A vida como ela era

Título: A vida como ela era
Autora: Susan Beth Pfeffer
Editora: Bertrand Brasil (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 378
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Os últimos sobreviventes #1
Sinopse: Quando Miranda começa a escrever um diário, sua vida é como a de qualquer adolescente de 16 anos: família, amigos, garotos e escola. Suas principais preocupações são os trabalhos extras que os professores passaram – tudo por causa de um meteoro que está a caminho da Lua. Ela não entende a importância do acontecimento; afinal, os cientistas afirmam que a colisão será pequena. O que Miranda não sabe é que os cientistas estão muito enganados... Para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e isso altera de modo catastrófico o clima do planeta. Terremotos assolam os continentes, tsunamis arrasam os litorais e vulcões entram em erupção. Em 24 horas, milhões de pessoas estão mortas e, com a Lua fora de órbita, muitas outras mortes são previstas. Miranda e sua família precisam, então, lutar pela sobrevivência em um mundo devastado, onde até a água se torna artigo de luxo. Através do diário da adolescente, A vida como ela era nos conduz por uma emocionante história de persistência, ensinando-nos que, mesmo diante de tempos assustadores e imprevisíveis, o recurso mais importante de todos – aquele que jamais deve ser extinto – é a esperança.
Resenha

A colisão de um meteoro com a Lua estava causando grande comoção pelo mundo, mas, como sabia que não era grande coisa (afinal, muitos já colidiram com a Lua antes e nada de ruim aconteceu), Miranda não deu muita bola. Ela estava era irritada com os muitos trabalhos que precisava fazer para a escola, todos sobre a Lua. E, além disso, preocupada com o fato de ter sido convidada para ser madrinha do filho de seu pai com a nova esposa.

Mas, acontece que os cálculos dos cientistas estavam errados, e o meteoro acaba causando mais estragos do que apenas os buracos previstos. Ele tira a Lua de sua órbita natural, o que deixa o mundo em pânico, pois terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas começam a acontecer. E isso não é o pior. Sem energia, o mundo para de funcionar, não há mais comida, não há segurança, proteção, e as doenças tomam conta. Como sobreviver, se as pessoas nem sabiam quem era o inimigo?

Não sei como sobreviverei se nunca mais vir a luz do sol de novo. – página 177

No início, todos pensaram que as coisas logo voltariam ao normal, mas a mãe de Miranda imaginou que isso podia não acontecer. Sendo assim, fez os filhos comparem o máximo de comida que pudessem no supermercado, e estocou de tudo em casa. Ao longo do tempo, Miranda percebeu que a mãe estava certa. A ajuda estava demorando para chegar, e as comidas estocadas poderiam ser úteis. Mas as coisas ainda podiam melhorar, né?

Talvez sim, talvez não. Mas Miranda não está feliz de qualquer jeito. Ela não consegue se comunicar com o pai, não sabe se a avó está viva (muitas cidades e até países inteiros foram devastados pela maré, que subiu muito quando a Lua “se mexeu”), e não fala mais com as amigas. Além disso, as escolas não funcionam mais, de forma que ela não pode praticar natação ou conversar com seus colegas. As únicas pessoas com quem se relaciona agora são sua mãe, seus irmãos e a Sra. Nesbitt, uma vizinha que já é parte da família. Ah, e o gato, Horton.

Nós temos uns aos outros. Enquanto viermos uns aos outros, ficaremos bem. – página 242

Eu não sabia o que esperar deste livro quando comecei a lê-lo, mas sabia que ia gostar quando cheguei lá pela página 20 e já não conseguia parar de ler. Gente, que escrita! A história é contada pela Miranda, que escreve em seu diário sobre o seu dia-a-dia e etc, e é assim que ficamos sabendo sobre tudo o que acontece, sobre os sentimentos da menina (que tem 16 anos, esqueci de mencionar antes) e sobre as pessoas ao seu redor. Ela tem uma relação um pouco complicada com a mãe, as duas vivem discutindo e sempre acabam gritando uma com a outra, o que termina em Miranda correndo para o quarto. Achei a protagonista um pouco mimada e irritante em alguns pontos, mas ela amadurece MUITO, o que me surpreendeu bastante, pois eu não imaginava que isso fosse acontecer. É difícil acreditar que a Miranda da última página é a mesma da primeira. No começo ela se importava com umas coisas tão fúteis, mas, no final, ela tornou-se alguém realmente impressionante.

O que também é impressionante é a história em si. Bem original, interessante e, mais uma vez, surpreendente. Nada ficou óbvio demais, a autora não deixa nada tão previsível, os personagens são apaixonantes (cada um à sua maneira, até mesmo os mais chatinhos), e os momentos de tensão são muitos, chegando ao ponto de eu tentar não me apegar a ninguém, com medo de que algum dos personagens morresse.

Fico imaginando se algum dia terei que decidir o que é pior: a vida que estamos vivendo ou vida nenhuma. – página 137

Estou doida pela continuação, e, sendo uma série um tanto grande (cinco livros, se não me engano), imagino que muita coisa ainda vai acontecer. Só fico imaginando o que a Lua vai “fazer”. Vai se aproximar da Terra e causar mais destruição? Vai voltar para o seu lugarzinho e trazer a normalidade de volta? Vai continuar quietinha fora de sua órbita, enquanto Miranda e os outros sobreviventes racionam comida e sofrem no calor e frio extremos?

É... Muita coisa ainda pode acontecer, e imagino que o próximo volume seja tão eletrizante quanto este. Mas eu confesso que não sei o que esperar dele. Não consigo nem imaginar o que vai acontecer, fico pensando em finais para a história, mas não consigo imaginar nenhum concreto, pois sei que vou errar...haha’ Enfim, tenho certeza de que os fãs de distopia irão amar (e, por favor, deixem de lado essa coisa de “Uma das melhores séries para os fãs de Jogos Vorazes” ali na capa), e os leitores que curtem uma boa história de fim do mundo também.

Não quero ter mais nada a temer. Não comecei a escrever este diário para que ele seja um registro do nosso fim. – página 85



17 comentários

  1. Olá Dryh, eu já li esse livro na edição anterior. Foi uma leitura interessante, mas não sei se vou querer ler a continuação por agora, talvez porque a série seja grande mesmo. Mas que bom que você curtiu a leitura, ela é mesmo eletrizante. Se ler o próximo não deixe de fazer a resenha por aqui, quem sabe eu me motive ;)
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Dryh!
    O livro parece inédito e bem interessante, primeiro por ser através de um diário e depois por mostrar a visão de um adolescente sobre um acontecimento tão catastrófico. Gostei!
    Obrigada pela visita feita ao blog.
    Bom final de semana!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...” (Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de agosto com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dryh,
    Meu Deus, que livro é esse? Achei a ideia do meteoro muito interessante e fiquei muito curiosa em relação ao desenrolar da história. Como assim o livro se tornou viciante logo na página 20? Meu Deus, estou muito interessada na leitura. Ele tem elementos que me deixaram bem curiosa.
    Espero que a continuação do livro te agrade.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh! Esse livro parece ser bem interessante. Sempre que leio ficção com tragédias desse tipo, fico imaginando o que aconteceria se tais ameaças fossem reais. E como eu adoro uma série, esse livro com certeza entrou para minha lista! Valeu pela dica!
    Helô

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Não conhecia o livro mais fiquei bem curiosa logo que li a sinopse, eu tenho um amor muito grande por esses livros com desastres que fazem o personagem principal sair da zona de conforto, evoluir.
    Vou anotar por aqui pretendo le-lo com certeza.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  6. A sua empolgação na resenha é sentida em cada palavra e eu adorei perceber isso. Espero que o próximo volume atenda a sua expectativa e seja realmente tão eletrizante como esse.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adooooro distopias assim, lembrou-me de Crônicas Arcanas. Estou ansiosa para conferir esse enredo, pois nunca imaginei que o fim do mundo pudesse esta relacionado com o fim da lua. Uau. Bem original, não? Gostei de saber que a Miranda amadurece e que acontecimentos imprevisíveis dão tensão e adrenalina à história. Espero ler o quanto antes!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    EU também não gosto mutio dessas comparações!! Ate porque cada livro e um livro! :) São trabalhos individuais e diferenciados, ainda que com alguns aspetos em comum... :)

    Bem, eu amo distopias e achei esse livro bem interessante! :) Que bom que a historia e eletrizante, eu adoro isso! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Nunca ouvi falar desse livro mas uma trama em que a lua é deslocada da sua órbita causando diversas catástrofes e mudando a vida como os humanos a conhecem é um livro que faz muito o meu estilo de leitura e me deixa com a mão coçando pra ir à livraria mais próxima. Essa trama parece ser sensacional e sua empolgação me deixou cheia de vontade de o ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, tudo bem?
    Não tinha ouvido falar do livro antes e pela sua resenha parece ser uma história muito interessante. Ao que parece, se passa num cenário apocalíptico já que não há energia, comida e segurança. Se está ruim para a protagonista cuja mãe estocou bastante comida para a família sobreviver por um tempo, imagina para o resto das pessoas?
    Achei bem louco esse incidente da lua e fiquei bem curiosa sobre como as coisas irão se desenrolar e em como a vida dos personagens muda diante das mudanças enfrentadas. Espero ler em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!
    Não conhecia o livro, mas já fiquei curiosa pela leitura após ler suas palavras sobre. Admito que fiquei com receio da protagonista, pelo fato de ser mimada (e olha, que já tinha ficado com essa impressão antes de chegar na parte que você cita isso rs), mas fico mais tranquila já que ela amadurece. E acho isso sensacional, acompanhar o amadurecimento de um personagem é ótimo. E esses momentos de tensão? Quero saber!! rs
    Mas vou ser bem sincera, fiquei um pouco decepcionada ao saber que o livro faz parte de uma série. Cinco livros? Não sei não. rs Quem sabe um dia?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Achei a capa desse livro linda, bem como a de suas sequência e fico feliz que tenha gostado e achado um enredo único e que a escrita da autora é muito envolvente, mas no momento o livro não despertou a minha atenção, mas tenho uma amiga que acho que iria gostar então vou indicar a obra pra ela.
    Ótima resenha e dica.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  13. O livro me interessou logo quando vi a capa, simplesmente maravilhosa.
    Se fiquei curiosa pelo livro? COM TODA CERTEZA DO MUNDO! Mas confesso que estou um pouco preocupada com a física nesse desenrolar todo haha
    Gostei da ideia da autora de levar esses acontecimentos para o diário de uma garota, e gostei mais ainda do fato de saber que ela consegue amadurecer, pois não acho que eu aguentaria as crises de uma garota mimada kkk
    Com certeza vou ler esse livro, a construção me parece boa, e esse tema é fantástico! Espero não me decepcionar, depois que eu terminar a leitura volto aqui para dizer o que achei.
    Obrigada pela indicação, pois é difícil encontrar livros sobre esses assuntos <3

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  14. Olá querida, tudo bem?
    Tenho que admitir que não tenho ideia do que pensar depois de ler essa resenha. Uma distopia cuja temática baseia-se em um meteoro atingindo a Lua e deixando a Terra virada no caos?
    Uau, acho que é a primeira vez nessa minha vida leitora escritora que ouço falar disso. Se estou interessada? Com absoluta certeza!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não sabia sobre a história desse livro, mas achei super original e quero ler, mesmo com a personagem mimada no começo, até porque adoraria acompanhar seu amadurecimento. Super te entendo nesse parte de ter medo de alguém morrer, leitor que é leitor sofre disso sempre. Sou fã de distopias e quero ler, mesmo não gostando de ler séries longas

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por aí, mas não dei muita bola, pois não é do tipo que costumo ler. Mas lendo sua resenha agora fiquei curiosa, parece ser uma história bem original mesmo e achei bacana essa coisa de ser contada em forma de diários. Alem disso, gostei de saber que a protagonista amadurece bastante com a história.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro conta uma ficção, mas que alguns estudiosos dizem que poderia acontecer. Será?
    Confesso que não quero estar viva caso isso aconteça, pois não deve ser nada fácil. 5 livros sobre esse mesmo tema é interessante a autora vai ser bem convincente em tudo que ela escrever.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...