Últimos filmes vistos #2

Oláá pessoas \0/


Preparados para mais dicas de filmes? Desta vez são filmes bem conhecidos (imagino eu), então acredito que muitos de vocês provavelmente já viram alguns. De qualquer forma, dicas são sempre válidas, né? Bora?

Olga

Olga é um filme brasileiro baseado na biografia de Olga Benário Prestes, escrita por Fernando Morais. Lançado em 2004, o filme conta a história de uma alemã judia comunista que fica encarregada de proteger Luís Carlos Prestes aqui no Brasil, fingindo ser sua esposa. Mas a revolução liderada por Carlos não dá certo, e ambos são presos, sendo que Olga já estava grávida de Carlos. Olga é enviada à Alemanha por Getúlio Vargas como um "presente" para Hitler, e lá fica em campos de concentração, onde tem sua filha, Anita. Algum tempo depois, ela é enviada a uma câmara de gás, onde morre.
Já tinha visto este filme antes, mas, mesmo já o tendo visto antes, continua sendo uma história impactante. Ver aquelas pessoas em campos de concentração, sendo tratadas de forma desumana, trabalhando até cair, sendo executadas... Mas o filme é mais um romance do que qualquer outra coisa, e isso me decepcionou um pouco, pois acho que poderiam ter diminuído o romance e focado mais no conteúdo histórico. De qualquer forma, é um filme incrível, e os apaixonados por história, principalmente sobre a 2ª Guerra Mundial, vão gostar.

*

Anna Karenina

Assistir este filme foi, na verdade, um engano. Acontece que eu queria assistir Maria Antonieta, mas acabei esquecendo o nome do bendito filme, e quando vi Anna Karenina, pensei que fosse ele. Mas, como eu gosto da Keira Knightley, atriz que faz a protagonista do filme, decidi assistir tudo. Não vou dizer que não gostei, mas eu esperava mais. No filme, Anna Karenina é casada com Alexei Karenin, funcionário do governo, mas acaba se apaixonando pelo conde Vronksy, e, depois de tentar expulsar (sem sucesso) a atração que sentia por ele, ela se deixa viver um amor que pode arruiná-la. Não a ele, é claro, porque o conde é um homem. Baseado no livro Anna Karenina, de Tolstöi, a história se passa na Rússia, em meados do século XIX.

*
Capitães da Areia

Nunca tive vontade de ler ou ver este filme, mas, tendo visto que Capitães de areia é presença constante e confirmada nos vestibulares, decidi arriscar. E eu AMEI! Comecei por lendo o livro, mas então cheguei na metade e decidi ver o filme. Conheci as duas "versões" no mesmo dia, mas não sei dizer qual delas me tocou mais.
Esta é a história de meninos de rua marginalizados que vivem num velho trapiche à beira da praia. Conhecidos como Capitães da Areia, a idade destes meninos varia entre 8 e 16 anos de idade. Para sobreviver, eles cometem roubos e pequenos delitos, assustando a sociedade e recebendo a ajuda de um padre e uma mãe-de-santo, os únicos que parecem não ter medo deles. Não sei se há algum protagonista na história, pois as histórias e sentimentos de todos os meninos são narrados, mas, se há, eu não sei dizer qual deles é. Enfim, eu nunca fui muito fã de clássicos, mas tenho me surpreendido bastante com as obras que ando lendo (Vidas Secas, Capitães da Areia...), então as recomendo muito.

*
Agora e para sempre

Este é um filme que eu venho querendo ver já faz um tempão, vi uma resenha muito boa sobre ele há alguns meses e me interessei pela história. Adaptação do livro Antes de morrer, de Jenny Downham, o filme conta a história de Tessa Scott, uma adolescente que tem leucemia em estágio terminal, e que decide interromper o tratamento após anos sofrendo com o mesmo. Tessa faz uma lista das coisas que quer fazer antes de morrer, desde coisas mais simples, como ver o pôr-do-sol, até perder a virgindade, e é assim que o filme começa. Alguns dias depois, ela conhece Adam, e, quando eles se aproximam, Tessa vê nele uma chance de viver seus últimos dias em plena alegria, tendo assim, alguém com quem compartilhar seus desejos e sonhos. Mesmo já sabendo o possível final do filme, é impossível não chorar. E eu não digo isso somente porque a Tessa têm câncer e todos sabemos quão dolorosa a doença é, mas porque no início ela era um bendito pé no saco, e eu fui gostando cada vez mais dela. Ok, a menina tem câncer, tem os dias contados e etc, mas isso não justifica a forma como ela trata seus pais, e até mesmo seu irmão mais novo. A diferença entre a Tessa do primeiro e a do último minutos do filme é muito grande, e foi uma das melhores coisas de se ver no filme.

*
Sufraggete (Sufragistas)

Outro filme que eu era doida para ver há séculos. Uma obra prima! Retratando a luta feminina pelo voto na Inglaterra em meados do século XIX. Nossa protagonista, Maud, tinha um emprego (escravista, pelo o que se percebe), um marido e um filho, mas, ao conhecer mulheres militantes feministas que quebram vidraças e caixas de correio para chamar a atenção ao seu movimento, ela acaba aderindo a causa, perdendo sua família e seu emprego. Mas Maud agora tem um objetivo: lutar por direitos iguais. O movimento começou por volta de 1897 no Reino Unido, mas somente em 1918 que as mulheres conquistaram o direito ao voto. Quatorze anos depois, em 1932, as mulheres brasileiras também conseguiram tal direito.
É um filme que eu recomendo muito, principalmente porque, no final, ele mostra imagens reais do enterro de uma das Sufragistas que deu a vida pela causa, querendo chegar ao governo de seu país com o movimento.

*   *   *   *
E vocês, que filmes andaram vendo?

20 comentários

  1. Oii, tudo bom??
    Nossa, sério que você não ficou satisfeita com o filme Ana Karenina?? Eu amei,já li o livro e realmente achei bem legal. O único filme dai que eu não assisti foi o último, mas só de ter essas atrizes protagonizando. Deve ser perfeito, vou ver em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    desses, o único filme que eu assisti foi Agora e para sempre e fiquei desidratada quando terminei de assistir rs, mas é muito bom. Tenho interesse em assistir os outros, especialmente Anna Karenina.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Que post ótimo!!!! Capitães de Areia eu li na época da escola e achei o livro bem pesado para a época que eu li. Quando fui assistir o filme, na época do lançamento,fiquei encantada e reli o livro e me reencontrei coma história.
    Olga é um filme que eu adorei ter visto e pretendo ler o livro ainda esse ano.
    Por favor, faça mais posts assim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dry, caramba eu ainda não assisti nenhum desses filmes. Rsrs. Eu ando vem devagar para filmes nesse último mês. Acho que não assisti nenhum! Dos que citou eu quero assistir capitães de areia o mais rápido possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Faz um tempo que não assisto filmes. Ando focando muito nas leituras e deixando esses outros passatempos para outros dias. Dos assistidos, não lembro de ter visto nenhum, mas fiquei muito interessada em Agora e para sempre e Anna Karenina (esse era para ser meu nome!)
    Ironicamente, são filmes que foram adaptados de livros ahaha.
    Adorei a postagem e quero mais assim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    Apesar de não curtir muito filme... tem alguns que chama atenção...
    Dos que você mencionou ai, o único que me chamou a atenção foi Karenina... parece ser TOP
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi oi querida,
    Você assistiu filmes ótimos esse mês. Estou interessada na maioria, mas o que mais me chamou a atenção foi Agora e Para Sempre.

    Os outros filmes eu já ouvi falar, e depois de ver que você assistiu e gostou vou procura-los para assistir e tirar minha própria opinião sobre eles.


    Beijos querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Eu estou morrendo de curiosidade com As Sufragitas, está passando a propaganda dele na rede telecine direto e sempre paro tudo para ver e tentar saber um pouco mais da história. Eu ainda não li Olga, acredita? mas tenho muita vontade também, sei que a história é incrível e fala exatamente sobre assuntos que muito me interessam.

    ResponderExcluir
  9. Esses filmes sã maravilhosos o único que não li ainda foi sufragistas mais parece ser ótimo vou anotar aqui.
    Agora e para sempre é um filme tão bom que fico triste só de pensar nele.
    Trágico e ao mesmo tempo tão lindo eu amo.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Nossa, Olga? Quando eu assisti esse filme no cinema, com meus amigos, eu era adolescente, e por coincidência, meu cabelo tinha o mesmo corte e o mesmo tom que o da personagem (antes dela ficar careca, claro). Junte essa característica com o fato dos meus olhos serem verdes, minha pele clara e meu rosto oval, pronto! Ganhei um apelido... rs Meu marido até hoje fala que eu me pareço com a Camila Morgado, tudo culpa desse filme... =)
    Muito legal ver suas dicas de filmes, confesso que alguns eu não cheguei a assistir.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Já assisti Olga e Agora e para sempre. Gostei muito de ambos.
    Os últimos filmes que tenho assistido tenho achado muito interessantes pelo fato de a maioria ser baseado em fatos reais. São eles: Um homem entre gigantes e A vida por um fio. Assisti também Como ser solteira e dei várias risadas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláaaa...
    Adorei o post!
    OLGA é um filme que assisti faz uns três anos e amei demais, até hoje tenho marcas em minha memória dele... E vou te dizer que chorei horrores!
    AGORA E PARA SEMPRE despertou meu interesse e quero assistir!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Assisti todos os filmes que você mencionou e são todos incrivelmente maravilhosos e um bocado tristes para ser bem sincera. Anna Karenina foi um dos meus preferidos, pois as festas, os vestidos e o todo o cenário em meio a neve é incrivelmente tocante e romântico, senti uma nostalgia ao ver este post haha. Olga é sem dúvidas um excelente longa, repleto de emoções e um filme muito forte, como vi a um bom tempo, vou ver se volto a assistir.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Olga é um filme perfeito, já que mostra a luta da mulher em uma época que ela era totalmente negligenciada. Ainda não tive o prazer de ler o livro sobre ela, já que o filme tem essa perfeição, imagino como será o livro.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. OI Dry!

    Só filmes bem conceituados, entretanto da sua lista só assisti Olga e chorei horrores. Não sei se o filme teve alguma licença poetisa, mas se foi tudo dessa forma somos uns monstros, fomos desumanos com essa mulher e quando coloco o nós digo o governo brasileiro. beijos e aguardo mais dicas.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!
    Ótimas dicas de filme,acredita que ainda não vi nenhum??!! Pois é mas fiquei louca pra ver Olga pois me interesso muito por esse tema,fiquei bem interessada em Ana Karenina e Sufragistas!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-eterno-namorado-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de filmes, quase nunca vejo um, mas suas dicas estão tão boas que fiquei animada kkkk Bom, Olga é um filme que eu ja vi por ai, mas não parei para saber sobre o que era e agora lendo seus comentários fiquei animada, só é uma pena o foco ser no romance e não nos acontecimentos históricos :( O Agora e Para Sempre eu já vi e achei incrivel, é muito lindo. O Capitães de Areias eu nem ao menos sabia que tinha filme e tenho vontade de conhecer a história também. Enfim, gostei muito das dicas, vou tentar ver.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oiee
    Eu ando meio com preguiça de assistir filmes, mas pra não dizer que não assisti nenhum recentemente, assisti Invocação do mal 2 e adorei. Morro de preguiça de fazer resenhas de filmes, lembrei que era pra ter feito a do esquadrão suicida e eu esqueci, hauhauha
    Acredita que dos filmes que você citou ainda não assisti nenhum??
    Mas anotei as dicas, alguns já estavam na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Uma seleção de filmes de primeiríssima, embora desses eu tenha visto só "Olga", uma única vez. O suficiente para me fazer jurar que nunca mais veria esse filme de novo. Não porque foi ruim, longe disso, mas porque chorei uns quantos baldes. Sério, esse filme é triste demais, velho.

    ResponderExcluir
  20. Só filmes bons, hein! Eu amei Anna Karenina (o livro também é ótimo), e Olga também me tocou muito. Sufraggete eu quero muito assistir também. Adorei as suas escolhas. Os que ainda não assisti já foram anotados.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...