Nova Era

Finalmente li o terceiro livro da trilogia Mundo novo! Chris Weitz me conquistou totalmente no primeiro livro, mas o segundo não foi tão emocionante quanto eu pensei que seria. Será que Nova era fechou a trilogia com chave de ouro?
Para quem ainda não leu os livros anteriores, Mundo Novo e Nova ordem, eu recomendo que não leia a sinopse e nem o primeiro parágrafo da resenha. Os outros só vão deixar quem não leu os outros livros confuso :)

Título: Nova era
Autor: Chris Weitz
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 216
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Trilogia Mundo novo #3

Sinopse: O grupo de Jefferson e Donna está de volta a Nova York, e os planos para distribuir a Cura a todos os adolescentes da ilha não ocorreram como o planejado. Depois de encarar a traição da Resistência — que resolveu se unir aos velhos inimigos da tribo da Uptown —, os amigos vão precisar colaborar com os ingleses da Reconstrução para garantir que o mundo não acabe em uma explosão de mísseis nucleares.


Resenha
“Bem-vindos a Nova York” – página 55

As coisas não deram muito certo para Jefferson. O plano perfeito de unir as tribos de Nova York e distribuir a Cura para todos foi por água abaixo quando seu segredo foi revelado: somente os Estados Unidos haviam sido afetados pela Doença, e Jefferson sabia disso. Só achou melhor não contar. Não é preciso muito para adivinhar que todo mundo o odeia agora, né?
Foi exatamente aqui que o segundo livro acabou, de maneira angustiante e bem tensa. Agora que tiraram Jeff, quem vai assumir seu lugar? Sem contar que os ingleses estão doidos para explodir tudo e recomeçar os EUA do zero. E não podemos nos esquecer das traições. Será que cabe tudo isso me menos de 200 páginas?

O primeiro livro desta trilogia conseguiu me deixar vidrada, mas com o segundo foi um pouco diferente, e a leitura ficou um pouco arrastada. Em Nova era, porém, o autor conseguiu retomar o ritmo frenético que eu havia encontrado em Novo mundo, e isso me deixou feliz.... Tirando o fato de que o livro é bem mais curtinho que os outros, e que as coisas aconteceram um pouco rápido demais no final.

O mais interessante a respeito deste terceiro livro, é que aumenta o número de personagens narrando. Temos não só os “amigos”, como também Evan, o chefe da tribo da Uptown, e Rab, ex-amigo-e-algo-mais de Donna. E por falar em Uptwon... Eita gente chata e ruim, credo *-* eu não queria ficar desejando a morte alheia, mas tenho certeza de que o mundo (tanto o do livro quanto o que vivemos) não sentiria falta de gente como Evan e seus comparsas, com seus tráficos e escravização.

A Uptown pode estar passando por momentos difíceis, mas vamos dar a volta por cima no melhor estilo Justin Bieber. – página 183

Enquanto o primeiro livro se tratava basicamente de conseguir mais suprimentos para a Washington Square e encontrar uma cura, e o segundo sobre distribuir a cura, aqui nós temos um problema maior: mísseis nucleares, e, como vocês podem imaginar, todo mundo quer ter esse poder em mãos.

Nova era possui muita ação, o que fez com que eu ficasse ainda mais vidrada nas páginas, e, comparando os personagens no primeiro livro com o que vemos aqui, é possível perceber um amadurecimento impressionante. Sem contar que o autor deixou as meninas em destaque em Nova Era (concordo com uma blogueira que disse que a capa parece ter sido “pintada” de rosa por algum motivo), e não só Donna, como também Kath e as denominadas Rainhas Matadoras, do Harlem. Gostei muito disso.

Também gostei de ver os personagens lutando pelo o que achavam ser certo, coisa que já faziam antes, mas não com tanto afinco. Outra coisa que é bem legal a respeito dos três livros, é que o autor narra os capítulos em primeira pessoa, e cada personagem fala e pensa de uma maneira diferente. O bom humor encontrado nos livros anteriores continua aqui, principalmente nas narrações de Donna e Kath. As de Evan são um pouco perturbados, principalmente porque ele acha que o Universo é tipo a TV de Deus, e que ele (Evan) é o personagem favorito de todos os canais, então precisa impressionar.

Como disse antes, só o final deixou a desejar. Achei que ocorreu tudo muito rápido (senti que o final ficou apenas com vinte e poucas páginas), e nem deu para sentir o desfecho...haha’ o autor poderia ter enrolado só mais um pouquinho, para dar tempo de o leitor se despedir dos personagens e da história incrível que ele criou. Apesar de querer rever os personagens, acho que uma continuação ficaria meio sem sentido, então aceitei o fim de Novo Mundo, e achei que foi um desfecho muito bom, apesar dos apesares.

A noite está chegando. E depois vem a manhã. – página 210

Novo mundo é uma trilogia que vai deixar saudades, principalmente dos personagens que não sobreviveram, o que, algumas vezes, me fez ter raiva do autor. Mas nós já estamos acostumados, não é mesmo? Trilogia mais do que recomendada para aqueles que gostam de uma boa história apocalíptica.

12 comentários

  1. Ola Dryh <3
    que legal poder conferir suas impressões a respeito desse terceiro livro da trilogia. Tenho muita vontade de conferir, primeiro por ser um genero que eu gosto e depois porque já li bons comentários a respeito. A sua resenha me deixou bem mais motivada, adorei!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Confesso que a fiz a leitura por alto, pois sou louco para ler essa série, os assuntos abordados e o cenário que ela é narrada me chama muito a atenção. A sua resenha me animou muito para começar a trilogia o mais rápido possível, além disso, ela expandiu mais o meu conhecimento sobre a mesmo! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia essa trilogia e muito menos o autor, mas infelizmente ela não me chamou a atenção :/ A proposta é muito boa, mas faltou algo que me fizesse querer realizar a leitura das obras, vou procurar saber mais sobre elas, quem sabe assim eu sinta vontade de ler!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Ainda não li essa trilogia mas está nos meus planos,como já sabia o que aconteceria nos dois primeiros livros não me incomodei em ler a sinopse desse. Adoro essas capas mas a de Nov Era me encantou mais!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-simplesmente-o-paraiso-quarteto.html

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parece ser uma história bem pesada! Fiquei bem curiosa. Por ser a resenha de um terceiro livro, vou pesquisar mais sobre os primeiros. Adoro livros meio que, como você disse, "apocalípticos". Obrigada pela resenha maravilhosa!
    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  6. É ótimo quando os personagens nos envolvem ao ponto de nem ligarmos se o final não for tudo aquilo que esperávamos. Não conhecia o livro e fiquei curiosa. Quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,
    Esse não é um gênero do qual eu goste, nunca li nada parecido, mas sua resenha ficou bem interessante e mostra o quão feliz você ficou com a trilogia.

    ResponderExcluir
  8. Oii Dryh, tudo bem? Foram pouquíssimas as vezes que li sobre Novo Mundo, nem sabia que era uma trilogia. Eu adoro distopias, e se tem bastante ação então, já quero! Essa parece uma saga mega envolvente, e fico feliz que tenha gostado do desfecho, apesar dos pesares. Já coloquei a trilogia nos desejados!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu quero muito conferir essa trilogia. Acho histórias ambientadas em universo apocalíptico muito interessantes e creio que seria muito legal acompanhar a história por várias perspectivas diferentes. Adorei saber também que nesse último livro as personagens femininas possuem mais destaque, isso é muito bom. Fico feliz que tenha se contentado com o desfecho, apesar do final curto. Espero gostar dos livros também.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu estou bem curiosa para ler essa trilogia, principalmente porque ela tem todos esses elementos que chamam a nossa atenção. Gostei de saber que nesse último volume temos muito mais ação, o que nos deixa muito vidrados na leitura, então acredito que essa foi uma ótima finalização para a trilogia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oizinhos, :)
    Não pude ler a resenha porque to evitando spoilers, quero muito ler a trilogia! Espero ler ao menos o primeiro neste ano, não vejo muita gente falando sobre os livros mas tenho uma expectativa ótima sobre eles!

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  12. Oláa!
    Confesso que li a resenha meio por cima, pois essa é uma trilogia que tenho interesse em ler...
    Porém fico feliz que você tenha aceitado bem o final, mas em relação às mortes, hoje em dia estamos acostumados com autores matando nossos personagens favoritos ne? rsrs
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...