Belgravia

Título: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca (cortesia)
Páginas: 432
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

Resenha

Em 1815, o mundo dos Trenchard se chocou com o dos Brockenhurst. Sophia, a filha de James e Anne Trenchard, estava apaixonada por Edmund, filho de Peregrine e Caroline Brockenhurst. Mas tal relacionamento não podia acontecer, pois Sophia era filha de um comerciante, e Edmund possuía como herança um ducado, sendo assim, ele deveria casar-se com alguém à altura.  Ela não era o partido ideal para o rapaz, mas ele não parecia se importar. Até que Napoleão invadiu a Grã-Bretanha, fazendo com que Edmund fosse para a guerra.

Quando isso aconteceu, tanto os Brockenhurst quanto os Trenchard estavam no lendário baile dos Richmond, em Bruxelas. Os Trenchard não deveriam estar lá, afinal, eram vistos com maus olhos, já que não passavam de comerciantes, mas eles estavam, e, naquela noite, antes de os cavalheiros partirem para a guerra trajando suas roupas de gala, Sophia começara a chorar desesperadamente, mas não só porque Edmund estava partindo. Algo mais tinha acontecido.

Pulamos então para 1840, vinte e cinco anos depois dos acontecimentos. As duas famílias agora vivem em Belgravia, um bairro chique, e os Trenchard deslancharam muito na pirâmide social, sendo que agora são muito mais ricos do que jamais foram. Mas ainda não podem ser considerados da alta classe, já que James continua sendo um homem de negócios, e não um conde, duque ou coisa do tipo. Aquele baile em Bruxelas ainda é uma lenda, e mudara para sempre a vida das duas famílias, tanto que ambas ainda enfrentam os acontecimentos daquela noite.

A história gira em torno de um segredo escandaloso que ambas as famílias precisam guardar, mas tal segredo não nos é revelado de imediato, e poucos personagens o sabem. Mas muitos outros tentam desvendar o tal segredo ao longo do livro, e essa é a parte interessante: ver as investigações, as intrigas, as fofocas, as brigas, os escândalos. Outro fator positivo da obra é que ela possui um conteúdo histórico muito grande, além de ser bem descritiva, o que faz o leitor realmente ver a cena na cabeça.
Mas essa descrição toda deixou a obra um tanto lenta e cansativa, de forma que eu demorei bastante para finalizá-la. Com bastante eu quero dizer mais do que eu imaginei que demoraria.
Outro fator que contribuiu para isso foi o fato de que eu me perdi um pouco no início, com tantos personagens, e demorei um pouquinho para me situar, mas, infelizmente, não me afeiçoei a nenhum personagem, então eu não tinha tanta animação para finalizar a história e ver o que aconteceria no final.
Mas, a propósito, por quanto tempo ela conseguiria manter o próprio segredo? Por quanto tempo eles continuariam desfrutando a sorte antes que tudo desabasse sobre a cabeça de todos? – página 111

Enfim, eu não falei muito da história por medo de contar demais, já que o livro tem muitos detalhes, e se eu contasse um que fosse estragaria a leitura de quem ainda vai lê-lo, mas já dá para se ter uma noção dos personagens e do foco da história. Destaco aqui Oliver Trenchard, filho de James e Anne, um rapaz mimado que nunca se moveu para trabalhar ou para lutar por algo, que sempre teve tudo de mão beijada e que, ainda assim, sofria por não ter a aprovação do pai. Também destaco Maria Grey, uma jovem importante na história que, além de ser muito inteligente, não é nem um pouco fútil. Sophia também não o era, mas ela não conseguiu me conquistar.

James e Anne Trenchard também são personagens interessantes. Ele é um homem ambicioso, sempre desejoso de participar de eventos chiques e de clubes para cavalheiros, e ela sempre comparecendo a tais eventos (mesmo não querendo) em apoio ao marido. Gostei do fato de eles serem comerciantes e terem ascendido tanto, chegando a participar de bailes organizados por duquesas e cujos convidados são duques. Mas isso não significa que eles são bem vistos, que são respeitados como os condes, duques e viscondes são.

Ele sabia que não era o candidato ideal, mesmo com as regras mais liberais do clube, afinal, ser filho de um comerciante não era o tipo de linhagem mais admirada pelos bastiões do Establishment. Mas Deus seria tão cruel a ponto de fazer com que ele fosse rejeitado? – página 178

Enfim, eu sou louca por romances históricos, mas este não me agradou. Acho que sou mais as Julias, Lisas e Lorettas da vida, mas Belgravia não deixa de ser uma dica válida para quem curte um romance histórico mais misterioso e sério. Queria agradecer a editora Intrínseca pelo convite para participar da ação de ler e resenhar Belgravia, que, mesmo não me agradando totalmente, foi uma leitura boa até.

28 comentários

  1. Olá Dryh,
    Eu estou lendo ótimos comentários sobre esse livro, e já li várias e várias resenhas a respeito, sem contar que sou fascinada por ambientações históricas e essa deve ser incrível. Fico muito curiosa sobre os mistérios envolvendo esses personagens e tenho muita vontade de assistir a série ao qual o autor é criador. Confesso que sua resenha é a primeira que leio com um olhar mais negativo, mas claro que compreendo seu ponto de vista.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Já li tantas e tantas resenhas sobre esse livro, todas ótimas com comentários positivos, apesar da sua ser realmente a primeira que não tem todos os comentários positivos e tal, ainda to bem curiosa para saber tudo que acontece, amo essa atmosfera de época e tal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu to começando a ficar cansada com tantas resenhas sobre o livro sabe, ta começando a me desanimar kkk mesmo que a maioria seja de comentários positivos e tal, se eu tiver a oportunidade de ler o livro acho que vou gostar por que eu amo romances de época e toda essa coisa da guerra e esses mistérios, bom, amei a resenha e sua sinceridade.
    Abraçocs

    ResponderExcluir
  4. Oie amore...
    Embora tenha visto muitos comentários positivos a respeito do livro, não me instigou a leitura não – talvez pelo fato de tratar de momentos históricos – não curto muito.
    Com sua resenha fiquei ainda com menos vontade de ler o livro.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Tenho visto muitas pessoas comentando acerca da obra e, na maioria das vezes, são críticas bem positivas.
    Gosto muito do gênero e pretendo ler a obra e espero ser cativada mesmo sabendo que o segredo entre as famílias não é tão surpreendente assim.
    Gostei que foi sincera e fico triste por não ter te agradado como esperava.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. o que eu gostei na trama foi o fato de dar voz para os criados, colocar em xeque que toda a casa, toda familia tem segredos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Li esse livro recentemente e apesar de não ser o estilo de romance de época a que estou acostumada a ler, com predominância do romance no lugar das intrigas, gostei bastante da trma, que é muito bem feita em todos os sentidos. Uma pena que você não tenha gostado
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Estou lendo esse livro e curtindo muito, senti a mesma dificuldade que você no começo por conta dos personagens, mas estou me afeiçoando a alguns personagens, principalmente a Anne. Tem uma coisa que não gostei que foi a forma machista como o John se refere às mulheres.
    Espero que minha experiência de leitura seja diferente da sua e que eu curta.
    Foi muito bom ler seu ponto de vista.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Acho que sou mais as Julias, Lisas e Lorettas da vida. E com essa frase eu digo que concordo com você! Kkkk.ainda não li esse livro, mas vejo várias resenhas bem divergentes, inclusive acabei de ler uma dando ótimas críticas à pra a mesma. É uma pena o livro não ter rolado tão bem quanto você esperava que fosse. Eu gosto muito dessa capa,achei bem legal a intrínseca entrar nessa onda e publicar um livro de Epoca/Histórico. Espero poder ler e tirar minha soro pias conclusões
    Até mais vê

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu já li algumas resenhas deste livro e ouvi flaar que era um romance histórico diferente... :) E tu acabste por comprovar isso... Mas de uma outra perspetiva! :)

    Isto porque eu adoro dentro do género algo mais serio e com mistérios, como disseste! :) Talvez por esses serem menos, não sou grande fa do género! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Eu geralmente não gosto de romances históricos mas desde que vi esse livro pela primeira vez estou encantada por sua sinopse, capa e conteúdo histórico.
    Você me deixou ainda mais curiisa com sua resenha e quero saber logo qual o segredo dessa família. Rsrs.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Só leio resenhas maravilhosas sobre esse livro, meu Deus <3 Amo romances de época e esse me chamou muito a atenção por causa desse mistério que ronda a trama, mas o que mais me chamou a atenção foi saber que foi escrito pelo mesmo criado de Downton Abbey. Mal posso esperar para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. O tanto de resenha que estou vendo desse livro perdi as contas.
    O problema é que eu não gostei dele.
    Ok! Eu ainda não li.
    E nem pretendo sabe quando você não gosta do livro eu olho a capa dele e o que me vem na cabeça é Flop prefiro não arriscar vou contra a maré e essa enxurrada de resenhas positivas.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  14. Caramba, acho que é a segunda resenha desse livro que vejo hoje! Confesso que estou muito curiosa por esse segredo escandaloso que todas falam, além da capa ser maravilhosa, estou me segurando pra não gastar dinheiro por algum tempo então vai ter que esperar. Gostei muito da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dry,
    Acho que estou lendo uma resenha por semana sobre esse livro. Eu gosto de romances de época, apesar de não ler um assim há muito tempo. Eu gostei de sua opinião, pois já tinha visto várias recomendações com 5 estrelas, e a sua se destacou por ter sido diferente. Eu gosto de romances mais sérios, e provavelmente vou adorar esse livro, se bem que às vezes precisamos de algo leve para descansar a mente.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  16. Oiiiii,

    Você é a segunda pessoa que eu vejo falando que Belgravia é meio morno, não é aquele romance histórico que nos prende e vicia de cara.
    No começo eu ouvi tanta gente falando dele que estava louca para ler, mas agora depois da sua resenha acho que vou deixar ele para depois mesmo rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu gosto muito quando há descrições bem feitas da ambientação de um livro, e se tratando de um romance de época, imagino isso fará o leitor mergulhar na história e visualizar bem as cenas e os personagens. É uma pena que a autora não soube dosar bem os detalhes, tanto que faz o leitor se confundir também com o excesso de personagens e isso é algo que considero desagradável nos livros.
    No entanto, apesar de nunca ter lido romance de época, gosto MUITO quando há uma boa pegada de suspense/mistério na trama e só por você falar isso já fiquei interessada. Quando me habituar um pouco ao gênero romances de época, lerei o livro para saber se irá me agradar.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Já perdi as contas de quantas vezes já vi uma resenha sobre esse livro.
    Sério.
    A maioria parece ter adorado.
    Sinto muito que não tenha gostado tanto assim do livro, é uma pena quando isso nos acontece. Mas agradeço a sinceridade. Nem sempre as resenha super positivas são verdadeiras e, ás vezes, dá até pra notar isso.
    Sou totalmente apaixonada por romances de época e há muito tempo que venho namorando este em especial.
    Sabendo que você achou a leitura meio morna, me sinto ainda mais tentada a ler. Afinal, preciso ter minha própria opinião.
    Beijos, Mila.

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Então, hoje eu li uma resenha bem positiva do livro e vi que você tem alguns pontos interessantes e isso me deixou um pouco indecisa se eu leria o livro, especialmente por ter muitos personagens no inicio, mas fiquei curiosa quanto a qual seria esse segredo, mas né... depois da sua resenha é provável que eu não o leio por agora, porque ainda não li nenhum romance de época, então quero pegar um livro que seja mais leve pra vê se me agrado com o gênero haha

    ResponderExcluir
  20. Olha, esse livro está realmente dividindo opniões, já li seguidas resenhas falando que ele é ótimo e outras como a sua que não gostaram tanto assim, mas não tenho como opinar, não leio nada de romance de época kkk
    e agora não me interessei para ler esse também, acho que quando for começar com o gênero irei para um mais clássico

    ResponderExcluir
  21. Segunda resenha que leio desse livro e a vontade de ler aumenta. Gosto quando as histórias tem romance, porém visivelmente essa não é aprioridade dessa narrativa.
    O contexto histórico é o que mais me chama atenção, já que nos romances de época o período da industrialização ainda é pouco abordado.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  22. Olá ♥
    Bom só estou vendo resenhas positivas perante a esse livro, estou bem curiosa com a história, amo histórias de época.Como sou uma pessoa apaixonada por romances de época claro que ele já entrou para minha lista de desejados, lendo sua resenha a vontade só cresceu em descobri um pouco mais de cada personagem, a premissa do livro e maravilhosa só a capa que eu acho que poderia ser mais incrementada.Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora, mas acho sempre válido dicas de romances de época/históricos, já que amo tanto o gênero. Não sei se leria algo assim agora, como você disse que prefere os livros de Lisa e Loretta, creio que devo ficar nesses por agora. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Já vi várias resenhas desse livro por aí, uma pena que o livro não tenha te conquistado! De fato, quando o livro detalha e descreve muito, acaba tornando a leitura muito cansativa e, na maioria das vezes, arrastada. Sou apaixonada pelo gênero também, mas, como também adoro as Lisa e Loretta, vou ler este com menos expectativas, pra não me decepcionar.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Oi Dryh! Que pena que você não gostou tanto do livro. Eu estou com boas expectativas em relação a ele. Tenho acompanhado várias resenhas do livro e estou querendo muito ler, tanto que já coloquei o livro na lista de leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Dryh, que pena que não gostaste do livro.
    Essa é a segunda resenha que leio da obra e fiquei muito a fim de ler, pois acho os outros romances históricos muito água com açúcar, esse com o mistério e tal acho que me prenderia mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Lendo algumas resenhas desse livro percebi que o foco dele não é p romance e sim a sociedade da época. Eu não fiquei desesperada para ler, mas se tiver a oportunidade leria um dia. Que bom que os personagens são cativantes.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Eu estou simplesmente louca para ler esse livro, eu adoro romances de época e adoro a Série Dowton Abbey, já estou com o ebook aqui o que eu não estou tendo é tempo de lê-lo.
    Adorei o post, parabéns
    Beijos da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...