Últimos filmes vistos

Nem me lembro qual foi a última vez que fiz uma postagem assim (acredito que após o lançamento de Batman X Superman), mas, como andei vendo vários filmes ultimamente, decidi falar um pouco sobre eles aqui. Alguns são novos, outros bem antigos, e acredito que a maioria seja bem conhecido. Bora?
Orgulho e Preconceito

Sim, só agora eu fui ver este filme. Na verdade eu ainda nem li o livro (e nenhum outro da Jane Austen, shame on me). Gostei da história, adoro livros/séries/filmes históricos, principalmente quando os personagens principais são carismáticos (alguns) e apaixonantes... Mas eu esperava bem mais, principalmente no que se diz em relação ao Mr.Darcy. Eu achava que o homem era mais...não sei, o pessoal fala tão apaixonadamente dele que eu imaginei que seria O cara, e não foi bem assim.
Bom, para quem não sabe, a história gira em torno da família Bennet, principalmente de Elizabeth, uma jovem que, diferente das outras, não almeja se casar. Ela logo conhece FitzWillian Darcy, um homem que aparenta ser arrogante e orgulhoso, e que ela logo odeia, até certo ponto.
É bonito ver o romance dos dois florescer, mas eu não consegui gostar 100% da história, diria que aproveitei uns 80%.

*
Romeu e Julieta

Quem não conhece, não é mesmo? A minha vontade de ver Romeu e Julieta surgiu recentemente, mas eu optei por assistir a versão mais nova do filme, de 2013. Eu não conhecia a história inteira, mas sabia grande parte dos acontecimentos, então nada foi tão surpreendente, e confesso que a forma como os personagens falavam me tiraram um pouco do sério (é, eu sabia no que estava me metendo, mas ainda assim). Eu não senti afeição por nenhum personagem, o que eu não achei que fosse acontecer, porém, o final conseguiu me arrancar algumas lágrimas, então não foi tempo perdido, e eu gostei de ver o amor dos personagens, mesmo que tenha acontecido tão de repente que nem parece possível.

*
Tomates Verdes Fritos

Filme de 1991, a história se passa em meados dos anos 20 e 30 no Alabama, Estados Unidos. Começa com Evelyn (uma mulher cujo casamento está afundando) acompanhando seu marido em uma visita a um asilo, onde está a tia dele. Expulsa do quarto pela nada-gentil-senhora, ela acaba conversando com Ninny Threadgoode, uma senhorinha gentil que lhe conta a história de Igdie e Ruth, a começar pelo acidente que matou o irmão de Idge e namorado de Ruth, Buddy. Aos poucos, Evelyn vai voltando ao asilo para saber mais sobre a história, e acaba tornando-se amiga de Ninny, além de mudar um pouco sua personalidade; ela deixa os doces de lado, passa a praticar exercícios e torna-se alguém feliz. Ao mesmo tempo, acompanhamos Idge e Ruth em uma realidade triste e preconceituosa dos EUA, com racismo, violência doméstica, amizade, amor e muitos conflitos e sorrisos. O que eu mais gostei neste filme, é que ele não gira em torno de um romance ou de relações das protagonistas com homens. O foco principal é a amizade das duas mulheres entre si e com o resto da população, dá para ver como ambas são amadas por todos, e como a vida da época é difícil, principalmente para duas mulheres donas de uma lanchonete (uma solteira, a outra casada-que-deixou-o-marido-violento-para-trás) e amigas de negros, quando o racismo era tão forte.
Enfim, falei bastante, mas espero que tenha convencido vocês...haha' é um filme que vale muito a pena conhecer, recomendo muito.

*
Joana d'Arc

Acredito que já tinha visto esse filme antes, mas não me lembrava de tudo. A história se passa na França no século XV, quando acontecia a Guerra de Cem Anos dos franceses contra a Inglaterra. Henrique V é o rei de ambos os países, para total descontentamento de Carlos VI, o delfim da França que não aceitava entregar seu trono a uma criança. Os ingleses acabam invadindo a França, e Carlos foge para Chinon, desejando mais do que tudo ser coroado. E é aí que entra nossa heroína, Joana d'Arc, uma jovem que desde criança é portadora de uma religiosidade intensa, e que afirmava ser mensageira de Deus. Desesperado pela coroa, Carlos aceita a ajuda de Joana e lhe entrega um exército, e ela acaba recuperando uma das comunas dominadas pelos ingleses. Depois disso, Joana até tenta continuar salvando a pátria e derrotando os ingleses, mas as coisas começam a dar errado (ela acaba se tornando uma ameaça para a França, e o rei se livra da jovem, enviando-a para a morte certeira), e tudo dá errado no final, com Joana sendo queimada em praça pública em 1431. O filme é bem interessante, e tem uma carga histórica bem forte, principalmente no final, com aquela coisa toda de morte na fogueira por bruxaria que a Igreja Católica parecia adorar fazer, mas também é triste, considerando que Joana tinha apenas 19 anos de idade.

*
A lenda de Tarzan

Aqui a história já parte do momento em que Tarzan (John) vive em Londres com Jane, sua esposa que acabara de perder o bebê, Ele é convidado para retornar à África pelo Rei Leopoldo II, da Bélgica, mas tudo não passa de uma armadilha para que Tarzan seja capturado e entregue ao chefe de uma tribo que parece odiá-lo, mas é claro que ele não sabe disso até tudo começar a dar errado e alguns mafiosos e macacos entrarem na briga, O filme foi uma decepção, eu esperava bem mais da história, e encontrei Jane sendo sequestrada e precisando do resgate de Tarzan (poxa, já passamos dessa época, né?) e um final nada surpreendente. Enfim, prefiro mil vezes o desenho da Disney.

*
Ágora

Tendo como cenário principal a cidade de Alexandria, no Egito, entre os anos de 355 a 415 d.C., época em que o Cristianismo se alastrou pelo continente, conhecemos a filosofa Hypatia, que ensina matemática, filosofia e astronomia na Escola de Alexandria, próxima à biblioteca. O filme mostra os conflitos que devastaram a cidade por conta do cristianismo, judaísmo e a cultura greco-romana, religiões cujos crentes eram violentos e não aceitavam contradições à sua fé, chegando a apedrejar uns aos outros e a ameaçar matar quem não cresse em nada, como era o caso de Hypatia, que acreditava apenas na filosofia, e que estudava com afinco os astros, tentando descobrir como era o movimento da Terra ao redor do Sol. O filme é muito interessante, principalmente por ter como figura principal uma mulher intelectual que dedicava seus dias aos estudos dos astros e não se entregando ao fanatismo religioso, como o resto da população parecia fazer. Mas, infelizmente, Hypatia não teve um final feliz; assim como Joana d'Arc lá em cima, ela foi acusada de bruxaria e foi morta, tendo seu corpo jogado numa fogueira. A história de Hypatia é real (de acordo com registros de Sócrates) mas a adaptação cinematográfica sofreu algumas mudanças, tornando-se um tanto romantizada.

*
E vocês, já viram algum destes filmes? Qual?

26 comentários

  1. Olá
    Adorei o post, especialmente porque amo filmes também. Meu último filme assistido foi no sábado, A lenda de Tarzan, e achei simplesmente maravilhoso. Uma pena que você se decepcionou com ele :/
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Tomates Verdes Fritos foi um dos meus filmes favoritos no passado, mas acabei que esqueci um pouco dele. Sua postagem me deu vontade de assistir novamente e me lembrar o que de fato me encantou no enredo. Adorei o post, não fique tanto tempo sem falar de filmes, adoro suas considerações sobre isso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi dri, acho que eu já assisti ágora, mas não tenho certeza, sei que assisti um com esse enredo mas não sei se foi especificamente esse. Não sou muito de filmes mas confesso que orgulho e preconceito, romeu e julieta e joana d'arc me chamaram bastante atenção e fiquei querendo assisti-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOssa, eu vi o Tomates verdes fritos já fazem muitos anos, tantos que eu nem me lembrava mais da história. Eu não tenho visto muitos filmes mas quero assistir o Orgulho e preconceito, só que eu quero ler o livro primeiro para só depois ver o filme

      Excluir
  4. Oie amoreca, tudo bem?
    Adorei o post... apesar se não curtir muito filmes rsrsr (não tenho muito paciência de assistir, a não ser que o filme chame muito a minha atenção).
    Dos filmes citados curti Orgulho e Preconceito e Romeu e Julieta - embora não tenha assistido ainda.
    E coincidentemente ontem assisti um filme... não lembro o nome agora, mais que filme babaca... perdi meu tempo rs.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dryh lindona menina faz tempo que não sento para fazer uma sessão pipoca, amei os filmes que assistiu, preciso rever Orgulho e preconceito que amo, Tarzan tem sido muito bem elogiado pretendo assistir em breve com minha filha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Ainda não assisti a nenhum desses filmes e tenho muita curiosidade em assistir Orgulho e Preconceito, mas tenho medo de não aproveitar tanto a adaptação. Eu li o livro e me apaixonei pelo Mr. Darcy, sua opinião me deixou mais receosa ainda hahah.
    Também quero muito assistir Romeu e Julieta. Adorei a premissa de Ágora, pois amo esse período e acho que o filme irá me agradar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Nossa, ultimamente eu tenho visto poucos filmes. Acho que o ultimo filme que assisti foi na netflix e nem lembro o nome hahah Eu ainda não vi nenhum dos filmes que vc citou, mas quero assistir A Lenda de Tarzan. Pena que a história não te agradou tanto, mas ainda sim quero muito ver. Amei suas dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Dos filmes citados o único que eu já assisti foi o da Joana D'arc que por sinal eu gostei muito.
    E tenho curiosidade em assistir o do Tarzan.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu fui ao cinema para assistir A Lenda de Tarzan e gostei bastante do filme, é claro que achei algumas partes bem absurdas, mas gostei muito do filme, ficou ótimo . E no final de semana, assisti Orgulho e Preconceito \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oláaa!
    Adoro dicas de filmes, sejam estreias de cinema ou aquele bem Sessão da Tarde mesmo. Estou bastante curiosa com Tarzan, mas não irei ao cinema pra conferir.
    Era apaixonada pelo filme da Joana d'Arc e assistia com frequência. Outro filme que amo também é Orgulho e Preconceito. Os demais, ainda não tive a oportunidade de assistir. fiquei bem curiosa com Tomates Verdes Fritos, principalmente pelo título diferente, hehe.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!
    Amo esses posts sobre filme. Lá vem textão meu, rsrs.
    Eu assisti "Orgulho e Preconceito" para a escola (relaxa, também nunca li ainda nada da Jane Austen...). Eu gostei do filme muito por causa da Elizabeth, que acho uma personagem foda! Eu também não consigo entender o porque de adorarem tanto o Mr. Darcy. Não consigo ver tudo isso nele.
    Quero muito assistir "Joana D'arc". Já me falaram super bem dele e é uma história que eu gosto demais!
    "Tomates Verdes e Fritos" é lindo!!! Achei que só eu conhecia esse filme, rsrs. Eu adoro a história, as personagens e aquele final... Maravilhoso!
    Adorei o post!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Adorei ver o seu post sobre filmes,pois ando precisando pegar dicas sobre o assunto. Não sabia sobre a existência desse Tomates Verdes Fritos, mas achei super bacana a sinopse dele e já estou anotando. Acredite ou não, mas nunca assisti ou li Romeu e Julieta, o que eu sei sobre o casal e o que o povo me conta e o que eu já tenho absorvido sobre a obra. Mas pretendo ver o filme, isso também acontece Orgulho e Preconceito que pretendo ver antes de assistir a nova adaptação "Orgulho e Preconceito e Zumbis"
    Até mais vê

    ResponderExcluir
  13. Oi, já assisti Romeu e Julieta e também não me emocionei muito, foi romântico e tal mas não me prendeu. E também não assisti nem li Orgulho e Preconceito. Minhas expectativas com Darcy também estão bem altas, espero achar ele O Cara! Não conhecia nenhum dos outros, mas obrigada pela dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    De todos filmes que você assistiu, ontem vi A LENDA DE TARZAN e gostei tanto que estou com vontade de assistir tudo de novo. Adorei os atores escolhidos, que interpretaram excelentes papéis. Lamentei no entanto, o fato de que a história mesmo do TARZAN foi dada em flashbacks, queria um filme centrado só no início da vida dele, com esses atores haha.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Heey Dryh! Desses todos que você citou eu assisti apenas um, acredita? E esse foi Joana D'arc, muitos e muitos anos atrás. Não lembro de quase nada do filme e acho que preciso rever, pois apesar de não lembrar os detalhes lembro que foi uma experiência bem chocante (assisti para um trabalho de história na escola). Orgulho e Preconceito, Tomates Verdes Fritos e Ágora eu pretendo assistir logo. Obrigada pelas dicas maravilhosas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li ou assisti (adaptações) nada da Jane Austen e creio que Orgulho e Preconceito será a minha primeira leitura dela, ao menos vou tentar ler. Apesar de não gostar muito dela, da ideia do romance e pá, parece ser em legal. Joana D. Parece ser ótimo, vi um documentário dela e ela pareceu ser bem injustiçada e ainda assim uma guerreira. Biejos e até mais.

    ResponderExcluir
  17. Oii! Que post legal, sou louca por filmes!
    Orgulho e Preconceito é uma das obras favoritas da Jane Austen e eu adoro muito essa adaptação. Mesmo assim, eu sei que não é pra todo mundo, conheço pouca gente que também gosta assim como eu haha
    E eu não sabia dessa versão nova de Romeu e Julieta, mas gosto MUITO da versão alternativa e meio maluca que o DiCaprio participou, acho que você pode gostar dessa :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem ?
    Não assiti nenhum desses filmes citados e não tenho vontade de assistir. A não ser Orgulho e Preconceito. Que já faz algum tempo estou enrolando para ler o livro é assistir ao filme. Espero que eu consiga gostar da experiência.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Tomates Verdes Fritos é um filme sensacional!
    Tem pitadas de leveza em meio a tantos momentos de puro drama.
    Você assistiu a filmes bem variados.
    Confesso que tenho assistido pouco ultimamente, pois meu tempo livre pra essas coisas eu tenho gastado revendo House ❤
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    De todos esses o único que assisti foi Orgulho e preconceito, mas sou suspeita para comentar sobre o filme, já que o livro é um dos meus favoritos... Fiquei bem curiosa sobre Tomates verdes fritos, principalmente por tratar de vários temas e não dar tanto destaque ao romance, o que não tem acontecido nos últimos filmes que assisti.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oiii,
    Adorei a sua lista. Ainda não vi Tomates Verdes Fritos e Àgora, mas adorei a sua descrição dos filmes e fiquei bem a fim de ler. Precisamos de mais referências onde as mulheres objetivos diferentes de apenas achar o príncipe encantado.
    O filme do Tarzan também não vi, mas não me despertou nenhuma curiosidade hehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Mesmo não sendo muito amante de filmes de romance, Orgulho e Preconceito é meu amorzinho. Também não li nenhum livro da Jane Austen, mas só pelo filme eu morro de vontade de ler! Eu nunca assisti esse Romeu e Julieta haha vou procurar pra ver!

    ResponderExcluir
  23. Oie! Ainda não assisti nenhum desses filmes e outros eu sequer conhecia, mas adorei saber de indicações para minhas próximas escolhas de filme. Achei bem interessante a descrição de Joana d'Arc e fiquei imaginando qual seria minha reação durante o filme. Acredito que seria uma boa experiência. Sobre A Lenda de Tarzan, eu li diversos comentários positivos de pessoas que foram assistir e acabei perdendo o ânimo. Talvez um dia eu assista online e tente formar uma opinião. Adorei as indicações dos filmes. Pena que algumas não foram tão satisfatórias..

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  24. Nunca havia ouvido falar de Ágora, mas já quero assistir com toda a certeza... Me lembro de ter assistido orgulho e preconceito a muito tempo, quando ainda não costumava prestar muita atenção nos filmes e ontem decidi assistir novamente, logo de cara não me lembrei de noventa por cento das coisas que estava acontecendo, mas ainda não terminei, hoje vou concluir e provavelmente irei falar o que achei dele lá no blog.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  25. Oi Dryh! O último filme que vi foi justamente o do Tarzan, e gostei muito, do filme e dos efeitos especiais. O da Joana D'Arc eu já vi também, mas tem um bom tempo. Um ótimo filme. Os outros eu não vi ainda, mas gostaria de ver Orgulho e Preconceito.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...