Hoje trago a resenha de um livro que me interessou muito. Seguem minhas impressões de A Aventura do Estilo.
Autor: Henry James e Robert Louis Stevenson (organizada e traduzida por Marina Bedran)
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Primeiro livro da coleção Marginália, que reunirá textos pouco conhecidos de grandes escritores modernos, selecionados principalmente entre cartas, diários, artigos e outros papéis avulsos e apresentados por diferentes pesquisadores, A aventura do estilo reúne a correspondência de dois gigantes da literatura inglesa: Robert Louis Stevenson e Henry James. Apresentada por Marina Bedran, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, a obra aproxima dois escritores de trajetórias e estilos muito diferentes – Henry James foi um cronista da vida da alta sociedade vitoriana e um estudioso da escrita e da arte da ficção; já Stevenson teve uma vida de aventuras, foi um escritor popular e alcançou o sucesso comercial que James nunca conheceu em vida – que discutem arte, literatura e estética oferecendo ao leitor os bastidores de seu processo criativo e de suas ambições literárias, numa rica e saborosa troca de ideias.
Resenha
A Aventura do Estilo reúne ensaios e
correspondências de dois grandes escritores; Henry James e Robert Louis
Stevenson. A reunião não é gratuita, Henry e Robert trocaram correspondências e
até se encontraram, o principal tema de discussão era a ficção. Com análise e
tradução de Marina Bedran, A Aventura do Estilo dialoga bem a questão da ficção
dentro da literatura, muito mais que isso, debate princípios da arte de
escrever.
Henry James e Robert Louis Stevenson são dois escritores um
pouco diferentes, James, cronista norte-americano, publicou um ensaio chamado
de Arte da Ficção (1884), onde respondia a um ensaio publicado por Beasant. O tema discutido por James se relacionava a ficção como forma de arte, devendo
estar do lado dos romances. James debatia a relação entre o real e o ficcional,
sua relação com a vida do escritor e onde a ficção deveria estar inserida
dentro da literatura. Em contrapartida, Stevenson responde a James com um
ensaio chamado Um Humilde Protesto (1884), nesse ensaio, Stevenson defende
que a arte da ficção se tratava, na verdade, da arte da prosa.
A humanidade é imensa e a realidade tem um miríade de formas; o máximo que podemos fazer é dizer que algumas flores da ficção possuem o aroma do real, e outras não. (A Arte da Ficção)
Em Um Humilde Protesto, o conjunto gira em torno do lugar da
ficção em relação a outros gêneros, Stevenson chega a dizer que não poderia
comparar a ficção com a poesia, já que a mesma se trata de uma arte libertina.
Em suma, Stevenson e James parecem mais concordar do que discordar, isso levou os dois a trocarem várias correspondências. Os dois ensaios têm valores e
códigos um tanto universais dentro da literatura; qual a relação entre a vida
do escritor e sua obra? Quais são os limites da ficção?
A literatura apenas aponta para a riqueza de incidentes, de obrigação moral, de virtude, de vicio, de ação, de êxtase e de agonia com a qual a vida fervilha. (Um Humilde Protesto)
O conteúdo das cartas trocadas por James e Stevenson é rico
em todos os sentidos. Além de discutir sobre a sociedade inglesa do século 19,
os dois escritores trocavam impressões sobre suas respectivas obras e autores
que liam. Apesar de ser nova-iorquino, James emigrou para a Inglaterra,
enquanto Stevenson era escocês. Em algumas cartas, Stevenson descreve o
sofrimento por qual passou no período em que ficou acamado, já que sofria de tuberculose.
Organizada e traduzida por Marina Bedran, A Aventura do Estilo
conta com A Arte da Ficção (Henry James), Um Humilde Protesto (Robert
Stevenson), Robert Louis Stevenson (Henry James) e as correspondências entre os
dois autores. Publicada pela Rocco, essa edição conta um certo despreparo em
relação a diagramação e acabamento. A capa é cortada, sendo o fundo dela a
orelha do livro, o que dificulta a leitura, já que as páginas encostam demais
na orelha. A qualidade da página desaponta, felizmente, a reunião e a graça do
conjunto todo compensam esses detalhes despercebidos.
Recomendo A Aventura do Estilo para qualquer
possível-escritor, será uma boa imersão em discussões tão essenciais. A
Aventura do Estilo é uma reunião de ensaios e correspondências que tratam sobre
temas importantes dentro da ficção e literatura, escrita por dois escritores essenciais
para o gênero. James e Stevenson é um conjunto que não pode ser esquecido pelo
leitor.
Oi, Heitor!
ResponderExcluirAdorei saber um pouco sobre este livro, a troca de correspondências desses dois autores e que acaba servindo como orientação para quem quer trabalhar om ficção. Está anotado e acho que vai valer muita a pena ler! Obrigada pela dica! Abraços,
Drica.
Olá
ResponderExcluirRealmente a capa me pareceu meio decepcionante, mas o conteúdo parece interessantíssimo, deve ser enriquecedor saber o que dois autores tem a dizer sobre a Ficção, são discussões que temos até hoje de certa forma.
Espero que a linha prospere mesmo com esses problemas de edição, dois dos meus autores favoritos trocavam cartas e adoraria poder conhece-las.
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas achei maravilhosa! Que incrível essa troca de correspondências de Stevenson e James, que são espetaculares. Gostei de saber que é uma obra que você indica para escritores, como estou escrevendo um livro achei bem bacana isso.
Dica mais que anotada.
Beijoos
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas achei bem interessante o que apontou sobre a publicação. Confesso que é bem diferente dos livros que estou acostumada a ler, mas devido aos seus comentários, vou anotar para ler.
Bjks!
Histórias sem Fim
Começando pela referência imediata, sempre que leio "Henry James" me lembro da citação ao autor em Um lugar chamado Notting Hill. Especificamente sobre o livro, meu Deus, que luxo esta correspondência entre estes dois autores, com pontos de vistas diferenciados. Pelas suas palavras, entendi que é uma daquelas chances que a gente agradece de poder ler, porque só nos torna melhores como pessoas que amam a literatura. Muito obrigada pela dica! Abraços!
ResponderExcluirO livro pare ser realmente bem interessante, eu não sei se teria muita paciência para acompanhar o descortinar das coisas, mas é uma leitura válida para quem curte escrever sobre a Inglaterra do séc. 19, só por isso anotei a dica... rs
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Oi linda,
ResponderExcluirUma temática tão importante e sendo discutidas por dois autores de renomes, devia ser ganhado uma edição de luxo, já que os autores contribuíram intensamente para o crescimento da ficção na Literatura.
Stevenson <3
Beijos!
Olá! Não conhecia esse livro e gostei demais da premissa dele. Fico imaginado a riqueza que deve ser essas correspondências, o quanto podemos aprender com eles. amei a dica! Beijos!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas muito me interessa, pois pelo que você escreveu ele é fantástico para quem aspira ser escritor. Adorei!
ResponderExcluirBjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Olá, ainda não conhecia o livro, mas é uma leitura que eu gostaria de fazer, já que me interesso bastante pelos escritores "além de seus livros", por suas histórias de vida e opiniões, especialmente sobre a escrita.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão tinha conhecimento do livro, mas para ser bem sincera naor chamou muita atenção, creio que é por que não faz muito meu gênero e para mim seria uma leitura um tanto massante. Sua resenha está maravilhosa, gostei das coisas que você ressaltou. Vou deixar a dica passar só por que não faz muito meu estilo. Beijos
Olá,
ResponderExcluirAbandonei a escrita há algum tempo atrás e não tenho previsão de voltar a escrever, mas anotarei a dica, porque livros desse tipo são sempre bem vindos né, afinal não é fácil passar as ideias da mente para o papel. Eu desconhecia essa obra, e confesso que não faz meu estilo, no entanto nunca se sabe quando precisará de uma ajudinha na escrita.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Oi!
ResponderExcluirNão tenho pretensões de ser escritora mas achei o livro muito interessante e embora não faça o meu estilo de leitura fiquei curiosa quanto ao conteúdo. Uma pena que a edição careça de uma maior atenção.
Beijos!
Puxa, que pena que não cuidaram da parte física do livro tanto quanto do conteúdo. Parece ser uma obra bem rica, embora eu não me interesse por esse tipo de leitura. Achei bem legal eles falarem de coisas como os livros que liam e a sociedade da época.
ResponderExcluirOIe, tudo bem?! Achei o livro bem interessante, todo livro onde podemos melhorar nosso estilo de escrita, mesmo que não sejamos autores é sempre válido. Porque nos fazer entender na forma escrita é muito importante.
ResponderExcluirBjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei o livro bem interessante, apesar de não ser algo que eu leria no momento.
Uma pena terem pecado na parte gráfica do livro.
Bjs