Um Romance Perigoso

Olá a todos,

Prestigiando mais uma vez a nossa literatura nacional, trago a resenha de um romance policial escrito por Flávio Carneiro e publicado pela Rocco.

Título: Um Romance Perigoso
Autor: Flávio Carneiro
Editora: Rocco (cortesia)
Edição: 2017
Páginas: 288
Sinopse: Depois de O campeonato e O livro roubado, Flávio Carneiro põe a dupla André e Gordo no centro de uma nova trama policial com sotaque carioca. Em “Um romance perigoso”, o detetive particular e o amigo, dono de um sebo na rua do Lavradio e apaixonado por literatura policial, seguem o rastro de um serial killer que está matando autores de autoajuda e deixando o mercado editorial, e toda a cidade, em polvorosa. E não se trata de um assassino qualquer, mas de um leitor dedicado do escritor norte-americano Dashiell Hammet, pois a cada crime ele deixa uma pista que faz alusão aos livros do autor. Entram em cena, então, um alfaiate e exímio conhecedor da obra do autor de O falcão maltês e outros clássicos do romance policial, um taxista dono de um motel-fazenda no interior do estado onde um dos crimes acontece e outros personagens improváveis que circulam como peças num tabuleiro de xadrez por um Rio de Janeiro ao mesmo tempo solar e noir.



 Resenha:

Um serial-killer está a solto pelas ruas e bares do Rio de Janeiro, ele não mata pessoas ricas ou famosas, ele mata escritores de auto-ajuda, todos publicados pela mesma editora. Os ``detetives´´ responsáveis por descobrir quem está por trás desses assassinatos é André e Gordo, e esses dois amigos não são sequer detetives. Gordo é dono de um sebo e no andar de cima, funciona o escritório de André, qual seria o diferencial desses dois? A fissura por romances policiais.

Tirando o fato de André e Gordo não serem uma dupla tão comum, esse serial-killer também não é um matador tão ``comum´´, já que seu alvo exclusivo são escritores de auto-ajuda de uma única editora. Os poucos rastros deixados na cena dos crimes são um livro chamado A Irmãzinha de Dashiel Hemmet e algum trecho de um livro aleátorio, que claro, pode levar a próxima vítima. André e Gordo precisam juntar tudo o que sabem de Dashiel Hemmet, que escrevia livros policiais!. para tentar deter esse assasino. Será possível aliar literatura policial com um assasinato em série de escritores de auto-ajuda? O que essa dupla tão improvável guarda nas páginas de Um romance Perigoso?

Achei melhor representar na vida real. É mais divertido

Poucas vezes vemos uma junção tão feliz em livros policiais como a que foi feita neste, conciliar literatura policial com um assasinato em série de escritores de auto-ajuda em um romance policial foi uma ótima formúla. Dashiel Hemmet, o autor do livro que foi deixado na cena dos crimes, tem grande papel nessa história. A nossa dupla, André e Gordo parecem ser antagonistas, ora concordam e outrora discordam completamente, grande parte do livro se passa em botecos e ruas populares do Rio de Janeiro. São poucos personagens secundários que merecem menção (não quero estragar a brincadeira), Heleno, um ex-detetive policial, passava todas as informação para André e Gordo, como nossa dupla, Heleno também era apaixonado por romances policiais.

O ritmo do livro vai se construindo a medida que a história avança, assim como alguns autores de romances policiais, Flávio Carneiro parece pecar nos diálogos, que soam forçados, há também capítulos soltos e curtos que não contribuíram para o conjunto. Em contrapartida, um suspense paira a todo momento sob a narrativa, esse suspense é o gancho necessário para o leitor não largar o livro enquanto não chegar a última página.

Publicado pela Rocco, Um Romance Perigoso é o terceiro livro da dupla André e Gordo, como na maioria das séries policiais, não é necessário ler o volume anterior para entender o próximo. A Rocco melhorou um pouco no quesito acabamento quando comparado a alguns livros que tenho da editora, a diagramação também ficou agradável.

Recomendo Um Romance Perigoso para os leitores de Harlan Coben e John Grisham, ambos já foram resenhados no blog. De boteco em boteco e com muita literatura policial na bagagem, essa dupla consegue conquistar o leitor.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...