Título: O caderninho de desafios de Dash & Lily
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.
Resenha
Você vai querer brincar disso pela pura emoção do desejo sem resistência? – página 19
Lily não
pensou que o seu Natal fosse ser tão
ruim. Os pais decidiram viajar para Fiji
numa lua de mel atrasada, o irmão só tinha olhos para o novo namorado, e seu
avô tinha viajado para pedir a nova namorada em casamento. Ela então acaba
sozinha. Até que seu irmão lhe dá a ideia de esconder um caderninho vermelho
numa livraria, com desafios para quem o encontrasse. E quem acaba encontrando o
tal caderninho é ninguém mais, ninguém menos do que Dash.
Filho de pais divorciados, Dash havia dito à mãe que passaria o Natal com o pai, e ao pai que ficaria com a mãe, de modo que acaba
com o apartamento só para si. Ele não se importa muito em ficar sozinho, já que
é uma pessoa um tanto solitária. Dash
poderia ter simplesmente ignorado o caderninho, ou tê-lo colocado de volta no
lugar após ler o primeiro desafio. Porém, ele decidiu seguir em frente, e, após
completar a tarefa, deixou um desafio para Lily.
Mas não lhe disse seu nome.
Começa então uma troca de desafios entre os dois desconhecidos,
que passam a contar suas melhores e piores lembranças através do caderno, e,
depois de alguns dias, ambos anseiam desesperadamente pelo contato do outro. O
que aquilo significava? E se Dash
não fosse o que Lily esperava, e Lily não fosse a garota que ele
imaginava? Como o livro é narrado por ambos os personagens, o leitor sabe como
cada um realmente é, o que quebra um pouquinho o suspense. Se não conhecêssemos
Dash, poderíamos pensar que ele era
um maníaco. Se não conhecêssemos Lily,
poderíamos achar que ela era um serial
killer disfarçado.
A história é encantadora, mas eu confesso que
esperava um pouco mais. O início do livro foi um pouco arrastado, de forma que
eu demorei um pouco para engatar na leitura. Mas eu gostei da forma como os
autores andaram com a história, como os personagens se conheceram (através do
caderninho E pessoalmente), e gostei ainda mais do final. Adorei ver que cada
um tinha um estilo próprio, que tinham suas personalidades e gostos. Nada
pareceu forçado, nem mesmo os sentimentos que eles sentiam um pelo outro, que,
felizmente, não surgiram do nada.
Mas, estando aqui ou não, você está aqui, porque essas palavras são para você, e elas não existiriam se não estivesse aqui de alguma forma. Este caderno é um instrumento estranho: o instrumentista não conhece a música até que comece a ser tocada. – página 96
Outra coisa que eu também achei incrível foi a
forma como os autores combinaram seus personagens e a história. Eu nem mesmo
percebi que eram duas pessoas escrevendo a mesma história, pois a forma como David e Rachel criam o livro juntos é única, não deixam pontas soltas,
constroem personagens (protagonistas e secundários) com maestria, de um jeito
que ninguém fica de fora, todos têm um papel importante para o romance.
Enfim, gostei bastante do livro, só o início que
foi um pouco cansativo e arrastado. Dash
e Lily são personagens apaixonantes,
apesar de Lily ser um pouco
dramática de vez em quando. Ver como os autores conseguem criar uma ótima
história juntos me deixou curiosa para ler Nick
& Nora e Naomi & Ely, e a
lista do não beijo, livros que também escreveram juntos.
Não é minha intenção que isso pareça desesperançoso. Porque, da mesma forma que uma criança consegue entender o que “g-a-t-o-“ quer dizer, acho que conseguimos encontrar as verdades que vivem por trás de nossas palavras. – página 88
Oi Dryh, eu também li esse livro recentemente e gostei bastante do enredo, ainda mais diante desse clima natalino. Adorei essa união dos autores e acho que o desenvolvimento dos personagens foi ótimo, fazendo com que a leitura se tornasse ainda mais leve. Também me surpreendi positivamente com essa união. Ah, não deixe de ler os outros livros escritos por eles, também são ótimos, especialmente Naomi & Ely, e a lista do não beijo.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Oi Dryh, tudo bem?
ResponderExcluirO Caderninho de Lily e Dash parece ser uma leitura bem divertida, imagino a ansiedade dos dois para se conhecerem a medida que vão desafiando um ao outro. Gostei muito de saber que os dois autores combinaram tanto que nem parece que o livro foi escrito por duas pessoas diferentes. Mesmo com início sendo um pouco arrastado fico feliz que a leitura tenha sido proveitosa. Esse livro já está na minha lista de leituras futuras e estou bem curiosa para conhecer a escrita do David Levithan (ainda não li nenhum livro dele), esou sempre escutando comentários positivos a respeito.
Beijos
Olá. A capa do livro é linda e eu já to querendo ler ela há dias! Parece ser uma história leve e bem fácil de ler, daquelas que a gene acaba se apegando facilmente aos personagens.
ResponderExcluirAbraço!
Leitora Encantada
Oi Dryh, terminei de ler este livro ontem e mais uma vez, Levithan me encantou. Ainda não conhecia a escrita da Rachel, mas amei também. Adorei o livro do começo ao fim!!! Você resumiu bem falando que a leitura diverte e nos faz pensar, foi essa impressão que tive!!!!
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oie dri, que pena que o início foi arrastado atrapalhando um pouco da sua leitura, mas ainda bem que depois melhorou, e é ótimo quando dois autores possuem essa conexão tão grande que nem percebemos quando é um e quando é outro escrevendo né. A premissa desse livro por si só me chama muita atenção, e eu fico bem curiosa sobre a parte do natal, se teremos muitas cenas narradas no natal porque adoro essa época nos livros. Espero poder ler logo.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAdorei os quotes que você separou, dá para ter uma ideia bem legal sobre a escrita do livro.
Eu nunca li nada do Levithan mas me parece ser um livro muito bom e quero começar o autor com este. Gosto de se passar no natal porque acredito que seja um época mágica em que as pessoas estão mais abertas uns com os outros.
Beijos.
Oi Dryh!
ResponderExcluirEu achei a capa e a premissa bem bonita e legal, mas eu to meio cansada de ler livros mais juvenis, então não o leria agora. Mas acrdito muito no poder do autor em fazer com que a gente se envolva com a história e ame. Tenho certeza que irei gostar, mas será uma leitura que vou realizar mais para frente. Parabéns pela resenha, beijocas linda!
Oi!
ResponderExcluirEsse livro é um amor <3
Eu morri de rir dos desafios que ambos preparavam, e gostei muito de toda a trama de eles irem se descobrindo desses desafios, revelando um pouquinho mais de si e vendo o que estava errado na sua vida.
Lilly foi um personagem amorzinho que vou lembrar pra sempre <3
Olá Dryh,
ResponderExcluirA premissa desse livro é bem diferente. A sua resenha é a segunda que leio e foi muito legal ver uma outra opinião.
Estou curiosa em relação a leitura, mas agora fiquei preocupada com o fato de o começo ter sido arrastado para você. Como sempre tive a impressão de que nossos gostos são parecidos, me pergunto se não teria a mesma impressão que você.
Apesar disso, acho que todo o resto vale a pena e, por isso, espero ler para formar opinião rs.
Beijos ♥
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAchei muito interessante a premissa desse livro, fora que adoro um livro mais juvenil para passar o tempo. Uma pena que o livro tenha o início meio agarrado mas gostei de saber que os personagens são interessantes, meio que Lily seja um pouco dramática. Gostei de saber que a história não deixa pontas soltas e que mal dá para perceber a diferença de narrativa entre os autores. Vou adicioná-lo a minha lista de leitura.
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Oi,tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho visto várias resenhas positivas desse livro mas a sua foi a única, até agora, que mencionou o início lento. Ainda assim me pareceu ser uma trama bem divertida e leve e com personagens bem interessantes. O fato da narrativa em conjunto ter um bom entrosamento também me deu certo alívio, pois ainda não li e outro livro que os autores escreveram juntos e, portanto, não sabia bem o que esperar.
Beijos!
Oi! Eu já vi várias resenhas sobre esse livro é você foi a primeira que vi que achou a história um pouco cansativa. Mas vi que mesmo assim você curtiu a leitura neh? Eu estou com com vontade de ler para descobrir os desafios do caderninho. Hahaha.
ResponderExcluirBj
Oi Dryh, essa é minha leitura atual e estou lendo ele muito rápido até, é uma leitura fluida e que não nos deixa largar a obra até sabermos qual será o final dos nossos protagonistas. Me apeguei tanto a eles e a história que mesmo sem ter terminado a leitura, estou indicando para todos os cantos o livro! Só é uma pena que você não gostou tanto, que o livro não supriu suas expectativas, que pena mesmo :/
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Quando leio em uma resenha que a leitura começou arrastada eu geralmente nem arrisco ler o livro, pq acabo abandonando, mas parece uma trama bem divertida e leve e com personagens bem interessantes, eu também sou dramática kkkk, então não terei problemas com a personagem! Gosto bastante do David, vou anotar para futura leitura! Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEsse livro é muito fofo, achei a capa uma gracinha e quero muito poder lê-lo. O que me deixa mais curioso é saber os desafios que nele contém e se eles se encontram. Não sabia que o começo era arrastado mas agora quando ler vou ter isso em mente e que o livro melhora muitooooo.
Olá
Estou doido pra ler esse livro, achei a premissa dele muito boa e apaixonante, bem daquelas que desejamos pra gente. Estou querendo saber quais são esses desafios e se eles acabam se encontrando <3 Altas expectativas agora.
Everton Equipe Rillismo
http://rillismo.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia este livro antes, mas gostei bastante de conhecer. Achei o enredo bem interessante e achei original a ideia de um livro onde jovens trocam desafios em um caderninho. Só é um pouco perigoso eles terem confiado tanto um no outro sem se conhecer, mas ok, ignoremos essa parte é vamos pensar em como eles se divertiram e acabaram gostando um do outro. Fiquei bem curiosa para saber como termina essa aventura!
Beijinhos!
Cantinho Cult
Eu sou apaixonada pelos livros do Levithan, mas fiquei meio decepcionada com Naomi e Ely então fiquei adiando a leitura com medo de me decepcionar com esse também.
ResponderExcluirGostei de saber que o inicio é meio lento, assim meio que já me preparo melhor para o que esperar da leitura mas o melhor é que parece que as coisas melhoram e que os sentimentos não aparecem do nada.
Acho que está na hora de arriscar - e torcer para curtir também :)
Beijinhos,
Lica
Oi!
ResponderExcluirEu estou bem curiosa sobre esse livro e como gosto bastante de romances com esse estilo bem fofinho acho que não me decepcionar com esse. Os personagens parecem ser ótimos, é uma pena que você tenha demorado um pouco para se envolver com a história...
Beijos!