Entre Irmãs

Oiee pessoas \0/
Sumi e agora voltei, e trago a resenha de um livro maravilhoso que eu deveria ter lido antes, mas já aceitei...haha'. Entre Irmãs foi publicado originalmente como A costureira e o cangaceiro, mas virou filme e agora tem essa capa linda com duas atrizes que eu amo <3

Título: Entre irmãs
Autora: Frances de Pontes Peebles
Editora: Arqueiro
Páginas: 576
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Nos anos 1920, as órfãs Emília e Luzia são as melhores costureiras de Taquaritinga do Norte, uma pequena cidade de Pernambuco. Fora isso, não podiam ser mais diferentes. Morena e bonita, Emília é uma sonhadora que quer escapar da vida no interior e ter um casamento honrado. Já Luzia, depois de um acidente na infância que a deixou com o braço deformado, passou a ser tratada pelos vizinhos como uma mulher que não serve para se casar e, portanto, inútil. Um dia, chega a Taquaritinga um bando de cangaceiros liderados por Carcará, um homem brutal que, como a ave da caatinga, arranca os olhos de suas presas. Impressionado com a franqueza e a inteligência de Luzia, ele a leva para ser a costureira de seu bando. Após perder a irmã, a pessoa mais importante de sua vida, Emília se casa e vai para o Recife. Ali, em meio à revolução que leva Getúlio Vargas ao poder, ela descobre que Luzia ainda está viva e é agora uma das líderes do bando de Carcará. Sem saber em que Luzia se transformou após tantos anos vagando por aquela terra escaldante e tão impiedosa quanto os cangaceiros, Emília precisa aprender algo que nunca lhe foi ensinado nas aulas de costura: como alinhavar o fio capaz de uni-las novamente.

Resenha

Ela vai conseguir o que quiser. Vai fazer tudo o que puder, mas companheiros, sempre vai ser mulher! – página 305

Criadas pela tia, as irmãs Emília e Luzia não poderiam ser mais diferentes. Bela, morena e moderna para a época. Emília só queria se casar com algum cavalheiro (e não com os rapazes locais brutos e sujos) e se mudar para a capital (Recife). Já Luzia não tinha tantos objetivos na vida; sofrera um acidente quando criança e aleijara um de seus braços, o que significava que nunca iria se casar, então ela não se esforçava como a irmã. Na verdade, Luzia simplesmente fazia o que sentia vontade de fazer, era livre.

Tudo muda quando o grupo de cangaceiros do temido Carcará (conhecido por arrancar os olhos de suas vítimas) aparece em Taquaritinga do Norte e humilha o coronel local, além de levarem Luzia consigo. Ela havia chamado a atenção do capitão daquele grupo, e como logo a tia morreria e Emília iria embora, o que sobraria para ela? Sendo assim, Luzia aceita seu destino e acaba indo para o meio da caatinga com aqueles desconhecidos temidos por todos.

Por mais que eu estivesse doida para ler este livro quando ele foi relançado pela editora, enrolei MUITO para lê-lo, o que me dá até vergonha, pois a editora havia me dado um e-book de cortesia, mas eu queria porque queria ter o livro em mãos, então acabei comprando-o e só então o li. O início demorou um pouquinho para me envolver; a história começa no ano de 1935, quando Emília já está vivendo “outra” vida, e se preocupa com o destino da irmã. Depois voltamos no tempo e acompanhamos as meninas durante a infância, e como a história apresenta o ponto de vista de ambas (em terceira pessoa) é muito fácil perceber que uma inveja a outra.

Ao longo do livro, vamos acompanhando Emília vivendo em Recife, no meio de famílias tradicionais e novas, tentando se encaixar numa sociedade que a vê apenas como a garota que veio do interior, e que poderia ter morrido por causa da seca. Ela sofre num casamento sem amor (haviam se casado porque ambos precisavam daquele casamento), vive com pessoas que a criticam o tempo todo, e pensa na irmã perdida para o cangaço, imaginando o que Luzia estaria fazendo, e se ainda estava viva. Depois que a irmã se foi, a tia de ambas (Sofia) morrera de desgosto, deixando Emília sozinha e desamparada.

“Uma boa costureira tem de ser corajosa. ”

Luzia passa fome, cansaço e sede no meio da seca da caatinga, onde aprende o que pode beber, comer e usar para curar doenças e infecções. Ao mesmo tempo em que tem a afeição e o interesse do Carcará, ela também possui o ódio e desgosto de outros cangaceiros que acreditavam que ter uma mulher no grupo dava azar, e mesmo após conquista-los aos poucos com seus bordados e sua coragem, ela ainda precisava mascarar seus sentimentos e não deixar transparecer muitas coisas, ou seria deixada de lado.

Eu custei a gostar de Emília, enquanto Luzia me conquistou desde o início. Talvez seja por ter se machucado e depois ter sido tachada de “Vitrola” – por causa da deformação do braço, - mas eu sentia uma afeição muito grande por Luzia, e gostava até mesmo de alguns dos cangaceiros. Acho que isso pode ter a ver com o fato de eu ter adorado a novela Cordel Encantado (rede Globo, 2011) e ter gostado dos cangaceiros de lá...haha’ mas eu simplesmente adorava os momentos em que a história focava em Luzia, e torcia muito para que ela conseguisse levar uma vida tranquila e decente depois de tudo aquilo.

Já com Emília foi um pouco mais difícil. Entendi que ela queria deixar a cidade fofoqueira para trás e recomeçar num lugar grande, onde seus sonhos coubessem, mas no início ela me pareceu um pouco fútil, e eu só fui começar a gostar dela quando vi que Emília lutava pelo o que acreditava, e até sufragista virou, participando de movimentos que lutavam pelos direitos femininos ao voto, e também tentou criar um negócio só seu, o que me deixou orgulhosa. Além disso, era ela quem se preocupava com os atos do marido (Degas) infiel e da irmã (conhecida agora como Costureira, tanto por ser ela quem fazia bordados nas roupas de seus companheiros como por ser ótima atiradora) cangaceira, o que era um fardo e tanto.

Sentiu um estremecimento de raiva. Estava habituada a ser objeto de falatórios – tanto em Taquaritinga quanto no Recife, as pessoas faziam fofocas a seu respeito. De um modo geral, porém, era por causa dos seus próprios atos, não dos de outra pessoa. Agora parecia que Degas e a Costureira podiam fazer o que bem entendessem, ao passo que a ela só restava se preocupar com as consequências. – página 480

Esse livro é simplesmente incrível, não acredito que haja outra palavra para descrevê-lo. Eu não sou fã de muitas descrições, mas Frances me conquistou com sua escrita, e eu me apaixonei pela história. Além de mostrar a relação linda (e verdadeira) entre as irmãs, o livro também mostra a pobreza e os problemas causados pela seca no Nordeste, passa pela Revolução de 30, a ditadura Vargas, a seca de 1932, a quebra da bolsa de NY em 1930 e alcança até mesmo o início da Segunda Guerra Mundial, quando Vargas se aproximou de Hitler, e depois seu suicídio. O livro traz também o movimento feminista sufragista, além de um costume horrível da época que consistia em cortar a cabeça de cangaceiros para medir seus crânios – acreditava-se que quando a pessoa possuía um crânio maior, isso demonstrava sua criminalidade.

Me afeiçoei tanto às personagens que, quando o livro estava acabando, comecei a me sentir angustiada e melancólica, pois não queria me despedir das irmãs, e não queria aceitar que uma delas não conseguiria alcançar tudo aquilo que merecia, mas assim como fez com o restante do livro, a autora criou um final maravilhoso. Se eu chorei? Claro. Quis ler tudo de novo e torcer para que o desfecho houvesse mudado? Ô se queria, mas consegui aceitar e até vi um pouco de poesia na maneira como a história de uma delas acabou, foi um desfecho maravilhoso, e Entre Irmãs entrou para os livros favoritos da vida.

Me arrependo um pouco por ter enrolado tanto para lê-lo, mas acho que não poderia tê-lo feito em melhor época. Emília e Luzia me inspiraram com sua força, coragem, determinação e ambição. Elas sabiam o que queriam e foram atrás, conquistaram respeito em meio a um ambiente totalmente machista (ambas) e mostraram o que podiam fazer. Claro que não aprovei todas as ações de Luzia, principalmente depois de anos no cangaço, mas até um certo ponto, eu a entendia. Essa é uma história que eu não vou esquecer tão cedo, e é uma história que merece ser lida e apreciada por todos.

“Já que vivo das armas, vou morrer pelas armas, não é?”


16 comentários

  1. Oi, tudo bem?

    Tive a chance de solicitar este livro, mas acabei deixando passar. Daí vi a série sendo anunciada na TV e me interessei muito pelo livro. Não tenho costume de ler esse tipo, mas abriria uma exceção para este. Mas acho que vou ver a série primeiro, daí se gostar, eu leio o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dani ^^
      Acho que você vai gostar da série, viu? haha' ao menos espero que goste :)

      Excluir
  2. Olá
    Nossa que história linda, conheci esse livro através da minissérie da globo que por sinal eu não assisti então não sabia o enredo certinho, mas agora depois desta resenha eu bem queria ler para conhecer a jornada das duas de perto.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Renata ^^
      A história é mesmo muito linda ♥ espero que tenha a oportunidade de ler o livro e ver o filme :)

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Eu li esse livro este ano também e foi o melhor, até então. Eu fiquei encantada pela Luzia e pela Emília (mais pela Luzia, mas tudo bem). Adorei tudo neste livro, na verdade e, às vezes, fico com vontade de reler, fico com saudade das irmãs.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Júlia ^^
      Luzia encanta desde o começo, né? haha' eu demorei um pouco para conseguir gostar da Emília.

      Excluir
  4. Eu soube da produção antes de descobrir que era um livro. Infelizmente ainda não li e ainda não assisti, mas a sua resenha me deixou curiosíssima porque é o tipo de livro que eu adoro e que fic ano meu coração por muito tempo. Quero ler, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi ^^
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo em breve, e que também goste do filme :)

      Excluir
  5. Olá!
    Eu assisti o filme e achei incrível a trajetória dessas irmãs em busca do que acreditam e da felicidade. Ainda não realizei a leitura, mas eu quero muito fazê-la, só preciso de um pouquinho mais de tempo pra me organizar com tantas pendências.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila ^^
      Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro um dia, e que goste :)

      Excluir
  6. Olá tudo bem ?
    Eu como você não gosto de livros muito detalhista, me cansa e me deixa entediada. Achei a estrutura de enredo interessante e muito bem desenvolvida, mas ando numa ressaca literária, que não consigo me aprofundar em nada muito denso. Mas continuo afirmando que achei muito interessante.
    Resenha muito bem construída.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Ressacas literárias são uma coisa terrível, né? Espero que consiga sair dessa, e que tenha a oportunidade de ler "Entre irmãs" ♥

      Excluir
  7. Oi Dryh, como está?
    Já li vás resenhas desse livro e acho a premissa dele nada menos que impressionante! Ditadura Vargas, cangaço, Nordeste... Uma mistura sensacional! Quero muito realizar a leitura desse livro!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Renata ^^
      É mesmo uma mistura maravilhosa! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo :)

      Excluir
  8. Oie Karini ^^
    Espero que você goste do livro, quando tiver a oportunidade de lê-lo :) é mesmo muito inspirador ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    é tão bom quando ficamos assim com um livro né? Eu tenho alguns livros que eu também me questiono de como eu não fiz a leitura antes. Esse livro já está na minha lista de desejados, acho o enredo algo maravilhoso com raizes e sei que assim como você irei me apaixonar pela história e me questionar por que não fiz a leitura antes. A capa está lindaa, amei a emoção que você colocou na resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...