O mensageiro

Título: O mensageiro
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 160
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: O doador de memórias #3
Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.
Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem. Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais. Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.
 Resenha

Nossos dons são nossas armas. – página 144

Matty chegou ao Vilarejo há seis anos. Vindo de um lugar onde sofria muito, ele demorou um pouco para se adaptar à vida feliz e harmoniosa do Vilarejo, cujos moradores recebiam todo e qualquer forasteiro que precise de um lugar para viver. Mas ele conseguiu se acostumar com a bondade dos habitantes, e tinha como mentor o Vidente, um senhor cego.

Matty sempre se deu bem com a Floresta, então ele sabia todos os caminhos, conhecia os riachos, as árvores e os animais. Por se dar bem no ambiente, era ele quem entregava mensagens ás pessoas fora do Vilarejo, e ansiava pelo dia em que receberia o seu nome, que ele desejava que fosse Mensageiro. A Floresta era um lugar perigoso, muitas pessoas morreram por tentar atravessá-la, e muitas recebiam avisos da mesma, que lhes dizia que não poderiam voltar mais. O aviso poderia ser uma picada de inseto, um arranhão de um galho de árvore ou algo parecido.

Mas logo a Floresta começa a mudar.... Assim como as pessoas no Vilarejo. Quem antes tinha um bom coração e agia de forma gentil, agora maltrata os vizinhos e age de forma egoísta. Matty não sabe bem o que está acontecendo com tais moradores, mas ele sabe que boa coisa não é. Tudo piora quando um grupo de habitantes revoltados decide que o Vilarejo fechará suas portas para novos moradores, com a desculpa de que a comida está acabando. Sabendo disso, Vidente pede à Matty que busque sua filha, Kira (protagonista do segundo livro da série), do outro lado da Floresta, antes que o prazo de três semanas acabe, e ninguém mais possa entrar na vila.

De repente, teve a sensação de que estavam todos condenados. – página 79

Como os outros dois livros não me prenderam totalmente, eu não sabia bem o que esperar deste. Confesso que não tinha expectativas, mas tinha curiosidade de conhecer Matty e o lugar onde vivia. Ele é um personagem interessante, possui um dom especial que tem grande importância na história, e é um rapaz inteligente. É fácil se afeiçoar a ele, principalmente quando Matty conversa com Vidente ou com o Líder, que é quem lidera o Vilarejo, mas não toma decisões sozinho. O lugar é um tipo de democracia, então a população é quem decide tudo... Mas Líder também possui um dom, ele consegue ver além das coisas, o que é melhor explicado no livro.

Dos três volumes, O mensageiro é o meu favorito. O personagem principal foi o que mais me cativou, e eu gostei bastante da forma como a autora seguiu com a história, por mais triste que tenha sido. Fui pega de surpresa quando vi que o livro tinha acabado, pois, com as páginas são grossas, imaginei que ainda haveriam alguns capítulos.

Uma coisa que eu achei interessante, mas que não percebi ao longo da história, é que Jonas, o protagonista do primeiro livro, O doador de memórias, também aparece neste livro. Eu ficava me perguntando onde é que ele entrava na história de O mensageiro, já que Kira aparecia, mas não o encontrei. Só quando li uma resenha sobre o livro é que fiquei sabendo que ele estava junto de Matty em algumas partes da história, o que foi uma jogada de mestre, pois a autora conseguiu juntar todas as pontas soltas que havia deixado nos dois primeiros volumes.

“A Floresta gosta de mim” – comentara ele certa vez com o cego, orgulhoso. “Talvez ela precise de você”. – página 12

O único ponto negativo do livro, é que ele é muito pequeno! São apenas 160 páginas, que passam voando, tanto que eu mal percebia que o mesmo estava acabando. Fiquei boba quando percebi que ele havia acabado, e queria mais! Não sei se haverá mais livros na série, mas acredito que não... O que é uma pena, pois justo agora eu estava animada para ler mais obras de Lois Lowry.


22 comentários

  1. Oi Dryh,
    Eu quero muito acompanhar essa série e já sei que quando for ler o primeiro vou ficar viciada. Quando vi esse livro nos lançamentos da Arqueiro eu fiquei louca para ler, mas como não li os anteriores acabou que não o solicitei. Eu adorei ver a sua opinião sobre ele e saber que você gostou tanto assim da trama. Eu nem li ainda mas já concordo com vocÊ que 160 páginas são poucas para uma história tão interessante como essa.

    ResponderExcluir
  2. Ooii,nunca li nem um livro dessa escritora, bem a capa não me chamou a atenção, porém nunca julgue um livro pela capa, a sinopse e sua resenha me convenceu que o livro é bom, e que 160 páginas e pouco, bem pouco, para narrar essa história. Com certeza entrou para Minha lista de desejados.. ��

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, tudo bem? Eu já conhecia esse livro, entretanto a sua resenha é a primeira que leio sobre ela. Acho essa capa simplesmente linda e depois de ler suas considerações, acabei querendo fazer essa leitura também. Nossa, ele é mesmo bem pequeno, não imaginei que fosse tanto,deve passar muito rápido mesmo..
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, fiquei curiosa com o primeiro livro porque acabei assistindo o filme antes de ler... Agora lendo sua resenha, a vontade de ler voltou. Que interessante ter tão poucas páginas, achei que tinha mais a ser contado.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu tenho interesse em ler essa série, na verdade acabei vendo algumas partes do filme enquanto mudava entre um canal e outro, achei a premissa interessante e quando fui pesquisar descobrir que tinha o livro O doador de memórias. Desde então inseri na lista, mas sem grandes expectativas. O interessante é que você iniciou o livro sem expectativas e acabou gostando da forma como o desenvolveu. Imagino que a leitura seja realmente fluída, uma pena que seja tão curtinho e tenha sido o que realmente te despertou maior interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie que bacana que esse livro te animou e te deixou com vontade de ler mais coisas da autora, é ótimo quando já não temos expectativas e somos assim surpreendidos. Acho que eu gostaria de conhecer esse rapaz e seu dom e o que está deixando os moradores do vilarejo estranhos.

    ResponderExcluir
  7. Caramba, o livro é bem pequeno mesmo, e parece que acontece tanta coisa! Fiquei aqui me perguntando como coube tudo isso em 160 páginas!
    Eu não li nenhum dos livros, apenas assisti a adaptação de O Doador de Memórias e até gostei, mas depois eu soube que o segundo livro não era uma continuação, aí perdi o interesse.
    A história desse livro me lembrou um poucoa do filme A Vila, sabia? Na verdade lembrou bastante! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Nossa, esse livro é muito pequeno! Pensei que ele era maior.
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho curiosidade de ler, pois sempre vi muitos elogios para suas obras.
    Fiquei contente em saber que o personagem principal te cativou e que esse livro tornou-se seu favorito.
    Anotei a dica de leitura e espero fazer isso em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Sabe que só li O doador de memórias até agora e já acho que é um defeito da série os livros serem pequenos? Achei que o Jonas seria o protagonista de todos os livros, não tinha ideia de que mudava. o.O É muito bom saber que esse livro se tornou o seu favorito dos três, amei o primeiro e saber que vou encontrar algo ainda melhor me anima muito a ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!!
    Ainda não li essa série, somente assisti a adaptação do primeiro livro.
    Parece que esta história é bem singular e mantém o cenário misterioso dos livros anteriores e, provavelmente encerrou bem a trilogia publicada trazendo os protagonistas dos livros anteriores pra este.
    Achei legal você ter sido sincera sobre os outros dois livros não terem te "prendido" tanto quanto esse, pena que fou curto, né?
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br



    ResponderExcluir
  11. Ah que resenha legal!
    Confesso que não tive muito interesse em ler O Doador de Memórias, mas muitas pessoas me dizem que é bem legal, mas tem tanto livro pra ler/comprar que eu fico sem saber o que fazer! kkk'
    Em fim, ótima resenha, bem escrita :)

    Beijos!
    http://entre-gatoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oooiê amore, tudo bem com você?
    Eu ainda não estou acompanhado essa série, mas já vi o filme de O Doador de Memórias e achei bem legal! Espero poder ler os 3 livros, que pra mim tem umas capas nada a ver uma com a outra! Adorei suas considerações sobre esse livro, espero gostar muito dessa série!
    Abcs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dryh!

    Eu li e amei O Doador de Memórias (fiz minha mãe ler também haha), então não vejo a hora de ler A Escolhida e O Mensageiro.
    Não me recordo onde, mas vi que são 4 livros dessa série. Tomara que seja mesmo, né? haha

    Abraços,
    Flávia Bergamin ♥
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh
    Gostei muito da sua resenha. Assim como você, não me prendi muito na história de O Doador de memórias e por isso não tive vontade de ler os outros livros. Infelizmente não é uma leitura que entrará na lista.
    Mesmo assim, parabéns pela resenha magnífica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que os livros da serie doador de memória já foram lançados no Brasil e eu aqui bobona ainda não sabia!!!! Por isso é sempre bom acompanhar os blogs.
    O doador de memórias foi um livro que me decepcionou muito com o final e confesso que tenho medo de ler os outros livros justamente porque dizem que um não tem nada haver com o outro neh?! Mas minha curiosidade é bem maior do que meu medo é quero conferir o segundo é esse volume.
    Mas o engraçado é que lendo sua resenha sobre o mensageiro nada me faz lembrar o doador de memórias e isso me intriga ainda mais.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu nunca li um livro dessa série, e nem vi o filme, pois lembro que na épcoa que ele estava sendo lançado vi várias resenhas negativas e acabei me decepcionando, e perdendo completamente o interesse em ler.
    Que bom que a história desse é melhor que a dos outros volumes, uma pena que demorou tanto pra ficar bom né rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia a série. Não consegui me interessar por essa leitura, o livro não me chamou a atenção. Dessa vez vou deixar passar a dica. Quem sabe de uma próxima! De todo modo, gostei bastante da sua resenha, e acho uma pena que o livro tenha sido pequeno e deixado você com gostinho de quero mais. Tomara que a autora continue escrevendo mais livros da série para você se deleitar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Eu já assisti ao filme, e achei bastante interessante a premissa.
    Apesar de ter gostado, não sei se quero ler essa trilogia, ainda mais porque você disse que os dois primeiros volumes não te prenderam muito.
    Achei bastante curioso o fato de que no primeiro livro o principal é o Jonas, e nesse já é o Matty. Mas já vi que só lendo pra entender mesmo.
    Bem, se um dia eu tiver a oportunidade, lerei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Você matou minha dúvida sobre o personagem do primeiro livro que eu achei o filme muito melhor que o livro. O jonas eu queria saber se ainda aparecia. Mas não consegui ir adiante depois de ler o livro sabe, acho que não iria gostar e a sua resenha me prova que acho que os filmes se tivessem seriam melhores, apesar de ter muita lição linda nos livros.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro nem sobre os dois anteriores. Gostei de saber que dos três esse foi o que mais te conquistou, apesar de ser tão curtinho! Gosto de séries que misturam a história de personagens e saber que nesse a autora amarrou bem a história me animou um pouco a ler. Enfim! Vou esperar um pouco para ver se realmente não saíra um quarto livro antes de começar a ler! (porque isso virou moda né rs) Adorei sua resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do autor e confesso que embora veja bons comentários sobre os livros dele, eu não tenho tanta curiosidade, sabe? Esse livro parece ser interessante e bom, mas não é algo auê eu queira ler no momento :c E é uma pena que agora que você estava envolvida a série tenha acabado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Dryh, tudo bem?
    Sabe que nunca me interessei de fato em ler essa série, mas até que está me parecendo bem empolgante, gostei de ver que você curtiu e que esse livro é muito bom, quem sabe eu consigo adquirir os livros em breve e confiro para ver se vou gostar também! Adorei :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...