Paris do Oriente

Olá a todos!

Hoje eu trago a resenha de Paris do Oriente, um livro que me surpreendeu bastante e rendeu preciosas horas de leitura.


Título: Paris do Oriente
Autora: Belinda Alexandria
Páginas: 448
Editora: Fundamento (cortesia)
Sinopse: Em um bairro na cidade chinesa de Harbin um refúgio para famílias russas que fugiram da revolução comunista , Alina Kozlova tem que tomar uma decisão importantíssima se quiser que sua única filha, Anya, sobreviva. São os últimos dias da Segunda Guerra Mundial e a situação na cidade é tensa. Mãe e filha se veem tragicamente separadas: Anya, com apenas 13 anos, vai para Xangai, enquanto Alina é levada de volta para a Rússia.

Para Anya, o que poderia ser salvação acaba se tornando o início de uma montanha-russa de descobertas, emoções, tragédias e mudanças intensas, quase inacreditáveis. Entre alegrias, tristezas, uma paixão avassaladora, fugas e recomeços, a única coisa que não muda em Anya ao longo dos anos é a certeza de que um dia ela e sua mãe vão se reencontrar.



Resenha

A história de Paris do Oriente se passa em Harbin, durante o quase término da Segunda Guerra Mundial e também com antecedentes ligados a revolução russa. Anya acabou de perder seu pai, ela e sua mãe, Alina, são refugiados russos em Harbin.

Após Anya perder seu pai, os japoneses perdem a guerra na China e são obrigados a se render, enquanto isso os Russos tomam conta de quase toda Harbin, fazendo que todos os refugiados russos voltem. Alina tem que tomar uma difícil decisão, voltar para Rússia e deixar sua filha na mão de desconhecidos. Anya e sua mãe são separadas em uma estação de trem, porém, amigos dos pais de Anya resgatam ela e a levam para Xangai, onde ela vai morar com uma família rica, e talvez ter o futuro reescrito.

Belinda Alexandria construiu a história no ponto de vista de Anya, que vai crescendo e amadurecendo durante a história, isso tornou a narrativa mais fluída. Ultimamente, eu tenho visto vários romances com tramas familiares envolvendo guerras, por isso eu espero muito de uma história assim, e posso afirmar, não me arrependi de ler.

Anya espera muito poder reencontrar sua mãe, esse é climax da história e o que talvez prenda o leitor durante a história. Os principais personagens são os que giram em torno de Anya depois dela ser separada de sua mãe, como Sergei, não demora muito para que todas as coisas comecem a fluir na história. O momento que mais me emocionou na história foi o aniversário de Anya, onde ela e mãe dela comemoram em casa, mesmo sabendo que um dia, elas podiam ser separadas.

A lembrança do ano anterior voltou. O forte rio Songhua congelado;os gritos alegres das crianças que tentavam ficar em pé nos patins; os jovens namorando em pares.

Eu nunca havia lido nenhuma história que se passasse em Harbin na China, esse talvez tenha sido um dos diferenciais da histórias e também algo que atraiu minha atenção. A história fluí muito rápido e não fica entediante em nenhum momento, Anya não é aquela personagem chata, na verdade, é possível aprender muitas coisas com a experiência dela, principalmente sobre a esperança de reencontrar uma pessoa que você tanto ama.

Como eu já disse acima, uma das coisas que mais me comoveu foi a espera de Anya por sua mãe, foi a cada eu linha eu ter que torcer por um final feliz para a família, e também foi perceber como eu posso aplicar isso no meu dia. Belinda Alexandria faz um jogo de palavras na história, misturando a cultura russa com a chinesa,tendo também, algumas expressões em russo.

- Harashó, Harashó - meu pai aplaudiu 

Estou muito ansioso para ver a Fundamento trazer novos livros da Belinda Alexandria, com certeza os títulos vão mudar um pouco o conceito que nós temos de "romances de guerra". A edição está super legal, a fonte é boa e os detalhes nas bordas também, só não achei a escolha de capa muito boa, a edição estrangeira ficou melhor.

Eu recomendo Paris do Oriente para todos os leitores que assim como eu, querem um livro diferente e com uma trama interessante. Paris do Oriente é um livro cheio de prosa e maravilhas do oriente, trazendo esperança para um leitor quebrado pela linda história de Anya.



11 comentários

  1. Oi tudo bem?

    Sua resenha deixou o livro bem interessante, porque ainda não conhecia a história.

    Dica anotada.

    Bjs

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Pela sua resenha, me pareceu que o livro foge do pacote de "mais do mesmo" e confesso que é exatamente por isso que me despertou o interesse. Fiquei com vontade de conhecer o desenrolar da história de Anya e o seu final. Muito bacana a sua resenha.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh!
    Não conhecia o livro e a história parece ser encantadora. Fiquei bem curiosa e com uma vontade de ler nesse exato minuto, saber como todos esses acontecimentos vão se desenrolando até chegar ao final. Dica mega anotada!
    Ótima resenha!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gosto muito de histórias que envolvam guerra, revolução, etc. Essa parece ser das melhores, com uma intensidade à parte pelo drama da personagem.
    Parabéns pela resenha! Está excelente!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acho que tbm nunca li um livro que passe na china e já quero!
    Gosto de personagens como Anya.
    Não leio muito romances que acontecem na guerra
    Mas fiquei super curiosa
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Heitor, adorei o enredo, por se passar na China e também por tudo que acontece com a Anya. É lindo, quero lê-lo assim que puder. Obrigada. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ola Heitor essa espera pela mãe já me comoveu, confesso que não gosto muito de romances de guerra mas sua resenha me convenceu a ler, e essa capa está linda. Parabéns a Editora pelo capricho. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito chegada a esses livros que são ambientados nas guerras, fico com o coração apertado! E você ter contado que ela espera pela mãe, já da vontade de chorar! Vou procurar o livro e coloca-lo na minha listinha! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    A premissa da obra me agradou bastante. Adoro essa temática de guerra com personagens fortes que amadurecem no cedorrer da obra. Com certeza eu leria.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que ótima resenha! Adorei o livro. Ainda não o conhecia, mas já anotei aqui a dica.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Adorei a premissa e a sua resenha, realmente é um livro bem diferente, não lembro de ler um livro que o cenário fosse a China,acredito que no decorrer da história tenha várias cenas emocionantes,pelo menos e o que parece,dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...