O caderninho de desafios de Dash & Lily

Título: O caderninho de desafios de Dash & Lily
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.
Resenha

Você vai querer brincar disso pela pura emoção do desejo sem resistência? – página 19

Lily não pensou que o seu Natal fosse ser tão ruim. Os pais decidiram viajar para Fiji numa lua de mel atrasada, o irmão só tinha olhos para o novo namorado, e seu avô tinha viajado para pedir a nova namorada em casamento. Ela então acaba sozinha. Até que seu irmão lhe dá a ideia de esconder um caderninho vermelho numa livraria, com desafios para quem o encontrasse. E quem acaba encontrando o tal caderninho é ninguém mais, ninguém menos do que Dash.

Filho de pais divorciados, Dash havia dito à mãe que passaria o Natal com o pai, e ao pai que ficaria com a mãe, de modo que acaba com o apartamento só para si. Ele não se importa muito em ficar sozinho, já que é uma pessoa um tanto solitária. Dash poderia ter simplesmente ignorado o caderninho, ou tê-lo colocado de volta no lugar após ler o primeiro desafio. Porém, ele decidiu seguir em frente, e, após completar a tarefa, deixou um desafio para Lily. Mas não lhe disse seu nome.

Começa então uma troca de desafios entre os dois desconhecidos, que passam a contar suas melhores e piores lembranças através do caderno, e, depois de alguns dias, ambos anseiam desesperadamente pelo contato do outro. O que aquilo significava? E se Dash não fosse o que Lily esperava, e Lily não fosse a garota que ele imaginava? Como o livro é narrado por ambos os personagens, o leitor sabe como cada um realmente é, o que quebra um pouquinho o suspense. Se não conhecêssemos Dash, poderíamos pensar que ele era um maníaco. Se não conhecêssemos Lily, poderíamos achar que ela era um serial killer disfarçado.

A história é encantadora, mas eu confesso que esperava um pouco mais. O início do livro foi um pouco arrastado, de forma que eu demorei um pouco para engatar na leitura. Mas eu gostei da forma como os autores andaram com a história, como os personagens se conheceram (através do caderninho E pessoalmente), e gostei ainda mais do final. Adorei ver que cada um tinha um estilo próprio, que tinham suas personalidades e gostos. Nada pareceu forçado, nem mesmo os sentimentos que eles sentiam um pelo outro, que, felizmente, não surgiram do nada.

Mas, estando aqui ou não, você está aqui, porque essas palavras são para você, e elas não existiriam se não estivesse aqui de alguma forma. Este caderno é um instrumento estranho: o instrumentista não conhece a música até que comece a ser tocada. – página 96

Outra coisa que eu também achei incrível foi a forma como os autores combinaram seus personagens e a história. Eu nem mesmo percebi que eram duas pessoas escrevendo a mesma história, pois a forma como David e Rachel criam o livro juntos é única, não deixam pontas soltas, constroem personagens (protagonistas e secundários) com maestria, de um jeito que ninguém fica de fora, todos têm um papel importante para o romance.

Enfim, gostei bastante do livro, só o início que foi um pouco cansativo e arrastado. Dash e Lily são personagens apaixonantes, apesar de Lily ser um pouco dramática de vez em quando. Ver como os autores conseguem criar uma ótima história juntos me deixou curiosa para ler Nick & Nora e Naomi & Ely, e a lista do não beijo, livros que também escreveram juntos.

Não é minha intenção que isso pareça desesperançoso. Porque, da mesma forma que uma criança consegue entender o que “g-a-t-o-“ quer dizer, acho que conseguimos encontrar as verdades que vivem por trás de nossas palavras. – página 88



18 comentários

  1. Oi Dryh, eu também li esse livro recentemente e gostei bastante do enredo, ainda mais diante desse clima natalino. Adorei essa união dos autores e acho que o desenvolvimento dos personagens foi ótimo, fazendo com que a leitura se tornasse ainda mais leve. Também me surpreendi positivamente com essa união. Ah, não deixe de ler os outros livros escritos por eles, também são ótimos, especialmente Naomi & Ely, e a lista do não beijo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, tudo bem?
    O Caderninho de Lily e Dash parece ser uma leitura bem divertida, imagino a ansiedade dos dois para se conhecerem a medida que vão desafiando um ao outro. Gostei muito de saber que os dois autores combinaram tanto que nem parece que o livro foi escrito por duas pessoas diferentes. Mesmo com início sendo um pouco arrastado fico feliz que a leitura tenha sido proveitosa. Esse livro já está na minha lista de leituras futuras e estou bem curiosa para conhecer a escrita do David Levithan (ainda não li nenhum livro dele), esou sempre escutando comentários positivos a respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá. A capa do livro é linda e eu já to querendo ler ela há dias! Parece ser uma história leve e bem fácil de ler, daquelas que a gene acaba se apegando facilmente aos personagens.
    Abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, terminei de ler este livro ontem e mais uma vez, Levithan me encantou. Ainda não conhecia a escrita da Rachel, mas amei também. Adorei o livro do começo ao fim!!! Você resumiu bem falando que a leitura diverte e nos faz pensar, foi essa impressão que tive!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie dri, que pena que o início foi arrastado atrapalhando um pouco da sua leitura, mas ainda bem que depois melhorou, e é ótimo quando dois autores possuem essa conexão tão grande que nem percebemos quando é um e quando é outro escrevendo né. A premissa desse livro por si só me chama muita atenção, e eu fico bem curiosa sobre a parte do natal, se teremos muitas cenas narradas no natal porque adoro essa época nos livros. Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei os quotes que você separou, dá para ter uma ideia bem legal sobre a escrita do livro.
    Eu nunca li nada do Levithan mas me parece ser um livro muito bom e quero começar o autor com este. Gosto de se passar no natal porque acredito que seja um época mágica em que as pessoas estão mais abertas uns com os outros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh!

    Eu achei a capa e a premissa bem bonita e legal, mas eu to meio cansada de ler livros mais juvenis, então não o leria agora. Mas acrdito muito no poder do autor em fazer com que a gente se envolva com a história e ame. Tenho certeza que irei gostar, mas será uma leitura que vou realizar mais para frente. Parabéns pela resenha, beijocas linda!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro é um amor <3
    Eu morri de rir dos desafios que ambos preparavam, e gostei muito de toda a trama de eles irem se descobrindo desses desafios, revelando um pouquinho mais de si e vendo o que estava errado na sua vida.
    Lilly foi um personagem amorzinho que vou lembrar pra sempre <3

    ResponderExcluir
  9. Olá Dryh,
    A premissa desse livro é bem diferente. A sua resenha é a segunda que leio e foi muito legal ver uma outra opinião.
    Estou curiosa em relação a leitura, mas agora fiquei preocupada com o fato de o começo ter sido arrastado para você. Como sempre tive a impressão de que nossos gostos são parecidos, me pergunto se não teria a mesma impressão que você.
    Apesar disso, acho que todo o resto vale a pena e, por isso, espero ler para formar opinião rs.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Achei muito interessante a premissa desse livro, fora que adoro um livro mais juvenil para passar o tempo. Uma pena que o livro tenha o início meio agarrado mas gostei de saber que os personagens são interessantes, meio que Lily seja um pouco dramática. Gostei de saber que a história não deixa pontas soltas e que mal dá para perceber a diferença de narrativa entre os autores. Vou adicioná-lo a minha lista de leitura.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Oi,tudo bem?
    Eu tenho visto várias resenhas positivas desse livro mas a sua foi a única, até agora, que mencionou o início lento. Ainda assim me pareceu ser uma trama bem divertida e leve e com personagens bem interessantes. O fato da narrativa em conjunto ter um bom entrosamento também me deu certo alívio, pois ainda não li e outro livro que os autores escreveram juntos e, portanto, não sabia bem o que esperar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu já vi várias resenhas sobre esse livro é você foi a primeira que vi que achou a história um pouco cansativa. Mas vi que mesmo assim você curtiu a leitura neh? Eu estou com com vontade de ler para descobrir os desafios do caderninho. Hahaha.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, essa é minha leitura atual e estou lendo ele muito rápido até, é uma leitura fluida e que não nos deixa largar a obra até sabermos qual será o final dos nossos protagonistas. Me apeguei tanto a eles e a história que mesmo sem ter terminado a leitura, estou indicando para todos os cantos o livro! Só é uma pena que você não gostou tanto, que o livro não supriu suas expectativas, que pena mesmo :/

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Quando leio em uma resenha que a leitura começou arrastada eu geralmente nem arrisco ler o livro, pq acabo abandonando, mas parece uma trama bem divertida e leve e com personagens bem interessantes, eu também sou dramática kkkk, então não terei problemas com a personagem! Gosto bastante do David, vou anotar para futura leitura! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Esse livro é muito fofo, achei a capa uma gracinha e quero muito poder lê-lo. O que me deixa mais curioso é saber os desafios que nele contém e se eles se encontram. Não sabia que o começo era arrastado mas agora quando ler vou ter isso em mente e que o livro melhora muitooooo.

    Olá

    Estou doido pra ler esse livro, achei a premissa dele muito boa e apaixonante, bem daquelas que desejamos pra gente. Estou querendo saber quais são esses desafios e se eles acabam se encontrando <3 Altas expectativas agora.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não conhecia este livro antes, mas gostei bastante de conhecer. Achei o enredo bem interessante e achei original a ideia de um livro onde jovens trocam desafios em um caderninho. Só é um pouco perigoso eles terem confiado tanto um no outro sem se conhecer, mas ok, ignoremos essa parte é vamos pensar em como eles se divertiram e acabaram gostando um do outro. Fiquei bem curiosa para saber como termina essa aventura!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  17. Eu sou apaixonada pelos livros do Levithan, mas fiquei meio decepcionada com Naomi e Ely então fiquei adiando a leitura com medo de me decepcionar com esse também.
    Gostei de saber que o inicio é meio lento, assim meio que já me preparo melhor para o que esperar da leitura mas o melhor é que parece que as coisas melhoram e que os sentimentos não aparecem do nada.
    Acho que está na hora de arriscar - e torcer para curtir também :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu estou bem curiosa sobre esse livro e como gosto bastante de romances com esse estilo bem fofinho acho que não me decepcionar com esse. Os personagens parecem ser ótimos, é uma pena que você tenha demorado um pouco para se envolver com a história...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...