Romancista como vocação

Olá a todos,

Hoje trago a resenha de um livro que eu estava bem ansioso para ler. Seguem minhas impressões de Romancista como vocação:

Título: Romancista como vocação
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara (cortesia)
Páginas: 168
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Haruki Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos do Japão. Quando seus livros são lançados, a imprensa noticia filas enormes nas livrarias de Tóquio e traduções para mais de quarenta idiomas. Ícone da escrita fluida, Murakami transita bem em diversos estilos narrativos: ficção, ensaio, reportagem, nada parece estar fora de seu talento literário. Para abarcar toda essa multiplicidade, chega agora Romancista como vocação, uma série de proposições sobre a escrita, a literatura e a vida pessoal do recluso escritor. Escrito na linguagem acessível típica de Murakami, este livro é um convite a todos que desejam habitar o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita.

Resenha

Haruki Murakami é um grande romancista japonês, além de ter renome no mercado literário internacional, é conhecido por sua prosa fluída e dinâmica. Em Romancista como vocação, Murakami admite que é um romancista e desvenda o que está por trás desse personagem, que após a leitura, pode ser tornar ainda mais enigmático.

(...) podemos dizer que ''o escritor é aquele que tem necessidade de fazer o que é desnecessário.

Romancista como vocação, uma espécie de on writing, é um livro sumariamente sobre escrita, nele, o leitor se depara com formas de desenvolver personagens, encontrar sua forma de escrita ou algumas respostas para perguntas bem simples não-respondidas. Murakami traça um parâmetro completamente imaginável sobre o ofício da escrita, em várias partes do livro, ele assume repetidamente; sou um romancista.

Quando a originalidade está viva e em movimento, dificilmente conseguimos captar a sua forma corretamente.

Desde os pontos mais orgânicos da literatura; fisiologia dos personagens, natureza da ficção e até ferramentas narrativas, Murakami consegue atingir debates filosóficos com certo tom autobiográfico, isto é, desde já, mais que bem-vindo. Publicado pela primeira vez graças a uma seleção realizada por uma revista, o romancista japonês nunca esteve preparado para ser um "romancista", e esse é o grande ponto de especulação dentro do livro: o romancista como vocação.

Mas a sorte é puro ingresso. E o talento não é como campos petrolíferos e minas de ouro.

Com a publicação de um livro que expõe a nudez e natureza da escrita de Murakami, o autor parece encurtar a distância natural entre o leitor e escritor. A narrativa é simples e leve, mesmo que o leitor possua poucas referências, é possível se sentir em uma sala discutindo com Murakami onde colocar as vírgulas e os pontos em seu próximo romance.

Em resumo: quando o escritor cria uma obra, em certo sentido, uma parte dele também está sendo simultaneamente criada.

A Alfaguara foi a responsável pela edição brasileira de Romancista como vocação. Traduzido diretamente do japonês, a editora que é selo da Companhia das Letras, realizou um trabalho final incrível. Tanto a diagramação quanto o trabalho visual dialogam muito bem com o resto da coleção do autor no Brasil.

Recomendo Romancista como vocação para todos os escritores em potencial, é um prato cheio. Sem fazer a literatura perder sua graça e plenitude, Romancista como vocação cumpre todas suas premissas desde a primeira página; ele insere de forma breve (o provável) leitor no mundo da escrita.


11 comentários

  1. Oiee Tudo bem?

    Ótima resenha, mas não me interessei pelo livro dessa vez :( Ele parece ótimo, mas não me vejo lendo ele infelizmente... Mas valeu a dica!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oiii Heitor, gostei muito de conhecer esse livro, normalmente sempre procuro obras que falem de pessoas que não são tão conhecidas mundialmente, principalmente pelos leitores e esse se enquadrou no perfil que procuro, ótima resenha e dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Ahh finalmente uma resenha desse livro, eu queria mto ler uma opiniao sobre a obra.
    Adoro os livros do Haruki Murakami, mas esse que ele fala da escrita eu estava meio receosa de comprar e nao gostar.
    Adorei ler a resenha e ver que o livro tem mtos pontos positivos e que é uma leitura diferente, mas ainda assim bem rica.
    A capa ta um show, gostei demais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa esse livro é uma ótima dica para escritores e até para nós blogueiros!! É sempre bom evoluir a forma que escrevemos!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Heitor,
    Esse livro com certeza é uma leitura obrigatória para quem quer aperfeiçoar sua escrita na área de ficção! E com uma edição tão bem feita como essa, fica irresistível!
    Adorei a dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível! Adoraria ler as dicas que o autor tem sobre a construção de uma boa história, sem falar nessa capa que está maravilhosa! Sua resenha está ótima, dica anotada com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Oie, adorei a premissa desse livro, e ele parece ser bem leve, apesar de se tratar sobre escrita. Gostei muito dos quots e tenho muita curiosidade em ler algo desse autor, quem sabe esse é um bom começo.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Como estou estudando para o enem e concursos, acho que esse livro iria me ajudar bastante na hora de fazer uma redação, por isso já anotei a dica aqui. Mas, senão fosse isso, não teria o mínimo interesse nesse livro, porque não é o que realmente procuro nos livros que leio.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Eu não tinha conhecimento sobre esse livro, mas fiquei bastante interessada.
    Muito bom para as pessoas que gostam de escrever e querem aprender ainda mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Que ótima resenha! Achei o livro muito, muito interessante. Não o conhecia e nunca tinha visto esse livro, gosto de conhecer livros novos, autores novos!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o autor, gostei muito do livro e é algo maravilhoso poder ter e apreciar esse livro que é de grande ajuda para novos autores. Fiquei com vontade de conferir!

    beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...