Quando tudo faz sentido

Oiee pessoas \0/


Eu não sei vocês, mas adoro livros com uma pegada mais dramática e que abordam temas  um tanto fortes e que são considerados tabus. Então, quando vi Quando tudo faz sentido nos lançamentos da editora Rocco, sabia que precisava lê-lo. Confesso que furei legal a fila dos não-lidos (li o livro logo depois que chegou, pois não me aguentava de curiosidade!), mas valeu muito a pena.


Título: Quando tudo faz sentido
Autora: Amy Zhang
Editora: Rocco (cortesia)
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Liz Emerson é uma garota popular no colégio e tem uma vida aparentemente invejável. Por que ela tentaria tirar a própria vida, simulando um acidente de carro depois de assistir a uma aula sobre as Leis de Newton? Neste surpreendente romance de estreia, Amy Zhang, que nasceu na China e mora no estado de Nova York, aborda temas como abandono, bullying, depressão e suicídio com uma narrativa crua e pungente que vai arrebatar os fãs de obras como As vantagens de ser invisível, Nuvens de Ketchup e Meu coração e outros buracos negros, entre outros. Na trama, Liz é resgatada por Liam, um garoto que ela sempre desprezou, mas talvez uma das poucas pessoas ao seu redor capaz de enxergá-la além das aparências. Envolvente e emocionante, o livro – que prende também pelo mistério se a protagonista vai ou não sobreviver (e que só é revelado no final) – mostra a fragilidade, a solidão e os dilemas dos jovens de forma sensível e sincera.
Resenha

Para toda ação há uma reação oposta e de intensidade igual. – página 4

Liz Emerson é uma das garotas mais populares do colégio. Ela se senta na mesa dos populares, tem duas amigas lindas e igualmente populares, um namorado desejado por muitxs e é dona de uma aparência invejável. Mas poucos sabem de seus problemas com a solidão e com a bulimia, e que sua mãe é mais ausente do que presente, e que Liz perdeu a luz e a alegria de viver quando o pai faleceu. E ninguém sabe de seus planos de se suicidar.

Acontece que, por trás das belas aparências e da atitude “não me importo”, Liz era uma garota muito solitária, e não só por não poder contar totalmente com suas amigas e sua mãe. Ela tinha medo de ser ela mesma, estava sempre fingindo, e a pior parte é que ninguém percebia. Como podiam não perceber? Como ninguém via além de seu sorriso malicioso e de suas palavras cruéis? Sua tentativa de suicídio não fora descoberta, todos pensaram que um acidente de carro havia acontecido, e enquanto narra os últimos momentos de Liz (com uma contagem regressiva de seus últimos dias), a autora nos mostra sua vida de antes. Antes da morte do pai, antes da decisão. Antes de tudo desmoronar.

“Às vezes – disse ela, tão baixo que Julia ficou sem saber se era dirigido a ela. – Às vezes esqueço que estou viva.” – página 150

Preciso dizer: não é fácil gostar da Liz. Ao mesmo tempo em que eu sentia por ela, por sua depressão e sua solidão, e pelo fato de ninguém perceber o que estava acontecendo, eu a odiava por fingir tanto e por todas as coisas horríveis que fez. Liz não era uma pessoa boa, e esse foi um dos motivos que a levou ao desejo de morrer. Ela sabia que não era boa, sabia que suas ações tinham desencadeado outras e que afetara muitas vidas, provavelmente estragando a todas elas.

Gostei da forma como a autora narra a história, é rápida (terminei o livro em questão de poucas horas), leve e divertida, além de muito bem desenvolvida. Conhecemos os personagens secundários e seus problemas (especialmente os de Julia e Kennie, as melhores amigas de Liz), e também vemos como foi crescer como Liz Emerson. Ela não era uma pessoa ruim, mas crescer em meio a tantas crianças e adolescentes invejosos que não aceitavam o diferente a transformou em quem ela era, e Liz não aceitava e não conseguia gostar da pessoa em quem se tornou.

Algumas pessoas morriam porque o mundo não as merecia. Liz Emerson, por outro lado, não merecia o mundo. – página 257

Outro ponto positivo foi a narração. Eu imaginava que o livro seria narrado pela própria Liz, mas aí não conseguiríamos ver o que estava acontecendo com os outros personagens. Então imaginei que fosse ser narrada por um narrador qualquer. Quando tudo faz sentido é narrado por um narrador especial e bem diferente. Mas eu não vou falar quem...haha’
Uma coisa que me deixou completamente presa à história e doida para continuar lendo, foi o fato de a autora não contar se Liz morre ou não. Ela vai para o hospital, seu estado é crítico, mas só sabemos se ela vive ou morre nas últimas páginas, o que é um incentivo e tanto para continuar lendo, se eu já não tivesse motivos o suficiente...haha’

Tento me lembrar da última vez em que ela foi feliz, de seu último dia bom, e demoro tanto para procurar em meio às outras lembranças, as infelizes, as vazias e as perturbadas, que é fácil entender por que ela fechou os olhos e virou o volante para o lado. Porque Liz Emerson guardava tanta escuridão dentro de si, que fechar os olhos não fazia muita diferença. – página 21

Só não entendi muito bem por que o livro é considerado um romance, se não é bem o que ocorre aqui. Sim, Liam Oliver (o rapaz da sinopse) é apaixonado por Liz, e ele é a única pessoa que percebe que ela é mais do que sua aparência mostra, apesar de ela não ter sido muito gentil com ele ao longo dos anos. Mas vai entender, né?! Ainda assim, não entendi como ele a resgatou e como esse livro é considerado um romance e não drama.

Achei a capa de Quando tudo faz sentido muito linda, o azul é um tanto cintilante e as fórmulas de aceleração e etc no fundo fizeram muito sentido depois que li o livro, e a edição ficou maravilhosa, a editora Rocco caprichou, não encontrei nenhum errinho de revisão :)
Para quem gosta de livros que abordam temas como depressão, suicídio e bullying, além de problemas alimentares e de drogas, Quando tudo faz sentido é uma ótima pedida.

Quando tudo parou, ela estava deitada no ninho de vidro, olhando para o céu. – página 184


15 comentários

  1. Eu li tua rsenhas e sorrir no final.tbm não entendi porque este livro não é considerado drama e sim Romance.
    Rsrs odeie a lis em alguns momentos e em outros tentei entender certas atitudes dela
    Liam é um fofo não sei como ele pode amar a luz
    Ainda Tô tentando achar o romance rsrs
    A caso ficou maravilhosa mesmo .parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Finalizei esse livro essa semana e achei uma leiura fantástica. De fato, não é propriamente um romance, mas os elementos se interligam bastante. E essa capa é linda mesmo, eu amei! Suas impressões refletem bem as minhas próprias, sem dúvidas,.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Então, somos duas! Adoro livros com uma pegada mais dramática e que abordam alguns tabus da sociedade. Ainda não conhecia esse livro, mas, pela sua resenha e pela sinopse me animei muito em realizar a leitura. Recentemente li um livro que fala sobre bulimia e fiquei impressionada com o quanto fui surpreendida... Então, acho que vou gostar desse também ;)
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Uau!! Muito forte e arrebatadora a estória!
    Confesso que leio dramas, mas não sou muito chegada à eles. Fico extremamente ansiosa com estórias que tragam todas essas temáticas das quais você citou em sua resenha. Acho que não leria não.

    PS: Voc~e escreve maravilhosamente bem!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não tinha conhecimento dessa obra, mas depois dessa resenha mega empolgada (chega deu pra sentir o quanto hahaha), fiquei bem curiosa e querendo pra ontem ler esse livro. A premissa é muito interessante, e achei legal a autora colocar uma pessoa com depressão como má, pois nem todos sabem que uma forma de depressão é a raiva. Dica anotadissima! Adoro capas em tons de azuis *----*

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acredito que livros desse estilo precisam ser leves e rápidos mesmo, para ficar uma coisa mais gostosa de se ler. Pela sua resenha, também não entendi o porquê de ser considerado um romance, porque realmente não tem nada a ver com um. Mas adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa para realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dryh

    Não conhecia o livro. Sabe que a protagonista me.lembrou um pouco a Samantha de Antes Que Eu Vá? E isso não é uma boa coisa! Hahahaha
    Eu não curto muito livros que falam sobre suicídio e tal, então por isso eu acho que não leria. Mas nunca digo nunca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Amei demais a proposta desse livro! Não conhecia a obra, mas é o tipo de livro que devora em horas de tanto que gosto do gênero! Com certeza vou adicionar na minha lista de desejados!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Não conhecia esse livro ainda. É o tipo de história que me atrai. Gostei muito da sua resenha, conseguiu despertar minha atenção e fiquei bem curiosa para saber como foi essa tentativa de suicídio ou acidente como todos pensam. Já quero ler para saber se a Liz sobrevive ou não. Com certeza, o pai dela deveria ser muito importante para ela, e geralmente se a pessoa não tem outra pessoa para ajudar a superar toda a tristeza, fica muito dificil a pessoa sair dessa sozinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, como está?
    Primeiramente, que bela resenha, moça! Segundo, adorei a sinopse do livro e pelas tuas palavras, pode-se esperar muita intensidade no desenvolvimento da trama, coisa que eu realmente gosto em livros.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Realmente adorei esse livro, tanto a capa quanto a sinopse e sua resenha! É o tipo de história que sempre me chama a atenção, irei procura-lo para ler o mais breve possível!

    Parabéns, sua resenha está incrível, desperta uma certa vontade em quem a lê!

    Nicoli Alexandre - As Meninas Que Leem Livros.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    De vez em quando também adoro fazer leituras mais densas e que abordem temas mais complexos e polêmicos.
    Achei a premissa bem interessante e creio que realmente não deve ser fácil gostar da Liz. E pelo que entendi com a resenha, também tenho que concordar que é estranho o livro ser classificado como romance e não drama, mas fazer o que né?!
    Adorei a resenha, desconhecia a obra e já adicionei na lista de desejados.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh!

    Eu não conhecia o livro, por isso estou muito contente por ler sua resenha. Com uma temática dessas, concordo que o livro esteja mais para um drama que romance e assim como você, também adoro ler um drama. Você conseguiu super me convencer a ler o livro, gostei bastante dos comentários que fizestes sobre a trama e a colocarei na lista de desejados, certamente. Muito obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Confesso que geralmente corro desses temas em livros, pois eles me jogam em uma bad pesada.
    Mas achei muito interessante pela sua resenha a forma com que eles foram abordados no enredo, principalmente tendo uma protaognista que mesmo entendendo tudo que ela está passando é um pouco intragável.
    Enfim, adorei a recomendação e com certeza é uma leitura que eu farei quando tiver oportunidade

    ResponderExcluir
  15. Olá Drhy,

    Não sou muito de ler livros de drama, mas sempre que leio eu amo, pois a maioria das vezes eles são muito reflexivos. Parece ser uma leitura bem interessante pois todos os livros desse tipo nos fazem gostar da personagem principal, e esse parece ser o extremo oposto. Estou muito interessada nessa experiência, ainda mais depois da sua resenha, muito obrigada por me apresentar esse novo livro.

    Beijos e obrigada pela dica
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...