De olho no autor #30: Michel Apsan

Oláá pessoas

No De olho no autor de hoje, nós conversaremos um pouco com o Michel Apsan, autor de "A lenda de Luno", já resenhado aqui no blog. Bora, bora?

Resenha A Lenda de Luno - The Legend Of Luno on Amazon

1. Quem é Michel Apsan?
M.A.: Eu sou um jovem de 26 anos, Judeu, introvertido e que gosta de ler sobre vários assuntos. Morei em São Paulo a vida inteira e comecei a escrever quando tinha mais ou menos 18 anos. Porém, eu não tinha técnica e meus manuscritos foram todos rejeitados. Mas eu não desisti e conheci o consultor e agente literário James McSill que me ensinou técnicas de escrita. Foi partir daí que eu comecei a escrever com seriedade. Costumava tocar piano e estudei em um conservatório, mas parei com minhas aulas para me dedicar à escrita e pelo fato que casei faz quase 1 ano. Portanto, me sobra ainda pouco tempo, o que é bom. Atualmente sou casado e com um filho de quase 2 meses :)

2. De onde você tira inspirações para escrever?
M.A.: Muitos lugares; música clássica (principalmente, Chopin e Liszt), viagens, pessoas, coisas que eu leio por aí, entre outros. Quando criança eu jogava bastante videogame. Hoje em dia eu considero que gastei mais tempo do que deveria nisso, mas vejo que se não fosse isso talvez não tivesse escrito nem publicado histórias.


3. Se pudesse escolher apenas um dos seus livros como favorito, qual seria?
M.A.: Bem, tem uma história que eu pretendo terminar de escrever até o meio do ano que provavelmente se chamará "As incríveis desventuras de Felix Adamant", que conta sobre uma certa jornada na qual Felix (do universo de Luno) embarca contra sua vontade. Tenho certeza de que será uma ótima história (visto por quanto estou gostando de escrevê-la), mas se você me pergunta sobre histórias favoritas já escritos, então definitivamente é "A Lenda de Luno: O Grande Torneio de Nyx".


4. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
M.A.: A possibilidade de criar um universo próprio com personagens e regras próprias, e não ter que dar satisfações à ninguém. Nós passamos muita parte do nosso tempo tentando nos adequar às expectativas do outros. Muitas vezes isso é para o bem (óbvio) mas sinto que, quando escrevo, posso deixar minha imaginação correr quase que completamente solta, o que é um alívio e um grande prazer.

5. Como foi escrever a história de Luno, e criar um universo totalmente diferente?
M.A.: Essa foi uma experiência única e indescritível. Para falar a verdade, eu nunca estive 100% confiante de que conseguiria, levando em consideração pelo tempo que me levou para escrever (vide próxima pergunta). Mas é bastante emocionante ver as pessoas apreciando sua criação. É uma sensação de que tudo valeu a pena.

6. Quanto tempo levou para escrever A lenda de Luno?
M.A.: Muito... Não tenho os números com precisão na minha cabeça, mas primeiro levei cerca de dois anos só para escrever essa história, pois estava cursando um mestrado de Gestão Internacional.
Isso tudo ainda foi antes de eu ter conhecido James McSill que me ensinou a escrever direito. Portanto, depois de termos acertado que eu teria aulas com ele, levou-me mais cerca de um ano para passar tudo a limpo e ter uma história digna de publicação... Somando isso deve dar cerca de 3 anos. Mas, em minha defesa, eu levo bem menos tempo para escrever hoje em dia. :)


7. Qual livro você recomenda? Por quê?
M.A.: Eu gosto de livros clássicos tanto nacionais quanto estrangeiros. Entre os que eu mais gostei foram "Dom Casmurro" e "O Hobbit" em inglês. São livros que usam uma linguagem rica e muito precisa, que realmente te tiram da realidade. Eu também aprendi bastante com eles em termos literários.


8. Se você fosse um personagem (de qualquer livro) qual seria?
M.A.: Pessoalmente, eu gosto mais do Felix por seu caráter tão inusitado. Por fora ele parece meio vagabundo, mas acaba segurando o peso do mundo nas costas, além de ser um gênio mal compreendido. Mesmo com todas as circunstâncias contra ele, Felix nunca levantou a voz ou deixou de mostrar um sorriso confiante. Além disso, apesar de bastante forte, ele é bastante humilde e não sai por aí exibindo sua força.


9. Tem algum recado para os leitores?
M.A.: Tenha (muita) paciência, sempre. Jamais se irrite mesmo quando o mundo inteiro estiver contra você e nada der certo. O objetivo que o autor deve ter em mente quando escreve é de entreter o leitor acima de tudo. Assim como no relacionamento com outras pessoas, toda palavra conta, e nada deve ser desnecessário em uma boa história.

16 comentários

  1. Que bacana. Não conhecia o autor e nem a obra e gostei do que vi. Ele parece uma pessoa serena e simpática. Adorável!
    Dom Casmurro é realmente uma excelente obra. Difícil eu ler autores indicar clássicos nacionais.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dry, voltei *-*
    Preciso nem dizer minha curiosidade pra conhecer a história de Luno ne? Se sabe. Eu tentei contato, mas o autor não me respondeu :( Queria muito tentar parceria pra ler a obra. É um tema que realmente me agrada.
    Não gosto muito de clássicos, na realidade tenho tentando me acostumar com eles agora, mas não pelos enredos em si, e mais pela linguagem. Bem complicada de ler, e Dom Casmurro não fica atrás, embora seja um enredo altamente apaixonante. Como não torcer para Bentinho e Capitu? <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro em alguns outros blogs, mas nunca tinha parado para saber do que se tratava a historia e muito menos para saber quem é o autor rsrs, achei a entrevista muito legal e informativa, desejo todo o sucesso para o Michel.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dryh! Nossa que saudades de passar por aqui o/ MAS AGORA VOLTEI \O/ \O/ aquelas provas estavam me deixando louca hehehe
    Eu adoro essas suas entrevistas, é sempre bom saber mais sobre os nossos autores nacionais.
    " A melhor coisa em se escrever é ter a possibilidade de criar um universo próprio" Michel sabe qual é a melhor coisa em ler? É poder vivenciar esse universo que vocês autores proporciona! É viajar nesse mundo e aprender com os personagens! Foi muito bom poder conhecê-lo através dessa entrevista.
    Dryh parabéns por essa coluna!
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  5. Ola Dryh, já conhecia o livro mas não o autor, gostei demais ele parece ser super simpático, e o recado para leitores esta anotado rsrsrs
    BEIJOSSsss...
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dryh!
    Que pessoa encantadora o Michel Apsan...
    Me deu ainda mais força para correr atrás do meu sonho de publicar minhas histórias...

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Adoro vir aqui no Milk <3
    Legal, ainda não conhecia o autor e suas obras, me parece ser um livro bem bacana.
    Amo,amo de paixão entrevistas onde podemos nos sentir mais próximos desses talentosos autores.

    Parabéns!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  8. Dryh-linda,
    Estou louca para ler o livro desse autor! Com carinho, ele me enviou seu exemplar, mas estou tendo dificuldades para conciliar todas as minhas atividades com as leituras nesse ano. Nunca trabalhei tanto (basicamente, estou com três turnos). Mas lerei, com certeza, as aventuras de Luno, porque esse é um personagem que tem tudo para me encantar. :D

    O autor é muito simpático. Achei incrível como ele se dedicou à escrita… E também sua última mensagem foi algo que "precisava ouvir". Parabéns pela bela entrevista, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh!
    É muito bom conhecer novos autores nacionais, e melhor ainda é ver que estão criando excelentes obras!
    Admiro autores que criam outro mundo com elementos próprios, isso não é para qualquer um!
    Ótima entrevista!
    Beijos

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Querida!!

    Adorei conhecer um pouquinho do autor. Estou com o livro dele aqui em casa para ler, só esperando finalizar algumas outras leituras antes para dar inicio a leitura do livro dele e espero gostar de verdade. Darei uma lida na sua resenha para saber o que você achou da historia. ;)

    Bjuus!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela entrevista, eu não conhecia o autor ou a obra e gostei de saber um pouquinho mais sobre ele
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Bacana a entrevista, principalmente a parte em que ele fala sobre a criação de um universo próprio. Para mim é uma das principais vantagens em ser um autor. Adorei o recado que ele deixou na última pergunta.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Dryh!
    Eu adoro ver as entrevistas que você traz. Eu não conhecia o autor, mas o achei muito simpático. O livro parece ser bem legal. Vou procurar saber mais pra ver se compro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro do autor mas foi bem legal conhecer mais um pouco sobre ele e suas inspirações,ele parece ser um cara muito legal.
    Ótima entrevista,

    bjsss

    O livro parece ser marcante com personagens fortes e que nos envolvem desde o início.Escrever sobre preconceito de forma leve e envolvente é uma arte e super me animei para conhecer essa história. Bela resenha.

    bjssss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  15. Oii!!

    Eu quero ganhar esse livro, achei uma história incrível!!!

    =D

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  16. Adorei a entrevista, acabei conhecendo um pouco sobre o autor e umas de suas obras preferidas. Estou louca para ler o livro dele! Beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...