Número Zero

Olá a todos!

Hoje eu trago, nesse domingo frio, a resenha de Número Zero do escritor italiano Umberto Eco.

Título: Número Zero
Autor: Umberto Eco
Editora: Record
Páginas: 208
Lançamento: 2015
Edição: epub
Sinopse: Um grupo de redatores, reunido ao acaso, prepara um jornal. Não se trata de um jornal informativo; seu objetivo é chantagear, difamar, prestar serviços duvidosos a seu editor. Um redator paranoico, vagando por uma Milão alucinada (ou alucinado numa Milão normal), reconstitui cinquenta anos de história sobre um cenário diabólico, que gira em torno do cadáver putrefato de um pseudo-Mussolini. Nas sombras, a Gladio, a loja maçônica P2, o assassinato do papa João Paulo I, o golpe de Estado de Junio Valerio Borghese, a CIA, os terroristas vermelhos manobrados pelos serviços secretos, vinte anos de atentados e cortinas de fumaça — um conjunto de fatos inexplicáveis que parecem inventados, até um documentário da BBC mostrar que são verídicos, ou que pelo menos estão sendo confessados por seus autores.Um perfeito manual do mau jornalismo que o leitor percorre sem saber se foi inventado ou simplesmente gravado ao vivo. Uma história que se passa em 1992, na qual se prefiguram tantos mistérios e tantas loucuras dos vinte anos seguintes. Uma aventura amarga e grotesca que se desenrola na Europa do fim da Segunda Guerra até os dias de hoje.

Resenha

O Número Zero, como diz a sinopse, pode ser considerado um guia para o mal jornalismo, o grupo de redatores reunidos em um escritório de Milão é na verdade uma fachada, e apenas um redator sabe disso, que é Colonna. O jornal foi todo formado pelo seu antigo professor, Simei, o nome do jornal é Amanhã, o título se deve ao fato de que o jornal nunca vai ser circulado, por quê? É o que Umberto nos faz descobrir.

Umberto Eco posiciona sua história em um período bem especial e completo da história mundial, há vários rumores que o antigo fascista, Mussolini, não morreu, mas sim foi extraditado ilegalmente para Argentina. Outra pegada interessante é a presença de Braggadocio, um redator falido que monta teorias da conspiração e vive falando de carros de luxo para Colonna.



Eu não tinha ideia do quanto Número Zero seria completo em termos de jornalismo, Umberto Eco nós mostra o quanto o jornalismo pode ser sujo, mentiroso e pilantra, isso foi o que mais me surpreendeu. Nosso personagem principal, Colonna, faz uma amizade intima com Mia, uma jornalista boa mas que nunca é levada a sério.

A história flui a partir do mistério e da criação por trás do Amanhã, os redatores discutem notícias, resenhas e até literatura, ver que tanta coisa poderia acontecer mas não aconteceu se torna o principal foco de Número Zero, e logo também a graça por trás desse romance.

Como eu já disse acima, muitos capítulos vão abordar a Itália de 1992, onde ainda se desenrolam as consequências da Segunda Guerra Mundial. O escritor italiano faz questão de criar um labirinto para o leitor entre a história que nós vemos nos livros escolares ou além do que muitos já conhecem. Eu já conhecia a teoria de que Mussolini foi extraditado para a Argentina e teria voltado para a Itália para tomar sua terra de volta, mas da mesma forma eu ainda descobri muita coisa.



Número Zero não é um livro complexo, mas também não é um livro de banca de jornal, ele merece ser lido por todos que buscam saber mais sobre o lado sujo do jornalismo, e também as práticas do "bom" jornalismo. Esse foi o meu primeiro contato com o escritor italiano, posso afirmar que gostei da experiência com a escrita leve, nem um tanto superficial e robusta dele.

Eu li algumas resenhas que comparavam Número Zero com outros grandes livro do autor, acho que a graça do mesmo é poder ver o outro lado do escritor, como a linha do jornalismo. Querer comparar duas obras distintas não faz sentindo, a graça é poder se inteirar no novo e diferente com a mesma qualidade do escritor.

Recomendo esse livro a pessoas que já tiveram a oportunidade de ler algo do Umberto Eco, recomendo também a quem pretende fazer jornalismo (diferente de mim), o mais novo livro do escritor pode ser uma boa ideia para as pessoas que desejam uma leitura agradável porém nada superficial. Número Zero é um grande romance cheio de fatos históricos com ótima qualidade e base para fazer qualquer leitor virar jornalista.


3 comentários

  1. Dryeli-flor,
    Gostei muito da sua resenha. Eu ainda não tive a experiência de ler algo do autor, mas pretendo conhecê-lo, pois muitos leitores o admiram pelo modo como tecia seus comentários ao longo do texto. Adorei saber que esse livro, em especial, revela um lado sujo que todos já consideramos existir, mas, sendo leigos, pouco sabemos como funciona. Anotei a dica, claro.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Dri. E gostei da premissa do livro, adoro quando as histórias se passam em uma época anterior à nossa e fazem referência a acontecimentos históricos :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Sua resenha me deixou com mais remorso ainda por ainda não ter lido esse livros. Tem uns bons anos que ela ta na lista do "Quero ler" e nada de eu pegá-lo...
    Agora com a dica vou tentar tomar coragem, resenha ótima!
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...