Aquele verão

Oiee pessoas \0/
Quem aí é fã da Sarah Dessen? Eu ando doida para ler mais livros dela, e mesmo depois de ter me decepcionado um pouquinho com Aquele verão, estou animada para ler mais obras da autora <3

Título: Aquele verão
Autora: Sarah Dessen
Editora: iD
Páginas: 200
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.

Resenha

Todos conseguem lembrar um verão e aponta-lo, encontrando o ponto exato quando tudo mudou. Aquele verão era o meu. – página 11

Haven tem 15 anos e quase 1,85m, fato que a faz sentir-se anormal em comparação às outras pessoas. Mas esse é o menor dos seus problemas. Seu pai está prestes a casar-se com a “Mulherzinha do Tempo”, aquela que causara a separação entre ele e sua mãe, e sua irmã está noiva de um cara de quem Haven não gosta muito. Além disso, Haven precisa ser aquela que equilibra as coisas dentro de casa, sendo gentil e doce com a mãe o tempo todo e aturando o egoísmo da irmã mais velha, que parece achar que tudo é a respeito dela.

O relacionamento de Haven com a irmã não é o mesmo há muito tempo. Na verdade, desde que Ashley terminara com Sumner Lee, o namorado mais legal que já tivera, e o único que tratara Haven bem. Haven não entende (até o presente momento da história) como a irmã pôde terminar com um cara tão legal e divertido como Sumner; ele conseguia iluminar a casa como ninguém, e trazia o melhor de Ashley à tona.

Eu já tinha lido livros da Sarah Dessen antes, mas eram histórias mais recentes da autora, ou seja, mais maduras. Já fazia um tempo que estava com Aquele verão aqui, só que eu nem me lembrava dele...haha’ e quando lembrava, tinha receio de não ser tão bom, já que é curtinho. Não vou negar, a história poderia ter sido melhor desenvolvida e a autora poderia ter trabalhado melhor os personagens, mas não nego que é um livro muito bom.

Senti novamente a mesma sensação que eu tinha sempre que outra mudança ou transformação na minha vida se anunciava: aquela necessidade de prender os calcanhares no chão e me preparar para o próximo baque e suas consequências. Estava cansada de andar por aí, pegando os caquinhos para transformá-los em um todo novamente. – página 128

Não foi difícil me identificar com a Haven, apesar de eu ser baixinha. Ela é uma garota tão doce que achei impossível não sentir afeição por ela, e mesmo quando explodia com a irmã ou com a mãe (sinceramente, elas mereceram), eu torcia muito para que ela conseguisse respirar fundo e seguir em frente. E torcia muito para que alguém, qualquer pessoa, olhasse para Haven e perguntasse como ela estava, ou pelo menos a ouvisse.

Achei interessante Haven achar que a única pessoa que realmente a ouvia era ninguém menos do que Sumner Lee, o que só contribuiu ainda mais para sua raiva: por que sua irmã tinha terminado com um cara tão legal quanto ele? E por que a vida não podia ser sempre como aquele verão em que tudo era perfeito, quando os pais ainda estavam juntos, Ashley ainda namorava Sumner e Haven era feliz? Por que as coisas tinham que mudar?

Mais uma vez senti aquela urgência vertiginosa de estar com ele, próximo a ele, sendo levada para um passeio, independentemente de onde ele poderia estar indo, aquela esperança de que, talvez, em algum lugar em toda essa loucura e confusão, ele fosse o único que pudesse me entender. – página 115

Eu gostei bastante do livro, mas a autora podia ter estendido a história e desenvolvido melhor os personagens, principalmente os secundários, que ficaram meio que boiando no meio da trama, sem saber qual a utilidade que tinham para ela. Gostei do final, - mas confesso que agora estou com um pouquinho de medo de ler outros livros da autora, e me deparar com finais parecidos...haha’ – só que, assim como o restante do livro, podia ter sido melhor desenvolvido. Não fosse isso, o livro com certeza ganharia nota máxima.

8 comentários

  1. Não vou te dizer que eu não leria, pois se tiver a oportunidade é claro que devoraria o livro, mas confesso que achei o enredo meio raso. Mas que bom que o final te agradou, mesmo desejando que fosse um pouquinho mais desenvolvido.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ao que me parece faltou a autora desenvolver um pouquinho de tudo, né? Personagens secundários, trama, final... Uma pena, a história parece ter tudo para ser incrível, ainda assim, adicionei a obra na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Gente preciso conhecer Sarah Dessen :o... porque já notei que ela é uma autora que mais surpreende que decepciona. Mas como não quero me decepcionar logo de cara, não vou começar com aquele verão, eu prezo muito uma história e personagens bem desenvolvidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh!
    Eu amoooooo Sarah Dessen, mas ainda não consegui ler esse livro. Fiquei meio com o pé atrás por você ter se decepcionado um pouco com o enredo, mas quero ler assim mesmo. E não tenha medo de ler os outros não, porque são incríveis, especialmente Só Escute.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dyh.

    É uma pena que você tenha decepcionado um pouquinho com o livro, mas pela suas informações na resenha eu também daria mais uma chance para autora. Eu ainda não li nada dela por isso vou deixar sua dica anotada para quem sabe em breve eu possa conhecer a escrita dela.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. OOOiiii, eu já li um livro da Sarah e achei a escrita dela incrível... Esse livro me pareceu ser mais raso, se eu comparar com o livro que li, não deixe de ler outros dela, tenho certeza que você vai amar!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?!?! Tudo o que já li da Sarah até hoje eu curti bastante. Esse eu ainda não li, mas já anotei a dica!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,

    Já li várias resenhas sobre os livros dessa autora, e já tenho muita curiosidade sobre ela. Parece que essa leitura é bem rápida, e um livro interessante para conhecer a autora. Obrigada pela dica tá?

    Beijos e parabéns pela resenha incrível....
    www.blogancoraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...