Sem filtro

Oiee pessoas \0/
Sem filtro foi lançado em 2017 pela Galera, mas recebi o meu há alguns dias (semanas?), e assim que o li, fiz a resenha e vim contar para vocês o que achei :)

Título: Sem filtro
Autora: Lily Collins
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 240
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Lily Collins estreia na literatura com um tocante relato sobre autoimagem, confiança, amor-próprio, relacionamentos, família, amor e muito mais . Lily Collins — estrela de filmes como Instrumentos mortais, Espelho, espelho meu e Simplesmente acontece — estreia na literatura com um livro confissão; uma conversa entre amigas. Honesta. Sem filtro.
Pela primeira vez, Lily fala da vida pessoal e confessa seus segredos mais bem guardados. Lily desnuda suas vulnerabilidades com uma coragem comovente, e lembra que a vida não é feita apenas de risos e um eterno alvorecer cor-de-rosa. Para cada alegria há, também, dor e desilusão; luz e trevas, como em qualquer trama bem urdida. Aceitação é a palavra mágica. Para Lily, olhar o espelho e gostar do que vê, fazer as pazes com você mesma é a chave para suportar os dias ruins. Embora o caminho para o amor-próprio possa ser sinuoso, a autora aprendeu que basta uma pessoa estender a mão, alguém tomar uma pequena atitude para todos os demais entenderem que não estão sozinhos.


Resenha

Gosto muito da Lily Collins, tanto como atriz – principalmente nos filmes Simplesmente acontece e To the bone – quanto como pessoa, a admiro muito e estou sempre ligada em suas redes sociais. Quando vi que ela havia escrito um livro e que a Galera iria publicá-lo por aqui, fiquei muito feliz e curiosa: eu não sabia muita coisa sobre a autora, e estava ansiosa para conhece-la melhor.

Em Sem Filtro, Lily conta sobre sua infância na Inglaterra e depois nos Estados Unidos, para onde se mudou com a mãe. Fala sobre a ausência do pai enquanto crescia, sobre seus distúrbios alimentares que surgiram na adolescência (anorexia e bulimia) e também das inseguranças que sentia em relação a seu corpo, desde o momento em que começou sua carreira como modelo até os dias atuais. Ela também fala sobre os relacionamentos abusivos que teve, o quanto aprendeu com cada um deles e sobre sua recente paixão por cozinhar.

Cada um de nós é único no mundo, então todas as peculiaridades que nos definem são as coisas especiais e devem ser aceitas em vez de rejeitadas. – página 14

Além de nos mostrar uma Lily que ainda não conhecíamos, o livro também traz várias reflexões acerca da vida, abordando desde o que se pode aprender com um relacionamento abusivo (a partir do momento em que você percebe que merece muito mais do que está recebendo) até aprender a se aceitar como é, de maneira imperfeita, errática e humana. Lily também menciona como surgiu sua paixão pelo jornalismo e como foi inserida no mundo da televisão, falando um pouco sobre a gravação de To The Bone, quando ela precisou desenterrar seus medos e demônios e enfrenta-los mais uma vez, e também de Okja, gravado na Coreia do Sul.

Apesar de ter gostado de conhecer mais sobre a Lily e de refletir com tudo o que ela disse, confesso que esperava bem mais do livro. Acho que eu imaginei que seria mais detalhado, mais profundo, melhor desenvolvido e mais marcante. Fiquei um pouco decepcionada, confesso, e ver que o livro possui páginas brancas e as fotos inseridas nele estão em preto e branco me deixou ainda mais desanimada, pois me pareceu que foi feito às pressas e com pouco cuidado. Encontrar erros da revisão só me fez bater ainda mais nessa tecla. Uma pena, pois eu realmente estava ansiosa e curiosa para ler este livro.

Apesar disso, eu gostei do livro. Gostei de ver o quanto Lily cresceu com tudo o que aconteceu com ela, aprendendo e tirando proveito de todas as coisas ruins que poderiam tê-la derrubado, mas não conseguiram. Gostei especialmente das partes em que ela fala sobre seus relacionamentos, desde o que sentiu por quem deu um “chá de sumiço” até o relacionamento abusivo mencionado lá em cima. Ela conta que o rapaz era mais influente e que, por isso, ela se sentia obrigada a ser exatamente aquilo que ele queria que ela fosse, do contrário, Lily tinha medo de que ele fosse deixa-la. Sabemos quantas mulheres passam por isso todos os dias, e sabemos também o quanto é difícil para que elas percebam o que está acontecendo, então ler sobre alguém que conseguiu escapar de tal violência emocional me deixou arrepiada.

Eu estava tão apaixonada e cega pelo fato de aquele cara ter me escolhido entre todas as outras que me senti obrigada a ser exatamente como ele gostaria, ou ele ia me deixar. – página 30

Sem filtro é um livro que vale a pena ser lido, principalmente para aqueles que gostam de livros reflexivos que contam a história de alguém, seja essa pessoa famosa ou não. Gostei de conhecer essa Lily, e gostei ainda mais de saber que ela continua lutando contra suas inseguranças e permanece forte contra os distúrbios alimentares que poderiam tê-la matado. É uma leitura que vale a pena fazer, só não foi tão marcante ou especial quanto eu imaginei que seria.

Então, obrigada a todas as pessoas que me colocaram em situações horríveis e me disseram não – isso tornou o sim muito melhor de ouvir. – página 200


13 comentários

  1. Olá...
    Eu também solicitei SEM FILTRO, mas, ainda não recebi o meu exemplar...
    Gostei de acompanhar as suas impressões e fiquei feliz em saber que o livro conseguiu mostrar outro lado de Lily... Tenho certeza que é um livro bem inspirador <3
    Em breve estarei lendo...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe que isto já não faz muito o meu estilo porque não curto muito a atriz, mas gosto dos filmes dela, que são bem para a comédia romântica, mas não leria um livro sobre a vida da pessoa por não achar que vale a pena sabe?

    ResponderExcluir
  3. Eu não esperaria nada marcante mesmo. Adoro ela mas ela ainda é bem jovem. Tenho certeza de que escreverá outros livros mais densos, muitas vezes até abordando os mesmos temas, porém de forma mais madura.

    Acho ela lindíssima e ótima atriz!

    Bjs!
    Evelyn
    New Romantic

    ResponderExcluir
  4. Apesar do livro não ser muito a minha praia eu gosto das reflexões que ele pode trazer, assim como o fato dela falar sobre relacionamentos abusivos. Mas é uma pena que o livro não tenha se aprofundado em nada e erros de revisão ninguém merece, uma pena mesmo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Há tempos que não leio um livro nesse estilo auto-biográfico. Nem sabia da existência desse, mas isso é perdoável, né! Que bom que você gostou da obra por um lado, porém que pena que no geral ela te decepcionou de alguma forma. Costumo gostar muito dos livros publicados por essa editora, no entanto, fiquei meio pé atrás com esse, a palavra 'decepcionante' me deixou meio desanimada para querer lê-lo, pelo menos por enquanto. Já que faz pouco tempo que sai de algumas leituras bem decepcionantes para mim.

    #segredosdetinta

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Eu já conhecia o trabalho da Lily como atriz, mas ainda desconheço o de escritora, já que ainda não li essa obra. Não conhecia a sua vida pessoal, então fiquei chocada pelos seus problemas alimentares e a ausência de seu pai. Como se chama "Sem Filtro", também imaginei que ela iria contar tudo mesmo, sabe? Então fiquei descontente pela Lily ter optado por não ser muito profunda. E imaginei que a edição seria melhor, então me desanima para comprar este livro. Vou pensar bastante antes de optar por ler ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh, li muitos elogios para com este livro e na verdade, nem imaginava que ele pudesse ser tão positivo. Embora não tenha sido marcante pra vc, fiquei curiosa e espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns trabalhos da Lily e gosto dela atuando, mas não sou nenhuma fã, então não fiquei animada quando vi esse livro, sabe? Mas lendo sua resenha deu para saber um pouco mais da vida da atriz e acredito que seja uma boa leitura para os fãs mesmo. Só é uma pena não terem tido mais cuidado para fazer e publicar o livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu gosto de biografias e livros de não-ficção. Gostei de conhecer esse livro pela sua resenha, a artista/autora parece falar sobre temas importantes; pena que não foi tão marcante como você esperava.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?

    Há um tmepo atrás eu conheci uma parte da história de vida da Lily Collins e fiquei MUITO interessada em saber ainda mais. Eu já havia visto a publicação desse livro há uns dois dias atrás se eu não me engano e fiquei com bastante vontade de ter em mãos e conhecê-lo, ou melhor, conhecê-la. Fiquei triste com o seu relato sobre a obra, pelo o que você comentou a diagramação não está nada favorável e a história não é tão intensa como imaginei que seria.Enfim, inda pretendo conhecê-lo, mas é mais por curiosidade mesmo. Adorei a sinceridade da sua resenha ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Confesso que não sou muito fã de Biografias, mas parece que essa vai bem além disso. Já assisti filmes dela e sei que quando o assunto é sr atriz ela arrasa e espero muito que isso aconteça quando o assunto é contar sua história. Vi muitas pessoas falando desse livro e que também gostaram, mas que se tivesse um pouco mais de aprofundamento seria ainda melhor. Que pena que a parte gráfica do livro não te agradou, assim como você não sou muito fã de olhas brancas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Gosto da atriz, j;a vi vários filmes com ela, mas eu não tenho muito interesse no livro. Esse tipo de livros não faz muito meu estilo, e vou acabar não lendo ou largando na metade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Apesar dos pesares, parece ser um livro interessante.

    Mas não senti muita vontade de lê-lo. Pra eu ler esse gênero precisa ser de uma pessoa que admiro muito mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...