O céu noturno em minha mente

Título: O céu noturno em minha mente
Autora: Sarah Hammond
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 288
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?
Resenha


O céu do Pra Trás é escuro como a noite. – página 139

Desde um acidente que mandou seu pai embora, é só Mikey, Timmer, seu fiel companheiro, e sua mãe. Ele é um garoto diferente, não é tão rápido quanto as outras crianças e é dono de uma inocência extrema, de forma que é usado pelas pessoas mais espertas e mais velhas. Mas Mikey tem um bom coração, e, mais vezes do que pode contar, viu o Pra Trás.

Papai fez alguma coisa tão errada que não podemos falar sobre ela. – página 80

O Para Trás é algo surreal que somente Mikey vê, sendo assim, só ele acredita nisso. E Timmer, é claro. No Pra Trás, Mikey vê cenas e situações envolvendo outras pessoas quando ele não estava por perto, e essas cenas são, na maioria das vezes, assustadoras e pesadas, de forma que ele odeia quando isso acontece. Numa dessas vezes, ele tem vislumbres de um assassinato, e acaba encontrando o corpo de um homem no rio. Como Mikey sabia que o corpo estava lá? E quem o matou?

Mikey é um garoto especial, e não digo isso apenas por causa do dom que ele possui. Mikey é um garoto doce, gosta de ajudar as pessoas e odeia ver sua mãe triste, principalmente por causa de seu pai, que está na prisão. A autora mantém mistério sobre o por que do pai de Mikey estar preso, assim como libera lentamente as pistas sobre o assassino do homem encontrado no rio, mas ela não foi muito boa nisso, e esses mistérios acabaram sendo mais previsíveis do que eu imaginei.

Infelizmente o livro tem algumas partes cansativas, mas o personagem principal conquistou minha afeição rapidamente, então eu queria chegar logo no final para ver o que iria acontecer, e como ele descobriria as coisas. Confesso que me senti irritada com Mikey algumas vezes, entendo que ele era um tanto diferente dos outros garotos, mas sua inocência era tamanha que ele não percebia os outros o usando, judiando dele e fazendo-o agir como um bobo. Toda vez que isso acontecia, torcia para que Timmer o protegesse e mordesse quem quer que fosse, mas Mikey o mantinha em rédea curta, então isso acabava não acontecendo.

Ele está aqui. Ele está atrás de mim. Fui longe demais no Pra Trás. – página 19

Gostei de a história ser contada pelo ponto de vista de Mikey, assim o leitor fica a par dos sentimentos do garoto, de sua confusão em relação ao Pra Trás e sua irritação por ser diferente e demorar para entender as coisas. Também vemos como ele se sente em relação às pessoas, como confia em todos antecipadamente e seu anseio de fazer amigos, e de que as pessoas gostem dele. Também vemos o quanto ele gosta de Timmer e da mãe, com quem mantém uma relação carinhosa, que poderia ter sido melhor explorada.

Não quero olhar o Pra Trás ruim. Não quero ver coisas ruins. – página 236

O livro contém uma carga emocional muito grande, mesmo sendo um livro mais para infanto-juvenil. Gostei especialmente da capa, que mostra muito bem quem Mikey é e como se sente. Também gostei de alguns personagens secundários que fizeram toda a diferença na vida do protagonista, mas não sei se devo mencioná-los ou vou acabar contando demais.

Enfim, o livro é incrível, mas tem alguns pontos negativos que me impediram de dar nota máxima a ele, mas é uma história que vale muito a pena conhecer, principalmente para quem gosta de obras um pouquinho mais pesadas e diferentes.


17 comentários

  1. Oi Dryh, essa é a segunda resenha que leio desse livro. E as duas afirmam que o livro é incrível, e é claro que eu não duvido disso. Amo essa capa, mas quando a vi pela primeira vez, não prestei muita atenção. Agora me arrependo de não ter lido quando tive a oportunidade. Suas considerações me deixaram muito empolgadas para ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi tu do bem contigo?
    Eu já vi umas três resenhas e todas eles só é penca de elogios a cerca dessa obra que me deixou muito louco para ler. Enredos assim me tocam bastante e eu acho que iria amar, sem dúvida alguma. Aê tem esse quesito da carga emocional, não li muitos livros assim, mas os que li me deixou um pouco perplexo e ganhou meu coração rsrs. Espero não demorar para ler essa obra. Adorie as suas considerações, pena que você não pode dar nota máxima por pequenos detalhes. Até masi vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Acho que o que mais me chamou a atenção, de todas as suas considerações, é a carga emocional, ainda que direcionada para o publico mais jovem. Imaginei meu filho lendo esta história e isso me encantou de certa forma.
    Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu queria mto esse livro, fiquei em duvida se lia ele ou não por ser infanto juvenil, achei que seria mais leve e não tão dramático, e pelo jeito me enganei completamente.
    Adorei o fato qu mesmo sendo do gênero a história tem profundidade, consegue dar aquela carga emocional ao leitor que fica ali refletindo após terminar a leitura, mesmo com algumas falhas no meio do caminho.
    Com certeza quero lê-lo

    ResponderExcluir
  5. Oie, eu ja tinha ouvido falar desse livro e fiquei interessada. Gosto do fato de ele ter uma carga emocional pesada mas que pena que te decepcionou um pouco no quesito de os mistérios serem revelados fácil. Pela resenha consegui deduzir que o corpo teria sido de um assassinato que supostamente o pai cometeu, aa, podem ser suposições só infundadas, mas em fim, espero poder conhecer o livro e descobrir os segredos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Acho que as partes cansativas desse livro não são nada se comparadas à grandiosidade da história.
    Gostei muito da sua resenha, de saber que, a narrativa feita pelo Mikey nos dá uma boa ideia de como ele se sente e de que a carga emocional é bastante presente. Estou bem curiosa para saber como uma criança lida com tudo isso. Por isso, espero ler em breve.
    Parabéns pela incrível resenha *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,
    o livro é lindo desde a capa até essa drama tão densa que você descreveu com maestria, fiquei muito interessada na leitura, que difere de tudo que já li, estou extremamente comovida com a história de vida e a carga gigantesca desse garoto. Adoraria poder conferir o desfecho desse drama.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro tem uma capa linda e uma premissa também bem maravilhosa. Eu acho incrível a qualidade gráfica da editora. Enfim, esse livro é realmente profundo e com uma carga emocional mais pesada és a segunda pessoa que fala isso. Eu não leio mais infantos juvenis, porque não costumo me apegar e me identificar, mas esse é um que eu leria com certeza. :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e simplesmente amei, adoro histórias com grande carga emocional, então me apaixonei nessa. Eu também me irritei alguns momentos com a inocência de Mikey, tinhas horas que eu queria sacudir ele kkkk Mas eu amei esse livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, fico feliz em ver que você curtiu o livro, eu li ele recentemente e gostei bastante. Apesar de ser um juvenil ele trás um assunto muito sério e importante, acho que quando a trama envolve família é bem mais emocionante, e o personagem conseguiu me conquistar. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    É normal que nas obras encontramos algo que não não nos agrade tanto né?
    De modo geral esse livro parece ser bom e válido de fazer a leitura.
    Gostei da sua resenha e vou deixar anotado para ler em breve.

    PS: que capa linda!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste do livro! :) Que pena esses pequenos defeitos..

    Bem, adoro essa carga emocional toda e que os peronagens secundarios tenham o seu peso na historia.. :)

    Que venham mais leituras assim! Ou melhor!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não esperava uma carga emocional pesada nesse livro de jeito nenhum. Mas isso só me deixa mais animada para ler, já que é uma coisa que curto. Adoro também quando personagens secundários ganham espaço na vida do protagonista, mais um ponto a favor do enredo. Espero gostar da leitura, que farei em breve!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Amei essa capa logo de cara, lembra um pouco o livro Humanos mas a estória é bem diferente. Fico surpreso por um livro juvenil conter tanta carga, geralmente são leves e direcionado ao publico. Mas fico feliz pois é legal mostrar aos adolescentes algo mais pesado.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Mesmo você dizendo que os mistérios eram meio óbvios e que algumas partes do livro eram cansativas, não consigo me desprender do fato de que a história deve ser linda. Já estou super envolvida com Mikey e com essa capa maravilhosa.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Hey Dryh.
    Menina essa capa é linda, tão fofinha e ao mesmo tempo solitária e acho que só por ela já conseguimos perceber que o livro não é flores e me faz pensar no livro Claros sinais de loucura, nele a protagonista também tem um dos pais presos e também por ter cometido um crise bem pesado que não vou contar.
    Adorei, pena que no momento não consiga lê-lo, mas quem sabe num futuro, dica anotada para curar ressacas literárias mais românticas!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não conhecia o livro, essa capa é muito fofa. Ela me chamou bastante a atenção. Não costumo muito ler livros desse genero, mas fiquei curiosa para saber sobre a história do garoto. Talvez eu venha a ler.

    Beijos,

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...