Fale!

H
ey, pessoal! Tudo bom com vocês? Aqui é o Lu e esta é a primeira postagem deste novo começo, aliás, este livro foi a minha primeira leitura deste ano. Primeiramente, desejo um feliz 2018 ~atrasadão, né?!~ para vocês e que seja repleto de ótimos livros para nós! <3 Bom, já fazia um tempo que eu desejava ler "Fale!", publicado pela Editora Valentina e eu ainda não acredito que finalizei esse livro encantador! Pois é, já estou dando spoiler que gostei bastante deste enredo sensível, doloroso, mas também totalmente importante. 


Título: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina (cortesia) 
Páginas: 288
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Resenha




Após um terrível pesadelo que a autora Laurie Halse teve em 1996, finalmente, em 1999, ela conseguiu tirar do seu pensamento e transforma-lo em um belíssimo e comovente livro chamado "Speak!", traduzido para o português como "Fale!", um young adult totalmente comovente onde nos é apresentada a história de uma jovem chamada Melinda Sordino. Confesso que, o prólogo nomeado Escute! – é bem interessante, porque a autora acabou reunindo algumas cartas e e-mails que ela recebeu dos seus leitores após dez anos do livro publicado, são informações emocionantes do que cada um deles já passou em suas vidas e daí já nos preparamos para o que virá  nesta obra.

A protagonista é estudante do Colégio Merryweather, acabou de se mudar para aquele local e está cursando o ensino médio; logo de início a personagem me aparentou ser bem cativante, ela é humorada e também bastante sarcástica, mas pelo que pude notar ela estava escondendo algo nessas primeiras páginas e só consegui desvendar do meio para o finalzinho do livro. Ela é uma jovem que não tem nenhuma atenção dos seus pais ou familiares, e foi o que mais me impressionou durante a leitura. Melinda não tinha praticamente nenhuma conversa com seus pais, as pessoas que deveria apoiá-la ou pelo menos perguntar o por que dela estar tão quieta, mas não, eles deixam-a de lado. Acrescento que eu até entendo a atitude da jovem de não conseguir contar nada para os pais dela, porque eles eram bem ignorantes, mas ela achava que ficando calada ajudaria alguma coisa, mas isso fez com que apenas piorasse a sua situação.
"Mamãe: - Essa é a questão, a Melinda não diz nada! Não consigo fazer com que ela fale. Está muda."


 “Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”

É normal que pessoas novas acabem 'sofrendo' um pouco quando iniciam seu período escolar em um novo instituto por conta da timidez, como sempre aconteceu comigo, mas pelo fato dela nunca reclamar ou alertar que o que estão fazendo com ela não é legal fez com que uma pequena coisa transforme-se em uma verdadeira bola de neveCom isso, a protagonista acaba conseguindo fazer amizades com alguns dos seus colegas de classe, mas infelizmente tudo isto é apenas um interesse da parte deles, como por exemplo, ajuda nas lições de casa ou algo do tipo, não é uma amizade verdadeira. Contudo, Melinda acaba conhecendo a Arte, ela se apaixona pelas aulas desta matéria e essa é a forma com que ela consiga se expressar de forma mais clara, além disso ela acaba esquecendo um pouco dos seus problemas.


Este livro acabou mexendo bastante comigo, porque em várias cenas eu  senti uma semelhança nas minhas atitudes com a da personagem, porém, claro, em certos momentos eu também discordava com algumas coisas que ela cometia. Porém, o mais impressionante foi que ninguém se tocou o quanto a jovem precisava de ajuda, além disso esse livro aborda a depressão, mas também o bullying escolar como temas principais da obra. Infelizmente não consigo falar mais nada a respeito dessa leitura, porque qualquer falha minha poderá ser um tremendo spoiler e a autora foi esperta em deixar o final ainda mais doloroso abordando um assunto totalmente importante. 

*Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.*

"Fale!", acabou ganhando, além do meu coração (rs), uma adaptação para os cinemas chamado "O Silencio de Melinda", em 2004 e quem ganhou o papel principal foi Kristen Stewart - e pelo visto, eu apoiei essa escolha, achei totalmente a cara da moça do Crepúsculo representando a personagem -.


Além disso, gostaria de parabenizar a Editora Valentina por trazer este livro ao Brasil, realmente a depressão e bullying (e outro que no caso seria spoiler) são extremamente necessários para discussão, principalmente nas escolas. Não é à toa que esta obra acabou ganhando vários prêmios e várias opiniões totalmente positivas. É uma leitura recomendada e para quem gostou de 13 Reasons Why - irá sentir uma semelhança de Melinda com Hannah Baker.


Nós, do Milkshake de Palavras, nos preocupamos bastante com os leitores do blog! Está precisando de ajuda ou quer conversar com alguém? Procure por alguém mais próximo de você ou também você pode entrar em contato através do Centro de Valorização da Vida, ligue para 141 ou até mesmo entre no site e desabafe! Tenho certeza que será o melhor para você! <3


Até mais, pessoal!
 Lu 💜

22 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Lendo a sinopse, fiquei meio em dúvida quanto a esse livro, imaginei que fosse uma história mais bobinha. Falha minha, pelo visto. Dado os temas que são tratados, fiquei instigado a ler para ver como a autora desenvolveu tudo. Bullying, depressão e o outro tema que você não revelou (mas que imagino qual seja) são assuntos sérios que precisam ser conversados, seja em livro, filmes, etc.
    Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Felipe! E contigo? Pois é, cara, essa capa e a sinopse me trouxeram uma outra imagem do livro! De início eu não sabia que apresentavam esses dois como principais! Irei assistir o filme em breve e após isso conto a minha opinião sobre ele ;) Ah, falei mesmo não, porque seria spoiler! UAHAUHAUAHAUHAU. Abraços \õ

      Excluir
  2. Oii
    Que resenha linda, já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e fiquei bem interessada em ler, deve ser muito bom. Já até anotei no Skoob aqui, espero gostar tanto quanto você.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bya! Tudo bom? Ah, muito obrigado pelo elogio <3 Fico feliz em saber que se interessou pelo livro! :) Desde já, te desejo uma ótima leitura e espero que te traga também ótimas reflexões sobre o assunto abordado. Até mais \õ/

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de YA, ainda mais quando tem a capacidade de mexer com o leitor como este livro fez com você. Que bom que o livro abordoou temas importantes e pelo visto foi de uma forma magnifica. Não
    conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Ótima resenha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Lu, tudo bem?

    Eu conheço o livro apenas de nome, pois não sou do tipo de leitora que procura saber mais da obra antes de comprá-la ou solicitá-la. A única coisa que tinha certeza é de que a trama era muito bem escrita e que todo mundo acabava favoritando-o. Vou de alguma promoção dele ^^ .

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e contigo? ELE TÁ COM PROMOÇÕES MARAVILHOSAS, PAMELA! Na amazon principalmenteeee!! <3

      Excluir
  6. Oi!
    Eu já li várias resenhas desse livro, todas muito positivas quanto à mensagem que ele passa. Eu ainda não li pela carga emocional que ele carrega, parece um daqueles livros que vai rasgando seu coração aos poucos e fica difícil de respirar no final. Gostei da sua resenha, ela demonstra o que esperar da leitura - e meio que confirma o que falei rsrs.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom saber que gostou do livro, mais um motivo para eu pegá-lo da minha imensa pilha de não lidos e ler logo. Gosto muito de livros, especialmente young adults, que abordam os temas que esse livro traz.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Já conhecia esse livro por alto, mas, não sabia que a história se tratava de um terrível pesadelo que a autora Laurie Halse teve! Achei a premissa interessante e isso somada a sua excelente resenha me fez anotar essa leitura para a meta de 2018!
    Parabéns, pela resenha!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha a menor ideia de qual era o enredo. Por tudo que você falou, deu para perceber que ele aborda temas bem sérios. O bullying por si só já é um tema complicado e que precisa ser discutido, mas já fiquei curiosa para saber qual é o outro, que parece ser muito grave também.
    Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler este livro, apesar de a comparação com 13 reasons why no final da resenha me desanimar por todas as críticas que tenho em relação a essa obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Malu! Tudo e contigo? Que bom ter se interessado pelo livro! Entendo totalmente as suas críticas, infelizmente em 13RW tínhamos tudo para conseguir ajudar a jovem Hannah a superar a depressão, mas infelizmente ela não conseguiu, já neste livro, "Fale", a Melinda consegue e isto é maravilhoso! Comparei apenas por questão da personalidade das personagens, mas não chega a ser totalmente semelhante.

      Excluir
  10. Oi Lu... eu sabiaaa que eu conhecia esse enredo quando eu comecei a ler a sua resenha.
    Gente esse filme é incrivel!!! Imagine o livro!
    Não tinha ideia que a valentina tinha trazido ele pra nós... já quero!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MEU DEUS VOCÊ JÁ ASSISTIU ESSE FILME, SOCORRO! Quero muito começar logo, logo <3

      Excluir
  11. Olá!
    Que história interessante. Não conhecia esse livro, mas só de trazer assuntos tão atuais pra debate ja me deixa animada com a leitura.
    A editora Valentina tem um catálogo muito bom.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  12. oie! Eu sempre quis ler essa autora, e gosto quando são abordados nos livros temas fortes e polêmicos e que nos fazem refletir. Apesar de já ter ouvido falar na obra, nunca tinha ouvido falar sobre o filme que foi adaptado da obra e achei bem interessante. Gostei também de termos as opiniões e fala de leitores.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu

    Acabou que eu sei o spoiler que você evitou dar, pois em outra resenha que li há um tempo a pessoa não se ligou que mencionar o fato era sim um spoiler. --*
    Eu tenho vontade de ler esse livro há muito tempo, mas nunca compro. Acho que a história aborda mesmo temas importantes. A comunicação é uma das nossas formas de sobrevivência, imagina viver reclusa dentro da gente mesma?
    Um dia lerei esse livro com certeza!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Morro de vontade de ler esse livro mas raramente vejo ele em promoções :(
    Pelo jeito a história é bem profunda e extremamente importante, afinal bullying e depressão são temas que quanto mais debatidos melhor.
    Vou procurar esse filme para assistir, não sabia que tinha essa adaptação, mas a menina do crepúsculo vai ser um problema porque acho ela tão sem sal hahahah

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não sabia que essa obra que inspirou o filme O Silêncio de Melinda! Eu assisti ao filme e simplesmente amei, então fiquei super curiosa ao ler a sua resenha. É uma história muito linda e profunda, parabéns por conseguir passar esse sentimento para gente através das palavras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Luan,
    Eu ainda não li esse livro e confesso que tenho vontade, pois sinto que vou me sentir parecida com a protagonista, como você sentiu. Também acho muito interessante o tema que esse livro aborda e forma também. Sua resenha está impecável e vou anotar a dica para ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu!
    Faz tempo que esse livro está entre os meus desejados, os temas abordados me deixam curiosa porque gosto de leituras com mensagens fortes e reflexivas. Com certeza é uma leitura que quero fazer em breve!
    Beijos,
    Rafa-Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...