Clarice

Olá a todos,

Hoje trago a resenha de uma biografia que queria ler há muito tempo; Clarice, do americano Benjamin Moser.

Título: Clarice
Autor: Benjamin Moser
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 560
Lançamento: 2017

Sinopse: Este livro, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice Lispector e consagrou sua obra no exterior. Se hoje Clarice é uma figura mítica das letras brasileiras — bela, misteriosa e brilhante —, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira. A edição da Companhia das Letras traz posfácio inédito de Michael Wood.


Resenha

Clarice Lispector sempre foi uma figura enigmática, seja na época em que estreou com o livro Perto do Coração Selvagem e até mesmo agora, onde seus quotes são usados por muitos jovens nas redes sociais. Seria Clarice homossexual, homem e até comunista? Benjamin Moser não só rebate futilidades, ele dá vida a uma figura mal compreendida e lida da literatura brasileira, Clarice é um banho de água fria sobre a mesmice que se especula sobre a escritora.

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. - Clarice Lispector

O pé da biografia começa com a conturbada vinda de uma parte da família Lispector, oriundos da região hoje compreendida como Ucrânia. Por serem judeus, Pedro e Mania Lispector, pais da escritora, se veem cada dia mais assolados e com medo de permanecerem na Europa. Após Mania contrair sífilis ao ser estuprada por um pogrom, Pedro começa sua fuga em direção ao continente americano, no meio do caminho, na aldeia de Tchelnik, nasce Chaya Lispector em 1920. Quando a família se instala no Brasil, Chaya tem cerca de 2 anos e adota o nome de Clarice, ela passa uma parte de sua infância em Maceió, e a adolescência em Recife.

Clarice era uma estrangeira. Não porque nasceu na Ucrânia. [...] Clarice era estrangeira na Terra 

Clarice como escritora e Clarice como mãe e mulher de embaixador são retratadas de forma intrínseca. Não se trata de uma deformação, pelo contrário, Benjamin constrói um retrato de uma alma conturbada e singela que nós, leitores brasileiros, não demos conta de conhecer. A natureza pela qual Moser empurra o leitor por todos os quartos e nuances de Clarice pode ser descrita como arrebatadora; seja pela fissura ao novo ou pela descoberta de lugares na literatura de Clarice que ainda não foram expostos.

Do início ao fim da biografia, Moser comentará quase toda obra de Clarice, fazendo um link com o período em que foi escrita, tratam-se de críticas bem formuladas e com teorias válidas, ponto de difícil refutação. A presença de textos e cartas inéditas de Clarice e amigos são outro ponto fortíssimo da obra, Moser tem embasamento e opinião suficiente para falar da vida alheia, melhor, para falar sobre Clarice Lispector.

Em uma mesa na FLIP de 2016, Moser afirma (em um português perfeito) que a fascinação por Clarice começou quando ele aprendia português, o primeiro contato foi com A Hora da Estrela, coincidentemente, o último livro de Clarice. Com certeza a pesquisa para realização da biografia não foi simples, tampouco a interpretação dos livros e contos da autora, o resultado final foi uma pérola, um esmero.

Com título original sendo Why This World?, a obra reeditada pela Companhia das Letras teve como título; Clarice. A nova edição não se distancia muito da anterior, feita pela Cosac Naify, as fotos presentes no meio do livro e o texto de orelha são uma das poucas coisas que diferem. É uma boa edição, além disso, é possível notar mais cuidado aos pequenos detalhes por parte da editora.

Clarice é um sinal de que precisamos de um Moser para muitos escritores brasileiros, isso é, alguém com coragem e determinação para habitar escritores muitas vezes mal interpretados. Clarice é uma biografia de ótima qualidade, seja pela ótima interpretação do espírito de Clarice Lispector ou pela leveza pela qual o leitor é conduzido a uma vida conturbada e poética. 


14 comentários

  1. Olá!
    É tão bom quando conhecemos a vida de uma pessoa que a gente admira. Eu confesso que não sou de ler muito das histórias da escritora, mas se tivesse a oportunidade também leria a biografia só por curiosidade.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse é um livro que com certeza quero ler.
    A Clarice com certeza é um mistério. Acredito que poderemos desvendar um pouco desse mistério com a biografia da autora de Moser.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Conheço vários livros da Clarice, mas pouco sei sobre a sua história. Muito interessante ter esse ponto de vista sobre a vida dela e gostaria muito de ler um dia, parece ser um livro incrível!
    Parabéns pelo blog e pela resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e com certeza gostaria de ler, mas o tamanho assusta um pouco, não li nada da autora ainda, mas leria sim esse livro...abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tornou-se uma referência para estudiosos da escrita de Clarice Lispector. Amo os livros dela, li e reli tudo. ‘Clarice é um sinal de que precisamos de um Moser para muitos escritores brasileiros’ existem muitos, com estudos maravilhosos, só não tem espaço nas grandes editoras. Há também o livro ‘Clarice, uma vida que se conta’, de Nádia Battella Gotlib e também ‘Clarice Fotobiografia’ da mesma autora.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Clarisse é uma personagem tão importante para nossa literatura, e ver esse livro me deixa mais curiosa para conhece-la mais a fundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente por não ser fã da autora sua biografia não me desperta o interesse em realizar a leitura, mas para quem curte as escritas delas ou mesmo para conhecer um pouco da autora com certeza é uma boa pedida!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi Dry!

    É muito bom quando lemos uma biografia de ótima qualidade e principalmente de pessoa que realmente fizeram a diferença. Clarice mostra que tem todas essas qualidades e como adoro ler biografias, não resta duvidas que preciso ler sobre a vida da escritora. Achei sua resenha muito boa e interessante, por isso, vou adicionar a biografia na minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    O livro parece bem rico já que a biografia é comentada com críticas e teorias bem formuladas. Com certeza traz muita informação pra quem já é fã e pra quem quer conhecer mais de Clarice.
    Fiquei muito interessada na obra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dryh!
    Li muito pouco de biografia até agora, mas o que li gostei por demais. Por mais que esteja bem resenhadoeu precisaria ter afinidade com a Clarice e isso não acontece.

    ResponderExcluir
  11. Heitor, amoooo Clarice! Lerei este livro? Sim ou com certeza? Ambas. Hahahaha Que trabalho lindo este do Moser, fiquei curiosa para saber como ele trabalhou as obras dela na biografia e sem falar na pesquisa para entender o Universo Clarice. Achei demais ele se apaixonar por ela e conhecer tão profundamente, mais do que muitos brasileiros, certamente.
    Parabéns pela análise primorosa que vc fez da obra.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adoro a escrita da Clarice Lispector e não conhecia essa biografia. Mas já anotei a dica. Acho que será uma obra incrível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Ooi Heitor! Então, não costumo ler tantas biografias, somente quando o biografado é alguem de quem sou muito fã, mas essa da Clarice parece ser mesmo boa heim?! Eu gosto de clarice lispector, mas não sou absurdamente fã, então talvez não comprasse o livro, mas caso surja a oportunidade, pensarei duas vezes com ctz! abraços
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
  14. Oi, Heitor!
    Já vi alguns comentários sobre esse livro e achei bem interessante. Nunca li nada da Clarice, mas pretendo começar a ler sua obra em breve, então já anotei a dica dessa biografia para conhecer mais sobre a autora.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...