Resistência

Oláá pessoas \0/


Quem aí gosta de livros que se passam na Segunda Guerra Mundial? E quem gosta de livros que se passam na Segunda Guerra Mundial, e que são inspirados em histórias reais? Se alguém levantou a mão, recomendo que conheçam este livro :)


Título: Resistência
Autora: Affinity Konar
Editora: Fábrica 231 (Rocco) - cortesia
Páginas: 320
Edição: 1
Lançamento: 2017

Sinopse: Auschwitz, 1944. As gêmeas Pearl e Stasha têm 12 anos quando desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia. à medida que conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento, tentam confortar uma à outra e criam códigos e jogos para se proteger e recuperar parte da infância deixada para trás. Mas quando Pearl desaparece sem deixar pistas, Stasha se recusa a acreditar que a irmã esteja morta e embarca numa jornada desesperada em busca de justiça, paz e de si mesma. Livro notável pelo The New York Times; Livro do Ano pela Amazon e pela Publishers Weekly; indicação de leitura dos principais veículos de imprensa norte-americanos, Resistência narra, com uma voz poderosa e única, a trajetória de duas irmãs lutando pela sobrevivência em um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostra que há beleza e esperança até diante do caos.
Resenha

Jamais diga que chegou ao fim
Quando céus de chumbo anunciam um futuro amargo;
Pois certamente a hora que desejamos ainda vai chegar
E na marcha nossos passos serão trovoada: sobreviveremos.
- “Zog Nit Keyn Mol”, música da resistência judaica.
- página 220

Stasha e Pearl são gêmeas e, como tal, não se desgrudam desde que nasceram. Pearl é boa com a dança e com muitas outras coisas, e Stasha é boa em querer ser Pearl...e em contar piadas e mentir. Elas foram enviadas para Auschwitz em 1944 para fazerem parte dos experimentos cruéis, horríveis (coloque quantos adjetivos ruins quiser, ainda assim não tem como descrever) do Dr. Josef Mengele, também conhecido como Anjo da Morte. Mengele tinha fixação por gêmeos, trigêmeos e qualquer outra característica que tornasse alguém “diferente” ou, em seu ponto de vista, “especial”, e fazia pesquisas e mais pesquisas utilizando crianças e adolescentes.

As meninas eram jovens, mas sabiam o que acontecia naquele lugar onde estavam. Tinham uma à outra, então sabiam que iriam sobreviver, contanto que continuassem juntas, assim como faziam todos os outros gêmeos de Auschwitz. Stasha possuía uma imaginação muito fértil e era uma criança sonhadora, de forma que acreditava que sua família estava sendo bem cuidada, já que elas eram cobaias de Mengele, mas Pearl não. Pearl já era mais realista e, por conta disso e de outros fatores, era mais fechada.

A pele de Pearl era branca como a neve. Eu tinha pele de sol, toda pintada. Pearl era toda feminina. Eu queria ser toda Pearl, mas por mais que me esforçasse, só conseguia ser eu. – página 16

Sendo uma das favoritas de Mengele, Stasha ganhava “tratamento especial”, ou pelo menos achava que sim. Ela podia aguentar as agulhadas e as doenças que injetavam em suas veias, também aguentava quando queimavam seus tímpanos ou a cegavam. Mas ela não sabia se podia aguentar ficar sem Pearl, e quando Pearl simplesmente desapareceu, Stasha não sabia o que fazer. Ela não queria acreditar que a irmã tinha morrido. Mas se não estava morta, onde é que ela estava?

Eu estava com expectativas muito altas para este livro, principalmente por ter sido inspirado na história real das gêmeas Eva e Miriam Mozes e por tratar de temas tão fortes e chocantes. É um livro de partir o coração, nós lemos e vemos o que aconteceu na época, mas, ainda assim, não dá para acreditar que é verdade, parece até ficção. Este é um livro cru, apesar de ter muitas metáforas e uma personagem sonhadora e criativa. É um livro triste, me fez chorar em alguns momentos e me deixou chocada em tantos outros.

O livro não só mostra as gêmeas presas em Auschwitz e passando por tudo o que passaram lá, como também o que houve com elas quando a guerra foi chegando ao fim, e os nazistas começaram a destruir todas as provas, anotações e a matar ainda mais gente antes que a Cruz Vermelha chegasse. Não sei qual parte foi a mais chocante, ou a que mais me surpreendeu, mas o livro é uma caixinha de surpresas, e eu pude sentir o medo e a angustia dos personagens na pele.

O único problema foi.... O livro é cansativo. Muito. Eu tinha lido as primeiras 50 páginas meio que engolindo, imaginando que logo começaria a gostar para valer e que depois disso deslancharia, como acontece muitas vezes. Mas não foi assim. Algumas partes até que foram rápidas e envolventes, mas a narração não me agradou muito, e isso atrapalhou em muito a leitura, principalmente porque Resistência é narrado por Stasha e Pearl, então, consequentemente, acabei não gostando 100% das duas.
“Espero que vocês entendam, que não sou mais eu sem a Pearl.” – página 164

Ainda assim, Resistência é um livro muito marcante, cru e belo. Como consta na sinopse, mesmo nos piores momentos, mesmo quando tudo parecia ruir e as coisas só pioravam, as irmãs conseguiam encontrar beleza e apoiavam-se uma na outra, ou em lembranças do passado ou imaginações do futuro. Elas eram crianças cuja infância lhes foi roubada, crianças que precisavam fazer o necessário para sobreviver, [até mesmo fingindo gostar das pessoas que as torturavam todos os dias], crianças que conheceram um sofrimento que nenhuma espécie deveria jamais conhecer.

Apesar dos apesares, das tantas vezes em que peguei o livro e disse a mim mesma que o terminaria e não o fiz, Resistência me marcou. Me marcou por ser inspirado em histórias reais, e por trazer o belo e o feio, e o amor pela família e pelos amigos ao mesmo tempo em que mostrava o pior do ser humano. Talvez eu seja a única a não gostar tanto do livro, talvez não. Mas tenho certeza de que não serei a única a chorar com algumas partes, e nem mesmo a única a sorrir em outras. Resistência me trouxe tantos sentimentos que, quando chegou ao final, fiquei aliviada por ter acabado, pois era tanto sofrimento que fechar o livro me trouxe paz.

Resistência é um livro completo e um dos mais (emprestando as palavras de Anthony Doerr) perturbadores, poderosos e criativos que eu já li, e também um dos poucos que conseguiram ser belos e feios, tristes e felizes ao mesmo tempo.

16 comentários

  1. Mesmo com seus comentários, eu fiquei interessada já que gosto muito de livros que abordam questões históricas. Agora quero muito ler!!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Falou em livros que se passam na segunda guerra mundial e ainda inspirado em histórias reais? Eu amo demais e já venho prestando atenção nessa obra desde que soube de seu lançamento. Toda essa complexidade me intriga bastante.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gosto muito de livros com essa temática, nunca tinha ouvido falar desse livro mas amei conhecê-lo, desde que li O diário de Anne Frank, sou apaixonada por livros que se passam na 2 guerra mundial, justamente por ser uma leitura real e sensível, embora alguns pontos negativos que você ressaltou, ainda assim quero muito ler esse livro. Já anotei a dica haha, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Essa "temática", ou livros que costumam retratar os séculos anteriores (salvo romances), são livros que costumo evitar, pois me enfadam fácil quando a escrita não é agradável ou simplesmente porque não costumam me chamar a atenção por todo esse detalhismo histórico da época. No entanto, o que me instiga a querer ler tais livros, quando essa curiosidade é desperta, são as relações dos personagens, os costumes ou situações; e as duas protagonistas juntamente com suas impressões me instigaram muito a querer ler o livro! Embora talvez eu venha a me arrastar pela leitura, acredito que é um livro que irá me marcar, assim como fez com você.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu evito livros que se passem na guerra a todo custo, pois eles acabam com o meu emocional e eu fico realmente mal com isso, por isso acabo evitando para não me fazer mais mal mesmo.
    Mas achei a história deste bem marcante, principalmente por ser baseada em uma história real, e tratar de duas irmãs como protagonistas.
    Para quem gosta de ler sobre a temática deve ser um livro e tanto

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem impressionada com os elogios que você fez para o livro e curiosíssima para ter a mesma experiencia. Quero ler e ficar impactada também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que se passam na segunda guerra mundial e, quando vem de histórias reais, melhor ainda. Sempre choro, claro, sempre fico chocada, mas gosto muito. Esse me pareceu bem marcante, já fiquei querendo <3 a ligação das irmãs já me encantou, mesmo sem ler a história.

    ResponderExcluir
  8. Oie :)

    Adoro a temática e já tinha visto outra resenha desse livro que me fez colocar na lista de desejados, adorei saber também a sua opinião.

    Agora que fiquei sabendo que é baseado em fatos reais eu quero ainda mais! Eu amo! e tenho certeza que vai me marcar assim como te marcou.

    ótima resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já tinha visto falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Confesso que a temática me chama bastante a atenção, já que sou apaixonada por temáticas de guerras e suas consequências. Adorei poder conferir suas considerações e a sua resenha, tanto que me deixou morrendo de vontade de conferir a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Esta capa é uma das mais bonitas que já vi este ano!
    Amo esta temática mesmo me deixando destruída emocionalmente.
    Pena que vc não gostou muito e achou arrastado a leitura!
    Uma pena que algo que parecia ser maravilhoso não supere nossas espectativas
    Mesmo assim qro muito ler e vou voltar e te contar o q achei a respeito.

    ResponderExcluir
  11. Adoro histórias que se passem na segunda guerra mundial. Então esse livro entrou pra lista de desejados assim que comecei a ler a sua resenha.
    Gostei de saber que é inspirado em uma história real.
    Não tem como ler uma obra que traga a crueldade humana da segunda guerra mundial e não deixar de se abalar.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Apesar de não ler muitos livros com a temática, gosto de livros sobre as guerras e esses assuntos, acho interessante para adquirirmos conhecimento. Não tenho certeza, mas acho que li sobre esse livro em algum lugar. A história chama bastante atenção, a capa dá uma enganada. Uma pena você ter achado a escrita cansativa, mas isso não mudou muito minha vontade de lê-lo. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e estou louca para poder conferir de perto essa história, não costumo ler muitos livros com esse tema, mas esse despertou meu interesse de cara e espero conseguir realizar a leitura da obra em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Que pena que achou o livro cansativo, mas que bom que mesmo assim você conseguiu tirar boas coisas da leitura. Apesar de reconhecer a pertinência do enredo, não leria por não gortar de histórias que são ambientadas em fatos tristes de nossa história, como guerras, holocausto e etc.
    Mas bate aquela curiosidade de saber o que aconteceu com Pearl.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Tenho um pequeno bloqueio literário com livros sobre a segunda guerra, mas estou ouvindo falar bastante desse e a curiosidade de adquirir está muito grande.

    ResponderExcluir
  16. Não é muito o meu estilo de leituras... Não curto muito livros em períodos de guerras, mas até achei a história desse interessante.
    Como me pareceu que é bem seu estilo e você sentiu falta de algo, acho que não seria muito recomendado para mim. Fiquei pensando nos seus comentários e na sua avaliação e isso me fez ficar seriamente com dúvidas sobre ler ou não o livro. Mas gostei de saber um pouco mais dele e acredito que pode ser uma escolha interessante para presente :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...