Encrenca

Título: Encrenca
Autora: Non Pratt
Editora: Verus (cortesia da Galera Record)
Páginas: 307
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.

Resenha


Hannah Sheppard é famosa em toda a escola. Popular e com uma fama de fácil, ela veste-se com roupas consideradas vulgares, anda para lá e para cá com Katie, sua melhor amiga, que também usa pouco pano no corpo, e compra briga com outros grupinhos de garotas, dando em cima dos respectivos namorados. Mas as coisas saem completamente do eixo quando ela descobre que está grávida, e, então, tudo desmorona.

Ela afasta-se de Katie, que parece encontrar companhias melhores; não tem coragem de contar para a mãe, para o padrasto ou para quem quer que seja. Além de sua avó, sua confidente, Hannah está sozinha, e morrendo de medo, afinal, ela tem apenas 15 anos, e o pai da criança não moverá um dedo para ajudar. Então, Hannah precisa lidar com isso tudo sozinha, mas em segredo.

Mas o segredo é revelado, e toda a escola fica sabendo. Pior, todos começam a fazer suposições sobre quem seria o pai. Quem era, afinal? Hannah então fica ainda mais desamparada. E é aí que entra Aaron Tyler, o aluno novo, filho do professor de história. Eles já tinham se falado antes, e inclusive, haviam rumores de que Aaron poderia ser o pai do filho de Hannah, o que não era verdade. Porém, Aaron é um bom samaritano, e, querendo compensar os erros do passado, oferece-se para ser o pai de mentirinha da criança. E Hannah aceita.

“Eu posso fazer isso, se você quiser... Você pode dizer que eu sou o pai.” – página 139

Eles então tornam-se amigos, cada vez importando-se mais um com o outro, mas Aaron é um tanto esquisito, fechado, e parece esconder algo. O que ele havia feito, que precisava de uma compensação? E quem era o verdadeiro pai do filho de Hannah, e por que o tal não aparecia? Bem, essas são respostas que vocês só saberão quando lerão o livro, e a autora contou tudo muito bem, me surpreendendo em todos os aspectos. Eu não esperava AQUELE segredo da parte de Aaron, e eu não esperava AQUELE cara para ser o pai. Encrenca é uma caixinha de surpresas e tanto.

É sufocante ser perdoado quando tudo o que você quer é levar a culpa. – página 113

De início eu não sabia o que esperar do livro, mas a primeira surpresa foi a escrita da autora, ágil, simples e leve, de forma que o livro acaba rápido até demais. A segunda surpresa foram os personagens, tanto os principais quanto os secundários. Um destaque mais do que especial para Neville, um senhor que vive no asilo onde Aaron é voluntário, e a quem ele visita todas as semanas. Aaron também foi um personagem maravilhoso, mas sua angústia fazia com que eu me sentisse angustiada também, ele é um rapaz sofrido, recluso, quieto, misterioso, e eu tinha medo de que ele tentasse algo, mesmo não aparentando ser suicida.

Viver é que me deixa exausto. Às vezes preciso de todas as minhas forças para sobreviver a mais um dia. – página 91

Hannah é um pouco irritante, como qualquer garota adolescente. Principalmente com mais hormônios do que o normal chacoalhando seu corpo. Ela era totalmente esnobe no início, metida, arrogante e todo o mais, porém, foi muito bom vê-la crescendo ao longo das páginas, e isso aconteceu principalmente por causa do bebê, e também por causa de Aaron.

E, se tem uma coisa que eu preciso fazer, é lembrar a mim mesmo qual é a minha posição: amigo de verdade, pai de mentira. Uma coisa que nunca fui é namorado de Hannah. – página 189

Só achei que faltou mais no final. Foi lindo, foi maravilhoso, foi incrível, mas eu esperava mais emoção, mais brigas, mais tudo. Tirando esse fato, o livro é amazing! Os personagens são apaixonantes, algumas cenas são de arrancar lágrimas dos leitores, outras arrancam suspiros, e, a maioria, sorrisos. Encrenca é um livro que vale muito a pena ser lido, é uma história diferente de todas as que eu já li, e eu estou doida para conhecer mais histórias da Non Pratt.

18 comentários

  1. Oi Dryh, eu já conhecia o livro, mas só pela capa mesmo. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e me arrependi de não ter lido quando tive a oportunidade. Depois de saber, por meio de sua resenha, que o livro é maravilhoso, fiquei ainda mais motivada para ler. O único fator que me desagrada, sem antes de ler, é a capa, que não me conquistou. Mas deve ser uma história diferente mesmo...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem com você?
    Eu já tinha visto o livro e sua sinopse lá na página da editor, mas resenha essa é a primeira que leio rsrs. Gostei muito da proposta do livro, já que conheço poucos livros que falem sobre a gravidez na adoelcencia, que ainda é um grande tabu que a sociedade não quer vencer :( me parece ser um livro bem agradável e de fácil leitura pra mim, vou anotar a sua dica e aguardar a boa vontade de minha mãe rsrs. Adorie essa capa também. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Me encantei pelo livro por causa da sua resenha, primeiro porque a protagonista cresce durante o enredo e eu valorizo muito isso. E também porque o final satisfez, mesmo você querendo mais brigas... rs
    Quero muito ler e espero poder fazer isso em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ai eu queria ter lido esse livro, fiquei bem curiosa se a história seria com muitos mimimis da garota adolescentes e acabei deixando de lado e escolhendo outro livro.
    Mas Encrenca parece ser realmente um livro bacana de ser lido, com um tema bem real e atual, é só uma pena que não tenham colocado mais drama e mais emoções no livro né, mesmo assim ainda quero mto ler

    ResponderExcluir
  5. Oie dri. Olha você trazendo mais uma história que fiquei morrendo de ler. Há umas semanas foi o livro O primeiro último beijo e agora o encrenca. Fiquei bem curiosa para saber quais os segredos de Tyler e o que se esconde por trás da supostamente arrogante Hannah, espero que a gente possa acompanhar cenas com o bebê, já que adoro crianças. Acho que é um livro que vou gostar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Adorei a premissa do livro. A Hannah me lembrou uma colega de escola que acabou ficando grávida, mas queria esconder. Ela usava casaco no frio. Claro que as pessoas logo descobriram. A única coisa diferente foi que ela sabia quem era o pai e ele estava junto dela.
    Fiquei encantada com o Aaron e adorei a atitude dele.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro e ter a mesma impressão que você!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Amei a premissa desse livro,
    amo esses dramas juvenis, e esse parece possuir uma ótima história, entendo seu desejo por mais, é sempre assim quando realmente gostamos de algo, é inevitável nos contentarmos apenas com o que o autor nos oferece, tudo sempre parece muito pouco, estava procurando ele aqui na amazon em e-book, mas não encontrei, vou dar uma olhada na livraria na minha city, se achar vou ler com certeza.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!
    Eu solicitei esse livro para a editora e ele será lido pela minha colaboradora, mas confesso que quero ler também. rs. Eu acho que a história não tem nada de inovador, mas a forma como ela aparentemente foi escrita, é o que conta. Adoro romances assim e sempre fico contento em lê-los. Ao saber que a escrita da autora é agil, fiquei mais feliz ainda. Espero que minha colaboradora goste e eu também. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei bem animada quando vi esse livro, porque a sinopse é bem curiosa e chamou a minha atenção, logo já queria ler. Mas até agora eu não tinha lido nenhuma resenha sobre e fiquei animada com a sua, porque pude ver que é um livro muito interessante mesmo, adoro livros que são como caixinhas de surpresa e os personagens parecem ser ótimos também. Enfim, espero que eu goste tanto quanto você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, quando eu vi esse livro eu fiquei bem animada com ele, mas pena que não pude ler ele ainda. Ele parece ter uma trama cativante e simples, bem estilo juvenil que pode emocionar qualquer um. A adolescência é uma parte importante da vida em que todos estão se descobrindo e imagina vir uma gravidez inesperada? da para compreender as atitudes da garota, e confesso que fiquei bem curiosa com o final.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto do livro! Ate quereres conhecer mais hsitorias do autor.. :)

    Bem, acho que a historia nao e ma e que gostaria de ler, especialmente por que achaste os personagens apaixonantes,...

    Foi mesmo pena a tua desilusao relativamente ao final! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é uma das minhas próximas leituras, então amei saber que ele é capaz de arrancar sorrisos, suspiros e lágrimas do leitor. Confesso que decidi ler sem imaginar que fosse uma história tão diferente assim do que estamos acostumados, e já me animei por saber que o final é tão legal, embora você esperasse um pouco mais dele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Achei essa premissa tão boa e lendo suas impressões pude perceber o quanto ele é impactante. Adoro livros assim que mechem com a gente mas vou com poucas expectativas quanto ao final já que você achou que falotou algo. Mesmo assim creio que será uma leitura maravilhosa.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o Aaron só pela resenha, imagina se eu ler o livro? Vou surtar de amores por um personagem, mas enfim, não seria o primeiro mesmo. Adorei a premissa e amei saber que a avó é a confidente de Hannah! Curti bastante a premissa do livro, acho que vou dar uma lida nele quando topar com ele numa livraria.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Dryh!
    Menina quero muito esse livro, de verdade, tudo grita originalidade, pena que Azeitona do Bruno também é algo semelhante e que eu também estou louca para ler kkkkkkkkkk.
    A carga emocional me parece ótima e tenho muita vontade de ver como esses dois vão resolver essa situação!
    Bjokas e ótima resenha

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dry! Tudo bem? Apesar de ser um livro juvenil, Encrenca traz assuntos interessantes e diferentes, pelo menos pra mim. Nunca tinha lido nada parecido a uma adolescente que engravida. Gostei da premissa e por isso acho que vou ler, sim. Parabéns pela resenha.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie! Eu sou dificil de me interessar por romances, mas o enredo desse me cativou assim que li toda sua resenha. Infelizmente é uma realidade mesmo,muitas meninas hoje em dia tem esse comportamento superficial e acabam sofrendo as consequências disso. Eu tive um filho com 19 anos e já foi barra, imagine com 15 anos? Acho que enlouqueceria! O livro já esta incluso na minha lista de desejados. bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, confesso que não conhecia o livro e estava até um pouco desanimada, já que a capa não me chamou muito a atenção. Mas nossa, que surpresa. O livro parece retratar uma coisa que acontece muito na adolescência: a gravidez. E isso é muito importante, ainda não li nenhum livro que abordasse esse tema. Com certeza o livro está entrando na lista, e espero gostar tanto quanto você.

    Biejos,

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...