De olho no autor #48: Alane Brito

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?

Estão preparados para conhecer mais uma autora nacional MARAVILHOSA que escreveu dois livros incríveis que acabaram se tornando uns dos meus favoritos? Sim, estou falando da Alane Brito, autora de O que me disseram as flores e O trio \0/

Bora?
Resenha O trio / Resenha O que me disseram as flores


1. Como foi seu primeiro contato com a leitura?
A.B.: Com a minha mãe, leitora assídua. Não faço ideia de quantos livros ela já leu.

2. Quando você começou a escrever?
A.B.: Eu tinha costume de criar histórias, mas ficavam só na imaginação. Um dia, decidi que queria visualizá-las, então comecei a criar histórias em quadrinhos. Eu amava, mas davam muito trabalho, porque além de desenhar, tinha que pintar um por um, e eram bem longas. Até que me dei conta de que só escrever era mais fácil. Nessa época eu devia ter de 13 para 14 anos. 

3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
A.B.: Não necessariamente, não uso nenhum modelo de início, embora no final sempre acabem lembrando alguém. Agora que tenho betas para ler, assim que começo a escrever, escolho avatares, mas mais por estímulo delas.

4. Que sentimentos estiveram presentes enquanto você escrevia “O trio” e “O que me disseram as flores”?
A.B.: Em O Trio, acho que extraí meus sentimentos mais profundos, porque explorei um pouco a nostalgia de minha infância. Cresci numa cidade pequena, com clima bem árido e vivia bem livre mesmo. Então, juntei isso ao desejo de falar sobre relações entre amigos e deu no que deu.

Em O Que Me Disseram as Flores, me baseei em minhas próprias experiências também, porque a maneira como Ângela trata William (ai, que vergonha!) me inspirei em minha relação com um rapaz que era apaixonado por mim e, por mais que eu o tratasse mal, ele continuava insistindo. Não me levem a mal, por favor! Eu tinha quinze anos na época. E não, não fiquei com ele, nem sequer namoramos. (risos)

5. Quanto tempo levou para escrever seus livros? 
A.B.: É uma pergunta difícil, porque mesmo que tenha terminado de escrever, ainda faço inúmeras revisões, e é isso que é demorado. Atualmente, a história em si leva de cinco a seis meses. Mas para eu considerar terminado de fato, devo acrescentar, pelo menos, mais uns oito, em média. 

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro?
A.B.: Publicar hoje em dia é bem fácil, basta ter dinheiro. Fazê-lo ficar conhecido é que é a parte mais difícil, porque, certamente, existem livros de “desconhecidos” mais fascinantes que muitos famosos por aí, mas que não tiveram o mesmo marketing. Os blogs são uma ferramenta maravilhosa para isso.  

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
A.B.: É uma válvula de escape. A vida é muito complicada e escrever meio que me puxa de volta para a lucidez quando alguma coisa parece que vai me afetar emocionalmente. 

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
A.B.: Não direi que é o meu preferido, mas que me marcou bastante, porque acho que foi o primeiro livro sério que resolvi ler: O Cemitério, de Stephen King.

9. Se fosse um personagem, qual seria? Pode escolher um de cada livro J
A.B.: Difícil... De O Trio, eu diria Jordan, por causa da força dele. De OQMDAF, acho que a Ângela, já que foi inspirada em mim mesma. Em bem poucas partes, devo destacar! (risos)

10. Além de escrever, você também lê bastante?
A.B.: Leio menos do que eu gostaria, amo demais, tanto que, quando começo, só sossego quando termino. Imagina meu problema com séries...

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
A.B.: Olha, para não ter problemas, indicarei os meus mesmo. (risos)


12. Poderia nos contar um pouco dos seus livros?
A.B.: O Trio foi um livro que tive muito carinho em escrever, porque, como mencionei antes, lembra um pouco de minha infância. Explorei bem a fundo meus sentimentos, mergulhei tanto, que ainda não consegui me desligar dele totalmente. Talvez nunca consiga. Tive muita conexão com os personagens, tanto que em algumas cenas parecia que eu não tive controle, a história ia me levando. Um exemplo foi o destino de Ana, não me lembro de ter premeditado aquilo.

OQMDAF considero o primeiro livro que escrevi que considerei com chances de publicação. Bem antes de O Trio. Ele passou por muitas mudanças desde a primeira versão. A essência da história é praticamente a mesma, mas precisei mudar algumas partes do enredo, praticamente tudo, pois, como foi um dos primeiros livros que me aventurei a escrever, a escrita ainda era bem amadora.


13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
A.B.: Sim! Posso adiantar o título que, coincidindo com a sua pergunta, é: O Segredo dos Becker. Ele já está terminado, passará agora por mais revisões, mas a história em si está terminada. É um romance com uma certa dose de suspense. Conta sobre a vida de Sarah, uma menina de 16 anos, que teve que crescer escondendo a existência de Mike, um garoto de 17 anos, que seus pais tiraram da família dele quando era um bebê, e isso os obrigou a sair da cidade onde moravam e mudarem suas identidades para viverem numa cidadezinha. Só que, aos poucos, Sarah vai descobrindo que a verdade por trás dos motivos que os levaram a fazer tal coisa não são os que eles contaram para ela. E claro que tem a paixão no meio, né? (risos) Ela e Mike se apaixonam mesmo em meio a situações bem turbulentas. 

Bom, é isso, espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre mim. Agradeço a Dryh pelo convite, carinho e apoio! Beijos

*   *   *   *

20 comentários

  1. Não conhecia a autora e amei as capas dos livros!!! Achei a entrevista muito interessante e me deu muita curiosidade para ler os livros. Corajoso da parte dela, ela escolher personagens para ser... Quero conhecer mais!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Não conhecia a autora, mas gostei de saber mais através da entrevista. Foi como se ela tivesse aqui do ladinho, falando um pouco de tudo o que ela gosta. Muito bom, parabéns!
    Bjks
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Achei bem legal essa entrevista! Li resenhas sobre O Que me disseram as flores e ele parecem bem uma novela mexicana, e claro que quero ler!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, posso dizer que sou apaixonada pela escrita da Alane, é rápida de se ler e bem fluida de fácil entendimento. Li os dois livros dela em um dia cada e cara, realmente são maravilhosos. Fiquei em cólicas agora com esse terceiro livro que já está pronto, espero que lancem logo, porque adoro um romance adolescente e se tem suspense melhor ainda. Adorei a entrevista, ainda mais sendo com ela.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora, mas achei bem bonita a inspiração que ela usou para seus livros! Pois escrevendo algo inspirado no que viveu ao menos para mim dá a impressão de uma história mais real! E acho sempre bonito alguém que pega o gosto da leitura por causa da família.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Juro que não conhecia a autora, mas fiquei encantada pelas fofuras de respostas. Com certeza é o tipo de autora que vira amiga. Tenho parcerias que considero como minhas mães, adoro cada uma delas. E super concordo quando ela fala que nós, blogueiros, somos a ferramenta para tudo isso funcionar. Porque olha só se um livro tiver mais de 20 resenhas em blogs e forem positivas, com certeza o livro vai ser conhecido. Agora, se o livro quase não foi resenhado ele passará despercebido. Adorei as capas das obras. A autora está de parabéns.
    Até logo.

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dryh.
    Eu já tinha visto falar bastante sobre o livro O Trio. Tenho um amigo virtual que ama o livro. Mas sobre a autora eu ainda não sabia quase nada. Parabéns pela entrevista, gostei bastante. Eu li O cemitério, do Stephen, mas não gostei muito hehe. A capa de O que me disseram as flores está linda e assim que der eu quero ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Linda
    Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista.
    Parece doce e meiga e isso reflete no estilo dos livros.
    Engraçado um escritora que não lê tanto assim.
    Amei a capa de o que me disseram as flores.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oiie Dryh,

    Que autora linda é essa? O rosto dela é muito angelical. Adorei a entrevista, e esses livros? Capa mais linda ainda. E fiquei louca para ler o "O que me disseram das flores", parecer ser lindo demais. Sucesso a autora e ao blog.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá Dryh,
    Ainda não conhecia a autora e os livros, mas achei bastante interessantes. Achei as capas lindas e as respostas delas muito interessantes.
    Gostei de saber que um livro favorito ou que, no mínimo, ela goste muito é do Stephen King, um autor que adoro. Gostei também se saber que ela vê a escrita como uma válvula de escape.
    Adorei a entrevista e, como sempre, suas perguntas são sempre incríveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia os livros, mas não tinha reparado que eram da mesma autora... Se bem que com tantos lançamentos e o fato de eles não serem lançados pela mesma editora meio que colaboraram para eu não associar os livros - que estão na minha lista.
    Gostei muito de conhecer mais da autora, e concordo com o que ela diz sobre lançar livros no Brasil. Essa coisa de que é difícil lançar não é bem a verdade já que basta ter dinheiro, que claro, não é barato, mas acho que é muito mais difícil fazer com que o livro apareça entre tantos lançamentos...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu já conhecia a autora já de longa data ai pelo Facebook.
    Ela me cedeu o livro O TRIO, mas sinceramente nem li ainda.
    Agora eu ia comprar o novo livro dela no site, mas acabei mudando de opção e
    deixando para pegar um outro dia, espero poder gostar, pois todos comentam bem.
    Eu gostei de saber um pouco mais sobre ela. Adoro as entrevistas que faz e espero que os leitores gostem também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-ilha-dos-dissidentes.html

    ResponderExcluir
  13. Oiee!!
    Apesar de não conhecer a autora já conhecia seu livro O Trio através da blogosfera, ainda não o li, mas tenho muita vontade de conhecer mais de perto a escrita dela, O que me disseram as flores também me deixou bem curiosa amei a capa e o enredo parece ser encantador!!
    Como ela é simpática né!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, eu não conhecia a autora ainda, mas fiquei super curiosa com as obras, parecem ser incríveis. Eu já tinha ouvido falar de O Trio antes e ouvi coisas boas, já o outro livro eu não conhecia ainda, só posso dizer que pela entrevista eu fiquei bem curiosa para conhecer as obras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. OLá!
    Não conhecia a autora, mas eu pouco conheço de literatura nacional.
    Visitando os blogs tenho conhecido muitos autores nacionais.
    Nem os livros conhecia. :-(
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia a autora, mas gostei bastante dos livros, esse primeiro tem o título e a capa linda!!
    A autora também é pura simpatia!!
    Que tenha muito sucesso na carreira!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia a autora e nem conhecia o seus livros. Adoro quando um blog dedica um post a um escritor nacional, pois acho isso incrível e mostra que valoriza a nossa literatura. Gostei bastante da entrevista e por conhecer um pouco mais da Alane.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Adorei conhecer um pouco sobre a autora, e vou procurar ler a resenha dos livros dela em breve.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!ue bacana essa entrevista com a autora, juro que morro de vontade de ler esse livro, ele foi um dos lançamentos da Arwen que mais estava desejando mês retrasado.
    Muito incrível ela começar a escrever tão nova, e o livro levar menos de um ano para ficar pronto, isso mostra que ela é muito talentosa
    Muito sucesso pra ela <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Dryh!
    Adorei essa sua seção de entrevistas com autores, muito fofo, além de dar oportunidade para que eles divulguem seus trabalhos e alcancem mais leitores. Parabéns pela iniciativa!
    Sobre a Alane Brito: uma fofa! Ela tem o pé no chão e ama o que faz. Como não se sentir contagiada com todo esse carinho e talento?
    Eu por exemplo, nunca tinha ouvido falar da autora, mas agora com certeza vou procurar saber mais sobre o trabalho dela!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...