Naomi & Ely e a lista do não beijo

Oláá pessoas \0/

Eu comprei esse livro antes da bienal, mas só consegui lê-lo agora. Claro, precisei furar a fila dos não-lidos porque esse copo de café cor-de-rosa ficava me chamando, mas é livro do David Levithan, então não resisti... Por isso fiquei tão triste quando o terminei e vi que não era tudo o que eu pensei que seria. Bora saber por quê?

Título: Naomi & Ely e a lista do não beijo
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não-beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não-beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.
Resenha

Naomi e Ely são melhores amigos inseparáveis desde sempre. São a dupla perfeita, e ninguém nunca imaginaria que, um dia, eles pudessem se separar. Naomi ama Ely como amigo, mas também o ama de outra forma. Ely ama Naomi como amiga, mas gosta de meninos de outra forma. Ainda assim, eles fazem brincadeiras sobre onde irão se casar e, querendo ou não, Naomi acredita que essas fantasias podem se tornar realidade.

Até Ely beijar o namorado dela, Bruce, o segundo. Segundo porque ela já havia namorado um Bruce antes, o primeiro. Naomi não estava chateada por Bruce, ela nem o amava. Ela estava chateada porque Ely havia beijado seu namorado, e porque ele nunca se apaixonaria por ela. Na verdade, só o fato de Ely ter beijado Bruce (o segundo) já é o suficiente, né? Principalmente porque Bruce era uma criatura inocente e fofa, e Ely era conhecido por ser um galinha destruidor de corações masculinos.

Tem mais conflitos no livro, como uma traição do pai de Naomi com uma das mães de Ely, entre outras coisas, mas acho que o que deveria ser o ponto mais forte e de maior destaque no livro era o relacionamento de Naomi e Ely.... Que, devo confessar, não ganharam a minha afeição. Não vi nada de interessante neles, nem nada em que eu pudesse me agarrar para pelo menos torcer para que voltassem a ser amigos.

Por que foi necessário que você roubasse meu namorado para eu finalmente entender que nunca vai me amar como eu te amo? – página 155

Acontece que eu achei ambos muito infantis, e o único personagem do livro todo de quem eu gostei foi Bruce, o Segundo. E eu torcia para que ele ficasse com Ely, mas porque ele realmente gostava de Ely. Mas achei interessante o livro ser narrado por vários personagens, cada um contando um pouco da história num ponto de vista diferente. Mas muitos capítulos eram maçantes, cansativos e confusos, enquanto outros (os de Ely e de Bruce, o segundo) já eram mais lindinhos e apaixonantes. Descobri há pouco que Ely e Bruce, o segundo, são personagens do David, então isso explica muita coisa.

A primeira pessoa em quem penso quando acordo de manhã, e a última que espero ver quando caio no sono à noite. A única que é tão parte de mim quanto eu mesma. – página 55

Eu tenho meio que uma crush pelo David e seus livros, e foi por esse motivo que eu comprei esse livro. Sinto muito, David, mas você me decepcionou legal. Eu vi algumas pessoas dando cinco estrelas ao livro, e confesso que senti inveja...hehe’ queria eu ter gostado tanto da obra, assim como gosto tanto de todos os outros livros do David Levithan que eu já li, mas não deu.

Enfim, foi legal conhecer alguns personagens e ter essa capinha bonita na minha estante, mas o livro não tem nada de tão extraordinário. Os conflitos são meio fúteis e os personagens não são lá muita coisa. Acho que criei expectativas altas demais, mas, de qualquer forma, foi uma leitura bem decepcionante.


16 comentários

  1. Que pena que não foi uma leitura tão boa assim ): Posso te dar uma dica? O filme é beeeeeeeeeeeeeeeeeeem legal, veja, você vai no minimo rir muito! Acabei invertendo a ordem e vi o filme primeiro, ai perdi a vontade de ler ): mas dê uma segunda chance, você vai adorar, e tem na netflix!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu rente vi muitas resenhas com notas acima de quatro, e deve ser bem triste, pois é um autor bem aclamado por quase todo o Brasil kkk. Confesso que só percebi que esse livro era dele apenas agora kkk. É uma pena você não ter gostado tanto. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo David Levithan, mas sem dúvida, ele é melhor sozinho. Este livro aqui ainda não li, mas apesar dele não ser tão bom quanto os outros e você mencionar a futilidade dos conflitos, ainda assim quero ter e ler, por causa do autor.
    Amei a sinceridade.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah que chato e que pena vc não ter gostado.
    Não conhecia nem autor e obra, a premissa me atraiu até pelo tema homossexualidade, gostaria de ler mesmo sabendo da sua opinião não favorável.
    Talvez vc por já conhecer o autor esperava mais. já aconteceu comigo com uma escritora, aí emprestei para um amigo e ele simplesmente amou e eu dei duas estrelas para o livro no skoob. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Também tenho crush com esse autor, mas tenho medo de ler outros livros dele e me decepcionar, sabe?
    É uma pena que você tenha achado os personagens infantis e que o livro não tenha nada de extraordinário, pois não era o que eu esperava :(
    Estava bem curiosa para ler o livro para poder ver o filme, mas acho que não será uma boa pedida, pelo menos, não por enquanto.
    Adorei sua sinceridade.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oie
    eu não escuto muitos elogios sobre os livros que ambos autores escreveram juntos, eu só li um e morria de vontade de ler esse ate ver tantas criticas mas ainda assim se tiver uma chance vou tentar ler, bela resenha e parabéns

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Apesar de ter uma capa bonita, acho esse livro bobo e idiota. E até um desrespeito da Naomi para o amigo dela. Foi um saco ler, foi um saco ver o filme, detestei mesmo. Haha. Também queria ter dado cinco estrelas, MAS....Concordo com tudo na sua resenha. Haha.

    bjs Dryh!

    ResponderExcluir
  8. Esta capa chama atenção mesmo, também me sinto atraída por ela, mas confesso que o enredo em si do livro nunca me convenceu a ponto de me fazer querer ler. Uma pena que este livro do David não foi o que você estava acostumada do autor. Eu ainda não li nada dele, mas não começarei por este.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Dryh.
    Uma pena que você tenha acabo se decepcionando com o livro.
    Pelo enredo eu também achei um tanto quanto infantil. Ver a história por vários pontos de vistas é um ponto positivo.
    A capa é realmente linda!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não conseguiria dar 5 estrelas para a obra, esse David me deixou até que instigado com o que ele faz durante a historia, mas não sei se teria saco para tudo isso. Vou passar a dica'

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Essa capa é uma gracinha, né?
    É uma pena que você não tenha gostado tanto da obra, ainda mais por se tratar de um livro que geralmente recebe 4 e 5 estrelas ;) Ainda não li o livro, mas, você me desanimou bastante, pois, não curto personagens infantis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Ainda não li nada do autor, mas é claro que está na lista.
    É péssimo quando criamos expectativas altas de mais e acabamos nos decepcionando. Mas, na maior parte das vezes, a culpa é das expectativas mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    É ruim demais quando o livro nos decepciona, não é? Ainda mais quando é um autor que gostamos muito. Eu adoro o David mas ao contrário de você não vi até hoje uma crítica positiva a esse livro e por isso não tenho muita vontade de o ler,mesmo gostando muito do autor e sua resenha me fez perceber que essa decisão deve permanecer igual. Em compensação a adaptação desse livro deu um filme super fofo que eu gosto bastante por ser bem divertido. Já assistiu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dryh!

    Já vi esse livro circulando pelas redes sociais. Sempre me interessei mesmo pela capa, nunca cheguei a saber sobre o enredo. Sei o quão ruim é criar expectativas e no final se decepcionar com uma leitura tão esperada. Uma pena que tenha se decepcionado. Eu vou anotar a dica mesmo assim pois fiquei curiosa com as suas impressões e gostaria de tirar minhas próprias conclusões. Adorei sua sinceridade na resenha, parabéns!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ah meu Deus é tão ruim quando um livro nos decepciona dessa forma... Sinto muito que a leitura não tenha funcionado para você. Esse livro está na minha lista de desejados por causa das várias resenhas positivas que li sobre ele, mas é bom no fundo vermos o outro lado da história né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Compartilho de dois sentimentos com você... O crush pelo Levithan e a inveja de quem deu 5 estrelas para esse livro.
    Ele também me decepcionou e não sei se é por realmente a história e os conflitos serem superficiais e futeis ou se foram as expectativas por esperar demais por ser um livro do autor.
    tanto que nem consegui escrever a minha resenha... não ser se seria tão generosa quanto você de dar duas estrelas...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...