Harry Potter e a criança amaldiçoada

Oie pessoas ^^

Com vocês, mais uma resenha da Carol Almeida ♥ desta vez, ela estará falando um pouco sobre o mais novo  (nem tão novo assim) grande lançamento da Editora Rocco: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Título: Harry Potter e a criança amaldiçoada
Autora: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Harry Potter #8
Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Resenha

Confesso que fugi o máximo que pude de qualquer notícia sobre o livro. Não porque não quisesse ler, mas porque estava com medo. É aquele velho medo, de que quando uma série acaba, a gente fica com receio ao anunciarem uma continuação... mas eis que muito tempo depois de ter sido lançado, tive em mãos A Criança Amaldiçoada, e aquele feeling que só potteriano tem, despertou em mim.

Li em um dia, e no começo fiquei um pouquinho (só um pouquinho, juro) decepcionada. Não me matem, fiquei decepcionada pelo formato do livro. Por não ter ido atrás de informação nenhuma, eu sabia que era baseado na peça, mas não sabia que era exatamente o script da peça. Isso significa que só há falas, curtas e descrições do que será executado no palco. E pra quem leu HP, sabe do que estou falando. A riqueza dos detalhes, as coisas que existiam na cabeça da J.K. Mas logo me acostumei, e comecei a devorar, e a imaginar na minha cabeça, o que J.K e os outros escritores estariam pensando ao escrever tal cena. E funcionou muito bem!
O único ponto fraco, é que por ser escrito como script de peça, se torna um livro muito curto, então acabou bem rápido : (

Mas vamos à história: o livro conta a história de Albus Potter, o filho do meio de Harry e Gina. Aquele, do epílogo do último livro, que tem medo de ir para a Sonserina. Pois bem, um de seus primeiros contatos ao embarcar no expresso de Hogwarts, é com Scorpius, filho de Draco Malfoy. É de se esperar que eles se odeiem, e sigam seus pais, certo? Mas não é o que acontece. Albus é um carinha muito na dele, tímido até, e temeroso da fama do pai recair sobre ele. Então eles se tornam únicos e melhores amigos. Únicos pois eles não possuem mais nenhum amigo. E bem, Albus vai parar na Sonserina. Isso é o fim para sua crença de que não viveria à sombra de seu pai e de seu irmão mais velho. Agora ele é a aberração da família. O filho do grande Harry Potter, na Sonserina.

Outro fator que contribui para o desenvolvimento da história, é um boato que existe sobre o filho de Draco: o boato é de que Scorpius pode ser filho de Voldemort. Mas como isso é possível, visto que ele morreu na batalha de Hogwarts, anos antes dos meninos nascerem? Outra chave da história, são os vira-tempo. Eles foram banidos e destruídos, para o caso de algum seguidor de Voldemort decidir voltar e alterar a história.

Pode-se dizer que os dois meninos sofrem pelo peso do passado de seus pais que recaem sobre eles, o que contribui, no caso de Albus, para sua rebeldia e desentendimento com o pai, o que leva Albus decidir retornar ao passado e tentar salvar Cedrico Diggory por acreditar que Harry tenha culpa nisso. E então começam as aventuras.

Não é uma história muuuuito boa, como sequência ou complemento dos outros livros, então achei bem fraca. Alguns personagens estavam ali apenas para agradar, como aconteceu infelizmente, com o Rony. Lógico que é algo que nos faz sentir aquela nostalgia e matar um pouco a saudade, mas não fui com a cara do Harry. Não me pareceu o Harry. Mas o que me deixou interessada, foi uma nova visão sobre a família Malfoy. Acredito que isso tenha sido o que mais me motivou na história.

Por isso, se estiver esperando uma aventura como as que J.K escreveu em Harry Potter, acho melhor abaixar essas expectativas aí. É uma boa história, e dá pra matar as saudades!



Carol Almeida

23 comentários

  1. Olá!
    Gostei da sua resenha sincera.
    Me deparei com vários tipos de resenha e a sua foi a que mais me chamou atenção.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu motivo por não querer ler esse livro é ser justamente o script da peça. Foi uma das primeiras coisas que fui pesquisar pq realmente se fosse ia ser muito decepcionante para mim. Felizmente, ta rolando boato de que vai pro cinema, talvez te anime um pouco mais qnt a história... rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá! Como sou também uma potteriana, creio que você vai me entender porque passei os olhos pela sua resenha. Assim como você contou no início, eu ainda não li "Harry Potter e a criança amaldiçoada" e estou fugindo de todas as informações referentes a ele para ter o prazer de me surpreender. Espero conseguir tempo e ler logo, logo! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não sou fã de HP mas gosto muito do mundo criado pela J.K e pela forma como ela escreve seus livros, por isso mesmo já sei que essa continuação em formato de script não iria me agradar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu já li algumas resenhas relacionadas a essa nova obra da autora e está levando muitas criticas negativas e tal. Eu não sou muito fã de Harry Potter, apenas assisti aos filmes e já faz algum tempo que quase não sei direito algumas partes. em contra partida, eu amei que a Rocco fez essa edição linda de Capa Dura

    ResponderExcluir
  6. Olá linda,

    Eu li HP até o quinto livro e desisti, porque Harry nunca me conquistou e a escrita de J.K não facilitava meu encanto pela série, mas adorei os filmes e espero um dia terminar a série.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Acho que esse livro só existe porque quando lançaram a peça fizeram tanta balburdia de que TINHA QUE SAIR UM NOVO LIVRO, bla,bla,bla, que pegaram o scrit e jogaram na cara dos fãs, sem nenhum cuidado, deu n o que deu.
    Um dia eu ainda leio, só para falar que li.

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de Harry Potter e por isso me senti meio que obrigada a ler e terminar a saga, infelizmente me decepcionei com a história, eram muitos furos com relação aos livros anteriores. Mas como você disse: serve para matar as saudades.

    ResponderExcluir
  9. Vi muita gente reclamando do formato, mas para mim que sou atriz e tenho costume de ler muitos textos teatrais esse foi um incentivo a mais para conhecer a história! E gostei muito, talvez porque tenha conseguido visualizar aquilo tudo acontecendo no palco, até com as luzes e o som... Rs...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dryh.
    Estou evitando também ler muitas críticas sobre esse livro porque quero fazer essa leitura sem nenhuma expectativa. Já sei que algumas pessoas não gostaram, outras amaram... Estou com um certo medo, mas vou aceitar o seu conselho e ler sem esperar muito!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Moça eu sou Potterhead na veia kk louca por HP meeeesmo, e eu li esse livro, e não me pareceu nada com HP que conhecemos. O Harry tava estranho, o Alvo é chato, e eu amei o Scorpius. Sei lá, toda aquela história parecia errada demais, mas lógico que da uma nostalgia e foi bom voltar a ler algo sobre eles ❤️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, na verdade eu não tenho vontade pq eu não li todos os demais livros.
    Mas minha amiga leu e também e achou a mesma coisa que você! Acho que é uma obra OK mas nada muito especial.... Mas HP é HP né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Como não gosto de HP, não faço a mínima questão de ler, ainda mais em formato de script, que me deixa confusa. Mas pra quem é fã dele, qualquer leitura relacionada é bem vinda!

    ResponderExcluir
  14. olá! quando vi sua postagem, tive medo de comentar e passar vergonha, porque eu nunca li e nem lerei. Nenhum livro do HP. Não gosto nem se quer dos filmes. Mas vi alguns aqui tbm não curte muito, está saga. Ai me sentir a vontade em comentar kkkk bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Olha assim como você, estou fugindo de qualquer tipo de spoilers e já vejo que já peguei (ao saber da possibilidade do Scorpius). Por isso a partir dali não li mais nada, confesso. Vi muitas resenhas negativas e que também não curtiram, me fazendo duvidar se irei ler não, e olha que sou potterhead de coração.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Realmente o livro não traz o mesmo estilo dos anteriores, até por quê está em formato de roteiro, que deixa o entendimento de tudo bem diferente. Gostei do foco nos Malfoy, afinal durante toda a série eles mal aparecem. Gostaria que tivesse um livro focado somente neles.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li harry potter e assisti uns 3 filmes se não me engano, e fora da ordem, confesso que não gosto muito e a maioria das pessoas querem me linxar por caus disso, mas como vc msm disse, isso é algo que muitos fãs esperaram e acho que se tivesse a oportunidade de assistir um filme adaptado desse livro eu assistiria.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha. Ainda esse mês vou começar a ler o HP 01, Sim eu nunca parei pra ler Harry mas ainda da tempo HEHE.

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Então, como vou falar de um livro que eu tenho evitado hehehe

    Assim como você eu andei fugindo deste livro, como eu já sabia que era basicamente o script da peça e sei que irei me incomodar com a falta de descrição, acabei deixando de lado a ideia de lê-lo.

    E agora eu agradeço por ter feito isso ehheh. Pelo visto eu não iria me decepcionar apenas com o formato, mas com a história também. :(

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Fiquei totalmente decepcionada com esse livro e me vejo desejando nunca ter lido hahaha Nunca vi tanta descaracterização de personagem em uma obra só, e acho que deveria ser um crime dizer que essa é a 8ª história. Infelizmente tive a sensação de ler uma grande fanfic e não gostei nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ola Carol ainda não li o livro, mas como amo o mundo de HP irei ler com certeza, achei interessante ser a peça inscrita e concordo que pode deixar o leitor um pouco decepcionado pela falta de detalhes. Gostei da novidade do filho do Draco, menina preciso ler urgente. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Nossa Carol, pensa em um balde de agua fria... foi isso que vc jogou nas minhas espectativas kkkkk
    To louca para ler esse livro por ser muito fã da série, mas a falta de tempo ta complicada!
    Espero que esse livro me surpeenda, de verdade :/

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu nunca li Harry Potter, mas sou fã dos filmes. Comprei o box a um ano e ainda não tive oportunidade de ler. Quando vi o lançamento de A Criança Amaldiçoada, fiquei bem curiosa para ler a continuação, mas vi tantos comentários ruins que desistir. Agora já fiquei curiosa de novo para ler kkk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...