Um projeto de cão chamado Jill

Título: Um projeto de cão chamado Jill
Autor: Rudson Xaulin (cortesia)
Editora: Chiado
Páginas: 100
Edição: 2
Lançamento: 2013
SinopseO livro Um Projeto de Cão Chamado Jill é uma narrativa que mostra a vivência de um quase adulto e suas teorias fúteis de como levar a vida. Para um adolescente, tudo não passava de tempo perdido, noitadas, bebidas e um pouco de brigas e diversão. Até que, no meio do caminho, uma simpática filhote de rottweiler embarca na história e muda toda a vida do simplório dono, que seria aquele que deveria tomar conta do cãozinho. Assim Jill chega, e é ela que na verdade vai cuidar daquele que deveria tomar conta dela. O livro é uma narrativa engraçada e comovente da história deste valente cãozinho, e que traz pela primeira vez os motivos dos quais levaram Rudson Xaulin a, de fato, tornar-se um escritor. A história conta onde o atual pintor de palavras buscou motivação e como descobriu que poderia contar suas histórias quando resolveu descrever a luta de Jill e suas estripulias quase que inacreditáveis. Divirta-se com as aventuras de Jill e de como ela arrumou seu velho coração e o preparou para ser alguém mais responsável e focado nos seus objetivos, embora quase tivesse enlouquecido seu dono e destruído sua casa. Empolgue-se com essa história que promete te arrancar suspiros, gargalhadas e algumas lágrimas.
 Resenha

Sempre fui apaixonada por cachorros, e esse é um dos principais motivos de eu fugir de histórias como as de Jill. Elas me marcam, e me fazem querer mover céu e terra para ajudar pelo menos um bichano cuja vida está sendo sugada aos poucos. Iniciei a leitura deste livro com relutância, não porque não queria conhecer a história de Jill, eu queria, e muito. Mas porque eu sabia que, mesmo não tendo conhecido Jill, eu passaria a amá-la como se um dia tivesse.

Falar de Jill é a coisa mais fácil do mundo.

Vou tentar não falar muito do nosso protagonista, Rudson, o próprio autor, já que o foco principal aqui é Jill, mas não seria certo falar dela sem mencionar seu dono.
A adolescência de Rudson fora um pouco conturbada, ele andava com más companhias e não sabia o que iria acontecer dali em diante, como ele mesmo disse no livro, não tinha uma visão de como as coisas seriam. Tudo era motivo para festinhas em bares e diversão, até o momento em que ele começou a se tornar um rapaz sério e responsável.

E foi assim que eu a coloquei nos braços, olhei para ela e ela latiu uma vez, duas vezes, dezenas de vezes e centenas de milhares de vezes em nosso caminho de volta para casa.

Rudson arranjou o primeiro emprego, comprou uma casa, a qual passara dias e dias limpando e reformando, um carro digno de muito carinho e diálogos em voz alta, e uma cachorrinha, a quem ele chamou de Jill. Jill era uma rottweiler brincalhona que adorava derrubar a casa quando seu dono não estava por perto, perseguia os coelhos que viviam no quintal de Rudson e era perita em esconder uma bolinha azul com um sino irritante. Jill também era carinhosa, fofa e um pouco ciumenta quando se tratava de mulheres. Ela não gostava muito quando uma concorrente aparecia em casa...
Pode-se dizer que Jill era dona da rua. Quando ela saia, todo mundo se escondia, principalmente ao cães da vizinhança, que sabiam não ter a menor chance contra ela.

Um projeto de cão chamado Jill é um livro de memórias, muitas delas divertidas que farão você rir como se estivesse lá, vendo tudo acontecer. Até agora, quando me lembro de algumas travessuras de Jill, caio na risada. Mas é claro que existem as partes tristes, e com elas eu chorei. Jill ficou doente quando tinha quatro anos, uma doença que não tinha cura e que, por mais triste que seja, atinge muitos cachorros. Sofri com o sofrimento dela, e infelizmente, consigo imaginar a dor e angústia que Rudson, sua família e amigos sentiram vendo Jill sofrer daquela forma. Sei como é difícil suportar a perda de nosso melhor amigo canino, e mesmo sendo um pouco tarde, desejo à eles os meus sentimentos.

Jill me ensinou a dar valor a tantas coisas que eu nem sabia que existiam de fato, a simplicidade em tudo. O barato da vida. [...] Eu me tornei alguém melhor para o mundo.

Minha única reclamação em relação ao livro são os muitos erros de português. Encontrei vários deles, e em alguns momentos, até atrapalharam minha leitura. Mas o autor havia mencionado que o livro não era a versão final. A final foi publicada pela Editora Chiado, e é vendida em mais de 12 países. Tirando isso, é um livro incrivelmente maravilhoso, adorei a forma com que o autor contou sua história como Jill, realmente, parecia um diário. Adorei conhecer essa cachorrinha incrível, mesmo que apenas pelas palavras do homem cuja vida ela virou de cabeça para baixo. A homenagem que Rudson fez à Jill, não só com o livro, mas preservando a memória dela e compartilhando sua vida com desconhecidos, é muito linda, e eu gostaria de parabeniza-lo.

A experiência de conhecer Jill foi única, mas preciso dizer que também foi triste. Se você, assim como eu, morre de medo de ler livros sobre cachorros (principalmente quando se baseiam em fatos reais), tome um pouco de cuidado com a leitura, pois ela com certeza lhe arrancará diversas lágrimas, e a frase impactante no final fará com que você queira se jogar no chão e abraçar o livro.

Jill me zelava, e Jill era meu porto seguro.

P.S.: As fotos de Jill em praticamente o livro todo são apaixonantes


13 comentários

  1. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas como é fofo.
    Meu marido iria amar!!
    Ameiiiii a capa

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que história linda!
    Jill é muito fofo!
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu Deus! ToT Já estou emocionada lendo a resenha, imagine se lesse o livro. Eu tenho um cão e, nossa, ele veio para as nossas vidas em um momento que eu vivia o luto. Vê-lo brincar, pedir carinho, se adaptar à nossa rotina, fazia-me tão bem. Até hoje, ele fica tão feliz quando me vê que, nossa, sinto-me até culpada quando não consigo lhe dar atenção.

    A história do autor com Jill é fofa demais. Anotei a dica para lê-la um dia.

    Abraço!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Dryh!

    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom!
    Adorei sua resenha ^^ Parabéns!
    Já anoite a dica ;)

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Que amor! Ganhei um cachorrinho ontem, estou toda derretida aqui. O enredo do livro é fofo, mas o cara conseguiu comprar uma casa já no primeiro emprego? Não pude deixar de lembra de Um gato de rua chamado Bob.

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu também amo livro com cachorros S2, a historia parece ser maravilhosa e é tenso quando tem aqueles erros de português, mas de todo jeito estou super ansiosa para poder ler o livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sabia nada do livro pois ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre, só vi a capa em divulgação lá no skoob.
    Mas li sua resenha me emocionando, amo cachorros, tenho dois em casa e são alegria total. Preciso desse livro. Obrigada pelas suas impressões!
    Beijos!
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh, sua lida, tudo bem?
    Esse é o problema, não gosto nem de ler livros e nem de ver filme, sempre acabo caindo aos prantos. Só lendo sua resenha, já fiquei emocionada, imaginando as cenas. É tão fácil e tão rápido nos apegarmos a eles, como se eles fossem tudo. Pois o amor deles é inocente e gratuito, nunca esperam nada da gente. Tenho certeza de que irei amar esse livro e chorar muito.
    Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o livro e assim como vc eu fujo de livros assim, amo animais e sofro com livros assim, mas anotei a dica. Pena dos erros, irritam mesmo.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Apesar de imaginar o quão fofo deve ser mesmo estas fotos, não tive interesse em ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oie Dryh!

    Olha quando comecei a ler sua resenha e vi que o livro conta história de um cachorrinho, já pulei fora, juro traumatizei com Marley e nunca mais li nada com bicho. Sofro, choro e pago o maior mico nos ônibus da vida. Apesar da história parecer fofa, vou deixar passar. Não tenho emocional para livros com animais.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não gosto de histórias que envolvam animais.
    Sua resenha está maravilhosa, mas esse livro eu passo. A história desse tipo nunca me prende.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Me pareceu um livro muito interessante! gosto de histórias assim. Uma pena o cachorrinho ficar doente. Um abraço pra ti! E parabéns pela resenha!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...