Hoje eu trago a resenha de Paris do Oriente, um livro que me surpreendeu bastante e rendeu preciosas horas de leitura.
Autora: Belinda Alexandria
Páginas: 448
Editora: Fundamento (cortesia)
ResenhaSinopse: Em um bairro na cidade chinesa de Harbin um refúgio para famílias russas que fugiram da revolução comunista , Alina Kozlova tem que tomar uma decisão importantíssima se quiser que sua única filha, Anya, sobreviva. São os últimos dias da Segunda Guerra Mundial e a situação na cidade é tensa. Mãe e filha se veem tragicamente separadas: Anya, com apenas 13 anos, vai para Xangai, enquanto Alina é levada de volta para a Rússia.
Para Anya, o que poderia ser salvação acaba se tornando o início de uma montanha-russa de descobertas, emoções, tragédias e mudanças intensas, quase inacreditáveis. Entre alegrias, tristezas, uma paixão avassaladora, fugas e recomeços, a única coisa que não muda em Anya ao longo dos anos é a certeza de que um dia ela e sua mãe vão se reencontrar.
A história de Paris do Oriente se passa em Harbin, durante o quase término da Segunda Guerra Mundial e também com antecedentes ligados a revolução russa. Anya acabou de perder seu pai, ela e sua mãe, Alina, são refugiados russos em Harbin.
Após Anya perder seu pai, os japoneses perdem a guerra na China e são obrigados a se render, enquanto isso os Russos tomam conta de quase toda Harbin, fazendo que todos os refugiados russos voltem. Alina tem que tomar uma difícil decisão, voltar para Rússia e deixar sua filha na mão de desconhecidos. Anya e sua mãe são separadas em uma estação de trem, porém, amigos dos pais de Anya resgatam ela e a levam para Xangai, onde ela vai morar com uma família rica, e talvez ter o futuro reescrito.
Belinda Alexandria construiu a história no ponto de vista de Anya, que vai crescendo e amadurecendo durante a história, isso tornou a narrativa mais fluída. Ultimamente, eu tenho visto vários romances com tramas familiares envolvendo guerras, por isso eu espero muito de uma história assim, e posso afirmar, não me arrependi de ler.
Anya espera muito poder reencontrar sua mãe, esse é climax da história e o que talvez prenda o leitor durante a história. Os principais personagens são os que giram em torno de Anya depois dela ser separada de sua mãe, como Sergei, não demora muito para que todas as coisas comecem a fluir na história. O momento que mais me emocionou na história foi o aniversário de Anya, onde ela e mãe dela comemoram em casa, mesmo sabendo que um dia, elas podiam ser separadas.
A lembrança do ano anterior voltou. O forte rio Songhua congelado;os gritos alegres das crianças que tentavam ficar em pé nos patins; os jovens namorando em pares.
Eu nunca havia lido nenhuma história que se passasse em Harbin na China, esse talvez tenha sido um dos diferenciais da histórias e também algo que atraiu minha atenção. A história fluí muito rápido e não fica entediante em nenhum momento, Anya não é aquela personagem chata, na verdade, é possível aprender muitas coisas com a experiência dela, principalmente sobre a esperança de reencontrar uma pessoa que você tanto ama.
Como eu já disse acima, uma das coisas que mais me comoveu foi a espera de Anya por sua mãe, foi a cada eu linha eu ter que torcer por um final feliz para a família, e também foi perceber como eu posso aplicar isso no meu dia. Belinda Alexandria faz um jogo de palavras na história, misturando a cultura russa com a chinesa,tendo também, algumas expressões em russo.
- Harashó, Harashó - meu pai aplaudiu
Estou muito ansioso para ver a Fundamento trazer novos livros da Belinda Alexandria, com certeza os títulos vão mudar um pouco o conceito que nós temos de "romances de guerra". A edição está super legal, a fonte é boa e os detalhes nas bordas também, só não achei a escolha de capa muito boa, a edição estrangeira ficou melhor.
Eu recomendo Paris do Oriente para todos os leitores que assim como eu, querem um livro diferente e com uma trama interessante. Paris do Oriente é um livro cheio de prosa e maravilhas do oriente, trazendo esperança para um leitor quebrado pela linda história de Anya.
Oi tudo bem?
ResponderExcluirSua resenha deixou o livro bem interessante, porque ainda não conhecia a história.
Dica anotada.
Bjs
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirPela sua resenha, me pareceu que o livro foge do pacote de "mais do mesmo" e confesso que é exatamente por isso que me despertou o interesse. Fiquei com vontade de conhecer o desenrolar da história de Anya e o seu final. Muito bacana a sua resenha.
Beijo!
Ana.
Oi Dryh!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e a história parece ser encantadora. Fiquei bem curiosa e com uma vontade de ler nesse exato minuto, saber como todos esses acontecimentos vão se desenrolando até chegar ao final. Dica mega anotada!
Ótima resenha!
Bjus
Juh - Surtos da Juleka
Olá!
ResponderExcluirEu gosto muito de histórias que envolvam guerra, revolução, etc. Essa parece ser das melhores, com uma intensidade à parte pelo drama da personagem.
Parabéns pela resenha! Está excelente!
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Olá!
ResponderExcluirAcho que tbm nunca li um livro que passe na china e já quero!
Gosto de personagens como Anya.
Não leio muito romances que acontecem na guerra
Mas fiquei super curiosa
Adorei sua resenha
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Oii Heitor, adorei o enredo, por se passar na China e também por tudo que acontece com a Anya. É lindo, quero lê-lo assim que puder. Obrigada. Bjs!
ResponderExcluirOla Heitor essa espera pela mãe já me comoveu, confesso que não gosto muito de romances de guerra mas sua resenha me convenceu a ler, e essa capa está linda. Parabéns a Editora pelo capricho. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Não sou muito chegada a esses livros que são ambientados nas guerras, fico com o coração apertado! E você ter contado que ela espera pela mãe, já da vontade de chorar! Vou procurar o livro e coloca-lo na minha listinha! Valeu pela dica!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA premissa da obra me agradou bastante. Adoro essa temática de guerra com personagens fortes que amadurecem no cedorrer da obra. Com certeza eu leria.
http://loucurasaovento.blogspot.com.br/
Que ótima resenha! Adorei o livro. Ainda não o conhecia, mas já anotei aqui a dica.
ResponderExcluirBeijos
albumdeleitura.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirAdorei a premissa e a sua resenha, realmente é um livro bem diferente, não lembro de ler um livro que o cenário fosse a China,acredito que no decorrer da história tenha várias cenas emocionantes,pelo menos e o que parece,dica anotada.
Bjss