Pseudônimo Mr. Queen

Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto (cortesia de book tour)
Páginas: 404
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: O ano é 2012. Dia 21 de dezembro. E a temida profecia maia acaba de se cumprir. Cidades devastadas, ruas vazias, a população mundial bruscamente reduzida, e a história dos sobreviventes começa a ser contada. Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora serão 2 vidas: a primeira até os 70 anos, a segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais.
A nova sociedade começa a surgir: sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras... Exceto por uma maneira. Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada. Um segredo que precisa ser guardado. Para salvar a sociedade de si mesma.
Resenha

Então a profecia se cumpriu... – página 9

No dia 21 de dezembro de 2012, a profecia maia se concretizou. Aquela que dizia que o mundo que conhecemos acabaria, e Regina estava lá quando isso aconteceu. Herdeira de uma grande empresa, ela recém descobriu que seu marido a estava traindo. Ela é uma mulher insegura e dependente do marido, e, após confrontá-lo, ela acordou em um outro mundo. O novo mundo, onde tudo seria perfeito.

Não existem mais casas de luxo, não existe mais desigualdade social, fome, miséria, doenças e etc. As pessoas são iguais, e, quando alguém tenta construir uma casa mais luxuosa, diferente das outras, a mesma desaparece. Além disso, não é possível morrer.... Ao menos é o que todos acreditam, com exceção de uns poucos que conhecem o segredo. Segredo este muito perigoso, que colocaria em risco tudo e todos.

Acompanhamos então Regina, nossa até então personagem principal. Ela cuida da filha de Vanessa, sua ex-melhor-amiga-fura-olho- e faz novas amizades na nova vida, e que duraria até o seu aniversário de 70 anos; após isso, ela seria transportada para outra vida, outra dimensão, onde viveria dos 20 aos 100 anos de idade. Muitos anos de vida, né? E o melhor é que não se morre de doenças, acidentes ou nada do tipo, sendo assim, a maioria das pessoas têm vidas completas.

Digo maioria porque nem tudo é perfeito. As pessoas são classificadas de acordo com a função que exercem na sociedade, de acordo com sua vida social, pontuação, amizades, felicidade.... Sendo assim, muitos vivem escravos deste novo sistema, querendo sempre aumentar seus pontos. Essa parte do livro tem algumas coisinhas em comum com o que vivemos hoje, não é mesmo?

Alguns anos depois, conhecemos Larissa, filha de Maria Eduarda (filha de Vanessa, se lembram dela?), adotada por Regina. Maria Eduarda sumiu no mundo, e, como Regina nunca a amou de verdade, a partida da garota não foi bem um tiro no peito da senhora. Já com Larissa a coisa é diferente, pois Regina a ama como se ela fosse uma filha, e a trata maravilhosamente bem.

Larissa é uma moça muito inteligente e encantadora, namora com Paulinho, um rapaz ciumento que chega a dar nos nervos. Tudo ia bem, até Regina partir para a segunda vida, deixando Larissa completamente devastada. É aí que ela decide pedir um refúgio (é possível a pessoa pedir refúgio [dormir] por um determinado tempo, quando ela acorda, continua a vida normalmente, como se não tivesse dormido por meses, anos, décadas...), abandonando Paulinho. Quando Larissa volta, ele parece ter mudado bastante e a esquecido, além de ter aumentado sua pontuação, enquanto a dela continua igual, baixa. Mas Larissa nunca se importou com pontuações, diferente de muitas outras pessoas, como sua amiga, Cecilia, que vive pelas aparências.

Larissa tem uma filha algum tempo depois, e, com isso, passamos a acompanhar a vida da menina e de Larissa, até que a mãe completa seus 70 anos, indo encontrar Regina na outra vida, e deixando Victoria para trás. Victoria era uma menina amargurada, mimada e bem irritante. Por mais que eu tentasse, não consegui gostar dela, e, de alguma forma, nenhum personagem no livro me cativou.

Eu tinha visto TANTA coisa boa sobre o livro em outros blogs, e, se vocês derem uma passada no skoob de Pseudônimo Mr.Queen, verão que a maioria das resenhas dão nota 5 ao livro. Mas eu não consegui gostar tanto assim dele. Senti que faltou ação, faltou personagens mais cativantes, faltou mais... Distopia. Os personagens ficavam confortáveis demais na história, e as cenas de tensão ou ação são pouquíssimas, e algumas coisas na história ficaram meio perdidas, algumas cenas foram desnecessárias e mataram a minha vontade de prosseguir com a leitura.

Mas eu gostei da ideia da Loraine, e do mistério todo envolvendo o Mr. Queen, mas o final deixou a desejar. Achei que ficou muito felizes para sempre, não combinou muito com a proposta do livro, eu imaginei que seria algo mais impactante, para marcar o leitor mesmo. E os romances me pareceram mornos demais, como se tivessem surgido do nada e atrapalhassem a história, um pano de fundo apenas.

Enfim, infelizmente, o livro não me conquistou. Mas eu torno a dizer que muita gente gostou, então talvez você goste também. Achei bacana a autora lançar uma edição do livro apenas para divulgação da história, e também por ter criado uma história que não é totalmente fictícia; a forma como as pessoas no mundo de Regina, Larissa e Victoria se importam mais com registrar os momentos para que os outros vejam do que vive-los, como se importam com pontos, status... Infelizmente é algo real no mundo em que vivemos hoje, mas seria muito bom ter uma segunda chance de viver, né?


11 comentários

  1. Bem diferente essa história, não conheci o livro até então. Uma pena final deixar a desejar, mas isso acontece.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente já vi muitos elogios a esse livro, mas não sei, pelas coisas que você disse acho que não curtiria muito. Pra mim é essencial que os personagens me cativem, e um livro do gênero que não é muito impactante, com poucas cenas de tensão ou ação seria uma leitura complicada para mim. Acho que não lerei.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É uma pena que o livro não tenha te conquistado.
    Achei a premissa bastante interessante, mas a impressão que tive lendo a sua resenha, é que a história não foi bem desenvolvida como poderia ter sido.
    Por enquanto não me empolguei para lê-lo.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh!
    Já faz um tempo que o tenho como 'quero ler' no meu Skoob, havia me interessado justamente por essa temática distópica meio próxima da nossa realidade, mas fiquei um pouco reticente agora pelos pontos negativos que você levantou. Bons personagens costumam me incentivar muito em uma leitura, e quando não o fazem e não consigo me apegar a nenhum deles a coisa já fica mais lenta, complicada, às vezes até abandono, infelizmente, então talvez eu deixe essa leitura para o futuro, não para agora. Mas valeu a dica assim mesmo. =)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem??
    Uma pena que esse livro não conseguiu te conquistar, ainda não conhecia esse livro e não sei se vou dar uma chance para ler, distopia é um gênero que já estou enjoada de ler kkkkk, parabéns pela resenha!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dryh, tudo bom?
    Realmente eu tinha lido várias resenhas positivas sobre essa obra, mas sabe que é bom ler uma que não seja tanto? Assim fico com as expectativas mais baixas e não me decepciono tanto. Eu gostei muito da trama, mesmo, mas entendo os pontos que você ressaltou da leitura e talvez quando eu for ler acabe achando o mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, mas fica trocando a personagem principal toda hora? Uma passa pra próxima vida, ai vem a outra que passa também aí vem outra... d
    A ideia é realmente interessante mas pelo que vocÊ disse parece ser meio sem ação mesmo, meio chatinho e não seise ia querer ler não.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh.
    Realmente a ideia é interessante e até mais perto da realidade, já que realmente existe a profecia Maia, e espero que não se cumpra hahah.
    Mas parece mesmo que ficou faltando algo, acho que só lendo pra eu entender bem. Eu até leria, mas já iria com tanta animação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Essa é a segunda resenha que leio que não se desdobra em elogios para a obra e, a primeira que me faz pensar mais na realidade do livro. Não consigo acreditar que um livro é tão perfeito e tão sem defeitos como já ouvi falar de alguns, inclusive desse. Sei que as vezes a gente ama a história e por isso puxa a sardinha para o nosso lado, mas penso que em algum momento isso tem que ser dito na resenha já que nem todo mundo vai gostar de todos os livros.
    eu acho a ideia desse livro super interessante, mas como já não sou a maior fã de distopias e você comenta que os personagens ficam confortáveis no papel e falta um pouco mais de ação, prefiro deixar passar a dica. Quem sabe em algum outro momento surge uma oportunidade e eu leio para ver se concordo realmente com você - ou se serei uma das que vai amar o livro - mas por enquanto, eu passo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Nossa..fiquei até confusa aqui com tanta gente..rsrs. Mas eu achei a premissa interessante dessa distopia, sobre a questão das vidas e tal.
    Uma pena que o livro não te conquistou, mas como você disse, a leitura é diferente para cada pessoa. Não sei se vou ler, mas se por acaso mudar de ideia não vou com expectativas.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bom??
    Não conhecia o livro e nem o escritor e achei essa capa maravilhosa, com certeza se eu encontrasse o livro na livraria eu o compraria. Essa capa realmente chamou a minha atenção e a sinopse é maravilhosa. Esse negocio de fim do mundo dá sempre pra criar muita história boa e eu fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre Regina, amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...