De olho no autor #53: Rafaela Papini

Oláá, pessoas \0/

Preparadas para um spettacolo?? ~rufem os tambores~ A entrevistada de hoje é a Rafaela Papini, autora do livro Spettacolo, publicado pela editora Arwen.


1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
R.P.: Quando eu era pequena, minha mãe não trabalhava fora, o que fez com que ela pudesse ser uma super-mãe em tempo integral. Ela me ensinou a ler e escrever com quatro anos através de um livrinho que ela mesma fez em um caderno de caligrafia, com direito a ilustrações e tudo. Me lembro até hoje, era a história de Bingo, um cachorrinho que havia sido abandonado por ser mudo, mas que foi adotado e ganhou um sininho para pendurar no pescoço. Eu era apaixonada por essa história.

2. Quando você começou a escrever? 
R.P.: Desde que aprendi a escrever, comecei a rascunhar por ai. Poemas, versos, músicas, histórias curtas. O mais legal é que tenho tudo isso guardado até hoje e me divirto cantando as músicas que compus com 6 ou 8 anos. É uma delícia poder relembrar.

3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
R.P.: A aparência dos personagens não veio de ninguém em especial, mas a personalidade sim! A Kátia, por exemplo, é uma síntese das minhas amigas mais queridas. Cada uma emprestou um pouco de personalidade para ela, acho que é isso que faz dela uma personagem tão forte e cativante. 

4. Quais sentimentos estiveram presentes enquanto você escrevia “Spettacolo”? 
R.P.: Todos os possíveis. Muita animação, ansiedade para terminar logo, temperada com uma pitada de insegurança. Foi o primeiro livro que resolvi publicar e eu não fazia ideia de qual seria o próximo passo depois de terminar a história.

5. Quanto tempo levou para escrever seu livro? De onde veio a inspiração para a história?
R.P.: Entre idas e vindas, demorei cerca de um ano. A inspiração surgiu durante um espetáculo de circo que assisti em minha cidade. Em determinado momento, o homem-pássaro surgiu sobrevoando o picadeiro, com uma roupa revestida de penas brancas. Foi simplesmente mágico. Eu, que nem sou tão sentimental assim, comecei a chorar na hora. A ideia de um romance envolvendo a atmosfera circense surgiu naquele instante.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e reconhecido no mercado literário brasileiro? 
R.P.: Eu achava que a parte mais difícil era escrever a história. Hoje eu vejo como estava errada...Todo o processo de conseguir uma editora e inserir a obra no mercado editorial é muito mais difícil e exige muito mais dedicação. Ainda existe muito preconceito com autores nacionais e se você não tiver muito dinheiro para investir, fica tudo ainda mais complicado. Atualmente, para mim, o maior desafio é conseguir conciliar o trabalho, as tarefas domésticas e a vida pessoal com os compromissos referentes ao mundo literário. A falta de tempo é uma constante em minha vida.

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
R.P.: Essa sim é uma pergunta difícil, rs. Eu amo escrever por tantos motivos diferentes que é muito difícil escolher apenas um. Amo escrever porque me ajuda a lidar com a minha ansiedade, consigo derramar um pouquinho dos meus conflitos nas personagens e ajuda-las a resolver me ajuda também. Amo escrever porque a sensação de criar uma história é inebriante, e a de compartilhar essa história com outras pessoas é indescritível. Entretanto, o que mais me dar prazer dentre todas essas coisas, é receber mensagens ou comentários de pessoas que não me conhecem. Saber que as personagens que eu criei foram mais longe do que eu já fui enche o meu coração de gratidão.


8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
R.P.: Eu sou de época,rs. Minhas músicas preferidas mudam semanalmente, junto com os livros e os filmes. Acho que depende muito do meu estado de espírito. Só existe uma série que é eterna dentro de mim: Harry Potter. Sou simplesmente apaixonada.

9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê? (vale qualquer personagem literário)
R.P.: Existe muito de mim na Ana, protagonista do meu próximo livro, mas vocês ainda não conhecem então acho que não vale, rs. Ainda sobre minha paixão por Harry Potter, me identifico muito com a Hermione: toda essa coisa de ser tão estudiosa a ponto de ser chata, de viver enfiada nos livros e ainda assim dar tanto valor às amizades.

10. Além de escrever, você também lê bastante?
R.P.: Sim, bastante. Adquiri o hábito de leitura quando criança e ele me acompanhou desde então. 

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
R.P.: Spettacolo (BRINCADEIRA KKK). Difícil escolher um só. Desde que me inseri neste meio literário, conheci muitos autores incríveis e me surpreendi com a qualidade dos livros nacionais. Livros bem escritos, interessantes e dos mais variados gêneros. Tenho certeza que qualquer um que resolver dar uma chance aos autores nacionais, terá uma enorme surpresa.


12. Poderia nos contar um pouco do seu livro?
R.P.: Spettacolo conta de forma paralela a história de Hiram, um artista de circo, e Malu, uma garçonete em uma lanchonete em uma cidade interiorana. Hiram nasceu no circo, perdeu sua mãe muito cedo num incêndio acidental ocorrido no circo durante um show de mágica, e cresceu sozinho naquele trailer. Tudo o que ele tinha dela se resumia a um diário e uma fotografia rasgada. Malu está vivenciando o término de um namoro longo, não tem um bom relacionamento com a mãe e está insatisfeita com seu trabalho. Sente como se sua vida estivesse à deriva, e seu maior ponto de apoio é Kátia, a melhor amiga que qualquer pessoa poderia ter. A história dos dois se cruza durante um espetáculo em que Hiram se hipnotiza com o olhar de Malu na plateia. A partir daí, entre encontros e desencontros, ambos descobrem que o amor pode surgir nos cenários mais inesperados.
Spettacolo é acima de tudo um romance, mas quem decidir ler pode esperar uma pitada de comédia e nuances de suspense. 

13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
R.P.: Atualmente estou trabalhando em meu próximo romance: Um Novo Amanhecer, que será lançado em breve. Além disso, tenho o projeto de escrever um cross over de Spettacolo e estou postando semanalmente no Wattpad um romance inédito: O garoto Irlandês.
Digo inédito por vários motivos: Primeiro porque é a primeira vez que escrevo uma história conforme vou postando, o que representa um grande desafio para mim. Segundo porque é o primeiro Young adult que escrevo, e estou adorando!

*   *   *   *
O garoto irlandês está sendo postado no Wattpad semanalmente:

*   *   *   *

24 comentários

  1. Olá Dryh
    adorei a entrevista, especialmente por ter a oportunidade de conhecer uma autora nova e mais de seu trabalho. Legal porque tambem consegui me identificar bastante com algumas respostas, em especial a paixão por HP <3
    Desejo muito sucesso na trajetória dela!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela oportunidade! Adorei dar entrevista para esse blog lindo! ❤

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela oportunidade! Adorei dar entrevista para esse blog lindo! ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh,
    Adoro entrevistas com autores que não conheço, além de ser apresentada para uma nova oportunidade de leitura, sempre gosto da leveza com que comentam sobre a escrita.
    Eu particularmente sou péssima nisso, por isso admiro quem tem o dom.
    Acho legal ela destacar o feedback dos leitores, sempre é bom ter opiniões sinceras e acima de tudo construtivas.
    Desejo ainda mais sucesso a autora.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora e fiquei bem encantada com as respostas dela. Harry Potter, como não amar pra sempre????
    Já vou lá no Wattpad e começar a conhecer mais da sua escrita.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Já conhecia a obra e li muitas opiniões positivas sobre ela. Nem preciso dizer que tenho curiosidade, né? Conhecer a autora triplicou minha vontade de ler o livro, pois suas respostas foram incríveis. Sempre que escrevo algum texto tento empregar, ao máximo, a personalidade de pessoas que conheço. HP é amor eterno.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar da autora e de seu livro ainda, mas, fiquei muito curiosa com a leitura, ainda mais sabendo que a inspiração para a história surgiu em um espetáculo circense. Adorei saber do carinho que ela criou pela leitura através da mãe. Comigo também foi assim <3 Ótimo post!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já conheço a autora, mas confesso que não tinha lido a sinopse de seu livro até o momento rsrsrs. Ela parece ser uma pessoa maravilhosa e a entrevista me deixou com vontade de ler o livro dela, ainda mais sabendo que tem circo no meio rsrsrs. Além da capa ser linda e até meio intrigante. Adorei a entrevista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia a autora mas foi muito bom faze-lo por meio d atua entrevista! :) ahah

    Ainda bem que esta com outro projeto em andamento! :) ah! E acho que a leitura nos escritores esta quase sempre patente!! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh!
    Parabéns pela entrevista, está muito boa.
    Eu achava que não conhecia a autora, mas com o seu post percebi que já tinha lido resenhas a respeito do livro.
    O mundo do circo não é um lugar muito comum que vemos nos livros. Acho que a única história que li a respeito foi "Água Para Elefantes", que imagino que vá para um lado diferente desse. Acho que gostaria de ler esse.
    Adorei saber que ela é fã de HP, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá amore!
    Não conhecia a autora ainda... adorei já!
    Ai que fofa... compôs música s2
    Já adorei a capa do livro... e as respostas dela ^.^

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Que entrevista incrível com autora do livro,suas paixões literárias , suas experiências e enfim sua vida, é uma honra e prazer ter uma escritora brasileira para mostrar nossa literatura linda para toda a Nação!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Beijos!
    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Muito bacana a entrevista, uma ótima oportunidade de conhecer a autora e seu trabalho, que até então, eu não conhecia. Amei a premissa do livro Spettacolo, e fiquei curiosa para conhecera escrita da Rafaela. Desejo muito sucesso em sua jornada literária!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Desconhecia a autora e achei legal descobrir um pouco mais sobre ela e sobre suas obras!
    As respostas me cativaram bastante e fiquei super curiosa para conhecer sua escrita. Já estou indo conferir O garoto irlandês rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dryh

    Já li umas duas ou três resenhas do livro da autora e gostei de conhecer a mesma através da entrevista.
    Nunca li nada que tivesse um circo como cenário e isso chamou bastante minha atenção.
    HP também sempre será eterno para mim, não existe história mais fantástica que essa.
    Gostei muito da entrevista, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro essas entrevistas conhecer um pouco mais sobre nossos autores nacionais é muito bom. A maioria dos autores que estou vendo por aqui eu nunca tive nenhum contato até por não estar tão presente no Wattpadd espero que as editoras comecem a olhar mais para esse cantinho tão lindo e que eu possa ter na estante mais desses maravilhosos livros nacionais.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  17. Oi, que bacana você nos trazer essa autora. parece uma pessoa muito bacana, com uma bagagem literária grande e amei a cena do circo que a inspirou. Muito sucesso para a autora e espero poder ler seu livro.

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar no livro e fiquei curiosa pra ler, então adorei seu post porque deu pra conhecer um pouquinho da autora.
    Adoro posts assim, que nos dão a chance de conhecer nossos talentos melhor e suas obras!
    Bom saber que ela tem um gosto tão bom, e ainda por cima é potterhead <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh!

    Que bacana sua entrevista. Eu adorei conhecer mais sobre a autora, porque acho o livro deveras interessante. Da pra ver que quando a pessoa é incentivada desde criança a ler e a escrever, quando ela se torna adulta normalmente produz coisas muito boas, como nesse caso, o livro. Realmente bem bacana e simpatica :D

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Heey Dryh, como vai? Que entrevista mais legal!! Adorei conhecer a autora e um pouco sobre sua obra. Fiquei bem interessada nessas leituras e já anotei aqui o título de O Garoto Irlandês para ler depois <3 Desejo todo sucesso a autora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá moça, como está? Gostei demais da entrevista e achei a autora uma simpatia só! E igualmente amei a ideia de um romance passado no circo! São poucos os livros com esse tema e esse certamente é um que quero ler futuramente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ola lindona parabéns pela entrevista, muito legal o apoio da mãe desde pequena a escrita da autora, interessante o cenário do livro, fiquei curiosa com toda a história. Vou pesquisar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Que entrevista gostosa de se ler! Adorei conhecer mais sobre a Rafaela Papini e como ela desenvolveu amor pela leitura e pela escrita. Conhecer a história dela foi maravilhoso. Achei ela muito fofa! Estou com Spetacollo aqui para ler, ganhei em um sorteio, mas ainda não tiver oportunidade de ler.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Olá =) Não conhecia a autora mais ela parece ser muito gente boa. E também não conhecia o livro mais já entrou na minha listinha de livro que eu quero ler. Apesar de gostar mais de romance sobrenatural o livro dela parece ser incrível e diferente do que eu estou acostumada a encontrar. Eu estarei conferido no wattpad O garoto Irlandês. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...