Cordeluna

Título: Cordeluna
Autora: Élia Barceló
Editora: Biruta (cortesia)
Páginas: 310
Edição: 1
Lançamento: 2011
Sinopse: Mil anos atrás, uma história de amor foi interrompida pela desgraça e uma maldição. Um poder tão maligno que tinha conseguido dominar seus espíritos geração após geração. E enquanto isso, os apaixonados esperam... condenados a se reencontrar e voltar a se perder por culpa do ciúme e do ódio. O cavaleiro e a dama. O guerreiro e a donzela. Até que talvez um dia, talvez em nossa época, séculos depois, um poder superior e benigno consiga pôr um fim ao malefício.

Resenha

Glória não imaginou que seria selecionada para participar de um projeto de teatro sobre El Cid, um cavalheiro espanhol que vivera na Idade Média, e muito menos que se apaixonaria durante a viagem, para total surpresa e espanto da menina. Junto com outros adolescentes, Glória passaria suas férias vivendo num mosteiro como se realmente estivesse no século XI, sem internet, sem tecnologia, sem roupas normais. E é lá que ela conhece Sérgio, que, ao vê-la, sente como se a conhecesse há anos, e o mesmo acontece com Glória. Por que será?

Voltando mil anos, durante a Idade Média, conhecemos Sancho, um cavalheiro cristão espanhol que lutava em nome de Rodrigo Diaz, também conhecido como El Cid. Seguindo seu senhor para onde quer que fosse, Sancho acaba sendo exilado juntamente com El Cid pelo rei Alfonso, rei de Castela e de Leão. Acusado de roubo, El Cid fora exilado, mas, assim que saiu das terras de Alfonso, começou a conquistar outros lugares, juntamente com os vários homens leais que o seguiram.

Sancho pensou que nunca, em toda sua vida, tinha visto uma imagem tão bela e, independentemente de sua vontade, sentiu que seu coração voada para junto daquela donzela desconhecida. Gostaria de aproximar-se, dobrar o joelho à sua frente e oferecer-lhe sua espada. Para sempre. – página 81

Sancho acaba tendo uma história de amor com Guiomar, uma moça nobre que, por coincidência, é enteada de uma das “amantes” de Sancho, uma mulher fria que não aceitava ser passada para trás. Mas o amor de Sancho e Guiomar era tão puro que eles ignoraram todas as etiquetas da época, a moça pouco se importava com o fato de que Sancho era pobre, e deixaram de lado também Brianda, a viúva que não queria casar-se de forma alguma, pois perderia suas terras, que passariam, mais uma vez, a serem governadas por um homem.

Mas o romance entre Sancho e Guiomar acaba não tendo um felizes para sempre, e, amaldiçoados, eles não conseguem ficar juntos. Mil anos depois, Sérgio e Glória começam a sentir e ver coisas estranhas enquanto ensaiam para o teatro, e as coisas começam a ficar estranhas e assustadoras. Estaria alguém tentando se comunicar com os dois? E por que Bárbara, a professora deles, parecia odiar Glória com todas as forças, pelo fato de a menina estar tão próxima de Sérgio?

A narração intercala entre a história de Sancho/Guiomar e Sérgio/Glória, então as duas acontecem ao mesmo tempo, mas, ainda assim, o livro é bem previsível, apesar de conter alguns mistérios e maldições aqui e ali. Achei interessante o fato de a autora mesclar as narrações e “reencarnar” alguns personagens, parece que a nossa torcida para que o casal fique junto no final só aumenta com isso.

“Sei que parece idiota e novelesco, mas sim, eu a amo de um jeito que antes eu teria rido. E nem mesmo sei muito bem por quê. Quase não nos conhecemos e, no entanto, é como se tivesse passado toda a minha vida procurando por ela. ” – página 224

Gostei do cenário das histórias também, e os personagens secundários tiveram grande importância na história, principalmente os vilões e os amigos dos quatro personagens principais. Sem contar que o livro tem uma carga histórica enorme e incrível: as guerras e batalhas cristãs contra os muçulmanos na Espanha, a Reconquista Espanhola, a vida de El Cid (mesmo que ele não seja o protagonista), etc. É um livro incrível e que vale muito a pena ser lido. Sem contar que a editora mega caprichou na edição: está linda!

A escrita da autora é simples e flui rapidamente, mesmo com alguns nomes estranhos e a linguagem formal usada pelos personagens do século XI. Também gostei de ver as relações de amizade no livro, e fica bem claro que, sem a ajuda dos amigos, nem Sancho, Guiomar, Glória ou Sérgio estariam vivos ou ficariam juntos, no caso dos dois primeiros.

Como encontrar-se com alguém que só existe na própria imaginação, como ver na vida real a figura de um sonho, como recuperar algo enormemente valioso que se achava perdido para sempre, como... como apaixonar-se, simplesmente? – página 46

Enfim, tirando o fato de ser um pouco previsível em alguns pontos, o livro está impecável. Ainda não tinha lido nada da Élia, mas já me tornei uma fã, e estou doida para conhecer mais histórias da autora, que, pelo o que consta na sinopse, é conhecida como Dama Negra da literatura espanhola, principalmente por combinar bruxaria, maldições, romance e história em seus livros.


27 comentários

  1. Olá,
    eu ainda não conhecia o livro, mas achei bem interessante. Viver em um mosteiro, deve ser algo realmente profundo. As batalhas cristãs também é algo bem interessante.
    Dica anotada.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Dryh
    Eu também já li essa leitura e para mim se tornou bem proveitosa. É mesmo previsível, mas o leitor consegue se envolver bastante nesse cenário, ainda mais aos que curtem i gênero. Todos os personagens são ótimos né?! Eu também gostaria de ler mais obras da autora..
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh,
    Gostei bastante da história, principalmente pelo fato histórico, imagino a riqueza que a autora emprega a narrativa. Apesar de previsível, fiquei curioso sobre como a história faz o seu curso até o momento final.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa historia mas sua resenha me deixou curiosa, adoro ler livros de romance, e os historicos são meus preferidos. Percebi uma ação temporal e isso me deixou bastante interessada. Obrigada pela dica.
    facesemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fiquei super curiosa. Amo tudo que envolva magia, maldições e essas coisas.
    Torço para que tenha realmente acontecido algo benigno e o casal finalmente possa ficar junto. Com certeza lerei o livro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dhry

    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa e saber que é um livro bem escrito já desperta minha curiosidade. Pena que é previsível, com uma premissa dessa imaginei algo arrebatador.
    Adoro esse universo da magia e anotei a dica para ler assim que puder.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh,
    Ainda não conhecia esse livro e confesso que não fiquei curiosa. Não gostei de saber que o livro conta com partes previsíveis, mesmo isso não atrapalhando a obra, me deixou um pouco desanimada. Além disso, a narrativa não me encantou, não me fisgou.
    Entretanto, parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie... não conhecia esse livro... e também não me chamou muito a atenção pra leitura não... ainda mais por ter partes previsíveis... o que perde um pouco a graça do mistério a meu ver.
    A capa tb não curti muito, pra ser sincera!
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, romances históricos são meu gênero favorito, porém esse mescla fantasia que já não curto, mas é ótima a dica

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa da história bem interessante e diferente de tudo que já li!
    Achei muito interessante se passar na idade média, e isso me deixou muito curiosa para realizar essa leitura.
    Adorei saber que a escrita da autora foi bem fluida e que o livro te agradou tanto.


    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. É a primeira vez que sou apresentada à autora e ao livro e achei muito legal! Todo ambientado na Espanha, com um foco na história do país, bem diferente do que somos bombardeados (cultura inglesa e norte-americana). Achei a premissa bacana, um clima de mistério envolvendo reencarnações, com mistura da história dos 6 personagens. Vou mesmo procurar pelo livro, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Recentemente tenho lido muitos livros com personagem e fatos um pouco previsíveis de mais, isso é verdade. Eu não conhecia a obra, mas já gostei pelo fato de carregar uma carga histórica bem grande. Não gostei da capa, achei bem simples! Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu achei interessante pelo que falou no poste e o legal é que se passa em duas épocas diferentes o que chamou minha atenção e deve ter uns fatos interessantes.

    Momento Crivelli

    ResponderExcluir
  14. Oie, eu não tinha ouvido falar nessa autora até hoje, mas já fiquei querendo conhecer, principalmente por ela ser conhecida por colocar coisas a respeito de bruxaria em seus livros, e na verdade isso que eles chamavam de bruxaria antigamente e que nem era era só coisas que eles não compreendiam me chama atenção em conhecer na história. Adorei saber que os personagens tem essa linguagem mais formal, é sempre um ponto mega positivo para mim, e também gostei de saber da forte amizade entre os personagens. Eu espero ter a oportunidade de conhecer a autora.

    ResponderExcluir
  15. OI Dryh, ainda não conhecia o livro e achei a capa bem caprichada. Não estou me lembrando da ultima vez que li alguma coisa com abordagem de bruxas, mas acho que foi a tempos, então, acho que posso curtir esta leitura. Mesmo com este final previsível, to achando que vale a pena!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Dryh lindona eu adoro livros com o tema de reencarnação, adorei a premissa do livro e sua resenha me fez querer ler o livro hoje. Não conhecia a obra, a capa está linda como a maioria das edições da Editora. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adoro livros que tem essa bagagem história enorme, gosto muito de ver a abordagem que a autora toma. A edição realmente está maravilhosa, mas que pena que tem algumas partes bem previsíveis no livro, se não fosse isso acredito que sera uma história perfeita.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não conhecia o livro mas se fosse só pela capa e título eu não me interessaria por ele. Através da sua resenha eu descobri que a premissa é muito interessante e provavelmente eu me perderia durante a leitura. Achei a sua resenha bem sincera e deu para ver os principais pontos da leitura, acho que o fato de ser um pouco previsível nnão me atrapalharia se estivesse realmente gostando da leitura.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Achei o livro muito interessante, adoro histórias sobre maldições passadas, mesmo que ainda previsíveis.
    Acho que o mais bacana aqui é o fato de estar intercalando as narrações de passado e presente, e acima de tudo a carga história que o livro mostra ao leitor, mesclando realidade e ficção

    ResponderExcluir
  20. O livro é um pouco previsível mesmo, mas a edição é linda demais - o que é o normal da editora - e amei muito essa história! Primeiro porque sou louca por teatro, e segundo porque adorei conhecer as "encarnações" desse casal. E sempre curto muito quando a amizade ganha espaço, já que é algo essencial na nossa vida. Também quero ler mais obras da autora.

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Sou apaixonada pela a história do El Cid e perdi a conta de quantas vezes já li. Já consegue imaginar a minha surpresa ao descobrir esse livro? Adoro essa brincadeira de passado e presente, em que as histórias se misturam e parecem ser apenas uma.
    Gostei também da capa, é um amor.
    Ler esse livro agora é uma questão de honra. Preciso saber mais sobre ele.
    Beijos, Mila

    a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e fiquei interessada, a premissa parece muito boa, a capa está muito linda. Gostei de saber que os personagens secundários tiveram papéis importantes, principalmente os vilões. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tudo bom? Não conhecia esse livro!! Adorei vê-lo por aqui e saber sua opinião. Li poucos exemplares da literatura espanhola... já anotei essa dica! Cordeluna me lembrou um pouco de um livro chamado Nevermore, muito bom também. Sua resenha ficou ótima!! Adorei. Ah, essa capa é linda demais!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Gosto de histórias que tem essa carga histórica, mesmo que não seja entre os protagonistas. Quanto aos pontos previsíveis, acho que mesmo com eles ainda vou gostar do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Gosto de histórias que tem essa carga histórica, mesmo que não seja entre os protagonistas. Quanto aos pontos previsíveis, acho que mesmo com eles ainda vou gostar do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Apesar de sua resenha ser positiva, eu não me interessei pelo livro, até gostei de ser uma leitura intercalada "entre casais", porém não é um livro que faça meu estilo, por isso deixarei a dica passar!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu sou muito curiosa para ler esse livro, acho que tem um enredo bem interessante e adoro essas histórias medievais, mesmo sendo um tanto previsível, ainda me interessei bastante na obra e espero conseguir ler uma hora dessas. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...