Boo

Oláá pessoas, como vocês estão?

Não sei vocês, mas eu tenho uma quedinha por livros com temáticas tristes e um tanto profundas, então, quando vi a respeito de Boo, fiquei imediatamente curiosa. O livro demorou bastante para chegar, mas, quando finalmente chegou, fiquei ainda mais animada para lê-lo. Com vocês, Boo

Título: Boo
Subtítulo: Minha vida após a morte
Autor: Neil Smith
Editora: Fábrica 231 (cortesia da editora Rocco)
Páginas: 336
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Oliver Dalrymple é o típico “looser” americano: aos 13 anos, magro e pálido como um fantasma, está mais interessado em biologia e química do que em esportes e vida social. Um dia, enquanto se recupera de um dos frequentes episódios de bullying de que é vítima recitando a tabela periódica em frente a seu armário, ele desfalece para sempre. E é aí que sua verdadeira vida começa. O “céu” onde Oliver acorda depois do que acredita ter sido uma parada cardíaca em função de um problema congênito chama-se Cidade e é povoado por pessoas que morreram aos 13 anos, como ele e seu colega de escola Johnny Henzel, que chega dias depois de Boo à Cidade, trazendo notícias perturbadoras sobre a causa da morte deles. Notícias que mudam para sempre a percepção de Oliver Boo sobre sua personalidade e seu lugar no mundo. Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, Boo é um romance cativante sobre amizade, confiança, bullying e a difícil tarefa de ser adolescente.
Resenha

“Bom, toda sua vida americana acabou, meu bem. Mas sua vida no além está prestes a começar. ”– página 13

Oliver Dalrymple, também conhecido como Boo (por ser extremamente branco), estava recitando a tabela periódica em frente ao seu armário quando, de repente, morreu, indo parar numa espécie de céu para jovens norte-americanos de 13 anos. Diferente do que muita gente imagina, o céu para onde Boo foi não era nas nuvens, cheio de anjos dançando para lá e para cá e paz emanando pelos poros de todos. Era um lugar comum, cheio de adolescentes de 13 anos que morreram de centenas de formas diferentes, e que teriam uma remorte assim que completassem 50 anos no “céu”.

Na Cidade, que é como eles chamam o tal céu, Zig (como chamam Deus) envia suprimentos que acha serem necessários, como comida, roupas, blocos de notas e tantas outras coisas. Além disso, todos se locomovem através de bicicletas e possuem funções (trabalhos) que podem mudar com o tempo. O que significa que, se você é barbeiro, pode se tornar outra coisa quando quiser. Mas, claro, nem tudo é perfeito. Existe um lugar para os criminosos (que cometem algum tipo de violência ou crime mais grave) e também um para os triscons (tristes + confusos = triscons).

Quando vivo, Boo sofria bullying na escola, e não só por conta de sua aparência, que lembrava a de um fantasma. Ele é apaixonado por tudo o que envolve elementos químicos, biologia e é extremamente inteligente. Mas, mais do que isso, ele não gostava de ser tocado e não fazia questão de tentar fazer amizades, por conta dos fracassos de quando era mais novo. Sendo assim, Boo era o alvo principal dos bullies da escola. Agora que está morto, Boo tem Thelma e Esther como amigas, além de Johnny Henzel, um menino que estudava com ele, e que aparecera pouco depois na Cidade.

Johnny e Boo já tinham trocado algumas palavras lá na América, mas eles nunca foram nada mais do que colegas. Agora que estão presos na Cidade, moram juntos e tiveram mortes próximas, ocasionadas pelo mesmo objeto/pessoa/coisa/incidente, eles acabam tornando-se amigos, enquanto tentam desvendar os mistérios de suas mortes e parecem receber sinais de Zig, que parece ter um senso de humor macabro.

Eu não sabia o que esperar deste livro quando o recebi, mas já tinha lido umas duas resenhas a respeito dele, e Boo tinha sido muito elogiado até então. Por ser narrado em primeira pessoa pelo nosso protagonista (que está escrevendo uma espécie de diário para seus pais, caso encontre uma forma de contatá-los), não foi difícil gostar de Boo e sentir empatia pelo mesmo, principalmente por ele não saber como morreu. E, diferente de Johnny, Boo não estava 100% certo de que queria saber o que tinha acontecido. Ele tinha outras preocupações, como cronometrar quanto tempo demorava para um machucado curar (todos os machucados se curavam sozinhos na Cidade).

Prefiro investigar algo menos chocante, por exemplo, como as lanternas funcionam sem baterias. Este é o único tipo de mistério que quero solucionar. – página 142

Também gostei bastante de Johnny, mesmo nos momentos em que ele parecia perder a razão e se mostrava um tanto pirado. Mas todos somos um pouco pirados, então de boas. Ver a forma como ele e Boo cuidavam um do outro me fazia torcer para que tudo desse certo no final, para que eles descobrissem como suas mortes haviam acontecido e, não sei, voltassem para a América ou vivessem felizes para sempre na Cidade.

Maaas, eu acho que o autor não tinha isso em mente, pois o livro ganhou reviravoltas que eu não imaginava que teria. E quando eu começava a achar que tudo ia finalmente sossegar, lá vinham mais bombas. Eu fiquei chocada, surpresa, impressionada e emocionada. Eu queria tanto entrar no bendito livro e abraçar todo mundo, até os personagens que, de início, eu achei odiáveis (Czar, um hipnotista, e os gêmeos Lu, que são bem irritantes), e principalmente, Boo e Johnny, porque eles são incríveis.

Terminei o livro querendo mais, mas dei de cara com a página de agradecimentos e tive de aceitar que Boo tinha acabado. O final me deixou chocada, mas confesso que esperava encontrar mais explicações e mais alguma coisa...haha’ algo que me fizesse abraçar o livro e favoritá-lo, mas isso não aconteceu. Eu adorei Boo, adorei os personagens e adorei a escrita do autor, mas não adorei o final. Ainda assim, é um livro que me marcou muito, e acho que a capa não poderia ser melhor, apesar de um tanto triste.


19 comentários

  1. Oi Dryh,
    Hoje só tô lendo resenha e colocando os livros na lista.
    Eu fico logo imaginando se a maior questão que identifiquei na sua resenha, a morte do Boo, é desvendada. Se não, terminar sem saber é muita sacanagem do autor.
    Os personagens parecem bem envolventes e o enredo bem diferente, apesar de trazer uma temática já bem trabalhada o bullying. Algumas coisas me fazem acreditar que existe algo previsível no enredo. Mas curiosa para saber se minhas conclusões estão certas.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Thiana ^^
      Olha, eu achei o livro completamente imprevisível...haha' eu não esperava nada do que aconteceu, então foi um soco na cara atrás do outro....haha'

      Excluir
  2. A capa do livor não dá muita pista sobre o enredo e se visse em uma livraria, antes de ver sua resenha, não me interessaria. Gostei da forma como você descreveu os personagens e já quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ivi ^^
      Na verdade, a gente só percebe a relação da capa com o livro em si depois que lê...hehe'

      Excluir
  3. Oiê, tudo bem ??
    Sabe aquela sensação de quero o livro mas não sei ?? É assim que estou agora. O livro me ganhou na capa e título (já está sendo adicionado no meu Skoob) e com esse enredo lindo e inesperado, tenho certeza que deve ser uma leitura incrível. É muito difícil quando um livro te cativa , porém falta aquela coisinha pra você favorita, né mesmo? É o povo acha que vida de leitor é fácil....rsrsrs. Não entendi muito bem porque você disse que é um livro triste .... É porque ele morre ?? Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Abraços ><
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Wesley ^^
      É triste porque o Oliver sofre muito bullying, chegando a crueldade, e isso doeu muito em mim como leitora. Mas ele morrer também é bem triste, e, correndo o risco de falar demais, o final também *-*

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto do livro!! Eu já conheica e, alias, queria muito ler antes!! :)

    E agora fiquei supercurioso!! Especialmente porque tem assim tantas reviravoltas, isso e super bom para mim!! ahah :) Que bom que te viste tao envolvida!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. A capa não chamou a minha atenção, mas lendo a sinopse e a resenha achei a trama bem curiosa. Só fiquei preocupada com o final que você disse que não adorou, que te deixou chocada. Porém, os temas abordados são excelentes para reflexão!

    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Adorei a resenha. Essa não foi a primeira resenha positiva que leio. E espero que não seja a única também :)
    Eu gostei da premissa do livro, tem algo inovador nele, entende?!
    A resenha foi sincera e citou pontos que ainda não tinha lido. E não posso esquecer de falar dessa capa, que está linda.

    P.S não falei muito da história, porque já li outras resenhas ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Olá =) Que bom que você gostou dos personagens. Adoro livros que tem reviravoltas que nem imaginava. Que bom que o livro te despertou vários sentimentos. Que bom que o livro que agradou e deixou você com gostinho que quero mais. Haha' A resenha ficou muito boa. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh, tudo bem?

    Que enredo heim. Não imaginava que seria assim quando comecei a ler sua resenha. Parecia só uma história bobinha, mas é realmente um super livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Dryh!
    Estou louca para ler esse livro, pois acho a premissa muito interessante!
    Gostei de conhecer suas impressões e acho que é bem provável que eu também sinta vontade de ter mais e é uma pena que você tenha sentido o final desse jeito :(
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Acho que nunca li um livro parecido. Quando olhei a capa, nem imaginava que o livro teria essa temática. Gostei bastante, fiquei muito interessada na leitura. É claro que já entrou para a lista de futuras leituras. Preciso ler esse livro e me emocionar também. Adorei a resenha, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Dryh, não sabiaaa nem a sinopse de Boo, e agora que li sua resenha, já quero ele demais. Hahahah Feliz 2017 pra vc! (olha a falta de educação da ser humana kkk). Nossa que temática diferente a de Boo,sério que eu tô adicionando ele na lista pra adquirir em breve, jurava que era só mais um young com uma história bem comum. Gostei do seu ponto de vista! Quero ler Boo tbm ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Li já outras resenha de Boo e fiquei encantanda com tantos comentários positivos! Quero muito lê-lo, pois como você, também tenho uma quedinha por coisas tristes.

    Gostei muito da sua resenha, o livro já está na minha lista de desejados!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adorei esse personagem Boo apresentado por você, ele tem um carisma sem igual. Adoro livros que trazem essas bombas durante o enredo e a cada reviravolta eu fico ainda mais encantado por uma leitura que segue este caminho.

    ResponderExcluir
  14. Primeira resenha que leio sobre este livro e fiquei super interessada em ler. Acho que o que me chamou mais atenção foi essas reviravoltas que a trama dá e esse final hein, gostaria de saber mais. É engraçado que uns livros a gente gostaria que tivesse continuação e outras que tem continuação mais nem precisaria, né? kkk

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Sabe que eu gosto bastante desses livros que trazem uma moral e ainda mais quando são um tanto tristes, e gostei muito da proposta desse. Com certeza irei ler uma hora dessas, quero conhecer mais do personagem e da sua história, muito emocionante.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...