Belinda & Em

Oiee pessoas, como vocês estão?
Hoje eu trouxe a resenha de Belinda & Em, lançamento de junho da Editora Galera. Bora conhecer?

Título: Belinda & Em
Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 400
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real.
Resenha

Emily é a copresidente da Coalizão para Ação Jovem de sua escola, e, junto a seu melhor amigo, Richard, está sempre fazendo campanhas para conscientização de várias coisas, principalmente para defender os direitos das minorias. Porém, quando vê uma garota deficiente sendo atacada debaixo das arquibancadas durante um jogo de futebol americano, ela congela e não consegue ajuda-la. Mas Emily vê que Lucas Kessler, um dos jogadores, também estava perto, e imagina que ele irá buscar por ajuda. Ele também não faz nada.

Como “castigo” por terem presenciado um ato de violência e não terem feito nada, Emily e Lucas são obrigados a prestar trabalho voluntário num centro que oferece aulas de diversas coisas para pessoas com deficiência. Todas as semanas eles ajudam numa aula chamada Limites e Relacionamentos, que trabalha a questão da convivência e relacionamento entre adultos que possuem alguma deficiência, e aos poucos, eles vão percebendo que, se quiserem se redimir pelo o que NÃO fizeram por Belinda, precisarão fazer muito mais.

Uma das coisas mais legais a respeito deste livro é que ele não só é narrado pela Emily, como também pela Belinda, o que nos dá uma visão muito clara de sua inocência e da maneira como vê o mundo. Ela já tem 22 anos, mas ainda está em seu último ano do ensino médio, e é completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito (mas só a versão com Colin Firth), e sonha com o dia em que algum garoto a chamará para valsar como acontece no filme. Belinda vive com a mãe e a avó, que sempre tentam protege-la, adora atuar e separar as correspondências de seus professores (seu “emprego”), mas desde o acontecido, ela só consegue assistir seu filme favorito.

Eu não sabia bem o que esperar deste livro, e, à medida em que fui lendo, fui me surpreendendo cada vez mais. Achei interessante a maneira como Emily se culpa por não ter ajudado, mas, ao mesmo tempo, prefere manter a aparência de boa moça e coloca toda a culpa em Lucas. Ele também é um personagem interessante; é o típico esportista popular que precisa de uma bolsa para entrar na universidade, tem uma namorada bonita e faz parte da turma dos populares...só que ele não gosta muito deles. De início eles mal se falam, afinal, ambos foram testemunhas de um crime, contudo, ao longo da história vão se tornando amigos, até que decidem fazer algo a mais por Belinda e pela turma do Limites e Relacionamentos... e por eles mesmos.

Passamos três anos lutando exatamente contra essa mentalidade em nosso apático corpo estudantil. Como eu poderia contar a eles que eu representava o pior daquilo? – página 85

Gostei bastante de Belinda & Em (apesar de não ter curtido muito o título traduzido), mesmo que às vezes, eu me esquecesse que Belinda possuía uma deficiência intelectual e que, por isso, agia da maneira como agia, e eu acabasse me irritando um pouco com ela e com as pessoas ao seu redor. E com Emily também, por se importar tanto com as aparências e acreditar tanto nos estereótipos que julgou Lucas erroneamente quando o conheceu. Só achei que o romance ofuscou um pouco o foco principal do livro, mas, tirando isso, foi quase perfeito!

Devia conhece-los de verdade, para que eles o conheçam também e vejam o que eu vejo: como ele é surpreendente, incrível e doce. – página 266

Belinda & Em foi um livro diferente de tudo o que eu já li e, apesar de girar em torno de um acontecimento triste que poderia ter sido evitado (não só pelos personagens principais, como também por outras pessoas), foi uma história que me agradou e que me deixou feliz no final. É incrível o quanto um livro pode ensinar seus leitores, não é mesmo? Agora que terminei esta história, sinto como se pudesse ver os deficientes de uma maneira diferente, mais humana, e ver a maneira como os amigos de Belinda (todos das classes “especiais”) eram tratados pelos professores e pelos demais alunos me deixou ainda mais tocada com a história. Gostei muito da escrita da autora, que é leve, rápida e muito envolvente. Só fiquei um pouco decepcionada porque achei que iria encontrar uma cena que me emocionasse pra valer, e isso não aconteceu em nenhum momento :/


10 comentários

  1. Oi tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela resenha está incrível! Já tinha lido coisas positivas sobre esse livro que até tenho ele em e-book mas sua resenha me fez ficar com vontade de ler assim que acabei de terminar de ler ela. É muito bom quando não esperamos nada do livro e ele nos surpreende né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei deste livro desde a primeira vez que vi em uma vitrine e toda vez que vejo as resenhas o desejo ainda mais. Adoro leitura que me ensina ou desperta algo, isso nos faz tão bem.
    Espero em breve ler.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/voce-quer-um-balao.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro desde que foi lançado, mas estou esperando o exemplar que eu solicitei chegar.
    Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa e curiosa para ler. Adoro livros que discutem temas importantes e fazem os leitores refletirem! Achei uma pena o romance ter ofuscado um pouco o foco do livro, mas fico feliz que você ainda tenha gostado da leitura.
    Adorei sua resenha e espero poder ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Infelizmente essa obra não faz muito o meu estilo literário, mas com toda a certeza irei indicar para uma amiga, essa com certeza irá gostar da história e aproveitar bastante tanto a leitura quanto a moral que a obra nos trás!

    Bjss, Vem participar do nosso Sorteio! Não perca a oportunidade de ser um dos 3 ganhadores! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou a atenção foi o motivo que uniu os dois personagens: serem punidos por não terem evitado uma violência. Que interessante!!!
    Fiquei bem curiosa com o livro e espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu conhecia a capa do livro e só, nunca procurei mais sobre ele e fazia uma ideia completamente errada sobre a história. Lendo sua resenha percebi que preciso colocar ele na minha lista de leituras necessárias para ser uma pessoa melhor. Adorei sua resenha e vou aproveitar a dica com certeza.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não conhecia o livro, achei interessante o tema, irei realmente procurar para ler, a capa é muito bonitinha.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Eu estou super ansiosa para realizar a leitura desse livro, mas, ainda não recebi meu exemplar :(
    Gostei bastante de sua resenha, creio que seja uma obra que irá me agradar e me emocionar muito, ainda mais, pelo fato do livro girar em volta de um acontecimento tão triste.
    em breve volto aqui para dizer o que achei <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Adorei o livro, a resenha foi bem fiel e espero poder conferir em breve. Amo livros cujo romance não é o foco principal, e fique curiosa sobre como a amizade desses dois irá se desenvolver!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele muito interessante, principalmente, porque os personagens parecem ser extremamente cativantes. Fiquei intrigada para saber como as coisas acontecem nesse livro e para conhecer a personalidade inocente de Belinda.
    É uma pena que essa cena que você tenha esperado não tenha acontecido.
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...