O imperador do sorvete e outros poemas

Olá a todos,
Hoje trago uma excelente indicação para os leitores de poesia - já começo dizendo que este livro entrou para os meus favoritos.

Título: O imperador do sorvete e outros poemas
Autor: Wallace Stevens (tradução de Paulo Henriques Britto)
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 336
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: “Dualidade” é uma palavra que resume com precisão vida e obra de Wallace Stevens. Um dos nomes mais aclamados da poesia do século XX, sua atuação profissional, distante das rodas literárias, se deu na área executiva. Nascido em uma família rica e tradicional da Pensilvânia, trabalhou como jornalista e se formou em direito na Universidade Harvard, até abandonar a ocupação de advogado para se dedicar a uma próspera carreira em uma companhia de seguros.Na poesia, a dualidade também deixou sua marca: com rigor e erudição, ele aliou intensa imaginação a uma visão bastante objetiva da realidade. Ao congregar apuro técnico, ampla gama de interesses, virtuosismo formal e imagens vívidas, Stevens conquistou a admiração de nomes como Marianne Moore e Harold Bloom — sendo considerado por este último como “o melhor e mais representativo poeta americano do nosso tempo”.
O imperador do sorvete e outros poemas é uma edição revista e ampliada de Poemas, lançado originalmente em 1987 pela Companhia das Letras.

Resenha

Poesia norte-americana ainda é enigmática para alguns leitores brasileiros, pelo menos está é a impressão que tenho quando entro em alguma livraria - poetas excelentes como Wallace Stevens ainda não têm sua obra difundida. A reunião bilíngue dos poemas de Stevens é uma chance única para conhecer o poeta rico em imagens e sonoridades.

Wallace Stevens, diferente de muitos poetas de sua época, não seguiu uma carreira literária, ele decidiu investir na carreira de seguros - por pressão dos pais. A atmosfera criada pelo poeta parece uma ciranda; cores, imagens e aproximações acontecem o tempo todo. O poema O Imperador do Sorvete é um excelente exemplo das aproximações feitas pelo autor - carregando exuberantes metáforas e analogias.

Que me dizeis, intérpretes, dos que
No túmulo do céu andam a noite
Fantasmas negros da comédia finda?
(Trecho de O céu concebido como túmulo)

A poesia do autor pode parecer de difícil assimilação em um primeiro encontro, principalmente em poemas incríveis como The Man with The Blue Guitar - uma 'conversa' sobre a poesia e a música. Paulo Henriques Britto, tradutor desta antologia, entra para resolver esse problema concedendo uma tradução singular e incrível, que consegue manter o acirrado ritmo criado por Stevens.

O charme por trás da linguagem do poeta estadunidense está nos significados, cada poema parece uma gigante encruzilhada de imagens e significados, suplicando em um ritmo quase uníssono, cabe ao leitor perder-se nessas encruzilhadas - e olha que perder-se na poesia de Stevens parece a melhor opção. Os leitores de Elizabeth Bishop vão se identificar com as construções realizadas em cada poema, mesmo quando falamos de escritores (Elizabeth Bishop e Wallace Stevens) diferentes.

Toda dor e delícia a recordar
O ramo do verão, galho hibernal.
Estes, os ritmos próprios da sua alma.

Não é a primeira vez que a Companhia das Letras lança uma edição bilíngue de poesia, a editora já publicou antologias e reuniões de autores como Mia Couto, Rainer Maria Rilke e Paul Auster. Tudo nesta edição está incrível; diagramação, tradução, reunião e prefácio (também de Paulo Henriques Britto).

Recomendo a leitura de O Imperador do Sorvete & Outros Poemas para leitores de Elizabeth Bishop e Leonard Cohen - os leitores de Book of Longing vão se identificar. Com imagens poéticas raras e afiadas, Wallace Stevens com certeza encantará os leitores ávidos por poesia.

12 comentários

  1. Até meus 12 anos amava ler poemas, mas não sei o que aconteceu que não consigo mais ter uma vontade de ler e continuar um livro desse gênero. Espero um dia voltar a ler e amar novamente.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar muito de poesias acho que nunca li algum livro que não tenha sido nacional, sempre é de autores independentes e muitos clássicos da nossa literatura, mas é uma dica muito válida para mim que gosto do gênero, poder expandir meus horizontes poéticos. Dica anotado.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee. Bem legal sua resenha sobre essa obra, legal os pontos que você destacou, não costumo ler muito poesias mas achei bem curioso e interessante, mas gostei, dica anotada.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui muito de poesia, o mais longe que fui com elas foi em músicas mesmo. Mas por incrível que pareça, por mais que eu não conhecesse o autor, eu já li a última frase que você destacou em uma exposição fotográfica na faculdade.

    Foi o tema de uma das fotos e eu não me esqueci pq adorei a primeira frase "Toda dor e delícia a recordar".

    thereviewbooks.com.br | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem??

    Quando se trata de poesia não sou uma pessoa que tem grande apreço, dos estilos de leitura é o único que não faço muita questão.
    Adorei os Quotes, e deve ser bem bonito, mas não consigo gostar.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Confesso que poesia ainda é um universo estranho para mim. Tentei ler na época de pré-vestibular e não curtir tanto. Mas apesar da correria posso tentar em algum momento. Vou anotar sua sugestão, quem sabe né!? Parabéns pela leitura e resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Heitor, tudo bem?
    Assim como você disse a maioria dos brasileiros ainda não tem muito contato gênero, eu infelizmente me encontro nessa opção. Desde sempre encontrei muito dificuldade em ler poemas, por eu achar que eles merecem maior atenção e maior interpretação me causou um afastamento e como sempre eu sigo para o lado do conforto. Mas vou me esforçar para começar a ler uns livros assim. Obrigada pela indicação.

    Kisses.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro poesias e confesso a você que dificilmente leio autores de fora do país, então essa sua resenha foi incrível para mim, me dando a oportunidade de conhecer um novo autor!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho triste não ter essa difusão, pelo que notei, essa é uma grande obra, não costumo ler poesia, mas seu encanto por estas me convenceu em trabalhar a ideia de passar a ler mais o gênero. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o autor e nem a sua obra e apesar de não ler esse tipo de gênero achei muito interessante conhecer o autor e sua forma de escrever as poesias.
    Amei a sua resenha e quem saiba um dia leia o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Heitor.

    Este ano eu ainda não adicionei poesias e poemas na minha meta de leitura. E gostei da sua resenha porque mostrou um livro que realmente não conhecia. Fiquei bem interessanda ainda mais depois de ler que o leitor irá se identificar com as construções realizadas em cada poema. sua dica está anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Sou mais afixionada na literatura inglesa, não costumo ler autores americanos antigos, focando apenas nos modernos. E poesia deixou de ser um gênero que me chama atenção há um tempo e não sei exatamente porque deixei de lado. Mas como defendeu muito bem a leitura, estarei a procura de autores de poesia americanos para conhecer e ler! Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...