Uma canção de ninar

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?

Sim, eu sei que o blog ficou abandonado por alguns dias, mas já estamos de volta, e com tudo, ainda por cima! Eu sou uma grande fã da Sarah Dessen, mas quem leu e resenhou o mais novo livro dela, Uma canção de ninar, foi a Carol, e ela vai contar o que achou da história. Bora?

Título: Uma canção de ninar
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte (cortesia do Grupo Cia das Letras)
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.

Resenha

Remy acabou de terminar o ensino médio, e em algumas semanas irá para a faculdade no outro lado do país, bem longe de tudo o que conhece. Era o que sempre quis, deixar tudo para trás e recomeçar, sozinha. Filha de um cantor famoso de um só sucesso, que morreu quando ela tinha dois anos e nunca chegou a conhecê-la, ele escreveu sua música de maior sucesso para Remy, quando ela nasceu. A mãe, uma escritora que estava no quinto casamento, com suas aventuras e romances que pouco duravam, tornaram Remy uma cética e descrente em relação ao amor e às relações amorosas. Seu irmão também costumava compartilhar com Remy um pouco dessa descrença amorosa, mas agora ele namora uma garota certinha e perfeita, então ninguém a entende mais. Remy é controladora e organizada. Sua relação com os garotos é simples e descomplicada: ela não deixa ficar sério demais; todos os garotos se encaixam em suas especificações e tudo está bem, pois o amor não vale o investimento.

Mas então Remy conhece um cara que é totalmente oposto a tudo o que ela é e o que ela espera de um garoto. Ele é irritante e tudo nele a irrita, desde seus cadarços desamarrados até seu jeito de andar. Mas eles vivem se esbarrando, por mais que ela não queira. Dexter é o vocalista de uma banda que é convidada para tocar na festa do quinto casamento de sua mãe, e nas terças à noite em sua boate preferida. Ela tem uma regra de nunca sair com músicos, uma vez que seu pai era músico e isso não deu muito certo para a mãe, certo? Mas ela não consegue evitar. E ela tenta. E muito.

Os livros da Sarah Dessen para mim são meio sorte: o primeiro que eu li, não gostei nadinha, nem consegui levar adiante. O segundo começou fraco, mas pouco antes da metade eu não conseguia largar. Esse é o terceiro livro que leio dela, e confesso que me animei bastante principalmente por causa da capa (sou daquelas que julga muito o livro pela capa, coisa de designer) que me pareceu se tratar de um livro mais descontraído do que meloso e clichê. Nada contra clichês, mas é gostoso ler uma coisa diferente às vezes. Mas não me animei com o livro logo no começo. Eu não costumo ler resenhas e nem mesmo a sinopse do livro antes de lê-lo, pois gosto de me surpreender com o rumo da história, mas no caso desse livro, foi bastante previsível. 

Não gostei muito da Remy, e acredito que seja por ela ter essa visão de mundo em que sempre está certa, e que pode controlar tudo o que acontece na sua vida. Senti admiração pelo modo como ela lida com a família e com os diversos “traumas” acumulados ao longo de sua vida pela personalidade de sua mãe e o jeito como ela lida (ou não) com as coisas. Mas com relação à sua vida amorosa, achei que a Remy é bastante chatinha e que precisa muito de um choque de realidade, ou uma sacudida do tipo, “Cara, acorda. Larga de drama e curte o momento!” Mas tá bom né, a gente aprende a suportar as personagens, revirando os olhos nos momentos certos e rindo nos outros.

Eu adorei o Dexter. E não só porque ele tem um cachorro (o nome dele é Macaco), e eu amo cachorrinhos, mas por ele ser totalmente o oposto da Remy e totalmente imprevisível. Ele sacode o mundinho perfeito e planejado dela e isso me fez engatar a leitura e ficar ansiosa para saber o que iria acontecer. 

“Eu não perdia tempo com as possibilidades, enquanto ele mergulhava nelas. Pessoas como Dexter corriam riscos como cães perseguem cheiro de comida, pensando apenas no que haveria adiante, nunca racionalizando. Era bom sermos apenas amigos. Se é que somos mesmo. Nosso relacionamento nunca teria durado. Sem chance.” (p.268)

Acho que parte do problema de não ter ido muito com o jeito da Remy, é que no fundo eu enxerguei muito de mim nela. A parte de não se arriscar, de não querer sair da zona de conforto. Pois por mais céticos que sejamos sobre as coisas, elas podem sempre nos surpreender ou nos decepcionar. Mas não somos nós que escolhemos isso. Só escolhemos nos arrepender de ter feito ou nos arrepender de não ter feito. Acho que o segundo caso é mais grave. Remy deixa de viver com medo de apostar. No amor. Nas possibilidades, que ao contrário do que ela pensa, não se encaixam em uma equação, e não são um investimento. Como todo autor tenta através de seus livros e seus personagens, nos ensinar algo, Sarah Dessen conseguiu mais uma vez me deixar satisfeita com sua obra, e feliz por ter dado uma chance à possibilidade de que esse livro não fosse de todo tão mal, e ter me surpreendido no final ao ter aprendido com Remy e Dexter


Carol Almeida

37 comentários

  1. Olá, Carol.
    Eu nunca li nada da Sarah, mas ela ganha elogios em vários lugares por isso fico muito ansiosa para ler um livro dela. Já ouvi falar desse livro e acredito que seja muito bom! Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Gente eu não conhecia a autora, mas gostei bastante da resenha, parece um tipo de leitura que flui com bastante facilidade. E isso da Remy com o Dexter, é meio chatinho mesmo, ela tem que ver que nem todo mundo é como seu pai, que ela está criando uma regra para os músicos... Só que por um lado entendendo, é uma espécie de trauma. E seu relacionamento com a autora, parece eu com o Nicholas Spark, ou você ama o livro ou acaba abandonando no meio do caminho.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho curiosidade de ler esse livro, mas confesso que essa sinopse não me chamou muito a atenção. Realmente, esse jeito de Remy pode irritar, o que acarretaria em um desgosto entre eu e a personagem rsrs Mas acredito que devo conferir para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá amore...
    Não conhecia nada da autora... Mas já fiquei curiosa só pela sua resenha...
    Ah... a capa do livro é bem diferente do que estamos acostumados né... mais curiosidade ainda!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia nada da autora, e achei o livro bem interessante, acho que também iria gostar do personagem Dexter, vou anotar a dica, espero poder conhecer melhor a autora haha

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro da Sarah Dessen, mas vejo tanta gente falando bem, que sinto que tenho que mudar isso. Qual foi aquele livro dela que você diz que leu e a partir de metade não conseguia largar? Acho bem começar por esse talvez...
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nunca li nenhum livros da Sarah Dessen, mas já estou com "Os Bons Segredos" para tentar ler ainda esse ano.
    Não sabia que ela estava com livro recém-lançado, porém esse parece ser interessante. Como ocorreu com você, acho que me veria um pouco na Remy, pois não costumo sair da minha zona de conforto.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tem muito tempo que não vejo livros da Sarah. Eu, particularmente, sou fã de apenas um livro mesmo mas não muito fã do final kkk Amei a capa, mas a história não me chamou muito a atenção.
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  9. Olá! tudo bem?
    Amei sua resenha e que livro lindo! Adorei. Conhecia o livro, mas sabe aqueles livros que vc olha e não vê? Pois é, esse foi assim comigo. Ainda bem que li sua resenha e vi o que estava perdendo. Encantada e ansiosa para ler! Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi, A Sarah Dessen deveria ser lida por todos. Amo os livros delas. São YAs tão legais e nada pesados, mas sempre com uma reflexão bem bacana. É uma autora que recomendo sempre. E esse é um dos próximos livros que quero ler. Leia mais dela, pfvr! <3

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol, tudo bom?
    Pra você ver como opinião sobre o livro é algo bem pessoal, eu li hoje mesmo uma resenha que falava sobre não ter se conectado com o livro. Já na sua você parece gostar, mas pelo visto ele não foi bom por completo ne? Teve que passar por alguns percalços até você gostar mesmo do livro. Acho que terei que ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não é algo que estou procurando no momento para ler, apesar da estória em si ser boa e gostar dessa autora, mas vou deixar mas pra frente, e particularmente me encaixo na estória e sou parecida com vc em certa parte não acredito tanto assim no amor, não estou falando que ele n exite apenas não é pra mim.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros com esse gênero, que por sinal é o meu preferido, porém, estou um pouco enjoada e gostaria que pegar alguns gêneros diferentes para ler. Contudo, achei a premissa bem interessante e com certeza vou anotar essa dica para poder ler.
    p.s Acho que também não vou gostar nem um pouco de Remy, porque odeio pessoas que se acham as melhores, as únicas certas da história e tals, mas eu quero muito ler. Adorei a resenha!
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que já ouvi falar muito bem das obras da Sarah, e fiquei até surpresa de você não ter gostado dos títulos anteriores. Eu confesso que achei a historia do livro bem interessante, principalmente por ser a garota que não quer um relacionamento sério, normalmente é ao contrario, e acredito que de certa forma também me identificaria com ela, pois não gosto muito de me arriscar ou sair da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  15. Depois que a editora disponibilizou Os Bons Segredos os livros da autora estão fazendo muito sucesso, por isso estou tão interessada nesse lançamento. Também julgo pela capa ( antes queria ser designer) e nunca leio sinopses, na verdade acho sinopses tediantes e chatas, prefiro ler resenhas. Sobre os clichês, esta completamento certa, um bem escrito é bom, mas as vezes queremos uma inovação nos romances..
    Remy com certeza iria me irritar com seus dramas, que pelo que percebo é algo bem presente na maioria das protagonistas jovens recentes, quero ler o livro mesmo com esses pontos negativos

    ResponderExcluir
  16. Sempre leio livros nessa linha de raciocínio, geralmente, a garota é problemática e o garoto é um amor. Se a autora conseguiu deixar interessante, então algo de diferente foi acrescentado nessa fórmula kkkkk
    Fiquei curiosa e amei sua resenha! Espero que eles fiquem bem no fim <3 nada como um amor para nos curar de traumas kkkkkkkkkkkk <3

    Beijos,
    http://extraordinaria-mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah! Também A-M-E-I a capa <3 (coisa de designer mesmo kkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  18. Já li dois livros dessa autora, e confesso que esperava mais de ambos livros, não só porque a trama era muito parada, e não tinha acontecimentos que me prendessem a leitura, além de a história ser super previsível, mas como não costumo abandonar leituras, li até o final. Quando soube do lançamento deste livro fiquei bastante entusiasmada, e pensei agora vai, no entanto, lendo sua resenha da para notar que essa monotomita não muda muito, porém mesmo assim pretendo da uma chance a essa leitura, quem sabe acabo superando minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Estou apaixonada pela capa desse livro! Quero muito ler Uma canção de ninar e também quero ler Os Bons Segredos os livros dessa autora também!! Espero ler em breve ambos os livros!!

    ResponderExcluir
  20. Carol!
    Sou daquelas que acredita que o amor sempre vale a pena, mesmo que seja passageiro e que a princípio pareça que não vai dar certo.
    Já gostei do Dexter, acho que ele vai bagunçar o mundinho organizado e
    previsível da Hemy.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nenhum livro dessa autora, só um monte de resenhas. Esse parece ser tão bom quanto os outros e pelo que eu percebi as capas são características também. Acho que eu também me identificaria com a personagem principal por não gostar de sair da zona de conforto, isso é tão difícil né? Gostei muito da resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Romance é tudo podem se parecer mas romances são romances,vc pode até entortar o nariz e pensar outro romance,Tão iguais e tão surpreendentes

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante da resenha do livro e da história que o livro transcorre. Gosto muito de livros de romances e também não curto muitos clichês :)~ Fiquei curiosa pra ler e conhecer. E realmente, a capa é linda demais ^^
    Beijinhos com amor,
    Pequeno Mundo de Sarah

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol,
    Ainda não li Sarah Dessen, tenho muita curiosidade de conhecer a escrita tão elogiada dela. Gosto de livros reflexivos e tocantes, que tem como foco no crescimento da protagonista, adoro acompanhar o amadurecimento dos personagens, sempre trazem boas lições e aprendizados em suas histórias. Estou com Os Bons Segredos na estante, será minha próxima leitura, e Uma Canção de Ninar está na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Já começamos discordando: achei a capa horrorosa, é só isso? Uma foto com um título? Mas deixemos pra lá, olha até leria se caísse em minhas mãos, mas que enredo comum é este? Ela não se envolve com ninguém até que um dia aparece alguém que é o oposto dela e vejam só mas que original, vivem se esbarrando. Como já disse, leria pois confio na opinião de quem leu, mas que o enredo é comum demais lá isso é.

    ResponderExcluir
  26. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem emocionante.

    ResponderExcluir
  27. Não me lembro de ter lido algum livro da autora, mas gostei muito da sinopse e logicamente da sua resenha. Não conhecia o livro e desejo ler para ter uma opinião mais concreta sobre ele.

    ResponderExcluir
  28. Oi querida,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Acho a capa desse livro a coisa mais linda do mundo.

    P.S Você acabou de me convencer a ler esse livro! Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura.

    Beijoss querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  29. Ainda estou com o ultimo livro dela que li na cabeça de tão bom que foi, gosto muito da escrita da Sarah e esse livro promete, que bom que gostou ja e um ponto a mais pra querer ler, eu leio a sinopse sempre e resenhas também mas isso nem sempre interfere em querer ou não ler o livro.

    ResponderExcluir
  30. Com o quinto casamento de sua mãe e o abandono do pai, Remy têm motivos de sobra para não querer se envolver com alguém pra valer!! Dexter parece ser tudo o que ela não quer, mas quando o amor bate de frente, não tem como ela escapar!! Será?? Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  31. Ansiosa para ler e conhecer está autora! <3

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser incrível, assim como todos os outros da autora. Parece ser uma ótima leitura!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  33. Nunca li nada dessa autora,depois que lia a resenha me interessei em ler o livro para ter uma opinião mais concreta.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Dryh!
    Percebo por sua resenha que Sarah Dessen acertou novamente na história, e te me conquistou com uma narrativa sobre amor e incertezas e aceitar se arriscar de vez em quando.
    Eu fiquei bem motivada a fazer a leitura deste último lançamento da autora por sua trama bem envolvente e personagens cativantes e completos.
    Resenha adorável!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...