O Pêndulo Foucault

Olá a todos!

Hoje eu trago a resenha de um livro que eu queria ler há muito tempo (coloque tempo nisso), e graças à Editora Record e o relançamento do mesmo, pude realizar meu desejo. Segue a resenha,

Título: O Pêndulo de Foucault
Autor: Umberto Eco
Páginas: 607
Editora: Record (cortesia do Grupo Editorial Record)
Edição: 1
Lançamento: 2016 (relançamento)
Sinopse: Causabon, Belboe Diotallevi são redatores da editora Garamond, na Milão do início dos anos 80. Cansados da leitura e releitura de incontáveis manuscritos de ciências ocultas, eles acabam encontrando os indícios de um complô que teria surgido em 1312- quando Felipe, o Belo, supriu a Ordem dos Templários- e atravessando, oculto, toda a historia do planeta até o final do século XX. Os agentes e beneficiários do complô, seriam os templários e os rosas cruzes, cujo o objetivo era dominar o mundo. A partir deste plano, os três redatores inventam, como uma brincadeira, uma trama fantasiosa. Mas o inesperado acontece e alguém começa os levar a sério.


Resenha

O Pêndulo de Foucault, do escritor italiano Umberto Eco, é talvez um de seus livros mais famosos, a trama toda envolve uma teoria da conspiração sobre o Pêndulo Foucault, para quem não sabe, o Pêndulo Foucault é uma espécie de "bússola gigante". Para poder escrever a trama desse livro, que é divido em 10 partes, Eco precisou fazer muita pesquisa e coletar informações em mais de 1.500 livros.

A trama envolve três amigos, Casaubon (o personagem que primeiro aparece na história), Belbo e Diotalevi, eles trabalham para uma editora e criam uma teoria da conspiração maluca sobre o Pêndulo. A partir desse momento começam a entrar referencias como a Cabala (uma raiz do judaísmo) e também muito sobre todas as sociedades que estiveram por trás do Pêndulo.

As pessoas nascem sempre sob o signo errado, e estar no mundo de forma digna significa corrigir dia a dia o próprio horóscopo.


O primeiro capítulo é um pouco confuso, admito que tive que ir no famoso Googlão três vezes para entender a história. O primeiro capítulo começa com Casaubon escondido em um museu parisiense e ele aparentemente tenta roubar o pêndulo, mas na verdade, ele está tentando salvar o amigo. A história é construída a partir do momento em que Casaubon está preso no museu, aí nós temos uma retrospectiva que vai contar como os três criaram essa conspiração e por que agora estão indo atrás deles.



Fruto de uma enorme pesquisa, Eco constrói um livro cheio de referências e termos relativos a física, história e religião, o autor consegue com uma gota de humor deixar essa teoria da conspiração até mesmo engraçada. O autor deixa bem claro que ele não acredita nisso, ao contrário, ele quer fazer graça com os paranoicos presentes nos livros dele, apenas um escritor com tamanha genialidade poderia fazer isso, e esse, é somente o Eco.

Parecia pensar que estava de posse de um segredo perigoso, e queria torná-lo público mais cedo ou mais tarde, para não ser seu único depositário.


Sobre os personagens, vale relatar que um deles, Diotalevi é cabalista, Casaubon já tinha uma relação com o Pêndulo, pois durante seus estudos ele escreveu uma tese sobre os Cavaleiros do Templário. Em relação a Cabala, é necessário dar uma pesquisada após a leitura, pois é um tema muito interesse que também é ligado com o judaísmo, achei apenas um site em português sobre o assunto e é da Associação da Cabala no Brasil.


Além de O Pêndulo de Focault ser um livro bem construído, baseado em pesquisas mais do que relevantes, ele é complexo e tem uma narração definida e de bom contraste, típico de Eco. Vale lembrar que O Código da Vinci usou muitas referências sobre O Pêndulo de Foucault de Eco, o próprio autor fez a seguinte afirmação:

Eu inventei Dan Brown. Ele é um dos personagens grotescos do meu romance que levam a sério um monte de material estúpido sobre ocultismo. O Pêndulo de Foucault projeto brinca com teorias conspiratórias e teve início com uma pesquisa entre 1.500 livros de ocultismo reunidos por seu autor. Ele [Dan Brown] usou grande parte do material.”  Em 'O Pêndulo de Foucault', eu havia inserido um bom número de ingredientes esotéricos, que podem ser encontrados no Código Da Vinci. Os meus personagens, ao elaborarem os seus projetos, levam em conta a importância do Graal, por exemplo. Eu quis fazer uma representação grotesca daquilo que eu via em volta de mim, de uma tendência da qual eu previa o crescimento. Era fácil fazer uma profecia como esta. Ao pesquisar para escrever 'O Pêndulo de Foucault', eu esvaziei todas as livrarias que já se especializavam nessa "gororoba cultural". Dan Brown copia livros que podiam ser encontrados trinta anos atrás nos sebos da Rue de la Huchette, em Paris. O sucesso pode ser explicado pelo fato de que os autores desses best-sellers levam tudo isso a sério, e ainda pelo fato de que as pessoas são sedentas por mistérios. - Umberto Eco

Eu recomendo O Pêndulo Foucault para todos (e coloque todos nisso) que leram Código da Vinci e também para todos que necessitam de um livro com boa informação e humor. O Pêndulo de Foucault é um livro magnífico, que foi lapidado por Eco desde a primeira página até seu último suspiro, além de me fazer rir com suas contradições sobre os loucos conspiratórios, me faz lamentar sua morte.

21 comentários

  1. Eu nunca li nada do autor, mas tenho muita curiosidade em conferir alguma de suas obras. Eu ainda não tinha ouvido falar dessa, mas fico feliz que você tenha conseguido a oportunidade em ler. Pelo visto, o livro é mesmo muito bem construído, e fiquei bem curiosa a respeito dos personagens e da própria ambientação. Eu gostei de O código da vinci, então acho que essa seria uma boa leitura para mim. Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Heitor, estou encantada com a sua resenha. Eu amo livros com essa temática e saber que são bem construídos e muito bem fundamentados, me deixa muito mais interessada. Eu fico fascinada por essa complexidade, não conhecia a obra ainda mas conheço o pêndulo foucault, os cavaleiros templários e os rosas cruzes. É uma obra magnífica e que fiquei super curiosa para conhecer. Acho que tem uma leve semelhança com as obras de Dan Brown, não pela história em si, mas pelas características, chegando ao final da sua resenha eu vi que você indicou para quem leu O Código Da Vinci, acho que para quem leu apenas essa obra, mas para todos que gostam dos livros do Dan. Mas tenho que dizer que esse livro parece ser ainda melhor, muito mais denso, melhor desenvolvido e olha que sou mega fã do Dan!!!! Eu adorei a sua resenha, de verdade, quero muito conhecer à fundo essa obra e me perder na leitura pois é exatamente isso que via acontecer, vou afundar nas páginas e esquecer o mundo ao meu redor.

    ResponderExcluir
  3. Heitor, li este livro tem uns 20 anos... rs Lembro que na época, achei muito chato, tão chato que cochilei em cima dele várias vezes. Com certeza, eu não estava preparada para a escrita do Eco. lendo a sua resenha, fiquei interessada em reler, agora no momento certo e acredito que irei apreciar melhor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu nunca li nada do umberto eco e apesar de essa trama me chamar atenção também fiquei com um pouquinho de medo de ler porque parece ser bem complexo e provavelmente os termos de física me incomodariam. Eu nunca li o código da vinci então não conhecia o pêndulo de focalt, mas as partes históricas me chamam atenção. Acho que vou começar por um livro menos complexo do autor e depois me aventurar em algo como esse.

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Que bom que curtiu a leitura, mas confesso que não me chamou atenção rs Não gosto muito de livros no estilo O código da Vinci então isso não me ganhou! Mas com certeza para ser uma ótima indicação para quem curti o gênero :)

    Beijão!
    Seguindo!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu nunca li nenhum livro de Umberto Eco mas quero ler em breve.. E verdade, para quem gosta do seu trabalho, a sua morte e um desconsolo... Eu sei que e muito mau dizer isto..

    Pois, eu ate gosto de livros assim com humor e ja tinha ouvido falar deste livro num que li ha pouco tempo e este livro era uma pista! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Heitor,
    Sempre tive curiosidade de ler uma obra do autor, pois ele parece ter uma forma de escrever mágica.
    Talvez por viver em uma bolha, não conhecia esse livro, mas já resolvemos esse 'problema'. Gostei muito da premissa do livro, achei muito interessante e, o melhor, muito bem fundamentada. Adorei ele abordar temas como a cabala, que é algo que venho pesquisando pouco a pouco.
    Anotei a dica e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá Heitor! Fiquei super curiosa com a trama do livro. Umberto Eco sempre nos intriga. Adicionado a lista!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Heitor

    Nunca li nada do grande Unberto, mas reconheço sua importância e a literatura perdeu um grande escritor. O que consola é que suas obras serão eternas.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, acredita? Já o conhecia de nome, mas nunca vi seu conteúdo esmiuçado.
    Parece mesmo uma trama bem complexa, mas, acima de tudo, inteligente, pesquisar 1500 livros não é pra qualquer um!
    Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu nunca li nada do autor e não conhecia esse livro.
    É a primeira resenha que leio sobre ele, e fiquei espantada com o tamanho da pesquisa do autor, deve ter sido muito trabalhosa e o livro deve estar bem completo em termos de informações sobre o pêndulo.
    Não é um livro que eu leria no momento, mas como fiquei curiosa sobre a a trama e sobre o humor contido na obra, pretendo lê-lo futuramente.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu não conheço o autor, e nem essa obra em questão, e depois de ler sua resenha estou me sentindo um ET. Como assim eu não o conhecia?! Suas palavras estão incríveis; você me deixou super instigada a conhecer o Umberto Eco e suas obras.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Adorei conhecer esse livro. Esse autor é um gênio e saber que ele envolve Dan Brown de alguma forma já me chamou atenção.
    Gostei muito das suas impressões e como li O código da Vinci fiquei ainda mais curiosa.
    Anotei a dica e espero ter oportunidade de ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu fiquei conhecendo realmente que era esse cara depois d e sua morte, eu já tinha visto outra obra dele mas não sabia que o mesmo tinha escrito. Achei bem legal a sua resenha, aê do nada você recomenda para quem já leu e amou o Código da Vinci, aê vc quebra eu. Sou super viciado em Brown e espero ter a chance se ler esse livro o mais urgente posivel
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Essa edição está linda e aumenta a vontade de ler o livro, gosto de histórias que se passam com amigos, criando um ambiente bem confortável e familiar, a história parece ser envolvente mesmo que você tenha precisado ir ao Google para buscar o significado de algumas coisas, o livro parece ser muito informativo graças as pesquisas do autor, ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro mas já coloquei como desejado

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Você me deixou numa posição difícil, pois não consegui chegar a conclusão se estou curiosa com a história ou com medo de ficar confuso demais para mim. hehehe

    A princípio fiquei com muita vontade de conhecer melhor esta história, me aprofundar e me envolver com as páginas, mas acho que neste momento não conseguiria apreciar muito o livro, pois estou com tantas coisas na cabeça que talvez eu me confunda mais do que o normal, mas com certeza vou adicioná-lo na lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Acredita que eu nunca li nada desse autor? Fiquei feliz quando soube que a editora relançou. Não é meu estilo favorito, mas eu acho muito legal as resenhas que li sobre. A sua mesmo está bem escrita e trabalhada.
    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Nunca li nada do Umberto Eco, mas sou doida para começar. Esse é um livro que eu ainda não conhecia mesmo, mas achei a proposta bem interessante. O autor tem bem essa característica de tratar de temas polêmicos e usar a linguagem de uma forma incrível, né?
    Gosto de histórias como essa que te fazem refletir muito, parece um livro que eu gostaria muito de ler! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros assim e esse é meio "gordinho", logo confesso que fico com receio de ler, sabe? Mas me animei ao ver que o autor deixa a historia com um pouco de humor e é interessante o tema abordado, então fiquei curiosa mesmo. Enfim, ótima dica de leitura, vou marcar aqui.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi Heitor, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e fiquei bem feliz de saber dele agora, parece ser uma obra magnífica e de grande conteúdo, isso me anima bastante, às vezes é bom se aventurar em algo que foge dos nossos padrões, e senti isso quando li sua resenha, já que não estou acostumada com o tipo de livro. Mas gostei de ver que você gostou e que recomenda, vou tentar ler ele o mais breve possível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Acho fantastico todo esse trabalho com pesquisa para desenvolver uma obra consistente, não conehcia o livro mas digo que fiquei muito curiosa por conta desse trabalho todo. Ele parece ser mega empolgante e ainda com essa pitada de humor melhora tudo. Irei dar uma buscada melhor para poder compara.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Quando comecei a ler sua resenha logo me veio a mente o código da vinci e que essa seria uma leitura a se considerar. Aí li o que Eco fala sobre Dan Bronw e fiquei com a sensação de que, se eu gostei dele vou amar Eco.
    Essa coisa de conspirações unida a muitas pesquisas devem ter tornado a história realmente incrível. Entrou para a minha lista :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...