Uma mulher livre

Título: Uma mulher livre
Autora: Danielle Steel
Editora: Record (cortesia)
Páginas: 294
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Dos deslumbrantes salões de baile de Manhattan para os horrores da Primeira Guerra Mundial, Danielle Steel nos leva para um mundo fascinante de uma jovem de espírito indomável. Nascida numa vida de luxo e glamour, Annabelle Worthington carrega o sobrenome, e a nobreza, de uma das famílias mais influentes de Nova York. Até que, num dia cinzento de abril, o Titanic afunda, levando junto o seu mundo. Seus pais e seu irmão mais velho estavam na viagem inaugural do majestoso navio, e apenas sua mãe sobreviveu. Para tentar confortar seu coração, Annabelle se voluntaria para trabalhar em um hospital, ajudando a cuidar dos enfermos, onde descobre sua verdadeira vocação. E, quando um homem nobre a pede em casamento, ela acredita que, enfim, voltará a ter dias felizes. Porém, novamente, o destino lhe prega uma peça, colocando-a no centro de um escândalo. Para fugir da tristeza que sua vida se tornou, ela vai para a Europa trabalhar no front da Primeira Guerra Mundial, ajudando a salvar os feridos. Na França, no auge do conflito, Annabelle consegue realizar um grande sonho: estudar medicina. O problema é que, mais uma vez, sua fé é colocada à prova, e ela precisará tentar retirar forças de uma grande tragédia se quiser renascer para uma nova vida. 
Resenha

Annabelle nasceu num berço de ouro. Descendente de uma família muito rica, ela sempre teve do bom e do melhor, e nada nunca lhe faltara. Mas tudo começa a despencar quando sua família decide fazer uma viagem de navio e ela fica em casa, doente. O navio em questão se chamava Titanic, e tanto seu pai quanto seu irmão mais velho morreram no desastre, juntamente com centenas de pessoas.

Vivendo agora só com a mãe, Annabelle não pode comparecer a bailes e festas por um ano, devendo respeitar o período mínimo de luto imposto pela sociedade. Sendo assim, ela fica trancafiada em casa, recebendo visitas de sua melhor amiga, Hortie, e de Josiah, um dos funcionários do banco de seu pai. Quando ela e Josiah começam a se aproximar, apesar da diferença de idade (ele poderia ser seu pai, tendo o dobro de sua idade), Annabelle começa a acreditar que pode ser feliz novamente, após a perda do irmão e do pai, e de um pedaço da mãe, que se fora com eles.

Mas as coisas voltam a dar errado e Annabelle se vê pagando por um erro que não cometera, sua dignidade é jogada no lixo e ela acaba sozinha, sem saber o que fazer para consertar sua imagem perante à sociedade nova-iorquina. É aí que estoura a Primeira Guerra Mundial, e, como trabalhava de voluntária em hospitais, Annabelle decide ajudar como voluntária na França, mesmo sendo perigosíssimo atravessar o oceano naquele momento.

Tudo o que qualquer um veria nela seriam rótulos impostos por outros, e sempre pensariam que ela era culpada. Estava convencida agora de que ninguém jamais acreditaria em sua inocência, que confiaria nela ou que a amaria, independentemente do que ela dissesse. – página 253

Sem mais nada a segurando nos Estados Unidos, Annabelle embarca num navio, indo em direção à guerra, quando muitos fugiam dela. Chegando lá, ela consegue ajudar soldados feridos e realiza seu sonho: pratica medicina, acompanhando cirurgias e cuidando de pessoas infectadas por doenças, mutiladas e etc. Tendo talento para a coisa, Annabelle recebe oportunidades que não poderia negar, e sua vida muda de rumo mais uma vez, levando-a para outros cenários e testando sua felicidade. Mais uma vez, ela estará sozinha.

Annabelle é uma personagem incrivelmente maravilhosa! É possível notar uma mudança radical no seu jeito de ser, considerando que ela antes era toda dama da sociedade, e acaba parando em hospitais próximos à bombardeios na Europa, dirigindo ambulâncias que podem passar sobre minas e cuidando de pessoas que podem lhe transmitir doenças. Ela é uma pessoa MUITO determinada, e, sabendo o que quer, vai até o fim, não importa o que aconteça.

Mas sua vida é muito sofrida, e às vezes, eu pensava que ela iria se quebrar. Annabelle perde tudo ao longo do livro; a família, o marido, a imagem que todos tinham dela, os amigos, a felicidade, o conforto. Mas ela dá um jeitinho de compensar essas perdas fazendo o que precisa fazer, ajudando quem necessita de sua ajuda e seguindo seus sonhos, provando a todos que uma mulher PODE SIM se formar em medicina na segunda década do século XX. E esse é um dos motivos pelos quais eu gostei tanto dela: Annabelle pouco se importa se a sociedade quer que ela se case e fique em casa com os filhos, ela sonha em exercer medicina, e medicina exercerá!

O livro, além de tudo, também traz fatos históricos sobre a Primeira Guerra Mundial, como dados de batalhas e números de mortos em tais combates, o que eu achei muito interessante. E a melhor parte é que a história não é nem um pouco previsível. É impossível adivinhar o que vai acontecer com Annabelle, pois a autora nos dá as pistas erradas! Ela põe personagens na vida da garota e depois os tira, ela nos engana direitinho, fazendo-nos acreditar numa coisa que não é real! Fiquei pasma e tensa o tempo todo, com medo de que Danielle fosse má em alguma parte e fizesse Annabelle passar por mais coisas ruins.

Enfim... É melhor parar por aqui antes que eu decida contar mais. A história é estupenda, cheia de momentos tensos e alguns alegres (para não ficar tão dramático e triste), e os personagens foram muito bem construídos, principalmente nossa protagonista. Eu nunca tinha lido nada da autora antes, então o livro me surpreendeu bastante, apesar de eu ter achado a escrita da Danielle um pouquiiiinho cansativa em um ou dois pontos.  Mas não é nada que estrague a leitura.

Não sei bem para quem recomendar o livro, acho que os amantes de um bom romance, ou drama, ou romance histórico vão adorar, mas vou é recomendar para todos! A história é tão incrível que eu nem sei se consigo falar mais sobre Uma mulher livre sem contar spoilers. Annabelle é independente numa época em que as mulheres não podiam falar de assuntos femininos em público para não aborrecer os homens, uma época onde devia-se casar cedo e ter filhos o mais rápido possível, e ela deixou isso tudo de lado para fazer o que queria fazer, o que precisava. Não tenho palavras para expressar o quanto eu a admirei, e com certeza vou querer ler mais obras da autora, principalmente se forem tão boas quanto esta foi. Livro mais do que recomendado!

Enquanto admirava o oceano, tinha uma sensação incrível de liberdade, de finalmente ter se livrado das algemas. Não estava sobrecarregada pelas opiniões das outras pessoas, ou pelas mentiras ao seu respeito. Era uma mulher livre, uma  mulher virtuosa, e sabia disso.


31 comentários

  1. Oi Dryh,
    É um prazer enorme comentar sobre esse livro, especialmente por ter sido uma leitura maravilhosa. Terminei de lê-lo com uma sensação de querer indicar esse livro para todos. Ah, sou muito fã da autora e não tem um livro seu que li, que não tenha amado. Você comentou que essa é sua primeira experiência com a autora né? Por favor, procure outros títulos da autora, você vai se encantar. Comecei lendo suas obras quando eu tinha uns 15 anos e desde então me apaixonei... faz muito tempo rs <3
    Annabelle sofreu muito mesmo, mas é uma personagem maravilhosa. Adorei a sua resenha e fico feliz que também tenha curtido!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?

    O livro parece ser ótimo, cheio de surpresas, sem contar que adorei a personalidade da Anabelle,e as atitudes que ela toma ao decorrer da historia. Ainda não conhecia essa autora, mas já tinha ouvido falar muito bem desse livro, espero ler mais livros dela em breve.

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh! Tudo bem?

    Que show de resenha! Parabéns!
    Confesso que me encantei pela capa que está linda e, esta é a primeira resenha que leio sobre este livro.
    Enfim, adorei a forma como você abordou o premissa deste livro. :)

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  4. A premissa do livro é incrivelmente parecido com um que eu li esse ano chamado "Entre o amor e a paixão" da Lesley Perse, estou um pouco dividida pois adorei o livro e talvez goste desse também por ser tão parecido, ou talvez não goste por fazer a leitura comparado os dois, mas irei pensar se vou começar a leitura ou não.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh,
    Enredos como esse sempre me fascinam e olhando a capa eu não fazia ideia de que a trama pudesse ser tão intensa como essa. Eu gostei muito de conhecer essa história e fique curiosa para realizar a leitura. Em sua resenha deu para sentir o quão profunda e tocante a obra é e espero poder gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dryh,
    já estava pensando em ler esse livro, devido ao trabalho de divulgação da editora acabei ficando super curiosa pela história, mas após ler sua resenha linda, preciso pra ontem, gente que livro é esse, já amo essa protagonista, sua liberdade, determinação e abnegação me lembra Florence Nightingale a primeira enfermeira, que também cuidou dos feridos na guerra e desafiou os costumes de sua época. Essa me parece ser uma história inspiradora que certamente irei ler.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca li nada dela? Cheguei a ter dois livros perdidos aqui em casa, mas troquei há um tempinho atrás sem ler. Não sou fã de romances, apesar de ter lido alguns ultimamente e ter gostado, não é um gênero que me atrai. O plot desse é até interessante, mas não o suficiente. Fico muito feliz por você ter gostado da história e tenho certeza de que atrairá muitos outros leitores.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Faz um tempão que li um livro da autora, já li vários e nem sei porque nunca mais li nada. Percebi na sua resenha uma característica da autora que é não poupar suas mocinhas do caos. Gente, elas sofrem muito...
    Esse livro já está na minha estante e eu espero conferir a leitura em breve, porque essa capa é maravilhosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Esse livro tá na minha estante e pretendo começar a leitura ainda essa semana. Faz um bom tempo que nutro uma grande paixão pela escrita da Danielle e se eu já tinha plena certeza de que não me arrependeria da leitura, sua resenha só venho para confirmar ainda mais essa minha certeza. E essa capa tá mais que maravilhosa né...

    ResponderExcluir
  10. Olha, logo no início eu já fiquei curiosa pra ler esse livro só pela menção de Titanic no início, HAHA.
    Mas saber que essa mulher é determinada, que tem um mudança de vida brusca mas que não se abala, eu simplesmente amei!
    Quero muito conhecer essa história!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Dryh lindona eu adoro a escrita da autora e essa capa está maravilhosa, eu de cara já adorei a personalidade da protagonista em ajudar as pessoas, já a tora especial. Estou com esse livro em casa espero ler nesse fds. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Conhecia esta autora, mas agora não lembro exatamente de onde ou de qual livro. Independente disso, achei este livro uma maravilha que merece ser lido! Não só apresenta uma mulher com força de caráter e determinação, como tem embasamento histórico por trás da premissa. Adoro livros assim, mesmo que sejam carregados de romance e drama (do que eu tento fugir). Muito obrigada pela indicação!! ;) Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estava mesmo querendo ler algo sobre esse livro, e sua resenha ficou linda! Adorei saber tua opinião sobre essa trama. Eu gosto muito de dramas, e ainda mais um assim, que se passa na primeira guerra. Estou empolgadíssima para conferir! E espero gostar tanto quanto você <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    Também não conhecia essa escritora e quando comecei a ler sua resenha já pensei: "ah, mas um romance histórico clichê". Ledo engano. Nunca imaginei que a história seria assim, juro! Adoro personagens femininas fortes, ainda mais numa época em que sofríamos grande preconceito como no século passado. Só pela sua resenha já dá para perceber o amadurecimento da personagem que era só mais uma mulher "da sociedade" e se transformou numa pessoa que luta pelos desfavorecidos e, de quebra, tenta atuar em uma área (medicina) que era impossível antes.

    Outro detalhe que eu achei interessante é o uso do Titanic, nunca li um livro em que ele estavesse envolvido.

    Enfim, ótima resenha! Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dryh,
    Adorei a premissa desse livro. Achei muito legal falar sobre a perda do pai e do irmão que aconteceu no Titanic (uma história que me encanta). A protagonista parece sempre querer seguir em frente, mas nada foram flores em sua vida.
    Um ponto que achei interessante é que é impossível o leitor prever o que vai acontecer, pois a autora fornece pistas erradas. Achei toda a história incrível e anotei a dica para ontem!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oi! Sua resenha ficou ótima, super clara. Infelizmente não gosto desse tipo de história, é pesada demais. Prefiro livros mais leves e com astral melhor, pode ter um pouco de drama, mas não o livro todo. Coitadinha da Annabelle. bj

    Umavidaliterária

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem ?
    Admito que assim que li a palavra 'Titanic' na sinopse, o meu interesse já aumentou muito, rs. Adorei a resenha, só de ler já me deu uma vontade de abraçar a Annabelle, quantas coisas difíceis ela passou... Essas histórias me ajudam bastante, perceber que é possível continuar mesmo quando achamos que não temos mais forças pra isso. Já adicionei na lista de livros para ler :)
    Beijo

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gente, que resenha maravilhosa! Acho que eu nunca li uma obra com um enredo tão complexo que apresenta uma personagem tão corajosa e determinada, então fiquei mais do que empolgada para conhece logo essa história. Achei muito legal o que você disse sobre a autora criar pistas falsas e trazer situações completamente imprevisível. O que mais me chamou a atenção foi o cenário onde toda a obra é ambientada, assim como o sofrimento enfrentado pela protagonista e sua vontade de fazer aquilo que sempre quis. Com certeza é uma leitura válida para todos e eu espero poder conhecer a trama em breve. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  19. Caramba, gostei da sinopse, gostei da resenha, gostei da capa, gostei de tudo! Acredito que os romances históricos têm muito a nos ensinar e essa ligação com o Titanic é sensacional. A vida sofrida da Annabelle é um exemplo para aprendermos grandes lições, mesmo se passando em uma época tortuosa, historicamente falando!
    Parabéns pela resenha, você expôs de forma clara e direta os pontos importantes da obra, fazendo-me interessar pela mesma. Grande abraço e sucesso para vocês do blog Shake de Palavras.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Achei sensacional a construção dessa história, ligando dois fatos históricos importantíssimos a ela. Anabelle realmente parece uma mulher segura de si que tem um crescimento maravilhoso ao passar da história e que vai atrás de seus objetivos. Fiquei curiosa em quais pontos a escrita de Danielle ficou cansativa para você, pois a conheço e amo todos os livros dela. Com certeza vale a pena conferir esse também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Dryh,
    Eu nunca li nada da autora, mas após ler a sua resenha tão positiva em relação a essa obra me despertou o interesse em lê-la. Gostei da protagonista que mesmo após a tantas tragédias e em meio a uma (a guerra) ela consegue se sobressair e lutar pelos seus interesses. Outro ponto que chamou a minha atenção foi a sua menção em relação a escrita da autora não ser previsível, nos despistando ao longo da leitura e eu adoro isso em um livro. Dica anotada!
    Beijos,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por me fazer ter uma vontade absurda de ler esse livro! Eu amo romance, drama e romances históricos então esse livro deve ser perfeito. Fiquei com uma certa peninha da personagem, mas foram as adversidades que ela passou que a tornaram o que ela é, uma mulher livre. Amei essa premissa, preciso ler pra ontem.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  23. O título já me chamou muita a atenção, gostei do enredo da trama, com personagens sofrendo com a perda dos familiares e reconstrução de personalidade após essa perda, deve ser realmente triste observar a personagem solitária, gosto de livros que se passem na Primeira Guerra Mundial e tenho certeza que irei amar as cenas da protagonista no evento, esse livro é super indicado para mim, que amo romance, drama e principalmente romance histórico

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Adoro romances históricos e esse parece ser de fato muito interessante ♥ Curti a premissa, mas o livro não me cativou :/ Sei lá, gostei, mas não morri de amores rs Por isso não se leria no momento! Quem sabe futuramente eu não confira essa história?

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Dryh

    Sua resenha caiu como uma luva para mim, pois no último domingo ganhei este livro no sorteio de um evento no qual compareci, mas não conhecia nada sobre a história.
    Já admiro muito a Annabelle! Adoro quando as personagens femininas nos romances históricos são determinas e fortes assim. Mesmo passando por tanta coisa ela não se deixa abater e isso deve ser muito legal de acompanhar.
    Uma coisa que me deixou bastante ansiosa para realizar a leitura é o fato dela se voluntariar na guerra! Muito altruísta! Já quero ler pra ontem! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, dri, sou muito fã de danielle steel e com treze anos já lia os livros adultos dela, aha, fui precoce. eu não posso falar da escrita porque adoro, embora hoje em dia não me surpreendo mais com os enredos porque acostumei com os livros dela e já sei mais ou menos o que acontece, já devo ter lido ao menos 40 obras da autora. Esse livro eu na verdade ja li em português de portugal, mas faz um tempo e não lembro detalhes então estou doida para reler. A força de annabelle é realmente admirável e acho bacana o fato de termos a história do titanic abordada aqui também. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu já li um livro da autora e apesar de ter gostado muito da história, achei a escrita dela um pouquinho cansativa também e acredito que todo livro dela deve ser mais ou menos assim kkkkk No entanto, vale muito a pena, porque as histórias dela sempre são lindas e parecem trazer boas mensagens para o leitor. Essa eu ainda não conhecia e só de ler sua resenha sofri com Annabelle, que vida sofrida, essa autora adora fazer os personagens sofrer kkkkk Mas enfim, acredito que eu seria conquistada facilmente pela Annabelle, isso porque ela é uma mulher incrível, né? Por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Oi Dryh, tudo bem?
    Desde o lançamento desse livro eu já estava bem curiosa com ele, gostei muito da proposta dele e do romance e da parte histórica que se encontra na obra. Ainda mais a sua crítica está ótima e me deixou mais curiosa ainda, com toda certeza pretendo ler bem em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem??
    Eu quero comprar esse livro só por causa dessa capa. Ela é linda demais e confesso que esse título também é muito atraente.

    Achei a trama completamente incrível e sedutora. Adoro personagens que são assim tão empoderadas e a frente de seu tempo, isso me serve de inspiração. Fico ainda mais feliz em saber que você gostou tanto do livro, isso me motivo ainda mais a lê-lo. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  31. Já vi por aí uns comentários bem desanimadores da escrita e dos livros da Danielle Steel que estou usando a técnica de ignorar os livros dela, porém gostei da proposta da obra devido a sua época, que gosto muito dessa época e o clima de aconchego que passam mesmo em meio a guerras, a protagonista é bem interessante também, sobrevivendo bem a tantos altos e baixos da vida. É uma dica válida para mim!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...