172 horas na lua

Título: 172 horas na lua
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer... Prepare-se para a contagem regressiva.
Resenha

Em 2018, uma notícia eletrizante animou o mundo: a NASA faria uma viagem para a Lua, e levaria consigo, juntamente com sua equipe de astronautas, três adolescentes, que seriam escolhidos através de um sorteio. Pessoas do mundo todo se inscreveram, afinal, era uma chance única. Quem não ia querer ver a Lua?

Este é o começo... É aqui que tudo finalmente começa. – página 55

Mia não queria. Vocalista de uma banda formada em conjunto com suas amigas, tudo o que ela queria era fazer sucesso e ter o nome reconhecido, mas seus pais colocaram seu nome no sorteio, e ela acabou sendo selecionada. Mas, se ela fosse para a Lua, então todos saberiam o seu nome, e a banda ficaria famosa, não é? Sendo assim, Mia decide ir.

Midore, de origem japonesa, estava louca para sair da cidade onde vivia, e que forma melhor do que ir para a Lua? Seu sonho era morar em Nova York, mas qualquer lugar longe de onde vivia já era o suficiente, e a Lua era o lugar mais distante possível do Japão. Uma oportunidade e tanto.

E temos também Antoine, um jovem francês que estava arrasado com o fim do relacionamento com Simone, a garota que ele ainda amava, mas que já estava com outro. Ele viu na viagem uma chance de ir embora e tentar esquecê-la, era a resposta para todos os seus problemas.

Se você for bem lá em cima, poderá passar o resto da vida fazendo exatamente o que quer. – página 113

Mas as coisas não são bem como aparentam. Acontece que a tal viagem não era tão segura quanto todos diziam, e estar na Lua não seria tão divertido como os três imaginaram. Seria terrível, e eles sonhariam, mais do que tudo, em voltar para a casa e nunca mais pisar na Lua novamente. Mas nem todos os sonhos tornam-se realidade.

Chocante, essa é a palavra que descreve esse livro. Normalmente eu não gosto muito de histórias com muito suspense e coisas do tipo, mas algo nesse livro me atraiu, e eu acabei lendo-o. A história em si é bacana, mas os personagens não conseguiram me encantar, sabe? Não consegui gostar de nenhum deles, e quase nem tive tempo de fazê-lo, pois o livro é um tanto pequeno, e a história é um pouco complexa, de forma que quase não sobra espaço para os personagens em si. 172 horas na lua é um livro que me surpreendeu bastante, principalmente quando o autor mexia com a minha cabeça e me deixava doida, e isso aconteceu várias vezes. Eu tinha até medo de confiar nos próprios personagens, e estava certo em não fazê-lo.

No espaço, ninguém pode te ouvir gritar. – página 137

Enfim, vou parar por aqui antes que conte demais. Como eu disse anteriormente, a história é bacana, mas um tanto complexa, e essa parte complexa me entediou um pouco, de forma que a leitura foi cansativa em vários pontos, e eu não consegui gostar muito dos personagens, de forma que eu nem mesmo torcia para que tudo desse certo para eles. Então o livro não me prendeu muito, a única coisa que me impressionou mesmo foi a capacidade do autor em embaralhar a cabeça do leitor (de forma positiva, viu?!), ele me surpreendeu bastante com as reviravoltas que deu à história, e o final me deixou um pouco tensa e eletrizada (não sei bem se é essa a palavra que eu queria, acho que seria mais chocada), e eu realmente gostei do desfecho.

Não podiam voltar lá. Tinham de ficar longe. Nunca voltem lá. – página 144

Enfim, não foi a melhor leitura do ano, mas também não foi a pior. Gostei da premissa da história, mas achei que o autor não a explorou muito bem, poderia ter sido muito melhor.


19 comentários

  1. Pela capa eu não me interessaria. Sua resenha até despertou minha curiosidade, pois o enredo foi além do que eu esperava. Mas os pontos do livro já cairão, quando você citou a falta de uma melhor exploração. Sinto que as vezes os autores tem o ouro na mão, porém não sei se não percebem e acabam não chegando ao ponto para um livro que dê um boom e alavanque sua carreira.
    Um dia que sabe esse livro não cai por aqui e eu tiro melhores conclusões.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Achei a premissa do livro bem interessante, pena que você falou que o autor não desenvolveu tudo o que ele propôs. Eu gosto de histórias com bastante suspense e talvez o livro funcione melhor pra mim, não é? espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu não sei se leria esse livro, pelo menos não no momento. Claro que o gênero me agrada, mas não sei, acho que falta alguma coisa. Sem contar que já li alguns comentarios negativos, o que me desmotivou ainda mais.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oiie Dryh, tudo bem?

    Já tinha visto esse livro rolando pelo face,mas nunca tinha parado para saber o que realmente se tratava. Sabe, é triste quando um livro nos fazer ficar entediado, né? Achei poucas páginas mesmo, para um tema que também achei complexo. Queria saber, o que aconteceu com esse jovens. Eu que não queria ir para a Lua rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Linda
    Infelizmente esse livro está bem longe da minha lista. Não curto muito ficção científica, sem falar que com um enredo meio fraco e desconexo não me chama atenção.
    Gostei das suas impressões e sinceridade. Não se preocupe, leituras melhores virão.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Eu estou bastante curiosa com o livro, mas acho que o comecinho dele deva ser um pouco arrastado e o final mais corrido. Também acho que seja muito complexo, não que isso atrapalhe e eu até gosto de livros assim, mas precisa ler mais devagar para poder acompanhar os detalhes. Gostei da sua sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh,
    Eu sempre fiquei bastante em cima do muro quando pensava sobre ler ou não o livro, sabe? Sempre achei que a história era bastante complexa e confesso que fiquei feliz por você confirmar isso. Entretanto, os personagens não te cativaram e isso torna a leitura muito ruim.
    Não gostei do que motivou Mia a ir, não era isso que queria e parece que estava tentando ganhar um espaço que não lhe pertencia, enfim, não sei se leria, acredito que, se o fizer, seria para confirmar a suspeita de que não vou gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu tenho esse livro na lista de desejados e confesso que fiquei um pouco triste ao saber que os personagens não te cativaram e que o livro é pequeno demais para toda a complexidade. Mas interessante a parte de que cria um bom suspense para embaralhar nossas cabeças, e fiquei curiosa para ver o que a lua promete que faz os jovens só quererem estar em casa logo? Em fim, acho que ainda darei uma chance, mas irei sem tanta sede ao pote.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu sou muito dividida em relação a esse livro, numa hora quero ler, na outra leio um comentário não muito legal e já não quero mais. É um tema que me interessa, mas quando leio muitas coisas a respeito de um livro sem realmente lê-lo, acabo perdendo o interesse. E sua resenha me deixou ainda mais confusa hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, eu li esse livro e confesso que gostei muito, a trama me cativou e achei super original, nunca tinha lido nada desse tipo ainda. Confesso que o final me deixou pasma, fiquei muito abismada e não quis acreditar que foi aquele o fim que o autor deu para os personagens. Para mim foi uma leitura ótima!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/luz-camera-e-acao-17.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh
    Nossa, história cansativas com uma narrativa complexa geralmente não é bom, mas confesso que gosto desses tipos de narrativas. Tenho curiosidade de ler esse livro, mas não considero como algo obrigatório. DE qualquer maneira gostei de ver sua opinião sincera.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi *--*

    Me etedio de muito facil e tenho certeza que toda complexidade da estória me deixaria com sono hahahaahh Mas tenho que admitir que essa premissa é muito boa mas essa capa me deu uma coisa ruim credo, sei lá ela é mieo assustadora ahhah

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu acho a capa desse livro medonha, no bom sentido (rs). Desde o lançamento fiquei curiosa em ler, achei a premissa muito bacana. Já vi gente que amou , gente que odiou e os que como você acharam que faltou algo. Mas mesmo assim ainda tenho contade ler.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  14. Olá.

    Eu ja li várias resenhas tanto positivas quando negativas sobre a obra e não sei se leria o livro. Muitas pessoas também disseram que a leitura é meio complexa e que o autor deveria ter explorado mais a obra. Mas, apesar disso, vejo que você curtiu a leitura.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hmmmmmmm interessante é essa leitura,mas me parece um pouco entediante,mas tipo não nada enjoativo então quero conhecer mais tbm,nossa uso muito essa palavra,mas realmente me deu uma vontade de ler ele achei a capa meio Alien,então vamos a procura para ler vlw a dica.

    bjo bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  16. É interessante pensar o que três adolescentes fariam em uma viagem à Lua... haha Fiquei curiosa com a premissa, mas não tenho muita vontade de realizar a leitura. Sei lá, pelo menos não é um livro que me atraia no momento. Uma pena também que ele não tenha te agradado tanto, apesar de todas as reviravoltas. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Para ser bem sincera, eu já não havia me interessado muito pela obra, aí você disse que a narrativa é complexa de um modo que lhe deixou cansada, então fiquei bem desestimulada. E se os personagens também não conseguem cativar, tanto pior, pois gosto muito de me envolver com os personagens. Definitivamente, não consegui me sentir envolvida pelo livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Legal! Gosto muito desse tipo de história e amo esse climão de suspense. Não vejo problemas em narrativas mais complexas, afinal eu leio bastante Sci-fi HAUHEHAUEHUA
    Mesmo que não tenha sido uma leitura e tanto para você, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  19. Isso chega a ser ficção cientifica?? Nunca li nada desse genero, pois não gosto de filmes assim, embora essa resenha tenha me chamado atenção.Se a historia não se perder pelo caminho ou ficar muito enrolada,eu achei interessante até por ter uma baita pitada de suspense. Mesmo tua nota sendo 3/5 vai de gosto ne? Acho que quero ler

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...