O perfume da folha de chá

Título: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela (cortesia do Grupo Editorial Companhia das Letras)
Páginas: 432
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.
Resenha

Com 19 anos de idade, Gwendolyn, ou melhor, Gwen, deixou a fria Grã-Bretanha para viver no Ceilão, conhecido hoje como Sri Lanka, junto com seu marido, Laurence. Lá ela se depara com culturas totalmente diferentes das quais estava acostumada, preconceito inter-racial, paisagens exóticas e uma vida mais solitária do que imaginava.

Produtor de chá, Laurence era uma pessoa ocupada, de forma que não podia ficar com a esposa o tempo todo. Mas ele fazia o possível, apesar de agir de forma estranha às vezes, parecendo não estar presente, os olhos desfocados. Os empregados não pareciam gostar muito de Gwen, assim como a irmã mais nova de seu marido, Verity, que, por algum motivo, estava sempre grudada no irmão.

Como é a senhora da propriedade, Gwen acaba recebendo responsabilidades que até então não tinha, como as contas da casa. A casa era sua responsabilidade, mas ela simplesmente não conseguia fechar os olhos para o que acontecia na fazenda em si, e também na fábrica de chás. Por que as pessoas “de cor” eram tratadas de forma diferente? Além disso, seu relacionamento com Verity não é dos melhores, e nem mesmo quando engravida, a relação com a irmã de seu marido melhora. Sem contar que algo impressionante acontece quando Gwen finalmente dá à luz, e então precisa fazer a decisão mais difícil de sua vida.

Depois de vários dias, Laurence estava de volta, não só em termos de presença física, mas emocionalmente também. Gwen foi capaz de se conter e aceitar o abraço, mas sabia que nada voltaria a ser como antes. Em meio ao que havia acontecido, algo desaparecera de sua vida: sua sensação de segurança, de proteção. – página 156

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro, confesso, foi o título. Mas a capa também não fica muito atrás. A história se passar na Ásia foi outra coisa que me fisgou, pois, na maioria dos romances de época que já li, ou aconteciam na Europa, ou na América. Gostei bastante do choque cultural que a protagonista teve ao chegar à sua nova residência, e também gostei da forma como a autora abordou o preconceito racial da época, já que o Ceilão ainda era colônia britânica nos anos em que a história acontecia.

Outra coisa da qual eu gostei, foi que a história abrange vários anos, desde 1913 (introdução do livro que apresenta uma mulher misteriosa com seu bebê) até 1934. O amadurecimento de Gwen também é perceptível, apesar de eu não concordar com algumas de suas decisões e ações, e achar que ela se comunicava muito mal com o marido, de forma que eles pareciam estar sempre discutindo ou irritados um com o outro. E ter Verity por perto também não ajudava muito.

Taí outro mistério da história, além do passado de Laurence, que nos é apresentado aos pouquinhos. Verity é totalmente dependente do irmão, e não só em relação ao dinheiro. Dá para ver que ela não consegue ficar longe dele, sabe-se-lá-por-que, e também nota-se que ela não gosta de Gwen; parece possessiva em relação a Laurence, e eu ficava imaginando se ela iria aprontar alguma para separá-los, ou pior.

Não sei dizer se gostei de Gwen, ou se a aturei, somente. Ela é uma personagem interessante, e ter trocado seu lar para viver ao lado de Laurence foi uma mudança e tanto para ela, e achei que levou as coisas muito bem. Mas Gwen sentia-se muito insegura em relação a várias coisas, principalmente com Laurence. Tudo era motivo para desconfiança, e ela tirava conclusões precipitadas o tempo todo, e, às vezes, uma boa conversa poderia resolver o que ela ficou tentando descobrir o livro todo.

Sobre o mistério do livro: eu não sabia o que esperar. Ficava imaginando se a autora iria colocar algum elemento mágico na história, ou se tudo iria dar errado. Mas não imaginei que aconteceria o que REALMENTE aconteceu. Achei um pouco forçado, confesso. E senti falta de saber o que aconteceu com os trabalhadores da fazenda, e de um maior desenvolvimento a respeito deles. Claro, não eram o foco da história, mas eu esperava encontrar mais coisas sobre os mesmos.

De qualquer forma, foi uma leitura muito boa e agradável. Algumas coisas me incomodaram, claro, mas achei a escrita da autora muito boa, e os personagens foram muito bem desenvolvidos. Juro que tentei, mas não consegui não julgar Gwen pelas escolhas que fez, e vê-la sofrendo as consequências daquilo tudo me deixou triste, mas eu esperava que algo de bom acontecesse logo, para “balancear” tudo.

Não foi o romance que eu esperava encontrar, até porque, como disse antes, a comunicação do casal é bem ruim, mas eu gostei, no geral. Algumas coisas poderiam ter sido melhores desenvolvidas, mas é um livro muito bom. E essa capa está muito linda, não consigo parar de olhar para ela! Estou curiosa E animada para ler mais obras da autora, e seria ótimo ler algo que se passasse na Ásia mais uma vez <3 

17 comentários

  1. Oi Dryh, tudo neste livro me deixa curiosa, a começar do título. Mas a questão do suspense e o romance são os pontos altos da minha curiosidade. Ainda que o casal não seja 100%, estou bem empolgada pra ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Enredo bem misterioso esse,confesso que achei a proposta do livro algo diferente, uma pena que tenha sido um tanto forçado o motivo de certos acontecimentos, mas ainda sim fiquei curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Eu amei a capa e a proposta desse livro, mas é a segunda resenha que leio e aponta esses pontos negativos da obra e infelizmente por agora estou atrás de outros gêneros, mas vou deixar a dica anotada, quem sabe futuramente eu realize a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu sou louca pela Asia! Eu queria ler esse livro somente por esse elemento, pois não sabia direito onde a história de fato queria chegar. Não é bem um romance então né? Eu estou curiosa mas não sei se iria fluir pra mim... De qualquer forma, vou deixar na lista!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    A premissa da obra não me agradou tanto e por isso não leria. Que bom que a leitura te agradou, apesar dos aspectos negativos e uma pena a comunicação entre o casal ser ruim. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    A história parece ser bem legal e instigante, e a capa é maravilhosa, mas não me chamou muito atenção, fiquei com a impressão de que irei me perder no meio da leitura e acabar perdendo a paciência com a história como um todo :(, então desta vez vou deixar a dica passar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Tenho visto algumas resenhas sobre esse livro, mas ainda não consegui decidir se quero ler ou não.
    Achei a premissa dele bem interessante e esse mistério da história é um ponto positivo. Porém, eu sempre fico com a sensação de que a leitura não iria me prender. Além disso, o fato de alguns acontecimentos parecerem meio forçados, como você falou, é algo que me desanima.
    Ainda pretendo ler esse livro, mas vou deixar mais para frente.
    De qualquer forma, adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e confesso que a única coisa que me chamou atenção foi o fato da ambientação ser na Ásia e do mistério ali citado. Mas como você mesma disse, o mistério pareceu um pouco forçado, então me desanimou um pouco. É uma leitura a se considerar, mas não para breve. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh, eu já estou de olho neste livro, mesmo com estes pequenos "poréns", acho o o enredo vai me agradar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh,
    Estou lendo esse livro no momento e sinto o mesmo que você com relação a Gwen, ela me parece, não sei, uma mulher madura, mas extremamente insegura. Ela aceita morar com Laurence longe de casa, mas ao tê-lo em sua cama, ela age de uma forma diferente. É uma pena que o segredo tenha parecido forçado para você, espero para ver o que é e se acharei isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu estou muito curiosa sobre essa obra. Também não sei o que esperar desse mistério, mas saber que é uma coisa surpreendente assim com certeza nos dá um gás para começar essa leitura. Espero curtir a leitura tanto quanto você, e mal posso esperar para começar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! É legal quando não sabemos o que vai acontece e acontece algo que nem imaginamos. Pena que neste livro fico um pouco forçado. É ruim mesmo quando falta desenvolvimento do que aconteceu com os personagens. Apesar disso que bom que a leitura foi boa. Beijo'

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, como está?
    Acho o título e a sinopse desse livro bem interessantes, dada a premissa dele se passar em uma fazenda de plantação de chá na Ásia. Me pergunto o que será que acontece de tão sério para as coisas entre o casal degringolarem tão gravemente. Se bem que como é um romance de época, o homem não querer conversar é algo de se esperar muito.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Dryh, que bom que gostou do livro, apesar dos pontos nem tão legais assim que ressaltou. Eu quero muito ler, mas agora farei isso com as expectativas mais baixas, até porque pensei que focava mais no romance também. De qualquer forma, a premissa é bem instigante. Espero gostar. Sua resenha ficou ótima <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que pena que você teve essas ressalvas, pois eu achei o livro super pertinente e achei o segredo bem plausível, nada mirabolante. Eu não o considero um romance de época, visto que a história se passa no século XX, mas tem elementos do gênero.
    Adorei a Gwen, ela tinha problemas de comunicação mesmo, mas acredito que eta muito mais relacionado aos costumes do que a ela mesma. Amei o livro e até favoritei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não conhecia esse título, na verdade, nem mesmo essa editora, rs. Confesso que não é o tipo de livro que eu busco para ler, mas de qualquer forma, foi ótimo conferir suas impressões a respeito dessa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Li ótimas coisas a respeito desse livro e o que você disse não foi muito diferente, apesar de mostrar algum descontento com a obra. A capa realmente chama bastante atenção e a temática de uma cultura completamente diferente da nossa é intrigante. eu pelo menos gosto de conhecer novar culturas.

    Que bom que pelo menos a escrita da autora lhe agradou!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...