Brasyl

Olá a todos!
Antes de tudo, eu gostaria de pedir desculpas pela minha ausência. Estou realizando as provas iniciais de bimestre na minha escola, então estive um pouco ocupado. Segue a resenha!



Título: Brasyl
Autor: Ian McDonald
Editora: Saída de Emergência (vertente da Arqueiro)
Páginas: 416
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: TRÊS PERSONAGENS. TRÊS HISTÓRIAS. TRÊS BRASIS. LIGADOS ATRAVÉS DO TEMPO, DO ESPAÇO E DA REALIDADE. Marcelina é uma produtora de TV que sai pelas ruas do Rio em busca do sucesso que lhe trará a fama. Quando uma ideia para um programa a faz rastrear o mais infame goleiro do futebol brasileiro, ela se envolve em uma antiga conspiração que ameaça não só a sua vida, mas também a sua alma. Edson é um empresário de celebridades tentando sair das favelas de São Paulo em um futuro não muito distante. Um encontro inesperado o faz cair no mundo perigoso da computação quântica. Agora, sem ter para onde fugir em um Brasil em que cada rosto e centavo são rastreados, ele precisa salvar a própria pele. Padre Luis Quinn é um missionário jesuíta que vasculha as profundezas da Floresta Amazônica do século XVIII em busca de um padre renegado que tenta estabelecer um império. Mas o que ele encontra ali põe em xeque a sua fé e a própria realidade.
Resenha

Brasyl segue três tempo distintos, cada um deles com personagens e estilos de narração diferentes. O primeiro é em 2006 no Rio de Janeiro; Marcelina Hoffman trabalha para uma emissora não tão bem sucedida e está tentando dar o seu máximo para criar algo produtivo. O segundo tempo mostra uma São Paulo futurista (2037) onde há drones por toda a cidade e muita computação quântica, o foco é Edson que está tentando sair das favelas (sim, elas ainda existem), ele vive em bailes funk, onde acaba esbarrando em algo muito perigoso. Já o último tempo é em 1886, o Padre Luís Quinn chega em Salvador, na Bahia, ele se depara logo com duas importantes missões no Amazonas. Como será que essas histórias se encontrarão?


Eu adorei a premissa do livro, achei muito interessante o escritor mostrar ao leitor três períodos diferentes, lugares e personagens distintos ao mesmo tempo, o melhor de tudo é que Ian McDonald não faz confusão em nenhum momento. Vale ressaltar que todos os tempos tem narrativas diferentes, a São Paulo futurista apresenta uma linguagem utópica cheia de gírias e apelidos, o que me irritou bastante. O Brasil antigo apresenta uma narrativa leve e completa de detalhes, a melhor na minha opinião, já o Rio de Janeiro atual traz uma linguagem simples porém um pouco entediante ao longo da história.

Ian McDonald traz uma perspectiva diferente e inovadora de três tempos distintos do Brasil, ele tem um olhar que poucos escritores dos quais eu já li têm. Algumas linhas trazem críticas sobre o comportamento brasileiro e sobre a política em certas partes, eu achei isso totalmente necessário. Não é um motivo de estardalhaço, ao contrário, Ian nos surpreende novamente mostrando que consegue escrever sobre vários pontos ao mesmo tempo.


Os personagens presentes nas três histórias são bem construídos e completos, não há repetições e clichês, mas eu não digo que você irá se apaixonar. O padre Luis Quinn se mostrou o personagem mais intrigante e surpreendente de toda a história.

Você vai se surpreender quando descobrir como todos esses pequenos fragmentos se conectam, a escrita de Ian é boa e oscila entre Chuck Palahniuk e Harlan Coben nos momentos de ação, só fiquei muito incomodado com a presença do excesso de apelidos e gírias presentes no tempo futurista do livro, como já disse acima.

Esse livro faz parte da coleção Bang! da editora Porta de Saída. Eu achei a premissa da coleção muito interessante, trazer os livros do Ian para o Brasil foi uma ótima ideia, achei bem diferente e inovador. A edição ficou muito boa, é bom ressaltar que a fonte muda durante os tempos, o que pode ajudar bastante o leitor.

Recomendo esse livro para quem gosta de Chuck Palahniuk e ao mesmo tempo procura algo com ação e bastante utopia, se você quer ler algo com uma perspectiva diferente sobre o Brasil dê uma chance. Brasyl é um livro completo com três tempos diferentes e bem escritos, você poderá ver um Brasil que você ainda não conhece.


11 comentários

  1. Oi Heitor, tudo bem
    Eu gosto muito quando os autores trabalham com tempos de narrativa diferentes, conectando-as ou não. Fiquei bastante curiosa para descobrir como essas histórias irão se cruzar, mas como não é um livro para se apaixonar, não o leria por agora. Mas a dica está notada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee.

    Não tinha conhecimento desse livro, mas não creio que seja algo que eu vá gostar de ler.
    Parabéns pela resenha

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu achei um pouco confuso,tem muita coisa misturada nesse livro.
    Não acredito que eu vá gostar.
    Parabéns pela resenha
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Achei super bacana a ideia de uma mesma história em diversos lugares e tempos. Se tiver tudo amarradinho como parece estar, acredito que vou gostar tbm. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Amei a promissa do livro ^^ Amei a capa e a sua resenha está ótima :) Já antei a dica ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, pois sou apaixonada em livros que tem historias paralelas mas que ao mesmo tempo se complementa, com certeza está na lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A premissa do livro me parece muito interessante e até fiquei um pouco interessada com o mesmo. Talvez o leia em um futuro próximo.
    Parabéns pela resenha <3

    xoxo, Kitsu.
    » http://www.guildadosleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Confesso que a capa do livro é a coisa mais linda!
    Sua resenha está muito boa, mas infelizmente a história não me atraiu muito então acredito que não leria não :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá... Heitor...
    Eu achei super bacana um autor estrangeiro escrever sobre o nosso Brasil e ainda trazer uma perspectiva diferente em três tempos. Não sei fiquei com receio, mas não descartei... tenho lido resenhas positivas do livro e a única reclamação de alguns é sobre as gírias também... de qualquer forma foi bem legal saber a sua opinião a respeito do livro e a minha curiosidade foi despertada em saber como alguém de fora vê o Brasil e ainda criar histórias... Xero!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Adoro quando os autores trabalham com vários tempos simultaneamente, e mais ainda quando eles não nos deixam perdidos kkk
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que essas histórias com viagens temporais geralmente me surpreendem de uma maneira positiva, mesmo confundindo a minha mente logo depois. Gostei da premissa da obra e espero ler em breve.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...