Mosquitolândia

Eu tinha lido uma resenha deste livro (acredito que no blog Livroterapias) e ficado mega curiosa para lê-lo. Demorei um pouco para adquiri-lo (na verdade, quem o comprou foi minha irmã), e demorei mais ainda para ler. Mas eu li, e me encantei!

Título: Mosquitolândia
Autor: David Arnold
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: “Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem.” Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Mississippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demônios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.
Resenha

Meus motivos podem ser complicados, mas minha Missão é bem simples. Chegar a Cleveland, encontrar minha mãe. Uma continência para mim. Aceito essa missão. – página 41

Mary Iris Malone (Mim) mora com o pai desde que o mesmo se separara de sua mãe, mas ela odeia viver no Mississipi, e odeia mais ainda ter que morar com Kathy, sua madrasta e tomar os remédios que o médico (que ela também odeia) receitou. Quando descobre que sua mãe está doente, ao ouvir a conversa de seu pai, Kathy e o diretor de sua escola, Mim decide que viajará os 1524 km até Ohio, para vê-la.

Sendo assim, ela simplesmente sai da escola, segue para casa, onde pega algumas coisas, entra num ônibus e parte em direção a Cleveland, esperançosa de que lá encontrará a mãe, e descobrirá porque não recebe mais as cartas semanais da mesma. Mas Mim não contava conhecer tantas pessoas e passar por tanta coisa ao longo do caminho, e muito menos descobrir o valor da amizade ao passar por poucas e boas ao lado de pessoas que ela não esperava conhecer.

Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem. – página 9

Duas dessas pessoas são Walt e Beck, o primeiro um garoto que tem síndrome de Down e vive numa barraca azul no meio da floresta, e o segundo foi uma crush que ela teve no segundo ônibus que pegou. Os dois estão tão perdidos e longe de casa quanto ela, mas a acompanham em sua viagem e nas descobertas que Mim faz ao longo do percurso. É interessante notar também o carinho que ela sente pelos dois (e a paixão por Beck), e o sentimento de cuidar e proteger Walt de tudo. E tais sentimentos são recíprocos, o que só deixa a história ainda mais apaixonante.

A escrita do autor é viciante, e eu confesso que não esperava isso. Já tinha lido algumas resenhas do livro antes, e minha irmã também leu e gostou, mas eu não imaginei que fosse ficar tão encantada com o livro e com os personagens, a ponto de sentir tanto medo por Mim durante a viagem, e muito menos que fosse ficar tão vidrada na história. Sem contar que o livro é narrado pela Mim, e ela é uma pessoa muito bem-humorada, apesar dos tantos problemas pelos quais passa, e me fez rir em diversas situações.

Mosquitolândia mexeu bastante comigo, e não só por ter como protagonista uma menina de 16 anos que toma antidepressivos e que é meio cega de um olho (coisa que ela esconde de todos), mas também por abordar muito bem temas como abandono, amor, amizade, morte e amadurecimento pessoal. Eu adorei acompanhar Mim em sua viagem e ver o quanto ela cresce ao longo do livro, mas alguns momentos foram de partir o coração, principalmente quando ela escrevia cartas para Isabel (acho que não devo falar quem ela é...hehe’) narrando alguns momentos de sua infância, como a preocupação obsessiva do pai em relação a ela, ou o divórcio, entre outros.

David me surpreendeu muito com esse livro, e eu realmente espero que ele escreva mais livros, e que sejam tão apaixonantes e eletrizantes quando este. Gostei principalmente do final, que não foi nem um pouco previsível, e que me surpreendeu bastante. Mas também me deixou com gostinho de quero mais, e de coração partido. Queria tanto que o livro não tivesse acabado...haha’

Sei que muitos livros estão abordando personagens sofridos e com um monte de problemas, e que isso já está cansando (não a mim, eu ainda adoro livros assim), mas acreditem quando eu digo que Mosquitolândia possui um diferencial incrível e que é um livro único, sem comparação com nenhum outro. É uma história que vale muito a pena conhecer, até mesmo para quem não gosta do gênero ou de qualquer coisa que o livro possa conter. Foi, sem dúvidas, um dos melhores livros que eu li este ano, e eu o leria novamente sem dúvidas, principalmente porque já estou com saudades da Mim e dos momentos engraçados da trama.


28 comentários

  1. Moça enquanto eu lia a sua resenha eu pegava e adicionava ele na minha lista de desejados do Skoob, me apaixonei pelo só de ler a sua resenha! Eu sou doida por livros desse gênero, não são todos que me agradam, mas esse com certeza sinto que vou amar!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Algumas vezes eu pegava esse livro na livraria e deixava de lado, lendo sua resenha me bateu arrependimento, que história! Estou apaixonada. Gosto muito de história com personagens com problemas psicologicos, isso nos aproximam deles.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dryh :)
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama. Acho que irei adorar!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh.
    Toda resenha que leio desse livro é super positiva, é claro que ele está entre os desejados apesar de não ser prioridade no momento.
    Adoro personagens bem-humorados, só não gostei desse lance de ter uma personagem de 16 anos tomando antidepressivos, espero que essa parte não me deixe muito pra baixo, mas vou considerar sua ressalva de que apesar do enredo tratar de sofrimento ele tem um diferencial.

    Beijos e até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito bom. Confesso que não conhecia e sua resenha me despertou interesse. Obrigada por compartilhar suas impressões!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ao contrário de você, não tinha nenhuma empolgação para ler a obra. Mas acabei ganhando ele nas cortesias do Skoob, não tendo nada tão interessante pra ler, acabei lendo o livro sem muita pretensão. Confesso que a escrita é bem viciante mesmo, mas eu fiquei pouco chateado só com o final mesmo. Os personagens são incríveis e a aventura muito boa de se ler. A capa tem aquela testurinha que eu amo e uma arte bem bela. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei da sua dica porém não é um livro que me atrai para leitura.
    Mas fico feliz que a leitura tenha funcionado pra ti!
    Espero poder voltar mais vezes, e parabéns pela resenha!

    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha parado para prestar atenção sobre o que ele se tratava e adorei descobrir isso por meio de sua resenha. Eu também não me canso de personagens problemáticos e estou bem curiosa sobre a surpresa que há na história que não é nem um pouco previsível. Me parece uma história emocionante e bonita e espero ler o quanto antes.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Dryh, sua resenha está tão empolgante que eu queria ter o livro nas maos agora mesmo pra começar a ler imediatamente. Também já li muitas resenhas elogiosas do livro e quero ter a mesma opinião: amar!!!
    Valeu pela dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Como sempre você tem resenhas maravilhosas, Dryh!! Eu amei o título, capa e sua resenha. E de saber que o livro mexeu tanto assim com você fica ainda mais interessante a espera pela leitura! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Dryh,
    Ai meu coração! Não acredito que ainda não li esse livro.
    Acredito que, assim como você, esse livro mexerá muito comigo. A protagonista parece ter sofrido demais, mas o autor parece não ter deixado isso de um jeito cansativo.
    A Mim parece ser incrível, aquele tipo de personagem que você leva para sempre em seu coração.
    Dica anotadíssima.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Confesso que esse livro nunca me despertou interesse, mas, ao ler sua resenha fiquei encantada! Você falou com tanta paixão e convicção que me fez desejar tê-lo em mãos para realizar a leitura :)
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Pelo título vc não imagina que seja uma leitura que faça refletir sobre vários assuntos, como amizade, família, abandono, depressão e diferênças! Quero muito ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee, lembro que já tinha visto este livro e não me atentei a sinopse, pela sua resenha parece ser uma ótima leitura! espero poder ler em breve.

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii Dryh, tudo bom? Resenha ótima, como sempre. Você conseguiu me deixar ainda mais curiosa e empolgada para realizar essa leitura!! Leio muitas resenhas sobre ele, mas a sua foi a mais completa e você citou coisas sobre a narrativa que tenho certeza que vão me agradar. Espero ler logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, confesso que só pelo nome do livro eu realmente não leria kk Tanto que acho que já vi de capa antes, mas nunca fui atrás de sua história e fiquei encantada com o que ela trás. Acho que é super legal esses temas serem abordados em uma história, gosto do fato dela sempre ser bem humorada apesar do que acontece. Gosto de que tenha romance, que ela amadureça e que possa encontrar amigos com quem contar no caminho. Espero que ela consiga encontrar a mãe antes que seja tarde, você definitivamente me convenceu a ler!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Achei bem interessante o enredo, não esperava que foi tão grandioso e bem humorado. Os personagens também parecem ser bem construídos e essa temática é bem diferente do que eu costumo ler, mas acho que vou acabar dando uma chance. Adorei ler suas impressões e anotei a dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Vi gente que amou e gente que odiou esse livro. Acho que eu me juntaria aos que amaram, como você, já que também não me canso desse tipo de livro em que os personagens são sofridos e cheios de problemas, ainda mais se a história tiver um diferencial. Fiquei curiosa para acompanhar essa jornada da Mim e bem curiosa por esse final nem um pouco previsível.

    ResponderExcluir
  19. Já comecei a ler, fui até 30% e simplesmente abandonei. Não consegui me cativar pela história sabe? Tava arrastado, até tentei continuar, mas eu tava prestes a entrar em ressaca literária. Quem sabe mais pra frente eu não tente de novo?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Adoro ter essa sensação de ler um livro e não querer que ele chegue ao fim.
    Não conhecia o livro e fiquei encantada com a sua resenha. Muito interessante a coragem da personagem de simplesmente pegar suas coisas e ir atrás da mãe.
    Gostei também da amizade dela com um garoto que tem síndrome de Down.
    Acho que é uma leitura que eu gostaria de fazer, por isso adicionei a minha lista.

    ResponderExcluir
  21. "Ter como protagonista uma menina de 16 anos que toma antidepressivos e que é meio cega de um olho (coisa que ela esconde de todos), mas também por abordar muito bem temas como abandono, amor, amizade, morte e amadurecimento pessoal"

    Jura que esse livro fala de tudo isso?? Não sabia e fiquei de cara com isso. Quero m muito ler isso agora. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Dryh,
    Esse livro não tinha chamado muito minha a atenção, na verdade nem sabia muito bem do que se tratava.
    Achei o enredo e a forma como você fala dos personagens muito interessante. Fiquei surpresa e triste por não ter procurado saber desse livro antes. Doida para saber como termina essa viagem. E com certeza irei chorar, porque eu sou dessas e com certeza esse livro deve me comover bastante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  23. Olá, o titulo é bem diferente desse livro. Não me chamaria atenção, até que eu lesse sua resenha e soubesse como o autor desenrola este enredo. Me deixou bem animado para conhecer a história mais de perto. Farei isso assim que puder.

    ResponderExcluir
  24. Já havia visto esse livro por aí, mas essa é a primeira resenha que leio dele.

    Não conhecia a sinopse, mas sinceramente... A achei intrigante demais! Estou morta de vontade de lê-lo agora!

    Sua resenha me deixou ainda mais apaixonada pelo livro, o quero muito agora! Gosto de livros assim, com pessoas problemáticas e cheias de problemas. Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Tudo bom?
    Nossa a história tem uma mistura de acontecimentos que me deixou entusiasmada para ler.
    Ainda mais uma.garota que tem que tomar antidepressivos parte em rumo ao encontro de sua mãe, acho que ela teve uma coragem enorme, mas o mais bacana são as amizades que ela faz.
    Preciso ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu confesso que logo de cara achei o título do livro bem esquisito kkk. Mas ao ler sua resenha fui ficando cada vez mais interessada na história e curiosa para saber se a protagonista encontra sua mãe e também tenho certeza que será interessante as descobertas dela pela viagem.
    Dica anotada
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Oi Dryh,
    Já dou apaixonada pelas resenhas que leio desse livro, imagine quando o ler de fato. Mim é uma personagem que me encanta, que me causa curiosidade pela sua maneira de enxergar as coisas ao seu redor. O fato de ser narrado em primeira pessoa também é o ponto alto, assim, me aproximo muito mais da personagens e seus desejos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Já tinha visto esse livro algumas vezes, mas nunca parei para descobrir do que se tratava. Gostei bastante da premissa, mas o que me conquistou foi a sua resenha.
    Gostei de conferir suas impressões e da pra perceber o quanto esse livro te marcou. Simpatizei de cara com a Mim e estou bastante curiosa a respeito dos seus novos amigos e de como a trama irá seguir.
    Quero ler o livro em breve.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...