16 comentários

  1. Oi Dryh! Fiquei agoniada só lendo essa resenha! Tanta coisa acontece que não dá tempo pra respirar! Sou muito fã de thrillers e sempre que encontro uma indicação nova, fico atenta, porque pode ser uma boa leitura! Conheço Joe já há algum tempo, primeiro por ser filho do Mestre King e segundo porque já li outras obras.
    Achei bacana a criação deste mundo sucumbindo nas chamas e esses personagens fortes e bem construídos. Ainda que seja longo e você tenha se cansado em alguns pontos, que bom que terminou e gostou da leitura!
    Bjoxx ♥ ~ Aline ~

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Esse livro não me é estranho, o autor conheço, apesar de nunca ter lido nada dele. Não leio muitos thrillers, nem sei se já li, mas esse livro parece bem legal. Só o tema de pandemia global já é um tanto assustador, eu diria. Uma pena o livro ser massante, apesar de ainda o achar bem interessante. Ainda bem que o título não ficou O Bombeiro mesmo, Mestre das Chamas é muito melhor. Adorei a indicação.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Dry lembra de mim? To voltando ou ate a faculdade permitir kkkk te entendo nessa questao de gostar de uma genero mas não tanto assim...Thrilher faz isso comigo sempre acho a leitura arrastada mas no fim se torna uma boa historia assim mesmo como vc disse na resenha, tenho vontade se ler algo do autor mais tenho os dois pé atras. Mas esse em questao gostei da forma em como vc disse das partes de ação pesada e se me prender vou amar kkk mas vamos ver se da a chance pro livro mais pra frente pq por enquanto to lendo livros mais faceis aproveitando a ferias da faculdade.

    Bruna
    https://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Li esse livro ano passado e acho que sou a única pessoa que não curtiu essa leitura...hahahaha...quando vi a sinopse dele super me empolguei pq adoro livros com essa pegada mas me decepcionei bonito no decorrer da leitura,achei chato demais e muito arrastada,demorei muito pra concluir a leitura até o final,e confesso que também me deu uma raivazinha daquele final eu realmente não esperava que o desfecho fosse aquele.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/01/resenha-o-silencio-das-aguas-brittainy.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dryh!
    Do autor eu só lembrava de Amaldiçoado (cujo título antes no Brasil era O Pacto) mas, ainda assim, não li nada dele. Ele sendo filho do King, já esperava um thriller bem sinistro e esse é o ano em que vou sair da zona de conforto para ler esses dois autores. rsrs
    Gostei da sua resenha, foi bem sincera em admitir as partes arrastadas. Acredito que muitas descrições facilitam para deixar a leitura mais lenta, eu sempre empaco com isso.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi Dryh!

    Tudo bem? Eu nunca li nada do Joe Hill porque em geral vejo comentários sobre as obras dele onde falam que tem um pé no terror e isso me afasta completamente das histórias dele e apesar de ter uma certa curiosidade me falta coragem pra ler histórias de suspense que puxem pro terror.

    Enfim, a premissa de uma pandemia em escala mundial não é nova, mas continuo achando um enredo muito interessante. Eu fiquei muito interessada em descobrir o que acontece com a Harper e o filho pois de fato ser abandonada grávida e quando começa a apresentar sinais de uma doença não é algo banal.

    Infelizmente você encontrou certos problemas na narrativa e eu entendo, mas é bom saber que mesmo assim gostou do livro. Acho que Mestre das Chamas pode ser um bom livro para eu começar a ler Joe Hill.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto bastante do autor quando li NOsferatu porque ele não é maçante, mas não me pegou nesta história por isso não quis tentar ler, acho que não me acharia na história e realmente pelo que você contou acho que ia me dar uma agonia mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Livros apocalípticos também me chamam muita atenção, ainda mas quando é bem construído como parece ser o caso deste. Gostei dos temas abordados no decorrer da história e fiquei mega curiosa para saber se descobriram a cura e porque o pessoal da comunidade não pega fogo. Adorei a dica, está anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dryh!
    Uma colega já leu e amou Mestre das Chamas. Estou bem curiosa para ler.
    Como assim te deixou com raiva?? AH!! Deve ter sido tenso, será? Não sabia que ia ter filme dele e vou correr para ler o livro antes. ^^
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Pela sua descrição, parece ser bem um tipo de livro que adoro ler, amo thriller, ainda mais se tiver algumas cenas pesadas coo você mencionou. Adorei saber sua opinião sobre o livro.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tinha uma outra impressão dessa história e pensei que fosse um livro mais de terror. O enrendo é bem interessante, mas não sei se pegaria pra ler no momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá Dryh!!!
    Eu acho que é impressão minha, mas o livro tem um Q de distopia também apesar de ser um thriller.
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, e sinceramente fiquei bastante intrigada com a história pois até eu faria de tudo para salvar a vida de um inocente que não tem culpa de nada.
    A Arqueiro tem trazido livros maravilhosos e intrigantes, né??
    Parabéns pela resenha :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Não sou muito de ler histórias apocalípticas, pois, na maioria das vezes me sinto perdida e a historia demora, demora e demora pra fluir, por isso, evito leituras desse gênero... Mas, teimosa como sou quando a sinopse é promissora ainda arrisco a leitura rsrs...
    Achei a premissa legal e fiquei bem curiosa a respeito desse bombeiro que não é bombeiro...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Já li algumas resenhas desse livro, mas nenhuma foi tao detalhista e me fez prestar atenção na história de tal forma. Obrigada por isso. Não vou dizer que olhando a capa seria o livro que compraria, mas agora estou bem curiosa para entender os rumos que a história leva e porque de tal acontecimento com meus próprios olhos. Lindo blog! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu fiquei bem interessada pela premissa do livro, mas confesso que essa sensação de que o livro não acabava nunca me desanimou bastante, apesar de ter ficada bem curiosa com esse desfecho que o autor criou. Acho que vou esperar sair o filme, e se eu curtir com certeza vou realizar a leitura também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dryh,
    Assim como você, curto muito obras com temas apocalípticos e tinha vontade de ler o livro por conta da capa, que muito me agrada. Confesso que sua resenha me fez dar uma leve desanimada porque não me imagino lendo um livro que não me convence no quesito personagens. Também achei bem confuso isso de o autor chamar o personagem de Bombeiro em alguns momentos, apesar de ver isso acontecer em outras obras.
    Entretanto, como você se convenceu que o final foi uma jogada de mestre, quem sou eu para dizer que não pretendo ler o livro?
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...