Dicas Infalíveis para se ler mais rápido - Por Rosi Oliveira

Já pensou poder ler mais rápido do que você tenta hoje em dia? Isso é permitido! Veja 3 dicas para ler bem mais rápido e entender mais. 
Para quem não ouviu falar sobre isso, leitura dinâmica tem a ver com uma área de estudos práticos feito para ler com mais rapidez e, juntamente, assimilar mais o conteúdo lido.

A maioria de nós aprendeu a ler silabicamente. Você pode não se lembrar, mas na época quando criança, você fazia aulas que separava as palavras por sílabas:

  • Ga – to
  • Bo – lo
  • Gar – fo

Assim, é bem possível que você tenha aprendido dessa maneira. Porém, o que o resquício da nossa alfabetização faz não é tão bom para a velocidade da leitura. Por dois motivos:
  • Você associa a imagem da palavra com o som da palavra.
  • Você lê silabicamente, sílaba por sílaba, sabendo que podia ler palavra por palavra e até frase por frase.

O primeiro ponto é muito bom: você pode não se recordar que quando era criança você tendia a ler em voz alta. Ou seja, você lia falando. Com isso, eu tive que aprender a não falar o que lia, enquanto lia. Aprendi a apenas pensar (falar em voz baixa) o que estava lendo.
O segundo ponto também é muito bom para os nossos objetivos, pois a nossa área de visão é bem maior do que uma só sílaba em uma palavra. Leia de uma só vez as palavras a seguir (independe do tamanho):
  • céu
  • árvore
  • pensamento
  • independentemente
  • inconstitucionalissimamente
Na nossa maneira de conhecimento, aprendemos a ler por sílabas. Assim, podemos ler céu de uma só vez. Mas temos que separar as outras palavras: ár-vo-re. Depois: pen-sa-men-to. Assim por diante.
Agora, é claro que se pudéssemos ler de uma só vez todas as palavras, íamos ler bem mais rápido, né?

Dicas

Dica 1: Não Ouvir o Som das Palavras
Como citado acima, pela nossa história de alfabetização e escolarização, nós aprendemos a ler ligando o som da palavra com a imagem da palavra. Imagem não se descreve ao que a palavra significa, mas à sua escrita.
Por exemplo: Casa – quando você lê casa, também diz casa. Mas se você ler CASA você está vendo outra imagem, porém, ainda está falando casa. Então, a dica para ler mais rápido é não ouvir o som das palavras. 

Dica 2: Melhorar o Campo de Visão
Se você lê silabicamente, tente ler palavra por palavra. Se você já sabe ler palavra por palavra, tente ler grupos de palavras. Isto não só fará você bloquear para não ouvir o som das palavras, com o tempo vai crescer bastante o seu tempo de leitura. 
Você pode treinar este método se distanciando do texto um pouco mais. Também é bom usar os dedos (indicador e polegar) para marcar os trechos e aumentar o campo de visão.

Dica 3: Não repetir
A maior parte do tempo que passamos lendo, é utilizado voltando-se nas frases e palavras anteriores. Nosso método é ir lendo, mas depois voltar os olhos para ver se lemos mesmo. Seja como hábito, seja como erro, seja como falta de atenção, este movimento na direção contrária é muito ruim para a velocidade da leitura. É como se déssemos dois passos para frente e um para trás.
Se não fizer mais isso, vamos aumentar a nossa rapidez.

Conclusão
Eu comecei falando que era importante selecionar o material que vai ler. Como isto nem sempre é possível (na escola e na faculdade temos que ler algumas coisas sem poder dizer não).
Tem outra dica que pode acelerar bastante a leitura e o entendimento do texto. Isto é válido para livros inteiros, mas também para artigos pequenos.
Dê uma olhada geral no material. Em um livro, você pode começar pelo índice e ver o que cada capítulo vai falar. Em um texto menor, você pode ver os subtítulos.


Leia a introdução e a conclusão rapidamente. Assim você terá uma visão geral do tema. Os melhores autores apresentam uma sinopse compreensiva do assunto no começo e no fim do trabalho. Assim vamos compreender os objetivos, os argumentos centrais, as conclusões e o que ficou faltando. Com certeza que com estas 3 dicas, você conseguirá ler bem mais rápido. Estudos falam que algumas práticas podem aumentar em até 300% a sua rapidez de leitura. Agora é só por em prática!

Por Rosi Feliciano Oliveira 
Blog

3 comentários

  1. Adorei as dicas Dryh!
    Eu cursei letras então aprendi a fazer leitura dinâmica e isso ajuda muito na hora dos estudos.
    Amei seu post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza. Prof. Rosi Feliciano

    ResponderExcluir
  3. DIVULGAÇÃO CONCLUIDA! Já dá para ver em todas as páginas do Face! Logo estarei concluindo a divulgação no: youtube pelo canal belezablogbr, G+, tweet. Vou orar para você ter visualizações, retorno e muito sucesso. Obrigada por nossa parceria. Prof Rosi Feliciano

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...