Ninfeias Negras

Olá a todos!

Hoje trago a resenha de um livro que me surpreendeu bastante (ando dizendo muito isso), pretendo ler outros livros do autor futuramente.

Título: Ninfeias Negras
Autor: Michel Bussi
Ano: 2017
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 352
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
 Resenha

Ninfeias Negras é o título de mais um livro do francês Michell Bussi, além do livro, Ninfeias é um dos quadros de Monet. O livro se passa em Giverny, um vilarejo francês onde Monet pintou seus quadros, o pequeno vilarejo é também a casa de três mulheres. A primeira é uma idosa viúva, apelidada de bruxa, já que passa o dia observando todos pela janela de sua casa, um moinho perto dos jardins de Monet. Stephanie, professora da única escola do vilarejo e vítima de um casamento infeliz, também compõem o cenário. A última delas, Fanette, não é bem uma mulher, ela é uma criança superdotada com o dom de pintar.

Uma vida inteira acumulando reproduções. Sem descendentes.

Essas três mulheres sabem de um segredo; a morte de Jérome Morval. A partir desse cenário, que não é tão belo quanto Ninfeias de Monet, Bussi desenhará um romance policial em espécie de miragem, onde tudo simplesmente não é o que aparenta ser.

Laurenç Serenác, investigador designado para esse caso, tenta juntar as peças, ou melhor, cenas desse quadro improvável. O combustível desse crime teria sido a arte e a implacável busca por uma única peça de arte. Morval era ávido colecionador de peças de arte, seu sonho era ter um Ninfeias Negras, um quadro que ninguém sabia ao certo se Monet havia pintando.

Ainda que a mais bela de todas continue a ser a da colina acima da caixa-dágua. No lugar das pernas, restam-me as lembranças

Ninfeias Negras é um romance policial interessante, tem um ritmo perfeitamente desenhado. A estrutura do livro parece um cubo em formação, todas as informações apresentadas vão se fechar meticulosamente, entregando um final estrondoso.

Michel Bussi, autor do livro, peca um pouco em alguns momentos de formação. Os diálogos entre os dois detetives, Serenác e Sylvio são bem forçados e tentam remeter a uma espécie de romance noir que não se encaixa com a história. A escolha de Giverny, além de remeter ao plot que gira em torno de Monet, segue a linha do autor onde ele escolhe cidades da Normandia como casa para seus livros.

A editora responsável pelo livro, a Arqueiro, traduziu o livro do original em francês. A decisão de realizar uma tradução direta foi corretíssima, a encarregada pela tradução foi a Fernanda Abreu. A diagramação está bem interessante, as apresentações dos capítulos contam com bom espaçamento.

Recomendo Ninfeias Negras para quem gosta de um bom romance policial sem excessos supérfluos, os leitores de Jo Nesbo e Joel Dicker vão se interessar pelo livro. Ninfeias Negras é como o suposto quadro de Monet, todos as cenas acabam se encontrando formando um belo quadro, ou se preferir, um bom livro.

8 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Pelo título, jamais iria imaginar que se tratava do que você resenhou!
    Achei que fosse um thriller pela capa! Amo romances policiais, com certeza daria uma chance!

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!

    Eu li uma resenha sobre essa obra e fiquei bem.curiosa em relação a escrita do autor.
    Gosto do gênero, mas li uns bem ruins... Daí tô dando um tempo no gênero, mas dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro e estou começando a ficar curiosa. Não é exatamente o tipo de leitura que eu gosto, mas os comentários despertaram meu interesse.
    Que bom que você gostou da leitura, apesar de ter feito algumas ressalvas. Gostei muito da sua resenha e já adicionei o livro na minha wishlist.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heitor!
    Conheci o livros de Jo Nesbo no final do ano passado e fiquei encantada com a escrita e o enredo. Nem preciso dizer que ao ler sua resenha já fiquei mega interessada em conhecer Michel Bussi também.
    Agora vou ter que procurar esse quadro de Monet...rs

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Heitor!
    Já conferi diversas resenhas desse livro mas, ainda que fique visivelmente curiosa por descobrir como todos esses personagens vão se ligar nesse quebra-cabeça que é a história, não é uma leitura que me atraia de verdade, talvez pelo clima envolto de obras de arte, tema que não me chama a atenção, não sei ao certo. Mas interessante de se destacar a tradução direta do original em francês, deve realmente valorizar e caprichar ainda mais na versão em português do texto, atitude ótima por parte da editora.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, já li O voo da libélula desse autor e gostei muito. Apesar dos comentários, eu estou com muita vontade de lê-lo e espero que isso aconteça em breve também. Gostei da sua resenha, clara e objetiva.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  7. oI!
    Tô vendo muitos comentários positivos a respeito do livro e vou confessar que me arrependi por não ter solicitada ele rs
    Gosto muito do gênero romance policial, apesar de quase nunca os ler. Já vou colocar o livro na lista de desejados, espero que em breve eu possa ter a oportunidade de lê-lo.

    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Heitor, tudo bem?
    Estava muito curiosa sobre esse livro, adoro uma trama policial e essa foi muito elogiada pela crítica. Não sabia que a editora traduziu direto do francês, gostei dessa postura, pelo visto contribui para a qualidade da leitura. Essa é a primeira resenha que leio e você me deixou animada, quero saber a relação com esse quadro e o que essas mulheres sabem sobre esse crime. Dica mais do que anotada!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...