Ainda estou aqui

Oláá pessoas \0/

É com muita alegria que trago a resenha de mais um nacional que me surpreendeu bastante este ano (mais da metade dos livros lidos em 2017 são nacionais! Que continue assim até o fim do ano, amém!). Com vocês, Ainda estou aqui, do Marcelo Rubens Paiva ♥

Título: Ainda estou aqui
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara (cortesia do Grupo Companhia das Letras)
Páginas: 296
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Trinta e cinco anos depois de Feliz ano velho, a luta de uma família pela verdade Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras. Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.
Resenha

No ano de 1971, Rubens Paiva, ex-deputado cassado e exilado no início da ditadura brasileira, foi levado de sua casa e desapareceu. Sua esposa e filhos (incluso o próprio autor) estavam lá quando Rubens foi preso, e Marcelo, com apenas 11 anos de idade, viu-se sem o pai. E viu também a mãe se reerguer perante a dor do desaparecimento, tortura e morte do marido (que levou décadas para ser declarada oficialmente), e lutar por justiça.

Com mais de quarenta anos de idade, Eunice tornou-se advogada e defensora dos direitos humanos, lutando primeiramente contra a ditadura, a tortura e o abuso de poder que levou à morte oficial de mais de 200 pessoas, e o desaparecimento de mais de 150. Mas ela foi também defensora dos direitos indígenas, e era uma mulher tremendamente forte, criando cinco filhos e ainda arranjando tempo para lutar.

O golpe sofreu um golpe. A ditadura se impôs sobre a ditadura [...]. Não existe uma só ditadura, não existe um só golpe de 64. Nem se sabe a data correta: 31 de março ou 1º de abril? – página 93

Acho que o mais incrível em relação a este livro, é que ele é dividido em três partes: a primeira delas nos apresenta Eunice (a mãe do autor) após descobrir ser portadora de Alzheimer, o que foi um baque para a família. A segunda nos conta um pouco sobre o golpe de 64 e o que aconteceu depois, e, a terceira é como uma mistura das duas: temos tanto dona Eunice como as investigações sobre Rubens Paiva (o pai).

Eu ainda não tinha lido os outros livros do autor, apesar de já ter visto algo sobre Feliz ano velho algumas vezes. Gostei da escrita, e, como eu gosto bastante de história, achei interessante a forma como ele montou a obra, nos apresentando fatos juntamente com a história de sua família, apesar de ser algo bem duro de se ler e de imaginar. Como alguém pode passar por algo assim e ainda continuar de pé? Admiro principalmente Eunice, e, conhecendo essa mulher a partir deste livro, imagino que seja impossível não admirá-la.

Não sabemos se as vozes dos outros se tornaram para ela um longo blá-blá-blá, ou se aquilo sobre o que debatemos não faz sentido, não tem relevância, não chega a lugar nenhum, não passa de um enorme blá-blá-blá. Talvez o vazio dos seus pensamentos não passe de um blá-blá-blá. – página 49

Parecia que enquanto eu lia as memórias do Marcelo, eu estava lá olhando tudo acontecer. Os encontros com a família, a amizade dele com os meninos da rua, as mudanças para o Rio, depois para São Paulo, e de volta pro Rio. A angústia de se ter 11 anos e não saber o que está acontecendo, por que o pai foi embora, por que a mãe está tão calma, por que tanta gente estranha na casa. A frustração de não conseguir justiça num país tomado pela censura e tão absorto no medo.

A leitura fluiu bem até chegar no final, onde temos mais de 30 páginas com o envio e recebimento das denúncias do caso Rubens Paiva, feitas pelo Ministério Público Federal. Não me entendam mal, é interessante e também revoltante (que vários dos torturadores e das pessoas que participaram das atrocidades tenham morrido antes de serem julgadas), mas eu achei que ficou um pouco repetitivo, e nem tinha vontade de ler, pois tanto o autor quanto o envio das denúncias já haviam mencionado o que havia acontecido, e quem eram os responsáveis.

A família Rubens Paiva não é a vítima da ditadura, o país que é. O crime foi contra a humanidade, não contra Rubens Paiva. Precisamos estar saudáveis, bronzeados para a contraofensiva. Angústia, lágrimas, ódio, apenas entre quatro paredes. Foi a minha mãe quem ditou o tom, ela quem nos ensinou. – página 39

Ainda assim, foi um livro que eu adorei ler, principalmente por ser verídico e por causa da Eunice, confesso. É uma história que me deixou revoltada, mas também é uma história que nos inspira a continuar de cabeça erguida.  Eunice, com cinco filhos (crianças e adolescentes) não chorou em público quando seu marido desapareceu, não se deixou abater, não clamou por vingança. Ela estudou e passou numa faculdade, se formou e foi à luta. Inspirador.
Agora estou querendo ler os outros livros do Marcelo, a começar por Feliz ano velho, que parece focar principalmente em um acidente que ele sofreu quando tinha 20 anos de idade.


31 comentários

  1. Olá Dryh!

    Caramba! Que trama pensada e cheia de intrigas e conteúdo histórico. Fiquei cansada só de me imaginar por tudo que a Eunice passou e que grande absurdo se passarem 10 anos para que uma morte seja oficialmente confirmada. Eu imagino mesmo que a força da Eunice deve ser inspiradora e só por isso eu adoraria ler o livro. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dryh!
    Já tinha visto os livros do autor por aí, mas nunca parei para olhar mais de perto.
    No início da resenha nem imagina que o livro seria autobiográfico. É realmente chocante o que a família passou nessa época tão conturbada de nosso país. A mãe de Marcelo parece ser uma mulher muito forte, ou é, não sei se ainda está viva.
    Obrigada pela dica, Dryh!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu achei a capa desse livro bem bonita, na verdade me lembrou um pouquinho o estilo da capa de Bela maldade. Enfim, a premissa parece ser bem interessante e eu gostaria de conhecer. Nao conhecia o autor, mas você me deixou curiosa e irei procurar mais informações sobre ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Conforme você ia descrevendo o enredo, fui ficando um pouco enraivecida também... Culpa da Eunice? talvez... Mas ainda assim, quero ler porque eu nem sabia da existencia do livore e me interessei bastante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nossa, que enredo forte né ?! Achei a trama muito inteligente e fiquei curiosa para saber, não conhecia o autor. Que mulher de fibra a mãe do Marcelo, enfim, vamos ver se leio futuramente.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu já li algumas resenhas relacionadas a esse elviroe não tenho tanta curiosidade de fazer a leitura do mesmo. Todas as resenhas que li foram bem elogiadas assim com o sua foi, mas a trama não me encanta rsrs. Enfim, possa ser que eu mude de opinião algum dia, mas agora irei passar a sua dica! Em contra partida eu acho essa capa muito linda. Amo tons de azul. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro, mas nem precisava dela para desejar lê-lo. Eu li Feliz Ano Velho e foi uma leitura bastante marcante para mim. Li quando adolescente e ainda carrego algumas cenas descritas na memória. O autor tem um talento nato para a escrita, e parece trazer lembranças pessoais à tona como ninguém. Gostei muito do seu ponto de vista sobre o livro e sobre a crítica ao no 64 que a obra apresenta. Quero ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?
    Por mais que seja um livro retratando um tema que amo estudar, não me dou bem com leituras retratando os acontecimentos, mesmo sendo biográficas, por isso irei indicar o livro para uma professora minha que curte esse tipo de leitura e irei passar a dica!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro livros cuja temática envolve acontecimentos históricos, como neste caso, é o regime militar. Histórias assim, sempre são envolventes e nos deixam com o coração na mão para saber o desfecho! Adorei a sua resenha, dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu não sabia que esse era um livro de não ficção. Ainda não li nada desse gênero, confesso que não me atrai tanto assim, mas diante de tantos elogios é possível que eu dê uma chance algum dia, ainda mais contando uma parte histórica do nosso país, achei isso interessante demais. Fico feliz que tenha gostado da leitura, espero que goste de outros livros do autor também, beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Caramba, não conhecia o livro mas fiquei muito interessada, achei o tema muito instigante, sempre tive vontade de ler mais sobre a ditadura e ler um livro que se passa nessa época acho que seria perfeito. Amei sua resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Rubens Paiva e seu Feliz Ano Velho são minha fonte de inspiração para escrever livros sobre a vida cotidiana. Não ali ainda estou por aqui, por falta de oportunidade e não é um livro fácil de achar nas livrarias. Mas tenho muita vontade de ler.

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Imagino que esta leitura seja, ao mesmo tempo, devastadora e inspiradora. Devastadora por todo o sofrimento que esta família (e muitas outras) passaram. E inspiradora pela força dessa mulher, que não se deixou abater e foi lutar por justiça.
    Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler este livro. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Parabéns por esta resenha, você conseguiu apresentar a obra de maneira mais que magnifica. Gostei de como o autor trouxe uma história veridica e conseguiu construir uma trama que envolve bastante o leitor, dando um misto de ódio e revolta com os acontecimentos. Já anotei aqui o livro e vou buscar lÊ-lo em breve.

    ResponderExcluir
  15. Dryh,
    quando esse livro saiu fiquei louca para ler mais fui deixando passar. O que me atrai nele é essa questão de ser verídica e que tantos casos até hoje nunca foram solucionados. Famílias destroçadas, pais que já se forma sem saber o que aconteceu com seus filhos ou outros parentes.
    Re-anotando ele na listinha, pois quero muito ler.
    Com certeza essas partes repetitivas também irão me incomodar e devo fazer o mesmo que você. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse livro não faz muito meu estilo de leitura, justamente por ser um livro de memórias, mas confesso que a Eunice me chamou muito a atenção para a leitura, com tanta independência e não se deixar abater por tudo o que aconteceu. Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, por mais que eu tente me interessar por livros que trazem marcos da história para o seu enredo eu não consigo e ai a história não consegue ter todo o glamour que poderia. Eu realmente evito ao máximo ler coisas sobre a ditadura, e por isso já é algo que me faz correr dessa obra, segundo que por mais que tenha uma história legal e real (e triste, de um certo modo) ela não me cativa e me desperta a vontade de ler... Então nesse momento passarei a dica, mas é sempre bom ver que a literatura nacional está crescendo e tem para todos os gostos!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Que trama intensa, para ser sincera não sei se leria, pois não me chamou tanta atenção assim. O marco histórico è ate legal falando do golpe de 64 eu adorava estudar sobre isso. Pelo fato da estória ser verídica. Não gosto de coisas ligadas a ditadura, pois isso ,e deixa indignada e me faz chorar. Então mesmo você elogiando a obra vou deixar passar! Beijos !

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    É tão bom quando uma narrativa parece se passar diante de nossos olhos, não é mesmo? É bom saber que este é um desses livros. Fiquei super curiosa em conferir essa leitura por se tratar de uma história verídica com um pano de fundo histórico brasileiro, em um período tão conturbado quanto a ditadura. Livros assim são super importantes para que as pessoas de hoje parem de desejar que um período assim volte (me revolto quando vejo coisas assim nas redes sociais).
    Outro ponto que fiquei super curiosa para conferir foi essa história da mãe do autor, da sua luta pelos direitos humanos e indígenas. Sugestão mais que anotada! Amei sua resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Gosto muito dessas histórias em que há um personagem portador de Alzheimer, já que tive uma pessoa da família que tinha o mesmo problema e por isso é bom ler relatos assim. Esse livro parece ser muito grandiosos, com vários elementos fortes e por isso, é uma leitura que eu não faria no momento, mas futuramente com certeza pretendo embarcar na história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  21. Olá Dryh,
    Já ouvi muitos elogios para esse autor, mas desconhecia a existência dessa obra. Gostei muito da forma como tudo parece ter sido trabalhado. A divisão da obra também me agradou e fiquei, particularmente, curiosa para ler essas cartas. Gostei de saber que você gostou da leitura e super anotei essa dica para ontem, se possível.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  22. Oi Dryh sua linda!

    Suas resenhas sempre com qualidade. Amo forte.
    Enfim, vamos ao livro: fiquei muuuuuuito curiosa com o livro, porque eu amo histórias que nos revoltam, mas nos fazem pensar e no final nos agradam. Não conhecia o livro, mas fiquei realmente interessada e anotei a dica por aqui. Quero muito saber como vou reagir as cartas, a tudo no livro. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oie
    eu quando soube desse lançamento fiquei muito feliz pois sou apaixonada pelo Feliz ano velho e quero muito reler para poder ler esse, as edições ficaram lindinhas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Dryh

    Que pena que o final lhe pareceu repetitivo. Eu já conhecia a obra, mas não leria por curtir mais ficção mesmo, histórias verídicas não me chamam atenção, principalmente quando envolvem politicagem.
    Mas não deixo de reconhecer a relevância da história e sua densidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, dri, qque bom saber que você gostou desse livro, certamente é um exemplo mesmo, e tenho muita vontade de ler, pois já acompanhei a história do marcelo em feliz ano velho, embora não amei tanto o livro pois o marcelo era mais novinho quando escreveu e não tinha tanta maturidade. Espero gostar desse.

    ResponderExcluir
  26. Oiee tudo bem?

    Nossa que história triste, mas necessária, é triste saber dessa mancha na nossa sociedade e de como os fatos caminham para mais uma era de repressão, não conheço o autor mas sua obra já me chamou muito a atenção!

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro e que ele não faz muito o meu estilo, sabe? Mas lendo sua resenha fiquei curiosa. Imagino que deve ser interessante acompanhar tudo, tanto sobre a doença da mãe do autor, que parece ser realmente uma pessoa admirável, quanto sobre o período do golpe. Uma pena ter tido uma parte mais cansativa e repetitiva, mas me parece uma bela obra mesmo. Enfim, gostei bastante da resenha e espero ler esse livro um dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e eu não gosto muito de história, por isso ele não me chama tanta atenção. Porém, achei a ideia do autor de contar sobre suas experiência, etc, muito interessante, como desse último livro dele que você citou na resenha, por isso fiquei meio curiosa. Obrigada pela dica, mas acho que vou deixar passar, se tiver a oportunidade, com certeza irei ler, afinal, conhecer coisas novas é maravilhoso.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  29. Li já algumas resenhas positivas sobre esse livro e o achei interessantissimo!

    É um livro muito improtante para a época em que estamos, com tantas pessoas cabeças-oca pedindo pela intervenção militar e pela volta da ditadura. É estranho como as pessoas não aprendem a lição, não importa o quanto façam outras pessoas sofrerem. Gostei de ler suas impressõe ssobr eo livro e também gostaria de le-lo quando me surgir uma oportunidade!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Tenho o Feliz ano velho aqui em casa (tenho duas edições dele na verdade), mas nunca peguei pra ler, vejo a opinião geral sobre o autor e é bem ama ou odeia. O que eu mais gosto no Ainda estou aqui é o fato de ser uma história real, deve ter sido difícil até pra ele escrever. Adorei as suas considerações.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  31. Oi querida,
    Adorei a resenha. Achei a história bem comovente, e digna de ser chamada de um ótimo TRAMA. Não sabia nada sobre o livro e fiquei muito interessada em conhecer. Quero conhecer a escrita do autor e os personagens....
    A sua resenha me fez gostar de alguns pontos e odiar outras, mas tenho certeza que vou gostar da leitura.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...