Apenas um dia

Título: Apenas um dia
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Resenha

Surpresa é a palavra que define Apenas um dia. Já tinha lido várias resenhas a respeito da obra antes de finalmente iniciar a leitura, mas não foi o suficiente para me preparar. Mais uma vez, Gayle Forman conseguiu me surpreender, e tornou-se uma das minhas autoras favoritas.

Allyson ganhou uma viagem para a Europa como presente de formatura dos pais, mas diferente do que eles imaginavam, ela não estava se divertindo. Organizada, planejadora e um pouco chatinha, ela se entediava facilmente com os tours e mal via a hora de voltar para casa, onde faria faculdade de medicina, porém não era exatamente o que ela sonhava em fazer. Era o desejo de seus pais, assim como a tal viagem, e assim como tudo o que acontecia em sua vida maçante.

“Você é uma boa garota.” Esta sou eu. – página 118

E é aí que ela conhece Willem, um ator de peça Shakespeariana que a convida para ir à Paris, cidade que havia sido tirada do seu pacote de viagens e que ela queria muito conhecer. Ele promete à ela um dia, e nesse dia, Allyson se diverte mais do que em todos os anos de sua vida. Mas é claro que o dia acaba, e assim como ele, Willem também.

Aplaudo porque sei o que acontecerá quando eu parar. A mesma coisa que acontece quando termina um filme muito bom, no qual tenha me perdido: serei jogada de volta à minha própria realidade, e algo sombrio nascerá em meu peito. – página 21

Não sei bem como falar dos personagens, já que sinto que os conheço, e ao mesmo tempo, não sei nada sobre eles. Willem é um mistério, apaixonante, engraçado, aventureiro e o tipo de rapaz com quem você viajaria para um país desconhecido sem nem pensar duas vezes. Mas como eu já disse, ele é um mistério, e assim como Allyson, passamos o livro todo tentando desvendá-lo. Quem é ele, afinal, e o que quer?

“Vou guardar você bem aqui. – ele toca a testa. – Onde você nunca vai se perder. – página 82

Allyson é uma personagem fácil de se gostar, mesmo sendo um pouco chatinha. A história é narrada em primeira pessoa, então os sentimentos dela se tornam os nossos, e vê-la indo atrás de seu verdadeiro eu me fez querer ir atrás do meu.
Devo acrescentar que os pais de Allyson são um pé-no-saco, por mais que usem o tão famoso dilema “só queremos o melhor para você”. Eles planejam a vida dela, seus estudos, suas roupas, seu jeito de agir. Eu mal via a hora de a filha perfeitinha explodir e tomar a dianteira de sua vida, deixando o que quer que fosse para trás e indo atrás de seus sonhos, ou das respostas que tanto queria. É claro que Gayle não nos desaponta nesse quesito.

Tenho uma vida plena. Como posso me sentir tão vazia? Por causa de um cara? Por causa de um dia? – página 230

Apenas um dia é um daqueles livros que dá para se ler num dia só, mas a história é tão marcante, que a gente enrola até não poder mais. Estou apaixonada pelos personagens, doida para saber o que acontecerá a seguir, e mais doida ainda para ver o que Allyson irá fazer. O que mais me impressionou nesse livro foi vê-la amadurecer, da garotinha assustada e insegura do início até a mulher determinada e corajosa do final, sem tirar o fato de que Apenas um dia não é tão decifrável como parece. Quer tentar adivinhar o que acontece? Boa sorte, pois a autora consegue nos fazer de bobos e de queixo caído o tempo todo.

Estou mais do que ansiosa para ler o próximo livro, Apenas um ano, que nos mostrará o ponto de vista de Willem. Estou doida para conhece-lo, e ver se ele é mesmo tudo o que Allyson acredita ser. Também quero encontrar mais quotes lindos para minha coleção

Willem mudou minha vida. Ele me mostrou como me perder, e então eu mostrei a mim mesma como me encontrar. – página 376


21 comentários

  1. Pessoal eu li esse livro e o segundo e sinceramente tenho que confessar que a Gayle não virou a minha autora preferida por acaso. Eu gosto muito da escrita dela e da maneira como ela vai desenvolvendo as suas estórias, mas tenho que confessar que apesar disso, o Apenas um dia e Apenas um ano me cansaram um pouco, apesar de serem estórias muito boas. Acho que a narrativa foi muito descritiva e isso acabou me desanimando. Mas no fim acabei amando tudo hahaahahah....Estranho né? Mas mesmo assim é um bom livro no qual você mergulha de cabeça e quer saber logo o que vai acontecer a seguir. Fiquei hiper curiosa quando terminei esse primeiro livro e acho que você deve tá também né Dry ? hahahaah...Espero que goste do segundo, porque é ainda melhor!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-enquanto-houver-amor-havera.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena, Silvana *-* mas realmente, é um livro para se mergulhar de cabeça ♥ ainda não li "Apenas um ano", mas estou doida para conhecer a visão do Willem. Estou mesmo muito curiosa...haha'

      Excluir
  2. Ola Dryh eu gostei muito da premissa desse livro e triste ao mesmo tempo ao saber da continuação, amei Se eu ficar porém odiei a continuação, a premissa do lviro assim como muitas resenhas me deixaram muito curiosa com esse casal de protagonista, ela por ser toda certinha e resolver viver algo diferente e ele por sair e não voltar . Já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a continuação de "Se eu ficar" também não me impressionou muito, mas algo em "Apenas um ano" me deixa mega curiosa para ler; Espero que você goste da duologia :)

      Excluir
  3. Dryh sua linda!!!
    Adorei a premissa do livro, mas me mata essa coisa de esperar pela continuação. Porque os autores fazem isso com as nossas pessoas??? Maldade!!! #mimimi
    Fiquei curiosa e com vontade de ler, mas vou ter que deixar passar até todos os livros serem lançados. Quando isso acontecer me avisa que compro para ler.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu estou louca para ler esse livro! A cada resenha que eu leio a ansiedade só aumenta e a vontade também! Mal posso esperar para ler.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver uma opinião tão positiva sobre esse livro, flor. Eu vi que houve quem sentiu falta de mais elementos na história e confesso que acabei me desanimando, mas pretendo lê-la mesmo assim. Acho que vou adorar! Eu tenho aqui esse livro, mas não tive tempo para me dedicar a ele. Gostei desse lance de "sentir que conhece e ao mesmo tempo que não conhece" os personagens. Imagino que isso mantenha a surpresa do leitor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste tanto quanto eu, Fran, é um livro incrível ♥

      Excluir
  6. Gayle sempre me impressiona!
    Comprei Se eu fica e Para onde ela foi! Depois ganhei Eu estive aqui e me apaixonei novamente. Essa mulher sabe fazer uma história. E agora, quero ler "apenas um dia" e a continuação! Já estava curiosa e a resenha me deixou ainda mais!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste de "Apenas um dia", é o meu livro favorito da autora até agora ♥

      Excluir
  7. Oi, Dryh!
    conheço o livro, mas não gostei muito, realmente, é uma história que se lê em um dia, mas confesso que li querendo que acabasse logo. :(

    ResponderExcluir
  8. Oie Dryh!
    ainda não li nada da autora, até tenho uma certa curiosidade em conhecer sua escrita... mas acabo sempre enrolando. Porém Um Dia é com certeza o livro dela que mais me animo em ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiee.

    Tenho esse livro apenas digital, comecei a leitura, mas parei e depois me esqueci de continuar. Vou pegar novamente, mas leio muito devagar no pc, só que espero gostar tanto quanto você. Tenho apenas o segundo livro fisico.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Nossa, se tornou sua autora favorita, eu preciso ler essa história!!!!! Sua resenha está tão empolgante, eu vi em suas palavras como você se entregou e como a história deles lhe tocou, tenho certeza de que vou emocionar também!!!!!! Ainda bem que eu já tenho o livro aqui, risos... Só falta tempo agora para ler. Mas Dryh, eu já li algumas resenhas da continuação e já sei o que aconteceu com ele, mas não vou te contar, risos... Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não sei se leria esse livro, pois me decepcionei muito com o primeiro dessa série, mas eu vejo tantas resenhas mostrando que os próximos livros são bons, que eu fico em dúvida se leio ou não.
    Sua resenha ficou ótima, e me deu motivos para tentar reler a série, quem sabe eu pego ela pra ler em breve

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Taí uma autora que não me conquistou com sua escrita. Eu não li esse livro dela, li um outro, mas ela não me conquistou. Bem, a premissa desse tb não me cativou e confesso que o fato de não ter curtido a escrita da autora, ainda que sa resenha seja positiva, me leva a deixar a indicação passar. o.o

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...