Senhor das Sombras

Oie oie pessoas \0/
Que eu sou fã da Cassandra Clare não é novidade: Os Instrumentos Mortais é a minha série de livros favorita de toda a vida! Então quando a editora Galera lançou Senhor das Sombras - ano passado - eu fiquei me tremendo toda querendo ler. Finalizei a leitura ontem e ainda estou em choque por causa não só do final, mas também da história toda. Bora?

Título: Senhor das Sombras
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 602
Edição: 1
Lançamento: 2017
Série: Os artifícios das trevas #2
Sinopse: A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.

Resenha – contém spoilers do livro anterior, Dama da meia-noite

Todos os sonhos terminam quando acordamos. – página 473

Após descobrir que seu amor por Julian pode destruí-los e a todos ao seu redor, Emma pede para que Mark finja ser seu namorado; era a única maneira de fazer Julian deixar de amá-la. Mas eles têm problemas maiores do que um amor que pode leva-los à loucura, acreditem.
Com a morte do feiticeiro Malcolm Fade, um número muito grande de demônios marinhos foi libertado do oceano, resultando numa atenção indesejada dos Centuriões para o Instituto de Los Angeles – ninguém podia saber que quem comandava o Instituto desde a Guerra Maligna era Julian, ou sua família seria separada – e, além disso, existe um grupo de Caçadores que querem impor ainda mais leis contra os seres do Submundo, resultando em mais coisas para resolver.

Eu demorei um bocado para conseguir mergulhar na história; até a página 100, mais ou menos, não consegui gostar das coisas que estavam acontecendo (acredito que seja porque eu não gostava muito de Emma e Julian até este livro) e queria muito que a parte legal chegasse logo. Mas quando as coisas começaram a acontecer para valer, eu estava perdida. Cassandra Clare sabe muito bem como manter o leitor fissurado na história, sem nem perceber o tempo passar, e o fato de ela contar tudo em vários pontos de vista (não só o de Emma e Julian) fez com que eu gostasse ainda mais de ler o livro. Claro que eu queria mais saber o que estava acontecendo com Cristina, Mark, Kieran, Ty, Livvy e Kit do que com o casal principal da história – felizmente, eles estão menos sem graça do que no primeiro livro – mas ok.

Além do romance proibido entre Emma e Julian, temos aqui um adorável  triângulo amoroso que me fez suspirar horrores, e eu realmente torcia para que os três ficassem juntos logo, pois não conseguia juntar só duas pessoas e deixar a outra de fora. Minha cabeça deu nós terríveis com isso, mas estou esperançosa de que as coisas vão se resolver com o tempo, ainda que tema pela vida de tais personagens.

Nós escolhemos um ao outro quando éramos crianças. Nós escolhemos um ao outro de novo aos 14 anos. Eu escolhi você e você me escolheu. É isso que é a cerimonia parabatai, na verdade, não é? É um modo de selar essa promessa. Que diz que eu sempre vou escolher você. – página 226


Eu deveria saber que não podia me apaixonar tanto pelos personagens criados por Cassandra, tendo em vista quantas pessoas ela matou em Os Instrumentos Mortais, e todas as vezes em que quase morri do coração achando que alguém iria morrer. Mas eu fui boba e quis deixar isso tudo de lado, o que resultou numa noite mal dormida e uma angústia muito grande no peito, quando o livro acabou. O livro é tenso do início ao fim, e os personagens fazem tantas coisas e viajam para tantos lugares (inclusive o Reino das Fadas, várias vezes, aliás) que cogitar que alguma coisa ruim (pior do que as coisas que já estavam acontecendo) não é muito difícil. Eu torcia muito para que ninguém arrancasse Mark de sua família, e mais ainda para que Emma e Julian conseguissem arranjar uma maneira de quebrar a ligação parabatai (ou apagar o amor que sentiam um pelo outro, o que fosse mais cabível). Torcia também para que Kit se sentisse amado por aquela família que o abrigava, e para que Cristina resolvesse suas coisas com Diego Não-Tão-Perfeito-Assim.

Senhor das Sombras me trouxe mais emoções do que seu antecessor, o que eu achava que não seria possível. Ainda não superei o final (quem supera uma coisa dessas?) e creio que vou ficar de mal da autora até o demorado lançamento do terceiro (e último?) livro da série, que só vem no final do ano (haja coração). Maaaas... A gente sempre pode dar aquela lidinha nos capítulos favoritos, né? E como presente de consolação pelas lágrimas derramadas e corações partidos, a editora trouxe um capitulo extra no final do livro, que fez com que eu gostasse um pouco mais de Emma e Julian.

Ele era lindo. Sempre foi lindo, mas ela demorou muito para perceber. E agora ela mantinha as mãos coladas nas laterais do próprio corpo, e doía não poder tocá-lo. Ela nunca mais poderia tocá-lo. – página 19

Apesar de ter gostado muito deste livro, não posso ignorar o começo arrastado e um pouco cansativo, e isso me impede de dar nota máxima. Maaas, tendo em mente que Alec e Magnus aparecem por aqui (assim como Clary e Jace – saudades), considerem um 4.5...haha’
Queen of air and darkness (Rainha do ar e das trevas) promete muuito, e apesar de ser mais curto que os outros livros da série (aimds), as expectativas a respeito das cenas de ação e resolução de tudo o que houve em Senhor das Sombras estão no céu!

Essa é a beleza da Guerra Maligna. Vocês simplesmente não conseguem conter todos os demônios do Pacifico, não com seus números atuais. Ah, não estou dizendo que não possam vencer um dia. Venceriam. Mas pensem em todas as mortes nesse meio tempo. Um único Blackthorn vale realmente o sacrifício? – página 194


15 comentários

  1. Olá,

    Infelizmente não fiz a leitura da sua resenha com muito aprofundamento, pois tenho vontade de ler os outros livros, mas pelo pouco que li fiquei assustado, pois odeio finais arrastados!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?
    Ahhh eu tb sou louca pela Cassandra Clare, apesar de já achar que ela podia sair desse mundo de Shadow Hunter e parar de me falir haha.
    Ainda nao li esse segundo livro da trilogia, mas já gostei das coisas q vc falou, mas é uma pena que o começo foi mais chatinho.
    Com certeza vou ler, ainda mais depois de tantos pontos ressaltados.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler algo desta mulher, eu tenho aqui a série completa "Instrumentos mortais" e a trilogia "As peças infernais". Vou ler instrumentos este ano e se eu gostar pretendo ler as peças e depois comprar meus exemplares desta nova série. Não sei se vou gostar mas já curti bastante o que você contou sobre este livro, estou com boas expectativas e espero não me decepcionar.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Acabei pulando a resenha porque não quero receber spoilers, de qualquer forma, obrigada por avisar! Hahahah. Eu adoro esse autora, a maneira que ela lida com seus fãs e sua criatividade cada vez mais surreal, espero poder acompanhar essa série logo e voltar aqui para le a sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Eu não li essa série aindaaa, então vi sua resenha por alto com medo dos temidos spoilers. Adorei mesmo assim, pois dá pra ver o quanto você ama essa história! As capas desses livros são lindíssimas!

    ResponderExcluir
  6. Eu já li livros com começos arrastados e que depois ficaram ótimos então para mim isto não é problema, mas ainda não li nada desta autora para poder dizer como é a escrita dela. A sua resenha ficou bem completa e eu fico meio em cima do muro sobre triângulos amorosos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dryh! Ainda não li nada da Cassandra Clare, às vezes me dá vontade por causa das resenhas, mas em outras, acaba não entrando como prioridade. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro a escrita da Cassandra Clare, mas não terminei de ler a série. Apesar do início mais arrastado, gosto como a trama se desenrola.
    É uma boa dica, mas é uma leitura que sempre demoro mais pra terminar, por não ser uma leitora tão voraz desse gênero.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá Dryh, tudo bem?

    Eu até tinha vontade de ler a série dos Instrumentos Mortais, mas foi um lançamento atrás do outro e meu bolso não acompanharia com tanta rapidez assim não. Fora que é aquele negócio. Quando começam a lançar séries paralelas tbm... eu acabo perdendo to o tesão. Foi assim com Academia de Vampiros, que eu tenho completa aqui, mas não consigo pegar mais neles depois de surgir Bloodline... Uma pena, mas fico contente em ver pessoas firmes e fortes que nem você!

    Beijo
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  10. Olá ♥
    Sou doida para ler algo da autora, acho as capas uma maravilha todas muito bem trabalhadas. Fiquei meio área na resenha, mas creio que é normal por não está familiarizada com o enredo. Tem livros que realmente tem um inicio meio arrastado, mas que temos que tentar levar adiante para começar a fluir.Gostei bastante da sua resenha, creio que vou me aventurar muito. Já vou iniciar a série sabendo que não devo me apegar a ninguém por que é tipo Grey's Anatomy, você apega e o personagem morre rsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Confesso que desde o 4º livro de Instrumentos não consigo mais ler livros da Cassandra, peguei implicância, confesso. o.o
    A capa, como sempre, maravilhosa, mas vou deixar a indicação passar...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu sou APAIXONADA por Os Instrumentos Mortais e quero muito conhecer essa nova série mas estou me contento porque realmente sou do tipo que fico desesperada pela continuação haha A sua resenha só me deixou ainda mais com expectativa de conhecer essa série 💙

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Admito que somente passei os olhos pela sua resenha pois ainda não li Dama da meia-noite. Amo as séries da autora e sei que ficaria surtada se começasse a ler essa série antes que todos os livros fossem lançados. Mas já tenho os dois primeiros livros aqui comigo e pretendo logo que o Queen of air and darkness entrar na pré-venda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Sou louca para ler essa série, mas, infelizmente ainda não li nenhum volume... Adorei conferir seus comentários e foi realmente uma pena a leitura ter sido cansativa em alguns pontos.
    Bjo

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...